[AJUDA] transição de Teclado convencional para VST/Samples

Autor Mensagem
Jefferson_CE
Veterano
# fev/13 · Editado por: Jefferson_CE


Olá pessoal do fórum 8 do Cifraclub,

Cá estou mais uma vez a pedir conselhos dos gurus da teclas espalhados pelo Brasil afora. Meu equipamento atual é um Korg M50 73. Adoro o bichim, inclusive cheguei a conclusão de adquirir um graças aos conselhos dos colegas aqui no fórum. Mas chegou a hora de progredir.

Estou querendo introduzir samples na minha banda, quero dar uma roupagem mais profissional ao negócio. Minha banda é autoral com influência no British Rock, ou seja, muito, muito, muito Pad, Rhodes (eu amo), Strings e, de vez em quando, um Piano, synth e Organ. Vou começar a ter aulas sobre samples e tecnologia MIDI, VST e etc então estou começando a questionar a funcionalidade do meu teclado na banda. Sei que muitos vão sugerir que eu continue com ele e compre Note+Interface, mas eu não tenho condições financeiras de adquirir os equipamentos necessários para VST sem que eu me desfaça do M50.

Tenham em mente que minhas condições financeiras são inadequadas para adquirir o que há de melhor no mercado.

Então, a grande dúvida minha é:
- Pego um Macbook White (core 2 duo, 2gb ram) usado na faixa de 1500 dilmas e compro controlador+interface ao meu gosto. Me preocupo bastante com as especificações técnicas desse mac, achei fraco, mas o pessoal diz que dá pra confiar no mac. Nunca usei OS X então não sei o quão eficiente é o hardware nesse SO. Sem falar que quero usar Kontakt e o que mais vier a somar no som, então fico muito preocupado. Preciso de conselhos sobre MACBOOKs

- Pego um Notebook com Windows 7 SO e especificações de hardware melhores que a do mac e mando brasa.

Amigos, estou realmente angustiado, sem saber qual decisão é a melhor e eficaz no palco, tenho medo de passar vergonha com o bichim dando pau lá em cima... Preciso de estabilidade, até o momento em que eu tenha condição de comprar um Nord dedicado para Rhodes e Pianos casando com os samples via note. Ou seja, vai demoraaaaaaaaaaar pra caramba.


Muito obrigado e tenham pena de mim nas respostas, sou tecladista mediano tendendo a novato. kkkkkkk

Grato.

Diego Mazala
Veterano
# fev/13
· votar


Jefferson,
tem uma dúvida importante: vc já buscou os preços dos softwares que vc vai usar? Só o kontakt custa $400,00.
Digo isso pq imagino que vc deva conseguir uns 3.500 no teu teclado, certo? O controlador que vc quer vai sair por quanto? Uns 1.000? A interface por volta dos 500? Acho que vai faltar grana pra comprar os softwares/samples.
Outra coisa, na página da Native diz que essa configuração que vc citou é a mínima, não a recomendada.
Parece consenso da galera que usa samples ter um SSD. Já é mais uma grana e nem sei se vc consegue colocar no MAC (acho que só saindo de fábrica).

Se for pra usar software pirata, talvez o Windows seja a melhor opção. Mas aí se rolar instabilidade vc nunca vai saber se é do hardware insuficiente ou dos cracks que vc usou nos softwares :/

PS: Não uso o laptop ao vivo, por isso não sou o mais recomendado pra falar. Tenho um Samsung I7 Win8 que uso pra gravar em casa com o Sonar. Não me dá problemas!

Abraço

Jefferson_CE
Veterano
# fev/13
· votar


sim, eu vi os preços, pesquisei, tem esse fator pesado. Me veio outra opção interessante de dar uma melhorada no som da banda é adquirir um iPad sem me desfazer do M50. Usar o GarageBand e mais alguns apps interessantes da apple que não tenham preço salgado demais. As Back tracks eu faria pra serem executadas por players simples dividindo L e R para saida de click pro baterista.

Estou confuso, não sei o que fazer realmente.

Edson Caetano
Veterano
# fev/13
· votar


Jefferson_CE
Sinceramente... Não mexe no bolo Hehe, eu certamente ficaria com o M50, ele para mim é profissional sim, basta você aprender a tirar mais dele Di que você acha que pode, editar melhor, formar combis melhores, layers mais elaboradas e etc...

A curva de aprendizado para note e controlador é bem enjoada, já vi muitos perderem a paciência e ao invés de evoluir com a sua banda irá perder muito tempo com detalhes técnicos

Mas vamos seguir... Afirmando que quer mesmo note

Mac ou Win tem que ser Intel i5 com 8gb e SSD, ou superior, pronto está com uma maquina muito atual, versátil e com bom tempo de vida futura, são maquinas de 2,5 / 3,5 K, configurações mais humildes dá, mas aí vai ter mais trabalho, se apelar para pirataria pior ainda, o sistema inteiro vira uma bomba, ainda mais em Windows

Uma interface bacana hoje morre mais 500 e no controlador mais uns 1000 e poucos...

Não é mais barato usar note e vsts, só é mais pratico para quem já tem note para outras coisas aí metade do caminho já andou

Opinião apenas, eu manteria o M50 por enquanto e iria aprendendo o mundo dos vsts com ele no seu computador atual, vendo as possibilidades, aprendendo, arrumando o set em algum host, compraria com calma uma bela interface e depois, bem depois, seguro, sem dúvidas dava a cartada final e anexava, veja bem ANEXAVA um note ao teu set

Boa dor de cabeça hehe

Edson Caetano
Veterano
# fev/13
· votar


Jefferson_CE
O iPad é bacana como complemento, como substituto não dá ainda ok se quiser te explico melhor isso já que ensaio semanalmente com um iPad

tmurback
Veterano
# fev/13 · Editado por: tmurback
· votar


Jefferson_CE
Se você vai vender o M50 é óbvio que você quer sonoridade bem superior ao M50, certo? Para isso, você vai precisar de bons programas, como, por exemplo, Mainstage, Reason, samples do Kontakt, dentre outros, programas esses que não costumam ser leves, pelo contrário, em geral, são bem pesados. Além disso, imaginando um cenário de uso ao vivo, esses programas pesados precisam rodar perfeita e tranquilamente em tempo real. Suponho que você vai querer fazer splits e layers, com efeitos e tudo o que tiver direito, por exemplo, um piano upright de 500MB com delay, reverb, simulador de amp, mais 2 pads para serem disparados em conjunto em layers distintos, e, depois, ainda fazer uma troca rápida para outro timbre tão cabuloso quanto esse. Ou seja, veja que o que já era inicialmente pesado, vai ficando cada vez mais pesado a medida que a gente vai customizando brincadeira, tanto em memória como em processamento, e tudo isso precisa rodar perfeitamente ao vivo. Por outro lado, se você não puder fazer isso e ainda ter todo o incômodo de carregar e ligar toda a parafernalha, de configurar tudo do seu jeito (demora um bocado pra saber usar e aprender a tirar som), vem a pergunta: para quê sair do M50? Essa é uma pergunta que você vai ter que responder. Esse Mac que você citou aí em cima, na minha humilde opinião, não vai te deixar realizado, pode esquecer. Eu tenho um MacBook Pro, i5, 8GB RAM, uso MainStage e um set básico de 10 timbres, com piano, clav, rhodes, wurly, órgão, pads e leads, alguns em layers ou splits entre si, timbres esses oriundos do próprio MainStage, do Reason e do Kontakt e já passei apuro. Então, véi, Mac não é esse mundo perfeito não. A máquina tem que ser boa.

Jefferson_CE
Veterano
# fev/13 · Editado por: Jefferson_CE
· votar


Edson Caetano, eu fiquei encantado com a performance de uns caras daqui com Macbook + Controlador, por isso tô meio assim, querendo evoluir, mas estou com um pé pra trás mesmo, principalmente na questão de adaptação.

O m50 é excelente, tem um poder de edição excelente, mas não é nada prático, principalmente pra quem não conhece teoria sonora. Só sei montar os IFX, efeitos de saída e efeitos básicos como cutoff e etc. Editar timbragem por onda aplicando efeitos, aqueles lances de AMS, etc, aquilo eu não sei absolutamente nada. Eu não acho nada prático, aquilo é pra quem é realmente profissional. Acho que por isso e vejo o VSTi como uma ferramenta interessante tanto para complementar o som quanto pra aprendizagem, pq pra mim, alguns deles são mais visuais, você tem acesso aos knobs, vc vê o som mudando na hora, se familiariza. Isso muito me interessa.

Mas voltando aos fatos:
O fator positivo, não ia precisar comprar controlador por hora, pq ia casar tanto som do iPad como do M50 já que ele permite isso. O modo combi permite definir os canais midi se vão usar timbre interno ou externo, isso seria interessante com iPad por exemplo. Meu medo é que tive uns estresses com a combinação M50 + A-500 Pro. O som cortava do nada, sem nenhuma razão, bastava o a500-pro estar ligado via midi no M50 e pronto. Cheguei a conclusão que era um problema de compatibilidade e vendi o a-500. Tenho medo de ocorrer o mesmo com iPad.

O chato é que eu gosto de ter acesso a muitos pads e knobs, além disso eu fiquei gamado nas teclas do a500-pro, to achando as do m50 uma droga agora, sem falar do aftertouch... Tá osso.

Outro fato: O baterista e eu estamos querendo colocar uns backtracks de pads, strings e algumas marmotinhas das nossas músicas. Será que o iPad 2 seria uma boa aquisição para utilização no palco para essa utilização? Usar garageband, alguns apps extras e um player pra disparar backtracks em Mono (no L, por exemplo) e enviando click em R. Isso é possível? O iPad tem condições de hardware pra aguentar esse tipo de operação?

Por favor, me dê mais esclarecimentos sobre sua forma de utilizar o iPad para a música


tmurback, era o que eu estava precisando ler! Muito obrigado! As vezes a gente recebe uns conselhos tão ruins, um deles foi que Macbook White aguenta o tranco brincando.

Jefferson_CE
Veterano
# fev/13 · Editado por: Jefferson_CE
· votar


Mil perdões pelo dual post.

tmurback
Veterano
# fev/13
· votar


Jefferson_CE
Então, só não quero te desanimar. Com um pouco mais de recursos acho que você consegue ir para o mundo dos VSTs com tranquilidade. É um mundo novo, com muitos recursos, muita coisa legal. Só não pode ser algo pra passar raiva, pra regredir. Meu set é simples: Korg X50, que poderia muito bem ser um M-Audio Axiom 61 (~1000), uma Digidesign MBOX2, que poderia muito bem ser uma M-Audio FastTrack Pro (~700,00), e o MacBook Pro i5, 8GB de RAM (~3200,00), que poderia ser uma boa máquina Windows 7 ou Windows 8 (~2000,00). Veja, eu acho que cabe no seu orçamento e vai te atender muito bem. É o set de todo iniciante no mundo dos VSTs, mas que já dá plenas condições de fazer alguma coisa bem profissional. Você não vai ter o top, assim como eu não tenho, e vai ter algumas limitações, assim como eu tenho, especialmente em carregar muitos timbres simultaneamente. No entanto, creio que vai conseguir uma sonoridade melhor que no seu M50, assim como tenho em relação ao meu X50. Atualmente, eu só toco com VSTs ao vivo.

Edson Caetano
Veterano
# fev/13
· votar


Jefferson_CE
Então estas firulas que quer vira sussegado, mesmo trabalhando direto com o m50 como seqüênciando algo e enviando os sinais, mas tem que ter as manhas, escolher os apps corretos, porque não é tudo que tem core midi, porta virtual, trabalhar em background etc... Hehe é outro que precisa pegar o jeito, mas muito mais tranquilo do que vst

Eu adoro trabalhar musica com o iPad, já tem bons apps, e é sim um belo parceiro para o m50, no meu Kronos roda perfeito, se bem que o A800 pro também roda, acredito que foi alguma falha sua de configuração, mas agora já era

Continuo dizendo para ir com calma para cima deste mundo novo, se não teve paciência de mexer com o teclado, com notebook a coisa piora viu, eu acho mais díficil ainda

Talvez o iPad seja muito legal, já que o 2 de 32 gigas (igual ao meu) roda tudo e custa uns 1200

Jefferson_CE
Veterano
# fev/13 · Editado por: Jefferson_CE
· votar


Então vou de iPad 2 32gb, falta só achar pra vender num preço bacana e parcelável. Sugestões são muito bem vindas.

Como você usa o iPad? Pode me explicar? Tem um iRig ou algo do tipo? como faz pra mandar o sons do iPad pra PA? Ele fala bonito na PA?

Tem algum vídeo seu que possa me mostrar?

tmurback eu ia dar um tiro no escuro, não adianta querer se botar a fazer algo sem condições técnicas e financeiras. Você não me desmotivou, só me fez perceber que não é tão simples quanto eu imaginava, mas continuo admirando muito VSTs e um dia, com melhores condições, irei utilizar.

Shadad
Veterano
# fev/13
· votar


Jefferson_CE

Já pensou em vender o M50, juntar a grana da venda do M50 com essa grana que você tá querendo investir em um laptop+controlador e comprar um teclado top?

Com um teclado top, além de dar uma boa turbinada nos timbres, você poderia usar samples, backtracks e ter à mão os pads, faders e knobs que você tanto almeja. E o melhor de tudo: sem a complicação de levar um monte de equipamento para os shows/ensaios.

Jefferson_CE
Veterano
# fev/13 · Editado por: Jefferson_CE
· votar


Shadad eu não tenho dinheiro extra. O capital que eu iria investir na compra desses equipamentos seria o adquirido com a venda do M50 somada a umas 1000 dilmas sofridas, ou seja, daria uns 4000 mil. Não tem nenhuma opção agradável de teclado top nessa faixa de preço.

Edson Caetano
Veterano
# fev/13
· votar


Jefferson_CE
Um dos iPads mais baratos
http://www.fastshop.com.br/IPAD-2-PRETO-COM-16GB-E-WI-FI,product,AEMC7 69BRA,8043.aspx

Não tem mais o 2 novo de 32gigas apenas com 16, mas rola de boa, eu perco muitos gigas com joguinhos e outras bobagens

- para conectar no teclado tem duas opções, com adaptador CCK e cabo USB no Kronos funciona assim, se o teclado só tiver midi qualquer interface como o irig midi serve

- o som vai pro PA através da saída p2 analógica, não tem a presença de um TOP, muito aquém disso, mas nos apps bons mesmo fica muito bom

Tem um topico sobre iPad fácil de achar que já falamos tantas coisas que acho que vai ser bom você ler isso ok

Jefferson_CE
Veterano
# fev/13
· votar


Obrigado pelas dicas! Acho 16gb muito pouco, eu também gosto de jogos. É uma tentação. Bom, vou ver se adquiro no começo do mês de março. Quero comprar uma interface, algo que sirva tanto pro iPad quanto pro meu pc de mesa aqui em casa, será que tem como?

Edson Caetano
Veterano
# fev/13
· votar


Jefferson_CE
A simples uca222 serve Hehe mas tem outras muito boas que servem para ambos

Edson Caetano
Veterano
# fev/13
· votar


Jefferson_CE
Não tem mais ipads 2 com mais de 16gbs, o retina mais barato de 32 já soma aí mais 600 reais pelo menos...

No iPad tem outros meios de economizar memoria, ter boa internet para abaixar quando quiser seus apps favoritos, principalmente jogos grandes, cansou apaga, quer lembrar instala de novo

Ter um bom serviço na nuvem, uso o dropbox e meus videos, pdfs, musicas, e tudo mais ficam On line, para musicas se voce ouve muito é obrigatório ter o match

Com isso tudo 16 gigas rende, e o desconto no preço é bem interessante

Lembre que vai gastar pelo menos uns 100 dolares para comprar os principais apps musicais, pelo menos 100, mais o cck, mais, mais, a brincadeira aqui também nao para de subir

Jefferson_CE
Veterano
# fev/13 · Editado por: Jefferson_CE
· votar


Edson Caetano como é que faz pra ligar UCA222 em M50 e iPad, nunca entendi essa recomendação dessas interfaces da Behringer, não sei como faz pra ligar tudo. Além disso tem a questão da alimentação do iPad, colocando o CCK não da pra carregar enquanto toca.

Acho q vou acabar pegando um iRig MIDI

Edson Caetano
Veterano
# fev/13
· votar


Jefferson_CE
Mesmo que você pegue o irig midi, o cck continua extremamente recomendado, é ele que vai disponibilizar uma porta USB para o iPad e permitir que uma gama gigantesca de acessórios possam ser usados

Com ele o iPad não vai carregar, mas tem que ficar atento para a autonomia do aparelho, ensaio por 3 ou 4 horas e a bateria perde uns 40 / 50 % da carga, ou seja ela dura

Tem acessórios paralelos que fornecem uma porta para o carregador, se precisar mesmo tem opção

A UCA é uma interface de audio USB, no iPad ela vai ser usada somente com CCK e para gravar direto com ela, mais simples impossível, no computador a mesma coisa e pluga a saída de audio do seu M50 nela se quiser gravar estes soms

Você perguntou sobre uma interface de audio, por isso disse a UCA porque ela é barata, mas qualquer placa que nao precise de drivers ou seja class compliant funciona com o iPad, e nisso se vai muitas opções como a linha US da Tascam

Mas é isso

Jefferson_CE
Veterano
# fev/13
· votar


Edson Caetano, muito obrigado. Quando eu tiver com o iPad, te procuro novamente, pode ser?

Grato a todos que contribuíram.

waltercruz
Veterano
# fev/13
· votar


Esse Mac que você citou aí em cima, na minha humilde opinião, não vai te deixar realizado, pode esquecer. Eu tenho um MacBook Pro, i5, 8GB RAM, uso MainStage e um set básico de 10 timbres, com piano, clav, rhodes, wurly, órgão, pads e leads, alguns em layers ou splits entre si, timbres esses oriundos do próprio MainStage, do Reason e do Kontakt e já passei apuro.

É fogo. O meu é um Core2Duo 2.4 com 8 Giga de RAM. Apuro eu nunca passei por causa do computador em si. Já tive problemas com uma versão meio bichada do Kontakt que tava usando e já tive problemas dele desligar no meio do show, mas porque o meu carregador estava com problema. Tenho um concert gigante que uso no iFloyd, com pelo menos uns 50 timbres (Mainstage, Kontakt, Amplitube e outros synths), e nunca me deixou na mão. Mas apesar disso, eu sinto uma certa lentidão em alguns momentos que irrita. E pra produzir música, como eu gosto, usando o Ableton e mlhares de plugins, as coisas começam a ficar complicadinhas e eu tenho de ficar dando freeze toda hora.

waltercruz
Veterano
# fev/13
· votar


Já pensou em vender o M50, juntar a grana da venda do M50 com essa grana que você tá querendo investir em um laptop+controlador e comprar um teclado top?

Com um teclado top, além de dar uma boa turbinada nos timbres, você poderia usar samples, backtracks e ter à mão os pads, faders e knobs que você tanto almeja. E o melhor de tudo: sem a complicação de levar um monte de equipamento para os shows/ensaios.


O Shadad fez o mesmo conselho praticamente pra mim uns dias atrás. Quem dera eu tivesse dinheiro para ter um teclado top! :) hehehe mas acho que ainda assim eu acabaria levando vstis pro palco.

tmurback
Veterano
# fev/13
· votar


waltercruz
O que é esse iFloyd? Você usa ele como gerenciador ou o MainStage? Qual a sua placa e o tamanho do buffer que vc trabalha? Valeu.

Eu tenho trabalhado com o MainStage como gerenciador. Apesar de excelente, tanto em funcionalidades como em timbres, tenho achado ele um tanto pesado quando faço splits e layers, por exemplo, com Reason ou Kontakt.

waltercruz
Veterano
# fev/13
· votar


iFloyd é meu Pink Floyd Cover :)

É o projeto mais complexo em termos de quantidade de timbres, ter backtracks e samples que eu disparo em alguns momentos..

Eu trabalho com buffer de 256. Meu gerenciador principal é o Mainstage mesmo.

Aqui vai uns screens do template que uso atualmente:

https://dl.dropbox.com/u/573540/iFloyd_-_novo.png
https://dl.dropbox.com/u/573540/iFloyd_-_novo-2.png
https://dl.dropbox.com/u/573540/iFloyd_-_novo-4.png

Qualquer dúvida to a disposição! :)

Berg Varela
Veterano
# fev/13
· votar


Jefferson_CE
Moro em Fortaleza e antes de eu comprar meu teclado,um MID LEVEL,fucei muito um M50 61 de um amigo meu,e achei ótimo equipamento,optei por outra marca,por causa de um timbre especifico que uso muito(piano)e o sistema de teclas,pois no KORG M-50 eu não gostei e nem com muita edição.

Não entendo porque o KORG M-50 não estar atendendo suas expectativas,pois os timbres que vc colocou que mais usa,PADS,RHODES e STRINGs ele tem ótimas opções.

Tenta trocar ele num MOX7, JUNO-STAGE,JUPITER-50,ou um KROME-73,não vai pros VSTs logo de cara não.

Espera e mais tarde da uma apertada e compra um note e depois o controlador e já dar pra usar,depois vc comprar uma placa de áudio.

Eu mesmo comprei,um por um.

Jefferson_CE
Veterano
# fev/13 · Editado por: Jefferson_CE
· votar


Berg Varela, conterrâneo! Bom saber que há tecladistas de Fortaleza interagindo no forum!

Bom, o M50 atende muito bem minhas expectativas em timbragem e praticidade, foi um salto de qualidade quando o troquei pelo Juno Di que eu tocava. O único porém é que estou precisando de mais recursos, principalmente de armazenamento e disparo de backtracks, synths mais interessantes e edição de timbres mais intuitivas pra criar algo meu. Gosto muito do teclado, tanto que chegamos a conclusão ao longo da discussão que o melhor é um iPad por hora, pra somar ao que disponho no M50 sem precisar passar por uma longa adaptação e grande investimento de dinheiro (o que não disponho no momento). E concordo com você, Pads e Strings do Korg são show. já os Rhodes, nem tanto, eu gostava mais dos oferecidos pelo Juno Di, acredita? E concordo com você, realmente o ponto mais baixo do m50 são as teclas...

waltercruz
Veterano
# fev/13
· votar


Jefferson_CE

Saiu um Rhodes da Ik Multimedia pra iPad uns dias atrás, e tá pra sair um outro tb, o Neo Soul Keys, versão pra iPad. O Neo Soul parece ser bem legal.

Jefferson_CE
Veterano
# fev/13 · Editado por: Jefferson_CE
· votar


me expliquem uma coisa, existe latência entre controlador midi e Ipad ligados por cabo midi? Vi esse lance de coreMidi do iPad mas não entendi muito bem.

EDIT: Apareceu uma oportunidade de pegar um ipad 2 16gb usado por 1000 reais parcelado, acho q vou pegar! To no GAS!

André Luiz Keys
Veterano
# fev/13
· votar


Não tive condições para ler as respostas.

Eu uso 2 sets e um deles é totalmente baseado no Macbook Pro.

Uso um Macbookpro e um controlador Roland A-800PRO + interface Roland QUAD CAPTURE, rodando o MAINSTAGE 2 com os timbres do LOGIC PRO.

O Logic + Mainstage 2 custam R$ 500,00. O Mainstage separado custa só R$ 60,00 ($30) e tem vários timbres inclusos.

Com relação à máquina, para uso profissional seria ideal compra um com processador I5 ou I7 pra ter mais segurança.

Pra ter ideia, se vc quiser nem precisa usar interface, pois o sistema dele é tão redondo que roda o Mainstage sem latência, mesmo disparando backing tracks.

Eu uso a interface pela conveniencia das saídas P10 e pelos conversores de áudio, mas não seria totalmente necessário.

Espero ter ajudado em algo

Jefferson_CE
Veterano
# fev/13
· votar


Galera, peguei um iPad 3 64gb. Assim que chegar eu venho pertubar vocês!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a [AJUDA] transição de Teclado convencional para VST/Samples