Korg Kross - Novidade

Autor Mensagem
André Dornelles
Membro Novato
# ago/15
· votar


Desculpe minha ignorância Jefferson, mas não consigo, na parte dos controllers só tem as opções sw1, sw2 e tempo.

Em pitch eu consigo configurar o bend.

Em midi filter eu habilito ou desabilitar a mod. Whell.

Não encontrei em nenhum lugar que eu possa alterar a função da roda de modulação! =(

Tiofox
Membro Novato
# ago/15
· votar


Bom dia a todos.

Preciso da ajuda dos senhores e já peço desculpas se a pergunta for óbvia.
Posso ligar o Kross diretamente nessas caixas da Edifier R1500M usando um cabo 2RCA/P10?

http://www.lojaedifier.com.br/caixa-de-som-r1500m-edifier-2-0.html

O som fica aceitável para estudo?
Me aconselham outra opção?
Já tenho um AKG 414p, então fones não seria uma opção. No caso, gostaria de som ambiente para a família curtir junto. Para uso mais profissional, utilizaria os fones mesmo.

JeffersonX
Veterano
# ago/15
· votar


André Dornelles
Vou ver pra você e te falo.

André Dornelles
Membro Novato
# ago/15
· votar


Valeu Jefferson, Aguardo !

Tiofox
Membro Novato
# ago/15
· votar


JeffersonX

Opa, só ontem tive tempo para ver o seu vídeo. Belo trabalho. Parabéns!
No tópico do Krome vi que você detalhou as combis e os progs utilizados. Show!

André Dornelles

Instalei o driver e o editor. Nossa, como o editor facilita a nossa vida. Depois que você acostuma com ele, fica bem mais fácil achar a page/sessão na tela do Kross. Vlw.

Quanto aos pacotes de sons bônus, fiquei com uma dúvida. Já tinha lido antes e você também alertou que o carregamento é feito somente um de cada vez.
Até então imaginava que o processo seria individual mas que no final de todas as etapas eu teria os 512 sons dentro da memoria interna do teclado. Me enganei né? Ele só armazena 127 sons, estou correto? Ou seja, só posso ter um dos 4 pacotes carregados na Memoria? Alguma dica?

Abraços!

JeffersonX
Veterano
# ago/15
· votar


Tiofox
Muito obrigado amigo por ter visto o vídeo!! Fico feliz demais sabendo que gostou :-D

André Dornelles
Amigão, desculpa a demora. Ia postar ontem, mas não deu tempo. Vou tentar achar pra você você hoje à noite o parâmetro.

rodolfo1982
Veterano
# set/15 · Editado por: rodolfo1982
· votar


Olá pessoal ! Faz tempo que não posto no fórum, estive meio parado por uns dois anos.

Por me dedicar mais ao piano nos últimos anos, tenho apenas um piano digital em casa, e um MM6 só "pra brincar". Porém quero voltar à ativa aos poucos com minha banda de heavy metal, e pensei em comprar um Korg Kross 61 para isso. O MM6 tomará outro caminho, já existem planos para ele... :-)

Meu sonho era um Krome 73, mas o alto valor deste teclado hoje (talvez devido ao dólar), e alguns problemas citados em outros tópicos me assustam (não quero pagar mais de 6k num teclado e encontrar problemas de display, corte de sons, etc).

Lí o tópico, olhei vídeos no youtube, e acredito que o Kross 61 é a melhor opção para mim: bons timbres para metal, bons pianos, bom peso em PA, praticidade para tocar ao vivo. E, principalmente, um preço bom para "voltar à ativa".

Fiquei apenas com uma dúvida: este teclado está tendo um bom "aproveitamento" no mercado ? Têm sido um teclado bem aceito em geral ? Pergunto pois comparando a quantidade de mensagens, tópicos, etc., deste teclado com outros, como o próprio Krome, ou mesmo outras marcas (modelos mais antigos), como Junos, MX61s, etc., parece que eu encontro poucas mensagens e vídeos sobre o Kross.

Enfim, pode ser só impressão minha... queria apenas pegar a opinião de vocês se o Kross 61 é mesmo um teclado que vale a pena, e que talvez eu possa ficar com ele por alguns bons anos...
--> e evitar o que aconteceu com o PS60, que foi lançado e não durou mto tempo... quem comprou deve ter perdido "um pouco" de dinheiro, não ?

PS: ainda não pude testá-lo em uma loja... tentarei fazer isso nos próximos dias, antes de tomar a decisão final.
PS2: JeffersonX, cara, teus vídeos são muito foda... parabéns !!

Valeu !

André Dornelles
Membro Novato
# set/15
· votar


JeffersonX
tranquilo, a correria do dia-a-dia nos atrapalha muito!

rodolfo1982
Compre sem medo, como vc mesmo já escreveu todas as suas qualidade não ficou nada para eu falar, só que na sua faixa de preço e na sua categoria não tem outro igual.

Em relação a quantidade de msgs e etc, eu acredito que seja pelo fato de ele ser um modelo muito mais recente do que outro como "Junos" e outros, aliás no youtube oque não falta são videos !!!

Tiofox
Ajuda muito mesmo, mas desde que peguei o meu não consegui usar ele com o editor, e olha que já quebrei mt a minha cabeça com isso!

---------------------------------------------------------------------- ----------------------

Uma dúvida, este controlador é alimentado por somente pelo USB, o Kross conseguiria alimentar ele? ou só mesmo um PC, alguém já usou um controlador com o Kross para controlar seus timbre, como funciona essa ligação com o Kross?

https://www.youtube.com/watch?v=cOmjOsDKPQM

JeffersonX
Veterano
# set/15 · Editado por: JeffersonX
· votar


rodolfo1982!! Beleza cara??
Amigão, muito obrigado mesmo pelo elogio!! Fico feliz demais sabendo que curtiu!!

Eu creio que posso te ajudar bastante sobre isso, pois além de também tocar Metal, tenho o Kross e Krome. Vai ficar um pouco grande o post, mas se ler até o final vai te ajudar muito. Então vamos lá:

Seguinte, o Kross pra mim é um dos melhores teclados lançados nessa categoria, pois além de ter timbres pesados e bem trabalhos, é também uma workstation com Audio Recorder. Os timbres encaixam bem em diversos estilos musicais, mas para tecladistas de Metal é onde ele se destaca com ótimos leads, strings, pads e choirs. Só acho que poderia ter mais leads de fábrica como o já consagrado Rock Leader da KORG. Mas você encontra na internet para baixar.

O teclado ao vivo é bem mais bonito do que por foto, que aparenta ser frágil e simples. Pessoalmente você verá que é um teclado muito bem construído, mesmo sendo todo em plástico, e possui estrutura rígida. Tem ótimo acabamento em black piano no painel frontal e a base vermelha dá ótimo contraste ao conjunto.

E é um teclado super confiável. Veja que praticamente não se vê relatos de defeitos aqui, YouTube e fóruns. Comprei o Kross pouco tempo depois do seu lançamento e até hoje nunca me deixou na mão. Toco praticamente todos os dias, algumas vezes por cerca de 2 a 3 horas. Já levei para estúdio, já rodou no porta mala do carro em nossas ruas e estradas com "padrão europeu"... E está lá, firme e forte sem qualquer problema. O teclado é bem leve e prático de carregar. É literalmente pau pra toda obra!

Como controlador MIDI se comporta muito bem, pois além do modo combi te dar muito poder de fogo ao se mesclar com fontes de som externas como um iPad, possui entrada de linha. Ou seja, você pode ao mesmo tempo utilizá-lo como controlador MIDI, mixer e direct box. Muito útil!!

Finalizando minha opinião sobre o Kross, ele só tem um "defeito". A falta de Knobs para controle em tempo real. Se tivesse, alcançaria a perfeição na categoria. Um sampler também ao estilo do Roland XPS10 também cairia bem, viu? rsrs


Sobre o Krome, eu posso confessar que tenho uma relação de amor e ódio. Deixa eu explicar o porquê...

Tecnicamente é um teclado extremamente poderoso. Tem um porte que marca presença, acabamento e montagem superior com boa parte em alumínio com algumas partes escovado. Possui uma tela touchscreen enorme que, além de facilitar muito na utilização do teclado, adiciona mais possibilidades de expressão, como sliders, controle de mute por pista no modo combi, criação de lista de timbres (16 por página) e mudanças rápidas de timbres.

É um teclado que possui motor sonoro de um teclado top da KORG, o M3, e alguns timbres de piano herdados do todo poderoso Kronos. A alavanca de pitch bend é algo incrível e funciona 360º. Knobs para controle em tempo real, sons bem pesados (mais do que o Kross)

Os timbres são muito bem trabalhados, possui uma gama enorme programs e combis, incluindo uma lista enorme de leads poderosos para o Metal, Strings densos e pads ótimos!

Bom, lendo isso tudo que escrevi sobre o Krome, deve estar se perguntando, porque o ódio então? Simplesmente por causa do histórico de defeitos do teclado.

Eu já tive problemas 4 vezes. Primeiro, logo que recebi a primeira unidade, após algumas horas "flutuando" com o poder do teclado, a tela simplesmente pifou... Ficou preta. Como estava no período de 7 dias, pedi a Teclacenter para trocar.

Após algumas semanas, recebi a segunda unidade e após alguns meses, tive o segundo problema. O maldito corte e estalos de pianos!! Levei para garantia e substituíram a placa mãe. Tudo bem, voltou a funcionar. Porém faltando poucos meses para acabar a garantia, adivinha? O corte de pianos voltou e pior! Estalos altos e horríveis! Após uma troca de emails com a KORG, levei novamente para a autorizada que substituiu o cartão SD. Não posso reclamar da assistência de SP, pois acompanharam de perto a autorizada de BH e sempre me posicionavam por email. Fui muito bem atendido pela pessoa que acompanhou meu caso lá de SP.

E quando parecia que tudo finalmente ia bem, o maldito corte começou a se manifestar novamente ontem à noite... E logo agora que acabou a garantia... Porém para minha sorte, há uma pessoa muito boa que me ajudou a resolver o problema de forma simples, rápida e barata.

Resumindo sobre o Krome, é tecnicamente um teclado incrível e poderoso, mas que por conta de defeitos tão idiotas e frequentes, acabou queimado no mercado. Se me perguntassem hoje se eu compraria o Krome novamente, certamente diria que não compraria. Para mim um instrumento musical deve ser algo estável, durável e, principalmente confiável. Sinto receio de algum dia estar tocando em algum lugar e meu Krome simplesmente apagar a tela ou começar a cortar o som.

Ao contrário do Krome, eu recomendo sem qualquer sombra de dúvidas o Kross. Este sim é um teclado que, apesar de suas limitações, é ótimo e totalmente confiável. A única coisa que atrapalha hoje é preço do dólar que fez como que o preço do Kross disparasse.

Caso mesmo assim queira um teclado de nível superior, compre um Roland FA ou Yamaha MOXF para teclado de nível médio. Se tiver uma boa grana, parta para algo top como o Kronos ou Motif. Mas não compre o Krome. É duro falar isso, mas não quero ver alguém aqui postando que comprou um Krome por indicação minha e que deu defeito... Triste, mas é realidade.

Eu mesmo hoje já começo a considerar vender meu Krome e pegar outro teclado...

Abraço e desculpa pelo post tão longo.

André Dornelles
Membro Novato
# set/15 · Editado por: André Dornelles
· votar


JeffersonX

É triste ver seu relato, ver um teclado tão bom e bonito como o krome ser queimado por essa sucessão de defeitos, tinha tudo para ser uma escolha certa e confiável na classe nos médios, mas é como você falou, ao mesmo tempo que a korg vacilou nessa classe, as outras marcar como roland e yamaha não, com o FA e o Mofx, aliás eu curto muito o FA.

Jefferson, vc nunca usou o Krome para controlar o Kross ?

queria saber como ele funciona sendo controlado, já que nunca fiz isso nem com o kross nem com teclado nenhum ! kkkkkkkkk

rodolfo1982
Veterano
# set/15 · Editado por: rodolfo1982
· votar


JeffersonX
André Dornelles
Valeu pelo retorno ! Ja entrei em contato com algumas lojas e espero poder testa-lo em breve. Se tudo der certo, quem sabe em poucas semanas eu acabe comprando o Kross 61 entao.

O que voce falou JeffersonX sobre o Krome eh exatamente o que eu pensava... parece um teclado excelente, quase perfeito para mim, porem a Korg parece que pecou em alguns detalhes de projeto e tornou o teclado muito propenso a falhas. Pagar 7k em um equipamento e saber que o mesmo pode dar problemas a qualquer hora da pra dizer que eh uma falta de respeito, e pior ainda nao corrigirem esses problemas em unidades mais novas.

Mas voltando ao Kross, mais uma pergunta: voces usam ele geralmente em PAs mono ? Todos os videos praticamente sao gravados com som estereo, perfeitos, etc... fico me perguntando em um PA mono como ele se comporta... sei que eh normal perder qualidade, mas alguns teclados ficam especialmente horriveis (ou perdem muito em peso) em PAs mono... :-(

JeffersonX
Veterano
# set/15 · Editado por: JeffersonX
· votar


André Dornelles
Seguinte cara, ainda não usei o Krome como controlador. Atualmente eu faço mais isso com o Kross. Apesar de ter ótimos timbres, tem muito timbre maravilhoso no iPad em algum APP. Sampletank que o diga rsrs
Ainda não usei a função de controlar um teclado pelo outro. Somente o iPad mesmo via USB com o adaptador Camera Connection Kit da Apple. Mas com o Krome deve ser tão prático ou até mais do que o Kross.

rodolfo1982
Pois é cara... Enquanto o teclado o teclado funciona, é uma máquina super poderosa. Tem um poder sonoro ótimo e muitas possibilidades. Mas é uma verdadeira loteria. Existe muita gente que tem o Krome desde o lançamento e não deu problema até o momento. Porém há um número considerável de pessoas que já tiveram o problema de cortes e tela apagando ou apresentando linhas horizontais. E não é só aqui em terras tupiniquins... Já vi muito gringo reclamando em fóruns e Facebook. Estranho demais uma empresa do nível e tradição da KORG não tomar qualquer ação ou fazer um recall. Absurdo!!

A solução que muita gente que possui Krome já fora de garantia está adotando parece estar funcionando bem. Não vi até o momento alguém relatando que o corte de piano voltou. Aparentemente é um problema do cartão micro SD que fica dentro do Krome. Substituindo por um de outra marca e velocidade superior, como cartões de filmadoras full HD, o problema é resolvido e parece não voltar mais. Mas isso é assunto de outro tópico... rsrs

Sobre ligar o Kross em PA mono, eu não posso falar... A experiência que já tive foi em estúdio. Mas eu perguntei o carinha do estúdio se eu podia ligar os 2 canais. Apesar do som ter ficado mono, não perdi nenhum detalhe das combis que criei e o som continuou pesado. Só não tive os efeitos stereo. Nada que deixasse o som horrível.

Pois bem amigo, vá mesmo a uma loja e teste o Kross. Lembrando de testar em caixas de qualidade ou em fones bons.

Como curte Metal também vai ter a mesma impressão positiva que eu tive quando toquei no meu Kross pela primeira vez. Passei pelos Strings e pensei: Olha! Tem esse string igualzinho do Nightwish! Testei alguns Pads e falei: Cara! Esse Pad já ouvi no Nightwish, Sonata Arctica e outras bandas! Coloca o DW 8000 Lead e fala: Putz! Esse é o lead usado na intro da Pull Me Under do Dream Theater!!

É isso amigo! Testa lá e depois posta o que achou!

Inté!

André Dornelles
Membro Novato
# set/15
· votar


rodolfo1982
Na minha igreja, infelizmente só toco ele em mono, não sinto falta de peso e nem de características dos timbre a não ser pelo efeito de estereo mesmo, mas em mono mais doque nunca sua caixa deve estar muito bem equalizada, e regulada para que seu timbre fique limpo e claro!

rodolfo1982
Veterano
# set/15 · Editado por: rodolfo1982
· votar


E aí pessoal... testei o Kross hoje numa loja. Gostei bastante do bichinho... claro que se considerar o preço esperava mais, mas como sabemos todos subiram de preço nos últimos meses.

Eu já tive um Korg X5 (durante 10 anos), então fui testar lembrando de algumas coisas que eu tinha no X5. As teclas achei bem similares, melhores é claro, mas com um desenho parecido. Não é meu tipo preferido de teclas, mas não chega a ser ruim. Acho que elas dificultam um pouco para fazer solos rápidos e arpejos, pois escorrega nos cantos, mas nada que seja impecilho para compra.

Gostei dos pianos, órgãos, alguns strings, alguns leads e algumas voices. Eh o que eu mais uso, então gastei mais tempo nesses. Nos outros passei bem rápido. Gostei bastante to Lead "Old&Analog SW1".
Só achei poucos Strings "prontos" para eu usar. Acho que eu teria que dar uma editada em alguns para ficar melhor... mas isso é gosto pessoal.

O teclado realmente é bem pequeno, leve, mas achei bonito. Gostei da construção dele como um todo. Conseguí editar um pouco um Program e uma Combi - como já tive um Korg, me familiarizei logo com as edições e como trocar algumas coisas.

Apesar de possuir poucos controles em tempo real, comparando com meu X5, que eu usava com a banda, já é uma melhora grande o fato de ter o SW1 e SW2 para selecionar algumas coisas, os favoritos para troca rápida de sons, e as possibilidades de configuração da roda de modulação. Para tocar ao vivo já vai ajudar :-)

Falta agora só tomar a decisão (ou não)... no meu caso, é uma banda antiga minha de heavy metal que quer voltar a tocar eventualmente, nada sério, apenas para se divertir e uma vez ou outra tocar em algum lugar. Se o pessoal se animar e voltar a tocar, vou ficar com o Kross... se a coisa não andar, vou deixar para mais adiante.

PS: a única coisa que me desanimou é que a loja só tem uma unidade, e justamente a unidade que está exposta. Está exposta bem protegida, numa parede, enfim, não é todo mundo que chega e sai usando... mas mesmo assim, é um teclado que já está aberto e sendo usado.

JeffersonX
Veterano
# set/15
· votar


rodolfo1982
Bacana seu relato. Pelo que vi suas opiniões foram bem parecidas com as minhas. Que bom que gostou do Kross!

Sobre a unidade ser mostruário. se estiver bem conservado, vale a pena pegar caso te concedam um bom desconto. Pode também fazer uma busca na internet e comprar em alguma loja online. Pode ser que consiga preço melhor. Como já testou e conhece o teclado, não será uma compra no escuro.

Ah, mais uma dica para você. Para troca rápida de timbres, recomendo salvar tudo como combi no banco user e na sequência que for usar. Eu crio a combi com o nome da música e na ordem que uso. Pode até mesmo conectar um pedal na porta switch e configurar para mudança por ele. Só pisar que o Kross já pula para o próximo timbre. Muito fácil de configurar.

Tomara que sua banda anime. Vou ficar aqui torcendo. Depois posta aí suas músicas. Como fã de Metal, tenho certeza de que irei curtir muito rsrs

Inté

André Dornelles
Membro Novato
# set/15 · Editado por: André Dornelles
· votar


JeffersonX

Boa dica, SE NÃO ME ENGANO, deste jeito não haveria o corte que tem no modo favorites.

pq eu nunca pensei nisso?
preciso pegar essas manhas !!!

rodolfo1982
Veterano
# set/15
· votar


JeffersonX
Ah, mais uma dica para você. Para troca rápida de timbres, recomendo salvar tudo como combi no banco user e na sequência que for usar. Eu crio a combi com o nome da música e na ordem que uso. Pode até mesmo conectar um pedal na porta switch e configurar para mudança por ele. Só pisar que o Kross já pula para o próximo timbre. Muito fácil de configurar.

Na loja tive a impressão que a troca entre Programs (estando em um Programa, mudar para outro Programa) não corta o som, mas entre Combis e Favorites (mudar de uma Combi para outra Combi, ou de um Favorite para outro Favorite) corta o som... estou errado ?

JeffersonX
Veterano
# set/15
· votar


rodolfo1982
Entre Programs não. Há só uma pequena diferença do som por alguns ms com os efeitos sendo reajustados. Já no modo Combi, como demanda mais processamento para as 16 partes, realmente é corte.

rodolfo1982
Veterano
# set/15
· votar


JeffersonX
Ok, valeu !

André Dornelles
Valeu pela resposta sobre tocar em mono. Como a maioria das vezes em que eu tocar com a banda será em mono, tinha essa dúvida.

André Dornelles
Membro Novato
# set/15
· votar


Ah sim, é no modo prog que não corta !

rodolfo1982
Veterano
# set/15
· votar


André Dornelles
JeffersonX
Valeu por todas as dicas até agora... queria aproveitar para perguntar mais uma coisa.
Lí neste mesmo fórum, em outro tópico, uma afirmação que acho que está errada... gostaria de confirmar com vocês.

O Kross teria o problema de não misturar timbres de uma mesma categoria (2 sons de cordas diferentes por exemplo), embora seja até legalzinho.

Isto não é verdade, certo ? Em uma Combi, no caso, eu posso inserir até 16 Programs, sejam eles quais forem ?

JeffersonX
Veterano
# set/15 · Editado por: JeffersonX
· votar


rodolfo1982
Essa afirmação está completamente equivocada! Não existe este tipo de limitação no Kross. Você pode sim misturar timbres de mesma categoria sem qualquer limitação.

Em uma combi, você pode inserir até 16 programs normalmente de qualquer categoria. Eu tenho no meu Kross várias combis que mesclam partes de strings, alguns oitavados, pads e synths.

Veja um exemplo nesse vídeo. Há vária partes com Programs da mesma categoria nessa Combi que criei.



rodolfo1982
Veterano
# set/15
· votar


JeffersonX
Valeu ! Show de bola esse vídeo !

Pois é, eu achei mesmo que aquilo não era verdade... meu X5 de muitos anos atrás não tinha essa limitação, então achei estranho quando lí isso.

André Dornelles
Membro Novato
# set/15
· votar


mais um vídeo com padrão Jeff de qualidade !

também estou para gravar um, mas não consigo as condições ideais ! Rs
não vai ser algo assim padrão Jeff, mas... kkkkk

Obs: ainda estou esperando vc me dar aquela forcinha com a config. do pit de modulação para controlar a expressão de um timbre individualmente!

JeffersonX
Veterano
# set/15
· votar


rodolfo1982
Valeu amigo!! Depois quero ver seu Kross em ação hein rsrs



André Dornelles
kkkkkkkkkkkk que isso amigo... to longe ainda... tem muita coisa pra aprender... rsrs

Amigo, estou te devendo a informação mesmo... Agora com o feriadão prolongado vou conseguir colocar algumas coisas em dia na música, e vejo pra você. E se der tudo certo, vídeo novo também ;-)

DuduXP
Veterano
# set/15
· votar


Amigos, sobre não montar combis com timbres de mesmo grupo, esse problema era recorrente do Korg PS60, mas que foi constatado que mesmo também poderia fazer combis com timbres do mesmo grupo, mas que necessitava de outras configurações para que isso pudesse ser feito.

JeffersonX
Veterano
# set/15
· votar


André Dornelles
Passei aqui um tempo procurando no Kross e nos manuais um parâmetro para controlar o volume pelo Modulation Wheel, mas não encontrei... Parece que a única forma no modo combi é pelo pedal de expressão.

JeffersonX
Veterano
# set/15
· votar


DuduXP
Obrigado pelas informações!

André Dornelles
Membro Novato
# set/15
· votar


JeffersonX
Vc sabe me explicar oque AMS, pq se não me engano dá para usar isso no pit de modulação.

obrigado mesmo pelo esforço em me ajudar !

rodolfo1982
Veterano
# set/15 · Editado por: rodolfo1982
· votar


Opa !
Não me aguentei e peguei meu Kross 61 hoje. Acabei de chegar com ele em casa.
Nem vou ter muito tempo de explorar ele - amanhã volto ao trabalho, e à noite tenho ensaio. Então hoje à noite terei que encontrar alguns sons que me satisfaçam para esse primeiro ensaio, e depois explorar ele um pouco mais.

Valeu pessoal ! Nos próximos dias e semanas espero poder postar algumas coisas também (bem simples - vai demorar para ter algo razoavelmente bom)...

Acabei pegando a unidade que estava em exposição mesmo... o vendedor me garantiu que ele foi pouco usado/testado... e realmente me pareceu bem limpo. Já restaurei os ajustes de fábrica... agora vamos brincar :-)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Korg Kross - Novidade