Problemas Físicos relacionados ao trabalho

    Autor Mensagem
    Rick Pac
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: Rick Pac


    1) Hérnia de disco : Carregar os pesados teclados com chassis metálicos dos anos 80/90 (inclusive um piano Suette de 50Kg ), tocar em pé com com a sustentação do corpo no pé esquerdo pois o direito estava no pedal sustain.

    2) Articulações das mãos : Lesões nas articulações por excesso de exercícios.

    3) Perda da audição: por volume excessivos de fones de ouvido e/ ou caixas Monitores e side.

    4) Stress e insônia : a troca do dia pela noite em night e estúdio

    5) Ganho de peso : sedentarismo e alimentação inadequada e "lanchinho light" fornecido na GIG às 5h da manhã, tipo linguiça calabresa acebolada, pizza , Eggchessbaconbananatudo com salada, batata frita, feijoada .

    Coisas que temos que cuidar e vigiar ainda novos . Senão, depois dos 40 é só derrota, né Eraques ?, rsrsrs

    Rick Pac
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: Rick Pac
    · votar


    Lá pelos anos 90 eu carregava : Roland XP-80,P-330, S-760 e Korg N-364, Vocalist Workstation, Estante dupla, mixer Mackie CR-1604, bolsa com cabos , microfone, voltimetro e acessórios, 2 reguladores de voltagem.

    Tinha que chegar antes o baterista para montar a tralha. Na época valia pelo nível de cachê . Mas como eu carregava todo feliz e SOZINHO todo este peso eu não sei.

    Edson Caetano
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Rick Pac
    E ainda tem gente que se sujeita a levar seu megaset, sofrer todos os itens da lista para tocar por mixaria... (pronto levantei a polêmica hehe)

    Mas acrescento um item

    6) Perigo a vida - ladrões estão fazendo a festa com equipamentos de vários colegas, e como estão matando por banalidades, acrescente mais este pequeno item a lista

    Por isso e outras, que meu set principal dificilmente saíra de casa, na rua, só coisa simples, o sistema te leva a isso, infelizmente

    Filipe_Tabernaculus
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Verdade, Agora fiquei pensando no caso.

    Lesão por Esforço Repetitivo ou LER (em inglês Repetitive Strain Injury) são lesões nos sistemas músculo-esquelético e nervoso causadas por tarefas repetitivas, esforços vigorosos, vibrações, compressão mecânica (pressionando contra superfícies duras) " caramba tecla com peso de piano?"ou posições desagradáveis por longos períodos.

    Corre o risco de nós desenvolvermos ao longo dos anos algo do tipo? pelo que vejo tem um monte de dinossauro das teclas ainda na ativa sem problemas. Alguém já teve?

    Tópico legal poderíamos colocar também possíveis soluções contra esses pontos. Vocês fazem algum tipo de aquecimento antes de tocar pra valer ? ou só de ficar tocando mais de boa antes, já configura um aquecimento.

    silvG8
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Edson Caetano
    Você é candidato à hérnia discal cervical... dentista sofre muito com isso pela posição de trabalho.

    Rick Pac
    Por isso tudo já estou precavido desde cedo... nunca excedo meus limites ao pegar peso, sempre saio de casa com pouquissimo equipamento, e se possível carrego em mais de 1 pessoa (quando não pode, faço várias viagens até o carro). Tenho certeza que vários tecladistas aqui sofrem com vários desses problemas, principalmente o pessoal mais das antigas.

    Em termos de alimentação, o brasileiro está se tornando glutão... estamos vivendo em uma sociedade de obesos. Quer ver um dado interessante?? Passei 1,5 mês atendendo crianças em um ambulatório de periferia e atendi uma pancada de meninos/meninas. Se eu tiver que pensar em quantos atendimentos, diria que foram cerca de 50 crianças. Destas, apenas cerca de 10 não apresentavam problemas com sobrepeso... isso não é relacionado a nenhuma doença, e sim o que se observa no geral dos pacientes pediátricos. Se pensar nesse dado, 80% das crianças deste local que atendi estão em sobrepeso/obesidade em relação aos gráficos e dados da OMS. Com adultos, se começar a colocar por idade/gênero, tenho certeza que existem dados como este. É assustador.......


    O adendo do Dr. Edson em relação à violência também é muito válido! Está cada vez mais complicado carregar coisas de valor pra rua... eu mesmo só tirei meu V-Synth GT daqui de casa 1 vez........ como o bicho é grande, fico muito tempo retirando ele do carro e tudo mais, então acabei me decidindo por não arriscar mais.

    Gugu tecladista
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    É duro ouvir q o edson não saira para tocar com seu kronos, se eu morasse perto dele faria questão de ve-lo tocar ao vivo. Não so pelo equipo como pelo músico. O que mais eu sofro é com a questão de ficar em um pé só por causa do pedal, ja tenho até um banquinho.

    silvG8
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Filipe_Tabernaculus
    A lesão por esforço repetitivo inclui uma série de doenças/lesões que podem ser causada pelo estresse ao sistema músculo-esquelético. As lesões nervosas, geralmente são decorrentes por compressão causada pela lesão músculo-esquelética. Um exemplo prático é a síndrome do túnel do carpo.

    Respondendo mais especificamente, é bem possível sim que músicos tenham esse tipo de lesão. Não só possível como frequente. O que as pessoas não entendem é que cada um tem seu limite.

    Como exemplo prático, posso dizer que Liszt não foi o pianista/compositor que era atoa. Tudo em sua biologia favorecia a facilidade e dificultava lesões/limitações... articulações mais elásticas e menos propensas a lesões, músculos bem desenvolvidos para a atividade, cérebro que cooperava para o sucesso, sem a necessidade de exceder nenhum esforço. Muitas pessoas não entendem isso e se esforçam além do que o corpo suporta, e é aí que surgem lesões/limitações.

    :)

    Por um "quase" médico... :)

    Gugu tecladista
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    As vezes vou tocar e gosto de olhar outras bandas. Mas as vezes fico dentro do carro com o teclado se não tiver estacionamento reservado para os músicos, ou quando tem camarim fico la com os instrumentos. Uma vez com essa hitoria de entra e sai do camarim fiquei sem uma stay.

    Edson Caetano
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Gugu tecladista
    Nunca toquei ao vivo com o Kronos, e dificilmente o farei hehe, mas pode muito bem me escutar com ele, nas diversas Jams Casperianas aqui do cifra

    Tenho vários motivos para não fazer isso:
    1 - É um equipamento central no home studio, então desmontar ele para tocar exige desmontar o home inteiro
    2 - É um equipamento caro, e não quero que caia, roubem, derrubem líquidos misteriosos
    3 - Sou prático, não gosto nada de sets complicados

    Hoje garanto que tocaria de boa, de boa mesmo, com um Juno Di ou similar, vai não vou chutar o pau, um M50 ou similar, já basta para tudo que eu faço, são leves, práticos... = mais praticidade, conforto, tranquilidade... = qualidade de vida hehe

    o item 4 ) Stress - pode ser amplificado por diversos itens além das noites mal dormidas, público hostil, músicas que desagradam, pouca remuneração, a percepção de todos os outros itens, a distancia da família, a falta de reconhecimento, e a lista vai longe...

    é a vida de um músico profissional não é nada fácil e merece todo meu respeito, são guerreiros

    jcwap
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Desculpem a ignorância, mas o que é Jam?

    Berg Varela
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: Berg Varela
    · votar


    Edson Caetano
    Hoje garanto que tocaria de boa, de boa mesmo, com um Juno Di ou similar, vai não vou chutar o pau, um M50 ou similar, já basta para tudo que eu faço, são leves, práticos

    Concordo e numero,gênero e grau,hoje posso a ter equipamentos muito bons,mas um teclado como o JUNO-Di,eu faria uma festa inteira sem precisar dos Tops da vidas,lembro-me de um carnaval,que levei 3 teclados e tocávamos 3 apresentações por dia e nas 2 ultimas apresentações ,todos os rhodes imploravam para eu montar só um,toquei só com um JUNO-G e não faltou nada dos outros teclados.

    o item 4 ) Stress - pode ser amplificado por diversos itens além das noites mal dormidas, público hostil, músicas que desagradam, pouca remuneração, a percepção de todos os outros itens, a distancia da família, a falta de reconhecimento, e a lista vai longe...

    é a vida de um músico profissional não é nada fácil e merece todo meu respeito, são guerreiros


    Sintetizou bem o que é ser um musico no Brasil,meu amigo.
    Eu mesmo só vim a ter alguma coisa quando comecei a tocar os meus eventos,aqui só quem vence na musica é o dono.

    tem também o:
    ITEM 5: Convivência com colegas músicos que geralmente um pouco de sucesso já lhe sobe as cabeças,e se tornam seres humanos intragáveis ou a falta de responsabilidade com os compromissos e horários de alguns que chega a ser desrespeitosa com os seus colegas de trabalho.

    Edson Caetano
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    jcwap
    Desculpado, mas só se participar hehe

    olha aqui um artigo muito bacana
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/278832/

    tem uma aberta na sala de teclados ok

    Ismah
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Rick Pac

    lesões nos sistemas músculo-esquelético e nervoso causadas por tarefas repetitivas, esforços vigorosos, vibrações, compressão mecânica (pressionando contra superfícies duras) " caramba tecla com peso de
    piano?"
    ou posições desagradáveis por longos períodos.


    Ao contrário, o contrapeso de piano é mais saudável que as teclas leves. Com as teclas duras, seus dedos não recebem o impacto da tecla quando chega ao final de seu curso, do que receberia com as comuns.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    falando em peso 30kg é a soma de um dos teclados meus com seu case
    agora que um deles esta pra arrumar até assusto com a leveza do casio novo

    mas fico com medo de bater, alguem derrubar, e o teclado ficar em caquinhos
    meu 01/w já bateram no meu carro deu p.t. mas o teclado sobreviveu

    quanto aos outros intens
    2) Articulações das mãos :
    trabalho o dia todo com computador, então tenho um cuidado enorme com isso, apoio de pulso, altura da cadeira..

    pra tocar também, tanto que não uso os suportes em X pra quando é pra tocar em pé, pra não ficar com a mão dobrada

    3) Perda da audição:
    quando é fone levo meu fone com um power click pra controlar volume, o fone dá uma abafada no som externo, no fone também só peço voz e um teco de baixo, o resto dificilmente pesso porque vem do vazamento do fone, a via de retorno eu coloco em um canal do meu mixer e deste pelo pan (R p.a./ L fone) no canal do retorno regulo as frequencias que sobram, então qualquer um pode começar a moer que baixo o volume e fico na minha

    4) Stress e insônia :
    stress só no trabalho, toco com um pessoal legal que não é estrela, chega antes e gosta da coisa bem feita,
    insonia é uma parceira desde a adolecencia

    5) Ganho de peso :
    tá foda

    Artref
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    -Hérnia de disco descobri recentemente, dêem parabéns! =D
    (Pensando em me livrar de tudo com peso acima de 7kg)

    Gugu tecladista
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Eu tinha dores no anti braço, ai um amigo meu pianista corrigiu minha postura e as dores foram passando.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas Físicos relacionados ao trabalho