Programações Juno Gi

Autor Mensagem
felipenove
Membro Novato
# abr/16
· votar


Ando pesquisando fóruns ou páginas dedicadas para discutirmos e compartilharmos edições, mas não tenho achado muitas opções. O fato de os outros JUNO possuírem Editores facilitou a vida dos proprietários daqueles, mas dificultou a vida dos donos do Gi, já que não temos como baixar timbres e programações.

Berg Varela
Veterano
# abr/16 · Editado por: Berg Varela
· votar


felipenove

Infelizmente a Roland esqueceu alguns teclado.
EX.JUNO Gi,VR-09,FANTOM-G,JUPITER-50

Mas não quer dizer que eles sejam ruins,pelo contrario,muito bons.

felipenove
Membro Novato
# abr/16
· votar


Verdade, amigo. Mas pode parecer que estou decepcionado, mas estou feliz com a compra... :) Editei alguns pianos, gostei do resultado e estou empolgado em mexer na máquina. Acabei de ver alguns vídeos da própria Roland em que são mostradas as opções de adição de efeitos pelo Record View. Mas queria aproveitar pra fazer a seguinte pergunta.

Nessa semana vendi meu Lucina (que julgo que tinha timbres até superiores ao Gi) e o que eu curtia muito nele era a expressão que eu conseguia nos controles do Bend para os instrumentos de sopro. Ao invés de modulação (como ocorre com o Gi), no Lucina quando acionava o bend (S1) eu conseguia o aumento de ganho característico dos instrumentos de sopro como trompetes e sax. Embora já tenha alterado os itens de controle do Gi, não consegui fazer tal simulação. Alguns de vocês sabem como adicionar tal expressão?

Muito obrigado pelas respostas.

isaacwga
Veterano
# jul/16
· votar


Olá amigos. Também sou um orfãozinho com o Gi, e aqui me posso me sentir acolhido.
Estou acompanhando, pois também tenho a mesma dúvida da "expressão" do amigo felipenove.
----
Aproveitando, vocês sabem me dizer se os sons gravados (no modo multipista) só saem pela porta SONG/CLICK OUT? Não consigo fazer com que a música gravada saia pelas saídas L/R normalmente.
Já andei fuçando nas configurações e nada. Com isso, tenho sempre que plugar um cabo extra na mesa, além dos L e R.

Desde já, obg pra quem puder sanar essa dúvida.

Carllo Suàrez
Membro Novato
# ago/16
· votar


Entrei apenas agora nesse fórum, mas o acompanho desde que comprei meu JUNO-Gi. Vejo que aqui o foco é trocar informações e compartilhar experiências. Sendo assim, vou tentar tirar a dúvida do amigo isaacwga.
...
Eu uso meu Gi como interface na igreja para rodar os samplers do meu notebook, então me deparei com essa mesma dúvida, só que de maneira contrária (eu não queria que os sons do gravador multipista saíssem pelas saídas L/R e sim pela porta SONG/CLICK OUT). Dessa forma pesquisei na net alguns tutoriais sobre o Gi e achei no próprio manual do synth que temos uma pequena opção para direcionar o que vai sair pela porta do SONG/CLICK OUT.
...
Basta entrar no MENU, selecionar o SYSTEM MENU e logo depois as opções de CLICK/PLAYER. Neste submenu (CLICKOUT) vc escolhe o que sairá por esta porta: CLICK, RECORDER ou SONG USB. Escolha CLICK e pronto, o som do seu gravador multipista sairá normalmente pelas saídas L/R do Gi.

Espero ter ajudado ;-)

felipenove
Membro Novato
# ago/16
· votar


Muito obrigado pelas dicas, Carllo

Estou completando 04 meses com o brinquedo. E só não tenho me acostumado com os pianos, quando em PAs e com as teclas, nem tanto pelos tamanhos, mas pela ação e pelo tipo de plástico que acho serem demasiadamente lisos.

Carllo Suàrez
Membro Novato
# ago/16
· votar


Vdd felipenove,

Essa é uma crítica muito recorrente dessa linha de sintetizadores da Roland, eles simplesmente somem no PA quando são tocados juntamente com a banda.

Eu sempre achei o máximo o som de piano da marca e do próprio Gi quando usava o fone, mas percebi que tinha uma grande quebra do som no PA. Acredito que isso acontece mais facilmente quando usamos os presets de fábrica.

Depois que passei a editar os timbres dando alguns boosts em equalização e adicionando alguns efeitos do próprio synth, o som dos pianos mudaram completamente (ficaram mais pesados e com uma sensibilidade maior).

Ainda existem outros fatores que comprometem o som do synth:
- O uso de apenas um cabo, ou seja, conectar o teclado apenas em mono (L);
- Equalização fraca da mesa;
- Som pobre das caixas do PA;
- Utilização de cabos de péssima qualidade.
(Tudo isso contribui diretamente na qualidade do som emitido no PA).

Já sobre a características das teclas, a proposta desse teclado é ser fundamentalmente um sintetizador, e naturalmente ter teclas mais "rápidas" para performance do mesmo. No que se refere a sensibilidade para tocar piano, infelizmente, ele é bem fraco... mas não fica devendo, pois essa não é a função dele.

De qualquer maneira esse é um fantástico synth, que com alguns ajustes e edições fica ainda melhor.

felipenove
Membro Novato
# ago/16
· votar


É verdade, Carllo. Tenho curtido muito tocar com fone. Ao vivo, ainda não tive oportunidade de tocar em um bom PA, então, vou aguardar esse momento chegar e trabalhar bastante a equalização. Sabe o que aprendi, pra dar um pouco de ganho? Usar a parte do gravador/pedal BOSS embutido:

Após as edições dos patches a meu gosto, acessei o "Digital Recorder", selecionei "keyboard" na seção "Rec Source Select" e na tela que se abriu selecionei "Keyboard+Ins FX" (OU só Keyboard) . Em "Recorder View" fui na aba "effects" escolhi o banco de microfone por exemplo e selecionei o banco 11 "MTK on M" que possui controles de Imput, Compressores, Mixer, Limiter e controle de Saída (out). Esses recursos todos se somam aos MFX e efeitos do próprio timbre original. Dei mais ganho e peso a pianos, órgãos e cordas.

E outro detalhe, aumento o volume do canal MASTER do gravador o volume geral do teclado (nesse caso "Keyboard+Ins FX ou só Keyboard) também aumenta.

felipenove
Membro Novato
# set/16
· votar


Alguém conseguiu fazer a interface do Juno Gi funcionar no Mac/Logic?

jrpianissimo
Veterano
# set/16
· votar


Eu tenho esse teclado e ele não some nada em P.A cara!! Isso é conversa fiada velho e esse é o problema da Internet: o cara vem aqui, posta qualquer merda e fica por isso mesmo. Por isso quem é bom não permanecem por aqui. Muito empirismo de meia tigela!!!!

É um teclado cheio de recursos e com bons timbres. Resolve 95% da sua vida como tecladista.

Quero dizer a vc que tem o teclado e quer se desfazer: deixe de bobagem! vc só vai perder mais dinheiro!

Vá estudar, entender de síntese, equalização e aprender a tocar! Aí... depois vc vem aqui... e opina sobre o instrumento!

jrpianissimo
Veterano
# set/16
· votar


Sumir no PA não é o problema deste teclado! EU GARANTO.

mano_a_mano
Veterano
# set/16
· votar


jrpianissimo
Eu tenho esse teclado e ele não some nada em P.A
Já fiz muitos shows só com um Juno-Gi e mais nada. E nem precisava mesmo.
O negócio é entender como fazer o instrumento soar bem, seja qual for.

felipenove
Membro Novato
# set/16
· votar


Por isso que é importante os donos aparecerem para enriquecer a discussão. Ainda não consegui tocar com o Juno Gi em P.A.s bem equalizados ou cubos/retornos de qualidade. As edições que fiz são para o fone/com o fone. E devido a isso tanto os pianos editados quanto os preset não preencheram nas condições que listei. Mas uso Rhodes, E. Piano e daí o bichinho não segue apagado no P.A..

Quanto à interface, instalei drive do Juno e tudo mas não sai som no Logic. O programa o reconhece como interface, mas não chega nenhum sinal.

felipenove
Membro Novato
# set/16 · Editado por: felipenove
· votar


Por isso que é importante os donos aparecerem para enriquecer a discussão. Ainda não consegui tocar com o Juno Gi em P.A.s bem equalizados ou cubos/retornos de qualidade. As edições que fiz são para o fone/com o fone. E devido a isso tanto os pianos editados quanto os preset não preencheram nas condições que listei. Mas uso Rhodes, E. Piano e daí o bichinho não segue apagado no P.A.. Mas eu tenho um XP 60 e nao dá nem pra comparar o quanto ele grita no PA.

Quanto à interface, instalei drive do Juno e tudo mas não sai som no Logic. O programa o reconhece como interface, mas não chega nenhum sinal.

mano_a_mano
Veterano
# set/16
· votar


felipenove
Essa questão de "peso no PA" é muito relativa. Quem manda aí, de fato, são o sistema de som e a competência do operador de áudio. Tanto é possível fazer um PSR da vida "gritar" quanto fazer um Korg Kronos "cochichar" - tudo depende dos ajustes de graves, médios e agudos, se vai ou não usar compressor/limiter, DirectBox etc..
Outra coisa que "pesa" muito aí é a competência do tecladista em tirar o melhor possível de seu(s) instrumento(s). O cara pode ter a workstation mais top do planeta, mas se não souber extrair o máximo possível do seu potencial, de nada adiantará.
Minha sugestão: quando tiver a oportunidade, teste tanto o Juno-Gi quanto o XP-60 na mesma mesa de som e no mesmo amplificador, fazendo diferentes ajustes. Você vai se surpreender.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Programações Juno Gi