Filosofando sobre estética

Autor Mensagem
TG Aoshi
Veterano
# jun/13
· votar


Já que a conversa foi pra esse lado,

As pessoas "esquecem" que o responsável pela maior parte do timbre do acústico é o instrumentista. Não queria entrar muito na questão do porquê, mas acho que as pessoas tendem a valorizar o timbre do instrumento (ou dos samples, etc...), a "arte da manufatura (dos fabricantes)" em excesso e não sabem apreciar a "arte do músico". E quando digo "arte do músico", estou me referindo exclusivamente à técnica pianística, ao som que é tirado do instrumento (ressalto que nada tem a ver com macaquices de circo do tipo "o mais rápido do mundo").

O ponto que o silvG8 mencionou é importante. Você pode pegar o melhor simulador de pianos do mundo e o pior acústico de armário, razoavelmente regulado e afinado (ou seja, nos limites do bom senso) e o simulador não vai ser páreo pro acústico.

O grande trunfo do piano acústico não está na grandeza (os fortíssimos, os timbres orquestrais) é exatamente o contrário: está nas sutilezas, nos detalhes. É nas dinâmicas mais delicadas que você vai encontrar o maior leque de efeitos pra se tirar de um piano; a partir de 1/4 de pedal (pra baixo) existe um mundo de possibilidades. E é exatamente trabalhando com números pequenos que começam os problemas no mundo digital (isso porque no "mundo real", não é apenas uma questão de intensidades pequenas).

Outra, o feedback que você tem do instrumento é um diferencial enorme. Cada movimento diferente que você faz, você tem um retorno não apenas sonoro, mas também tátil. É mais ou menos como se você sentisse exatamente a maneira que o martelo bate nas cordas. Cada movimento diferente é importante e existem diversas maneiras de atacar uma tecla.

A diferença de um piano acústico pra um digital, um simulador ou mesmo um teclado, não é mera questão de teclas pesadas. Esse aí é o menor dos problemas.

Eu não consigo imaginar um resultado assim sendo tirado de um piano digital:
(Boîte à Musique = Caixinha de música)


Claro que tem outras questões: acústico x digital é uma coisa, agora realmente como disseram, teclado já é um outro instrumento; dos benefícios; da necessidade; etc... Mas já falei demais por hora. =p

Greenwood
Veterano
# jun/13
· votar


Milenawins

Eu peguei um piano default no meu Roland Juno Gi, alterei alguns parâmetros, mudei a equalização e salvei no meu banco User. Sua perfeito! Uma porrada quando ligado na minha caixa de som Peavey.
Fantástico! Eu não preciso de mais nada!

Casper
Veterano
# jun/13
· votar


Caro TG Aoshi:

Já que a conversa foi pra esse lado (parafraseando o senhor) :

Um piano sempre vai ser ele mesmo, não tem a necessidade
de emular, porque ele ja é, por sí.

Já um simulador sempre será um instrumento frustrado,
porque tenta ser, mas nunca será.

Não me interessa se a taxa de amostragem é de 192Khz, 24bits
e o que mais for. Um simulador nunca será melhor que
o objeto que ele tenta simular. Nunca. Jamais.
Uma metáfora instrutiva é a boneca inflável.
Penso que não preciso explicar mais nada.

silvG8
Veterano
# jun/13
· votar


TG Aoshi
Com toda certeza! Você expressou mais o menos o que sinto em relação aos instrumentos acústicos, principalmente em relação ao piano. Existe uma infinidade de maneiras de se tocar (literalmente bater nas teclas) e a sensação é totalmente diferente de tocar em um simulador. Essas sutilezas não é qualquer um que consegue entender, muito menos os que nunca tocam em um piano de verdade. Sinto isso porque já tive um teclado "com teclas de piano", mas quando mudava de cadeira pra tocar no verdadeiro ficava até triste...

O engraçado é que a sensação é semelhante a comparar um sintetizador digital com um analógico... você sente que o som é diferente, e não somente em peso. Acho que é um pouco da idéia que o Casper falou: é o instrumento que o digital tenta emular.

Casper
Gostei muito da sua resposta! HeHehEhEHHEhEheH!
Foi a melhor metáfora na história do FCC! :D

Gugu tecladista
Veterano
# jun/13
· votar


TGAoshi

é justamente isso que eu quero dizer, o piano é outro instrumento e requer muuuuuuito mais tecnica. Agora um pianista so SE VIRA com teclado tocando piano e se perde, e ser tecladista é muito mais que isso.

Milenawins
Veterano
# jun/13
· votar


Puxa vida....sabe aquilo que vcs chamam de GAS....é isso?Me deu de novo.....mas acho melhor eu me controlar......

Milenawins
Veterano
# jun/13
· votar


Se eu resolver comprar um piano acústico sgora é divórcio na certa......

Maestron
Veterano
# jun/13
· votar


Eu acho que um tecladista, que certamente estudou os métodos e estudos pianísticos (o que geralmente vejo ocorrer), não vai encontrar tanta dificuldade técnica no piano acústico, é mais uma questão de adaptação. Com certeza irá se surpreender com os harmônicos que só um instrumento acústico é capaz de criar. Mas mesmo assim, pode até sentir falta do piano eletrônico que estava acostumado. Já vi milhões de pianos "melhores" que o piano do meu XP-80, mas nenhum com um som igual a ele.

Os pianos elétricos dos anos 60 tentavam imitar o som original dos pianos, já os pianos eletrônicos de hoje tentam imitar o som elétricos desses pianos dos anos 60... Cada som tem a sua marca, seja acústico ou não!

Já um pianista que se depare com um sintetizador, além da dificuldade de se adaptar a um novo sistema no peso das teclas, terá a tecnologia como um grau extra de dificuldade. Para um pianista, basta saber tocar piano. Para um tecladista, é exigido, também, saber sobre tecnologia.

C2r1i3s
Veterano
# jun/13
· votar


Se tecladista ou pianista tem mais técnica é muito relativo, cada um é um. Vários são os dois.
Ser tecladista e se amedrontar com teclas pesadas é frescura, isso se tiver como treinar.
A desculpa de que piano é desregulado e os martelos são não sei oq tbem igual tão falando, isso é relaxamento (ou falta de $ pra manutenção q nao é barato) e não culpa do piano em si.

Milenawins
Veterano
# jun/13
· votar


C2r1i3s
Sim, sim....nem sei qual a última vez que o piano foi afinado......

Aleciano Fuckin Roses
Veterano
# jun/13
· votar


Não deixem o motivo do tópico ir emboraaaaaaaa...........

Eu, que de certa forma estudo sinais e já aprendi matematicamente a diferença entre o analógico e o digital, posso dizer que é infinita a diferença, hehehe

Às vezes pego meu violão e toco no quarto de madrugada... aquele som ressoando.... nada supera.

ThiagoMafra
Veterano
# jun/13
· votar


Na moral, gostaria de saber se essa galera que tá falando do som dos pianos eletrônicos, já teve a oportunidade de se trancar com um piano de cauda em boas condições dentro de uma sala e fazer o que quisesse com ele? usando a metáfora do Casper... deixa pra lá que eu vou falar besteira.
Mas experimentem... o piano de cauda

e quanto à Milenawins
paga pra afinar o piano e faz o seguinte: arranja um piano digital barato e com teclas pesadas, tipo os privias, e treina um pouquinho de hanon pischna e coisas do gênero. 30min por dia deve resolver seu problema em pouco tempo... depois curte o piano, vai por mim você vai entender o que os caras falaram (TG Aoshi
silvG8)


a galera que prefere teclado eu quero ver falar em escola russa de teclado...(se bem que seria maneiro se tivesse...:)

Maestron
Veterano
# jul/13
· votar


ThiagoMafra

Sim, já toquei muito um piano de cauda. Aqui na Bahia tem uma instituição chamada Instituto de música da UCSal, lá tem um mini teatro e tinha um piano sempre no canto do palco. Driblava o porteiro (um velhinho chamado "seu Oswaldo") e conseguia brincar sozinho com o piano de cauda.

Não há mesmo o que discutir, tem um som singular, é bem diferente do som do piano de armário. Mas já vi pianista profissional dizer que está tão acostumado com o som do piano de armário que acabava por preferí-lo.

A questão a qual me refiro é exatamente essa. O som do piano é, de fato, inimitável, seja de cauda ou armário. Mas na tentativa de imitá-lo, instrumentos que dependem de eletricidade encontraram sons, que por sua vez, são também grandiosos e inimitáveis. Ou será que os super teclados de hoje conseguem imitar com perfeição absoluta um piano elétrico da década de 60?

rpavflu
Veterano
# jul/13
· votar


Existem duas situações distintas. Uma é para quem toca o instrumento, outra para quem ouve o som gravado do instrumento.

Na primeira, um piano digital, por melhor que seja o sistema de amplificação, nunca vai passar as mesmas sensações, "atmosfera" etc, de um acústico.

O piano acústico é como se fosse um ser vivo. Cada um tem suas características e é possível encontrar beleza em todos. Se o mais desafinado e mal cuidado não vai corresponder ao timbre que você idealiza que um piano deve ter, ainda assim ele te fornecerá os tais harmônicos, respostas diferentes a cada toque, entre outras coisas que são únicas. Imagine, então, um acústico de qualidade... Se você tiver a oportunidade de tocar em um saberá que é uma experiência simplesmente inigualável.

Já no segundo caso (o da gravação), torna-se muito mais difícil diferenciar o acústico de um bom digital (que é feito pra ter aquele som "perfeitinho", ideal, que você espera ouvir), já que a presença física do piano deixa de ser um fator.

Por fim, não creio que exista hierarquia entre a habilidade de se tocar um piano acústico e a de dominar os sintetizadores. São apenas coisas diferentes e o ideal é que o tecladista saiba fazer ambas.

A tal dificuldade na transição dos teclados para o piano é apenas uma questão de costume. Eu passei por isso, mas depois de menos de uma semana já conseguia "tirar som" do acústico tranquilamente (embora, como eu disse, como cada piano é único, você precisará adaptar sempre sua técnica para tirar o melhor daquele instrumento específico).

Gugu tecladista
Veterano
# jul/13
· votar


A questão não é o comparativo entre acustico e o digital e sim a fato de como é ruim tocar naqueles pianos de armario velhos desregulados e principalmente desafinados. Tenho um amigo q tem desses em casa, mais ou menos afinado com um fa sustenido no meio do piano totalmente fora. As teclas estão mais ou menos também. Nesse caso até é legal e da para tocar e sempre que eu vou lá toco uma musica ou outra nele. Ja tem outro caso que tem um piano que tem até um brasão sei lá o que alemão do seculo xix que é simplesmente horrível. Coitado da até pena de ver e mesmo assim as pessoas acham que eu fico de má vontade por que eu falo q não da pra tocar nele

Gugu tecladista
Veterano
# jul/13
· votar


Acho chato q vc tenha a obrigação de tocar toda vez q tem essas reuniões de familia, e concordo com a Milena, principalmente por que ela tem um nord, que para fins de execução é um excelente piano. Agora um piano acustico regulado, afinado é simplesmente maravilhoso mas eu como tecladista, não tenho um boa tecnica para tirar um som "limpo"

ThiagoMafra
Veterano
# jul/13
· votar


rpavflu
Gugu tecladista
instrumentos acústicos tem dessas. O piano engana um pouco, mas eu comecei a aprender o violino e nele essas nuances são apenas o básico pra fazer uma frase...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Filosofando sobre estética