[AJUDA] transição de Teclado convencional para VST/Samples

Autor Mensagem
fernando tecladista
Veterano
# fev/13
· votar


Sinceramente... Não mexe no bolo Hehe, eu certamente ficaria com o M50, ele para mim é profissional sim, basta você aprender a tirar mais dele Di que você acha que pode, editar melhor, formar combis melhores, layers mais elaboradas e etc...
também penso por ai, se você tocasse com um PSR 413 por exemplo eu entenderia a ideia de ter algo em VST

eu fiquei encantado com a performance de uns caras daqui com Macbook + Controlador, por isso tô meio assim, querendo evoluir
tem que ver se você ficou encanado com a qualidade em sí superior do timbre ou no fato de que você olha um teclado e sabe que dali sai som, outro fato é olhar um PC e ouvir sair som dali que ainda é algo novo, então o novo impressiona, mas nem sempre é realmente melhor

outro fato é que o timbre nao é somente o teclado e sim o teclado + cabos + ampli + o destaque do teclado na música + mixer + perifericos + p.a.+ inteligencia de quem opera a mesa, esse ultimo é o mais dificil de encontrar

então uma coisa é ouvir se teclado em casa outra é ouvir o kit vst do seu amigo no p.a.

como já li texto em revista comparando essa coisa de "ver o som" falando de jogar algo em uma mesa midas mas com o canal "flat" se está flat então o que entra é o que sai, mas por algum motivo parece que o timbre está melhor por passar por uma mesa midas

em termos de hardware o M50 era somente abaixo de um M3 na linha, então seus pacote de pc + VST vai ter que chegar nesse nivel de M3 pra ouvir a melhora ou seja, quase um kronos,
porque se ficar com os FREE dúvido que muda alguma coisa
eu tenho vários VST free, demos aqui no PC, juro que se for pra usar eles, prefiro meus cacarecos velhos que tenho

-----------------------------------------------------

mas não é nada prático, principalmente pra quem não conhece teoria sonora. Só sei montar os IFX, efeitos de saída e efeitos básicos como cutoff e etc.
é só ler manual, outra e entrar nos timbres e olhar o que acontece nele
porque o delay só tá na guitarra e não no baixo neste split
entra no edit do combi e olhar como está os efeitos
entra em outro que é tudo junto e olha pra ver a diferença


Acho que por isso e vejo o VSTi como uma ferramenta interessante tanto para complementar o som quanto pra aprendizagem
tem sua parte interessante mas também tem suas chatices, tanto quanto qualquer teclado programavel

eu tenho aqui um controlador OZONIC que já tem a interface de audio
a primeira vez que fui usar fiquei meia hora pra fazer o sonar gravar um trilha, achar a interface, configurar o track e etc...coisa que em um teclado é 2 segundos
também uso esse PC pra som mecanico quando toco, (VST hoje é só em casa) então não faz sentido levar o ozonic pra rodar só audio, comprei uma UCA 222 e instalei e "sumiu" o ozonic do pc, tive que instalar o ozonic novamente e agora consegui deixar o player de mp3 com a UCA e o sonar com o OZONIC
mas isso foi o dia, primeiro testa cabo, depois olha configuração não acha procura em outro lugar, manda audio e nada.....

Jefferson_CE
Veterano
# fev/13 · Editado por: Jefferson_CE
· votar


Prezado fernando tecladista, obrigado pelo enriquecimento do tópico. Então, respondendo algumas coisas:

tem que ver se você ficou encanado com a qualidade em sí superior do timbre ou no fato de que você olha um teclado e sabe que dali sai som, outro fato é olhar um PC e ouvir sair som dali que ainda é algo novo, então o novo impressiona, mas nem sempre é realmente melhor

Fiquei encantado com a qualidade dos timbres a da praticidade de disparar samples e mandar click pro baterista, isso abre um leque de coisas que eu gostaria de introduzir na banda: fazer backtracks de pads, strings e alguns efeitos sampleados que são difíceis de reproduzir fielmente, me deixando livre pra tocar EP, piano ou solo de lead synth a vontade.

é só ler manual, outra e entrar nos timbres e olhar o que acontece nele
Eu tentei, e muita coisa que aprendi foi com base nisto: fuçando. Eu não encontrei o manual em Português. Eu sei inglês, mas o manual é muito técnico, tem que ser em português. Bem que eu queria entender a parte Edit da interface da Korg, acho q ele dá um leque bacana de edição de timbre e quase todos os korgs recentes estão vindo bem similares, e isso é ótimo, mas não sei nem pra onde é que vai nas edições de Controls, Osciladores, Filtros, LFO e AMS. Adição e edição de efeitos IFX como equalizador, Reverb, wahwah no modo combi eu domino, isso é fácil.

De qualquer forma, já optei por não vender o M50, inclusive comprei um iPad, estou esperando chegar, vou trabalhar com os dois usando o m50 como controlado utilizando tanto os timbres internos do m50 quando os do ipad. Fica faltando só condições de comprar um Alesis io Dock pra facilitar minha vida

Edson Caetano
Veterano
# fev/13
· votar


Jefferson_CE
fazer backtracks
Só um adendo aqui, toma cuidado para você não ficar refem destas novidades, e deixar de ser tecladista para ser operador de equipamento

As vezes, quando a gente para, para perceber, já está disparando tanta coisa que estamos com uma bengala gigante para se livrar

Fica a dica só, porque estes recursos são tentadores mesmo, mas na minha opinião, vem limitando e muito a criatividade da galera


faltando só condições de comprar um Alesis io Dock pra facilitar minha vida
Aí que se engana, em que você acha que isso vai facilitar a sua vida? até hoje não achei que precisa comprar isso, sabe o que facilita e muito a vida isso aqui:


Jefferson_CE
Veterano
# fev/13 · Editado por: Jefferson_CE
· votar


Edson Caetano
Só um adendo aqui, toma cuidado para você não ficar refem destas novidades, e deixar de ser tecladista para ser operador de equipamento

Não se preocupe, não vou ficar refém. O estilo da minha banda que demanda muito teclado e fico angustiado por não ter condições suficientes de colocar tudo que eu gosto. Só vou usar desse recurso em show muito importante pro autoral da banda.


Sobre o Alesis io Dock, a facilidade que me refiro é em termos de conexão. Além de dispor de entra midi de 5 pinos, tem tbm possibilidade de ligar mic, guitarra e gravar algo em casa ou lá no estúdio da banda, isso que me interessa.

Edson Caetano
Veterano
# fev/13
· votar


Que ela vai anexar recursos tudo bem, facilitar a vida não hehe, é mais um suporte que vai precisar para carregar e outra, ele custa mais de 1000 reais, ou seja aquela falta de dinheiro que você vinha falando já foi pro vinagre hehe

Vai se deparar com toneladas de acessórios para o ipad, mas sujiro a começar usar para depois perceber se esta faltando alguma coisa, conselho, já enterrei muito dinheiro em apps e acessórios, a grande maioria está ENCOSTADO

Olha escrevo isso aqui porque o tópico é seu ok

Alguns acessórios que eu realmente uso:


Se quiser vou colocando mais
Até

Jefferson_CE
Veterano
# fev/13 · Editado por: Jefferson_CE
· votar


Edson Caetano, veja se minha linha de raciocínio está correta e se isso é possível:

pensei no io Dock pq eu quero fazer o seguinte:

- Utilizar o MIDI IN do io dock para receber mensagem MIDI do M50. Lógico, depois de programado todo o esquema de canais midi. Deixar os canais midi de timbres que quero do M50 livres. Acho que isso não é complicado de fazer, é quase a mesma coisa que fazia com m50+a500-pro. Só vou saber quando tiver com o iPad + CCK, já que o m50 é compatível com ipad (benzadeus)

- Ligar a saída de aúdio do M50 na entrada do io Dock, e quem sabe até aplicar uns VST de efeito para dar uma cara nova para os timbres do próprio M50 e também alcançar uma parte da tão sofrida equalização balanceada e volume entre diferentes timbres, embora as PAs influenciem nesse aspecto. (não sei se o iPad aguenta tanta coisa, isso é algo que preciso ver com o tempo)

- Os mesários das casas de show daqui, em sua maioria, são um porre, Povo nojento. Portanto, ao ligar a saída de áudio do M50 no Ipad, e do último na mesa, evita a utilização de muito cabo na mesa pq sai tudo em uma linha, evitando tbm muito estresse com o mesário.

Desculpa se "viajei na maionese", mas pelo menos o io dock permite usar uns cabos mais padrões no dia-a-dia dos shows em casas noturnas.

E se tiver paciência e tempo, por favor, poste mais coisas. Estou assimilando tudo que estais a enviar!

Berg Varela
Veterano
# fev/13
· votar


Os mesários das casas de show daqui, em sua maioria, são um porre, Povo nojento.

Isso é verdade,são complicado mesmo,acostumado com bandas de forrós que não tem teclado e quando tem é só um.
Quando vc leva 3 os cara bota logo cara feia.

Ligo minha placa de som(VST) no outro teclado,já pra evitar esses tipo de stress,e só tem um D.I. mono para o teclado na maioria do som.

Tenho meu próprio Porta Pro Koss com power click,já para evitar outro stress.

Sou muito mais bem tratado quando toco nos estados vizinhos que no meu próprio.

Agora no acordeon,os cara só falta lamber seu pés de tão bem tratado que agente é.

Edson Caetano
Veterano
# fev/13
· votar


Jefferson_CE
Então... tem uma coisa errada na sua linha de raciocínio... o CCK não funciona em conjunto com o iOdock, porque é exatamente na mesma conexão, e seguindo, normalmente, quando se utiliza o Midi USB, o Midi Din é bloqueado, ou seja é um ou outro

Mas dá para fazer coisas muito interessantes sim, uma delas é ligar seu M50 no iPad e utilizar processadores de efeitos nele, exatamente como falou, isso é uma boa

Usar o midi qualquer que seja para montar combis ainda mais arretadas idem, basta nomear os canais adequados

Agora um empecilho é a disponibilidade dos apps, tem que escolher bem para fazer tudo funcionar junto, uma boa é o Audiobus, obrigatório que vai fazer exatamente esse roteamento entre Synth de Entrada > Efeitos > Sequencers e Loops na Saída

A verdade é que tem jeito pra tudo hehe basta rachar em cima de manuais e forums internacionais e na linguagem técnica

Outro acessório que uso bastante é esse:


Eu acho muito legal gravar pequenas coisas, idéias, alguns ensaios, mas para algo sério professional o iPad ainda não tem bala para encarar, por isso meu desktop tradicional ainda tem bastante espaço no Studio e por isso que eu não invisto em uma plataforma como o iodock , prefiro estes acessorios pequenos

Jefferson_CE
Veterano
# fev/13 · Editado por: Jefferson_CE
· votar


Então... tem uma coisa errada na sua linha de raciocínio... o CCK não funciona em conjunto com o iOdock, porque é exatamente na mesma conexão, e seguindo, normalmente, quando se utiliza o Midi USB, o Midi Din é bloqueado, ou seja é um ou outro

eu sei disso, vou comprar o CCK pra o ipad não ficar parado enquanto consigo dinheiro pro io Dock, entendeu? Show. Valeu pelas respostas!

Edson Caetano
Veterano
# fev/13
· votar


Jefferson_CE
Correto hehe

Agora nem tanto pelo acessório (que é o que eu uso mais em teclados antigos sem midi Usb) e sim pelo app que acaba sendo o melhor multitimbral do ipad



Jefferson_CE
Veterano
# fev/13
· votar


Edson Caetano
Já tinha visto. esse app é irado, must have

fernando tecladista
Veterano
# fev/13
· votar


De qualquer forma, já optei por não vender o M50, inclusive comprei um iPad

é um bom caminho para você seguir
você pode ainda usar o M50 em algumas músicas e o Ipad em outras e criando combis para isso, sem ter muita dor de cabeça
você vai ate conseguir criar combis usando o ipad até misturando ou em split com timbres do korg

dá parte de aprendizado você pode ir testando coisas do ipad, e ainda ter o seu teclado sem ficar em desespero, testar um timbre do ipad no show e se não der certo, já voltar para o de sempre do teclado

no plano inicial de uma semana para outra você estaria com algo completamente se ter uma etapa de transição

Greenwood
Veterano
# fev/13
· votar


Jefferson_CE
eu fiquei encantado com a performance de uns caras daqui com Macbook + Controlador, por isso tô meio assim, querendo evoluir, mas estou com um pé pra trás mesmo, principalmente na questão de adaptação.

Qual a banda de Fortaleza que vc viu?
E qual o nome da sua banda? Toca o que?

Jefferson_CE
Veterano
# fev/13 · Editado por: Jefferson_CE
· votar


Qual a banda de Fortaleza que vc viu?
E qual o nome da sua banda? Toca o que?


vejo constantemente no órbita bar os tecladistas usando VST e samples, na minha cabeça: Mario 5, The Dillas, Artur Menezes.

Toco na The Sons e nosso som é autoral e (para sobreviver) covers de rock britânico e hits universais do rock nacional e internacional. Nosso som tem influência do Oasis, Coldplay, U2, Sabonetes

Greenwood
Veterano
# fev/13
· votar


Jefferson_CE

Legal!!! Qdo tiver show, avisa aqui... quero conferir!!! ;-)

Berg Varela
Veterano
# fev/13
· votar


Greenwood

Vc é de Fortaleza?passa seu face.

Berg Varela
Veterano
# fev/13
· votar


Jefferson_CE

me passa o seu face tambem.

Jefferson_CE
Veterano
# fev/13
· votar


Beleza! http://www.facebook.com/jsgalvao

Greenwood
Veterano
# fev/13
· votar


Berg Varela
Jefferson_CE

Sou de Fortaleza, sim. Mas, como me criei em Marte, não tenho face nem tuíte... ;-)
Avisa por aqui mesmo, no bate papo oficial!!!

Greenwood
Veterano
# fev/13
· votar


Pessoal,

Este tópico é fundamental para quem está neste dilema (que é o meu também)... entrar ou não entrar no universo dos VSTs... ou melhor... eu já estou na etapa "como entrar..."

Na prática, vcs chegam no barzinho ou no clube pra montar os instrumentos... e o computador? Quais os preparativos pro show no computador? Como é que deixa tudo em stand by???

Essa foi profunda... dava até outro tópico, mas tem tudo a ver com este aqui tb... ;-)

Edson Caetano
Veterano
# fev/13
· votar


Greenwood
Eu deixo tudo desligado, chego no barzinho, monto o set, tomo umas brejas, abro o Windows, abro meu Host e pronto, tudo se abre magicamente, não tem segredo

Alias o segredo é deixar o seu note bem clean, nada de pirataria, os craks abrem programinhas que aumentam bastante as chances de panes, nada de joguinhos, bastante RAM, HD rápido e com espaço livre, desligue tarefas de segundo plano, internet, antivirus, blá, blá

Tendo uma maquina boa, de boa procedência, com boms programas, ter problemas é muito difícil e um sistema bem confiante

Meu note tem boa autonomia, o iPad também, o controlador via USB, ou seja posso tocar sem nem me preocupar com tomadas, 3 horas é garantido mais do que suficiente, mas levo as fontes por precaução

Vamos te tirar de Marte Hehe

Greenwood
Veterano
# fev/13
· votar


Edson Caetano

Vamos te tirar de Marte Hehe

Acabei de comprar minha passagem de volta:
Notebook Samsung 500P4C-AD3 com Intel Core i7 6GB 1TB LED 14'' Windows 8
Agora é só esperar (aaaaarrrgh!!!) chegar, instalar o Sonar, as outras inúmeras tralhas que andei baixando (Native Instruments) e começar a experimentar!!!

Jefferson_CE
Veterano
# fev/13
· votar


Greenwood, tem casa de show em Marte? O que é que rola de som por lá? O Funk já dominou?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Agora falando sério. Parabéns pela aquisição!

waltercruz
Veterano
# fev/13
· votar


Acho que rola Interstella 5555 lá! :)



Greenwood
Veterano
# fev/13
· votar


Jefferson_CE

Ainda bem que aqui em Marte não toca forró!!!

waltercruz

Daft Punk é show!!! Taí uma apresentação ao vivo que eu queria ver...
Mas ainda curto mais The Chemical Brothers e Prodigy.

Mas estou voltando pra Terra... agradeço a força de vcs... tenho sido bem influenciado aqui!!! :-)

Jefferson_CE
Veterano
# fev/13
· votar


Ainda bem que aqui em Marte não toca forró!!! Quanto tá custando a passagem pra lá. Quero ir pra qualquer canto que forró não predomine. Pode ser nas favelas de Marte, não tem problema.

Jefferson_CE
Veterano
# fev/13
· votar


ae galera, meu iPad 3 chegou. Veio com iOS 5. Vale a pena atualizar?
Enquanto isso o bixim vai ficar guardado até eu conseguir um CCK ou até mesmo um io Dock. É triste, mas fazer o que?

Greenwood
Veterano
# fev/13
· votar


Jefferson_CE

Quando for inaugurar no palco, avisa, hein???

Marte está com os dias contados... em breve serei o rei dos VSTs e todas as gambiarras possíveis!!! Já encomendei 20 m de cabo!!!

Edson Caetano
Veterano
# fev/13
· votar


Jefferson_CE
1- atualiza sim, pra ontem... As novidades são sempre atualizadas para a os atual

2- porque guardar, vai usando o apps musicais exclusivos para iPad, uma dica fora do circuito das novidades Bebot... Um barato e excelente Theremin Like...., ou pode ir nos apps do Rudess, posso listar varios que nao precisam de teclados e se faz boa musica

Greenwood
Quero só ver heim, fazer este note aí ralar

Jefferson_CE
Veterano
# fev/13
· votar


Edson Caetano
Meu cartão tá estourado kkkkkkkkk
Tô doido pelo Geo Synthetizer, gosto dos apps do Jordan Rudess. Vamos que vamos...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a [AJUDA] transição de Teclado convencional para VST/Samples