Programações Juno Gi

Autor Mensagem
Greenwood
Veterano
# mar/14
· votar


wrpetry

Seja bem-vindo ao selecionadíssimo clube do Gi - Uma obra-prima da Roland!!!

Estranhíssimo o seu problema. Nunca havia ouvido falar. Sugiro levar para uma assistência técnica o mais rápido possível!
Para facilitar o diagnóstico do paciente... ele levou alguma pancada, ficou tempo demais dentro do carro sob o sol ou vc deu alguma erva estragada pra ele?
Vc pode tb dar um factory reset (faz um back up antes!!!).

Posta aqui o resultado, hein? Tou preocupado...

TrebleH
Veterano
# mar/14
· votar


Deve ser o tradicional problema do Pitch bender da família JUNO.

Amigão... quando essa anomalia ocorre, se você mexer no Pitch ele volta ao normal?

Outra coisa, já analisou a variação de tensão elétrica na tomada que você usa ou a fonte do teclado?

Greenwood
Veterano
# mar/14
· votar


TrebleH
Deve ser o tradicional problema do Pitch bender da família JUNO.

Nunca ouvi falar... conta aí como é este tradicional problema?

TrebleH
Veterano
# mar/14
· votar


É a questão das variações temporais de tons no teclado.

Me parece que é uma falha nas molas do bender... ai o teclado de vez em quando dá uma desafinada por causa de um esbarrão.

Cara, procure sobre isso nos Junos G... vc vai achar mtos tópicos falando sobre isso, pois nele era muito recorrente. Ex: http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/251719/

No meu Juno Di isso acontece de vez em quando... acho que tbm já ouvi essa história pro juno stage e juno d (não me lembro bem onde). Bem, para os 4 junos isso acontece, por que não para o 5º (Juno Gi)?

Greenwood
Veterano
# mar/14
· votar


TrebleH
Bem, para os 4 junos isso acontece, por que não para o 5º (Juno Gi)?

Por que a Roland pode ter descoberto o defeito e ter evoluído!!!
Nunca ouvi isto para Juno Gi...

Franz_1981
Membro Novato
# mai/14
· votar


Opa,

Blz galera? Adquiri um Juno Gi nesse fim de semana. Na verdade, estava decidido a comprar um Juno Di, pois pesquisei bastante sobre o teclado e fiquei satisfeito com o que li. Mas o Dia D (dia da compra), acabou tornando-se o Dia G, pois o vendedor me apresentou as funcionalidades do Gi e fez uma proposta de preço irrecusável.
Contudo, nunca tive sintetizador. Tenho um Yamaha PSR 540 desde 2001. Fiquei para trás na evolução tecnológica dos instrumentos dada a dedicação que tive de ter nos estudos para conseguir a relativa estabilidade profissional que gozo hoje, até que junto com outros amigos também já estabelecidos profissionalmente, montamos uma banda de pop rock para servir de passatempo.
Só que o projeto foi bem acolhido pelos amigos e senti necessidade de comprar um instrumento para tocar em banda. Sobrou para o Juno Gi.
Acontece que não mexer em quase nada das funcionalidades que o teclado proporciona. Comecei a ler o manual e vou aos pouquinhos acostumando com a interface e recursos. Mas uma dúvida ta me perturbando (pode até ser boba, mas...). Tem como inserir ritmos de acompanhamento através das mídias compatíveis com o Gi ou esses ritmos só existem nos teclados arranjadores?
Valeu...

Berg Varela
Veterano
# mai/14 · Editado por: Berg Varela
· votar


Franz_1981

Infelizmente,não vai ter como vc usar o Gi como um arranjador,são propostas diferentes,pra vc seria mais indicado um GW-8,um teclado com uma cara de synth que usa a mesma palheta de som do JUNO-STAGE,(sem edição de synth).

Mas vc tens umas soluções que podem quebrar o galho ,que seria vc fazer as baterias que vc queiram no Rhythm Pattern e tocar o baixo manual com split e com a mão direita solos e acordes,não vai ficar cheio igual a um arranjador mas se vc for fera,fica bastante gostoso de se ouvir.

Outra alternativa seria vc comprar um módulo de arranjador como BK-7m ou um antigo como RA-800.e vc ligaria MIDI e tocaria com o Gi.

Ou se não vc baixar Playbacks de MIDIs e MP3 e ficar tocando por cima,mas ai vc perde todo tesão de tocar,fora que vc e o cantor vão ficar bastante limitados neste formato como no Tom e o Tempo.

Greenwood
Veterano
# mai/14
· votar


Franz_1981

Você comprou um sintetizador para tocar numa banda, não foi?
Excelente aquisição!
Um arranjador é para tocar sozinho ou fazer seresta em churrascaria. Parece não ser o seu caso...
Você adquiriu uma excelente máquina. Mergulhe no manual e aprenda a editar os sons... vc vai conseguir sons impressionantes com ele!!!
Na hora que pintarem dúvidas, conta com a gente!
Eu tenho um e adoro!

Greenwood
Veterano
# mai/14
· votar


Franz,

Começa por aqui: Roland

Você vai encontrar atualizações dos manuais, drivers pra baixar, workshops e outras dicas legais!

Franz_1981
Membro Novato
# mai/14
· votar


Pessoal,

Grato pelas dicas...
Vamos por partes... Berg, não sou um exímio tecladista (poderia até ser se não tivesse parado de praticar para me dedicar aos estudos), como tive sempre teclado arranjador, quase não tenho agilidade com a mão esquerda... fico basicamente naquela lenga lenga de baixar o acorde completo e tal, mas a mão direita é doidera.
Sei que vou sentir muita dificuldade mas tenho que encarar.
Greenwood, de fato comprei para tocar na banda... pesquisei e realmente o indicado é o sintetizador. Agora é me adequar ao teclado.
To estudando o manual (agora que to na pag. 38 0 são 158) com o teclado ligado para ir fuçando item por item. Vai dar trabalho, mas veremos no fim se fiz a escolha certa.
Valeu mais uma vez galera!

Franz_1981
Membro Novato
# mai/14
· votar


Greenwood, vi que voce postou uns timbres de piano que voce criou. Mostrou a configuração inteirinha.
Mas não to conseguindo, a título de exercício, chegar nesses parâmetros que voce indicou. To meio que sem saber navegar direito nas funcionalidades e garanto que não é nada agradável perceber o quanto fiquei para trás.
Tem horas que o manual parece que ta falando grego comigo.
Outra pergunta boba: em qual das saidas devo ligar a única caixa de som que vou tocar? output L/MONO ou R? E no dia que for tocar com a banda num som profissional?
Valeu!

Greenwood
Veterano
# mai/14
· votar


Franz_1981
Vai dar trabalho, mas veremos no fim se fiz a escolha certa.

Eu tenho certeza que você fez a escolha certa!

Mas não to conseguindo, a título de exercício, chegar nesses parâmetros que voce indicou.

Tenha calma e vá item a item do manual. Os principais parâmetros serão modificados a partir de: LIVE SET EDIT. 90% das personalizações que você vai querer fazer vão começar daí, ok?

* Press.the.[MENU].button .
* Use.the.VALUE.dial.or.the.cursor.buttons.to.select..Live.Set.Edit,”
.and.press.the.[ENTER].button .
The LIVE SET EDIT screen will appear (...)

Outra dica: um "TONE" é um timbre sozinho. Um "LIVE SET" é um conjunto com até 4 "TONES" juntos, sejam empilhados, como dual ou separados como split. Você pode fazer qualquer combinação. Exemplo: 1 timbre na mão esquerda e 3 empilhados na mão direita. Ou ainda os 4 empilhados... uma loucura!!!

Tem horas que o manual parece que ta falando grego comigo.

Isto acontece com todo mundo que compra um teclado novo. Aconteceu comigo também.

em qual das saidas devo ligar a única caixa de som que vou tocar? output L/MONO ou R?

O ideal é ter 2 cabos saindo do L/MONO e do R e entrando em duas entradas da caixa amplificada. Mas, para ensaio, pode usar só o L/MONO.

Vá postando aqui os seus avanços, as suas dúvidas, lamúrias e rangeres de dentes...

Um abração!

Franz_1981
Membro Novato
# mai/14
· votar


Greenwood,

Valeu a força... estou começando a entender como funciona o mecanismo, he he!
Consegui seguir todas as instruções de criação dos dois pianos propostos na pagina anterior. Ficaram show de bola segui exatamente o que ta la escrito.
Fiz tambem a edição do European Pf e deu certo.
Procurei a configuração do Órgão Hammond "beeeem sujão" que voce comentou mas acho que voce não postou ainda aqui no forum (fica a dica, he he)!
Todas as noites quando tenho tempo vou aprendendo algo novo.
O drive USB reconheceu os arquivos mp3 que estão no pen drive mas não os executa, pois aparece a mensagem "Incorrect file". Alguem pode me dizer o que to fazendo de errado?
No repertório da nossa banda tem a musica Paradise do Cold `Play. Tem como gravar tipo um sampler bem parecido com a introdução da musica pra executar ao vivo?
Valeu mais uma vez...

Greenwood
Veterano
# mai/14
· votar


Franz_1981

Quanto ao órgão, eu tenho quatro timbres bem sujos... bem Hammond mesmo. Fica pra depois, eu acabei de desligar tudo aqui...
Não é pra dar incorrect file... o Juno lê MP3, WAV e o caramba... vou pensar o que pode ser...
Você pode gravar o que quiser pelo gravador de 8 pistas dele e masterizar nele mesmo, transformando o arquivo em WAV. Fica com excelente qualidade. Aí vc pode colocar num pen drive ou deixar na memória interna do Juno.

Bom, pra Coldplay, um timbre que vai ser muito útil é o 501 Marc.Str.
Aproveita e vai no site da Roland (segue o link que eu postei) e baixa o arquivo JUNO-Gi_SoundList_e02.PDF. Lá vc vai encontrar a lista de LIVE SETs e de TONEs. Vai facilitar o seu trabalho de edição.

Greenwood
Veterano
# mai/14
· votar


Franz_1981

Cadê tu, criatura?

Vou dar uma dica aqui de um órgão bem básico, mas bem Hammond, bem pesado:

Parta do timbre "Rock Organ 2". Ele tem o TONE number = 078.
Entra no LIVE SET EDIT.
Coloque 03 camadas iguais de Rock Organ 2. A 1ª com octave 0, a 2ª com octave +1 e a 3ª com octave -1, pra ficar gravão. Pra ficar sinistro, vamos fazer uma coisa que os puristas de plantão vão odiar, mas vamos editar nesta 3ª camada a "chegada" do som. Você faz isto alterando o parâmetro "attack". Coloca ele em +30.
Agora vamos dar a cara do som: sai do modo LIVE SET EDIT e entra no EFFECT.
Na 2ª camada, a mais aguda, coloca no "Guitar Amp Simulator", pra dar uma "fritada" no som, escolhendo a caixa de som "JC 120" e o pre amp no "high".
Na 3ª camada, a mais grave, joga um "Tremolo" escolhendo o tipo de onda "TRI", de triangular e a velocidade em "semicolcheia" (tem só o símbolo lá, ok?).
Falei grego?

Franz_1981
Membro Novato
# mai/14
· votar


Opa,

Sumi não! Estive viajando a trabalho e fiquei esse tempo todo sem usar o instrumento. Acabei de chegar de viagem e já vim ver o fórum! Vou tentar montar o órgão sim, mas só amanhã! To morto aqui!
Quanto ao problema do USB não ler os arquivos, você pensou no que podia ser? Desculpa aew a falta de feedback, mas era porque não tava dando pra trocar idéia!
Valeu mais uma vez as dicas... E aproveito o ensejo pra perguntar como faço para deixar programado os timbres que quero usar em cada música, tipo uma música tem uns solos de piano e no meio uns ataques de metais, mas quero apertar um botão e já ir pro timbre certo, pois se aperto aquele botão do piano, vai pro primeiro piano de uma série de vários e talvez o que eu queira esteja no meio daqueles e perderia tempo procurando na hora da música. Deu pra entender a dúvida? He He.
Valeu!

Greenwood
Veterano
# mai/14
· votar


Franz_1981
E aproveito o ensejo pra perguntar como faço para deixar programado os timbres que quero usar em cada música

Isto é a coisa mais simples do mundo: vc vai deixar o botão "Favorite" acionado. Bom, antes vc vai se organizar, exemplo: vc toca 10 músicas em um show. A música 1 tem os timbres User 1, User 2 e User 3. Na música 2, vc usa os timbres User 4 e User 5... e assim por diante. Então vai salvando tudo em "Favorites", no banco 1, vc coloca do 0 ao 9, no banco 2 idem... então vc tem 100 posições de memória. Na hora de "chamar" o timbre, o botão favorite tem que estar acionado.
Nem nos PSR existe mais este negócio de procurar o timbre no meio da música!!!
Depois posta aí o resultado da experiência com o Órgão!!!

Franz_1981
Membro Novato
# mai/14
· votar


Greenwood,

Consegui fazer o órgão que você montou! Muito show! Mas confesso que não entendi direito como deixar os timbre nos favoritos! Desculpa a ignorância, mas tentei fazer aqui e não deu certo.
Em tempo, a entrada USB continua sem ler os arquivos mp3.
Mas você tem ajudado demais, muito obrigado!
Valeu

Franz_1981
Membro Novato
# mai/14
· votar


Greenwood,

Consegui fazer o órgão que você montou! Muito show! Mas confesso que não entendi direito como deixar os timbre nos favoritos! Desculpa a ignorância, mas tentei fazer aqui e não deu certo.
Em tempo, a entrada USB continua sem ler os arquivos mp3.
Mas você tem ajudado demais, muito obrigado!
Valeu

Franz_1981
Membro Novato
# mai/14
· votar


Inseri o pendrive na unidade USB com o teclado ligado. Depois vi no manual que não é pra fazer isso, tem que desligar o instrumento pra inserir a memória USB. Será que danificou alguma coisa? Percebi que ele não reconhece os arquivos quando estão inserirmos em pastas no USB, dai tirei os arquivos das pastas e apareceram na lista do song player só que com mensagem de erro. Hoje, inseri outro pendrive com músicas fora das pastas e apareceu a mensagem empty! To entendendo mais nada!
Valeu.

Greenwood
Veterano
# jun/14
· votar


Franz_1981
Mas confesso que não entendi direito como deixar os timbre nos favoritos!

Vamos lá...
Testa com qualquer timbre... vamos chamar aqui de Timbre X. Você tá com este timbre na tela... tá tocando ele, ok? Então aperta "on/off" logo abaixo de "Favorite" segura este botão enquanto aperta o botão 0 (zero), que está escrito "Rhythm". Pronto. Seu Timbre X está arquivado no banco 0.
Para chamar o Timbre X de volta, quando estiver tocando um outro Timbre Y qualquer, basta, com o botão "on/off" aceso, apertar o número 0 (que está escrito "Rhythm").
E agora? ;-)

Franz_1981
Membro Novato
# jun/14
· votar


Cara, deu certo sim, mais uma vez... He He!
Só me tira uma dúvida, em cada banco eu posso colocar mais de um timbre favorito?
Valeu!

Franz_1981
Membro Novato
# jun/14
· votar


Fui no link que você me passou e baixei o arquivo com o número e nome dos timbres. Mas fiquei com uma dúvida boba (dentre tantas, pra variar):
Por que há três listas diferentes, tipo live set, tone e GM? O que significa esses ritmos GM?
Ó cara, se o nível das perguntas estiver abaixo do aceitável, vá desculpando aew ok!!!!

Greenwood
Veterano
# jun/14
· votar


Franz_1981

Ó cara, se o nível das perguntas estiver abaixo do aceitável, vá desculpando aew ok!!!!

Cara, não é que o nível de perguntas não esteja aceitável. Eu tenho o maior prazer em te responder, só que eu tô percebendo que vc nem pegou no manual... aí, meu amigo, não vai adiantar vc estar com um puta sintetizador na mão! Tem que aproveitar ao máximo e isto implica estudar o manual a fundo!

Mas vamos lá:
Tone: um timbre único;
Live set: um conjunto de até 4 timbres, quatro "Tones";
GM: sigla para General MIDI. Timbres padrão MIDI, que além de poderem ser utilizados por vc como um TONE qualquer, para compor um Live Set, são utilizados por instrumentos MIDI, tipo sequenciadores.

Valeu!

Franz_1981
Membro Novato
# jun/14
· votar


Cara,

Você está parcialmente certo... Parcialmente porque li sim o Manuel, embora superficialmente e me deparei com termos e nuanças que não conhecia e o fator tempo não conta a meu favor, pois trabalho o dia todo e as vezes trago trabalho pra casa!
Mas você já ajudou muito e sou grato!
Vou tentar ler o manual mais a fundo... Vou pesquisar ainda mais na net e tentar perguntar coisas menos triviais, a não ser que realmente não encontre resposta!
Vou tentar contribuir com alguma coisa que aprender também, pois o fórum é sempre uma via de mão dupla.
Enfim, vamos à luta, mas devagar que o santo é de barro.
:)

Greenwood
Veterano
# jun/14
· votar


Franz_1981

Entenda que a dor que você está sentindo eu senti também! Eu passei um bom tempo longe das novidades tecnológicas e precisei me atualizar.
Mas entenda também que cada teclado é fruto de uma família e elas são únicas. O que uns fabricantes chamam de "Live Set" outros chamam de "Combi" e por aí vai. Por isto o manual é o seu aliado mais forte, embora seja distante do ideal, pois a Roland contrata uns colombianos para traduzi-lo!!!
Se vc for fluente em inglês, é melhor ler o original. Mas estude o manual.

Mas, meu amigo, eu reitero que estou à disposição para sanar suas dúvidas. Não suma!!!

Franz_1981
Membro Novato
# jun/14
· votar


Sumo não parceiro, pode deixar!
Ainda vou "aperrear" muito vocês! He He.
Parafraseando o saudoso Zé Wilker em personagem na série Gabriela: Manual, se prepare, hoje eu vou lhe usar!
Vlw!

RafaelFontinele
Veterano
# set/15 · Editado por: RafaelFontinele
· votar


Boa tarde glr, assim como v6 tenho um Juno Gi tbm. Sinceramente não gosto muito de seus timbres de piano (muito fracos), ultimamente estou utilizandos ele mais como Controlador (Excelente). Mas gostaria de ajudar a glr com alguns sons para o mesmo... Não são essas lá essas grandes coisas, mas são melhores do que os que vem nele..kkkkkkkkkk
Link: https://mega.nz/#!MghxhDBY!NFpAo5P2bqlbtkIxBD0YXjwifsX8H_tTuz_U2Vk0U8w
Instalação:
1º Formate um cartão SD(adaptado) no seu Juno Gi;
2º Extraia os arquivos e cole no cartão SD;
3º Coloque novamente no seu Juno Gi e proceda da seguinte forma:
i) MENU >> UTILITY >> USER BACKUP.
Pronto!!! desfrute de alguns sons mais agradáveis aos ouvidos.

felipenove
Membro Novato
# abr/16
· votar


adquiri recentemente um Juno Gi (usado), mas tenho achado pouca coisa sobre programações de timbres e etc... parece que ele é meio esquecido pela povo e desprezado pela própria Roland. Que triste :/

guibarcelos
Veterano
# abr/16
· votar


adquiri recentemente um Juno Gi (usado), mas tenho achado pouca coisa sobre programações de timbres e etc... parece que ele é meio esquecido pela povo e desprezado pela própria Roland. Que triste :/

Realmente em comparação ao Juno G, o Juno Gi foi um teclado bastante esquecido aqui no fórum em vários aspectos, mas isso não o limita nem um pouco, pois trata-se e um grande Key para aquilo que é sua proposta...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Programações Juno Gi