Surra no Fantom G6

Autor Mensagem
andematos79
Veterano
# fev/13


Como é de conhecimento de alguns estou saindo dos arranjadores para Sintetizadores , então comprei um Fantom G6 e estou fuçando primeiramente as coisas mais básicas, mais uma delas está me matando .
To tomando uma surra pra guardar os favoritos no modo LIVE, quero programar então faço tudo certo , Bank 1 ( baixo + Guitarra ) ae volto e acrescento um orgão ( baixo + guitarra e Orgão ) e quando tento gravar no banco 1-02 ( da a mensagem de resgistrando ) e depois parece q funcionou , quando volto está os dois bancos iguaiszinhos ... Q estou fazendo errado ?
Pelo que vi no manual é assim mesmo , q está errado ?

silvG8
Veterano
# fev/13
· votar


andematos79
Vou tentar falar de uma maneira simples…

Quando você usa um Live Set, você salva este em uma numeração específica, podendo ter até 512 combinações de sons diferentes salvas.

Ao criar uma combinação, você precisa salvar esta configuração. No caso, você vai precisar de 2 live sets de numeração diferente. Você precisa editar e em seguida salvar cada um desses.

O que você quer fazer é:
USER LIVE SET 001: baixo + guitarra
USER LIVE SET 002: baixo + guitarra + órgão
Lembrando que os números são aleatórios e vai depender de quantos live sets você já salvou.

O que eu posso sugerir:
Salve apenas um Live Set, com baixo + guitarra + órgão. Desta forma você controla o volume de cada parte de acordo com a sua necessidade, usando para isto os sliders. Além disso, você vai gastar apenas 1 de seus espaços de favoritos e LIVE SETS.

Resumindo… o que você está fazendo de errado é não salvar o LIVE SET depois de modifica-lo, usando uma "numeração" diferente para este som.

Abraço e boa sorte!

andematos79
Veterano
# fev/13
· votar


E onde o botão favoritos entre nisso ? Ou não entra ?

André Luiz Keys
Veterano
# fev/13 · Editado por: André Luiz Keys
· votar


Depois de criar o LIVE SET com uma posição diferente na memória de usuário, você cria o FAVORITE de cada um.

Qualquer dúvida nos contate pelo Suporte Técnico da Roland:
http://www.roland.com.br/suporte/questions

andematos79
Veterano
# fev/13
· votar


Justamente ai estou na duvida , criei o Live Set , até mudei o nome para o nome da música e tudo , gravei o bank 1-01 e depois quando tento gravar o 1-02, ficam iguais , mesmo eu tendo colocado o Organ !!!

andematos79
Veterano
# fev/13
· votar


...Eles ficam com a mesma configuração !!!!!!!!!!!

Artref
Veterano
# fev/13
· votar


Cara, teve uma época que eu dei um salto gigante, como você fez, e peguei um teclado bem mais complicado, era um Triton Extreme (tecladasso!). Fiquei perdido. Mas o esquema que deu certo pra mim foi separar uma hora por dia para explorar o teclado usando o manual. Você cobre um "tópico" do manual por dia. Pegue 2 ou 3 páginas, sei lá, e faça o procedimento no teclado (porque não adianta só ler).

Depois de 1 ano eu sabia fazer acho que praticamente tudo no Extreme, já havia programado todas as minhas combinações, tinha sequenciado várias músicas e tinha até sintetizado os meus próprios sons, coisa que eu nunca tinha feito. E o mais legal é que esse conhecimento me ajuda até hoje já que a Korg segue o mesmo esquema. Também me ajudou a entender os outros de outra marca, pois todos os workstations têm praticamente o mesmo jeito de colocar as coisas.

Faça isso, vai ser bom e garanto que vai ser até legal.

andematos79
Veterano
# fev/13
· votar


Vejam só , eu estou utilizando o favorites muma boa no modo " single" mas quando mudo pro modo "Live" a coisa fica impossivel , e digo que estou fazendo da mesma forma , no single mudo o Timbre e grava no banco 1-01 , modo outro e 1-02 , e assim sucessivamente, mas no modo Live tá fogo !!!!

silvG8
Veterano
# fev/13
· votar


andematos79
Então... acho que entendi qual está sendo o problema.

Quando você editar um som no modo LIVE (não nos favoritos, mas na parte de criação do som mesmo), você precisa salvar esse novo som. Quando você fizer isso, você vai ocupar 1 número (de sua escolha) dos LIVE SETS. Depois de editar tudo que escolheu, você tem que apertar WRITE, para salvar esse novo LIVE SET. Depois de salvar é que você consegue colocar ele nos favoritos.

Boa sorte!

andematos79
Veterano
# fev/13
· votar


show CARA vou tentar isso quando chegar em casa !!!
Deixa ver se entendi ...
Vou salvar uma configuração assim Baixo + Clean Guitar .... Coloco nos favoritos certo ?
Depois volto acrescento um Organ e fica Baixo + Clean Guitar + Organ aí aperto Write novamente e assim o coloco no Favorito ?
Resumindo depois de qualquer alteração de efeito ou timbre vou ter que usar o Write ?

Seria isso ???
Irmão obrigado pela compreensão , talvez essa a coisa mais simples no G6 ,e estou sendo um pouco chato , mas, para mim é o MAIOR e Mais importante passo , pois enquanto eu não aprender isso , não vou poder lança-lo na Banda , se eu aprender isso , depois caio dentro do manual e aprendo tudo q eu precisar ....

silvG8
Veterano
# fev/13
· votar


andematos79
Sim! Aperte o WRITE novamente e salve em uma posição de LIVE SET diferente do outro timbre.

Resumindo é o que você falou mesmo... no Fantom-G ou qualquer outro equipamento atual, toda vez que você faz alguma modificação tem que salvar em seguida.

Depois de ter os dois sons salvos em posições diferentes você consegue adicionar nos favoritos sem problema algum.

andematos79
Veterano
# fev/13
· votar


Então a minha impressão estava correta é mais fácil usar o "Favoritos"no modo Single do que modo Live ?????

silvG8
Veterano
# fev/13
· votar


andematos79
Não.... essa impressão sua é apenas porque você ainda não tem nem o conhecimento e nem a vontade de editar sons no modo single. Funciona da mesma forma... se você alterar por exemplo um piano no modo single, você tem que apertar WRITE e salvar ele como um novo som (USER).

Daqui a pouco você pega a manha. Se for de Vitória - ES, eu posso até te ajudar pessoalmente..... mas se não for, a gente vai aprendendo por aqui mesmo. :)

andematos79
Veterano
# fev/13
· votar


SilvG8 obrigado pela compreensão , pela ajuda !!! Sei que em foruns seja sobre qualquer coisa os tópicos se movem pelas discussões tipo "sexos dos anjos" infindáveis discussões sobre quem é melhor o FG ou XS ? Blá blá blá , mas quando é pra ajudar a coisa fica difícil ... Obrigado por tudo tenho quase certeza de que vou chegar em casa e mandar ver !!!!!!!!!

andematos79
Veterano
# fev/13
· votar


Ah quanto a edição dos timbres será meu próximo passo , seja no modo single ou Live, mas depois de dominar a gravação de bancos para uso na Banda !!!

andematos79
Veterano
# fev/13
· votar


Amigo Silvg8 posso te fazer uma pergunta ? Pode responder com toda sinceridade do mundo ...

Acha doideira o que fiz , sair de um PSR 710 ( Arranjador) para um G6 ???
Vale destacar alguns fatores peguei um G6 Quase que ZERADO na caixa , Tudo NOVINHO EM FOLHA, com preço bem bacana , pensei na oportunidade e aproveitei pois na minha humilde visão, quando se fala de instrumentos profissionais ( Sints ou Works) vc só encontra usados cheios de marcas de uso , pois os mesmos rodarão as igrejas , estúdios ou palcos da vida . Fiz bem ?

silvG8
Veterano
# fev/13
· votar


andematos79
Cara, fica tranquilo. Você fez o melhor negócio que poderia ter feito... partiu de uma coisa amadora de sonoridade limitada para um mundo de novas possibilidades e experiências.

Fique tranquilo, você fez o que todo mundo gostaria de poder fazer. O G8 foi meu primeiro teclado e não me arrependo nem um pouco.

Abraço!

andematos79
Veterano
# fev/13
· votar


VLW FERA

andematos79
Veterano
# fev/13
· votar


gsilvg8 show de bola cara ! consegui como vc mesmo dissera eu não estava salvando o liveset, tbm eu na minha inexperiência não sabia q o favoritos dependiam do liveset !!! Pow não tinha me dado conta de q as 512 memórias user são duas vezes a quantidade de arquivos nos bancos de favoritos !!!
obrigado mesmo cara se não for incomodar posso tirar as dúvidas com vc sempre? prometo q agora vou deslanchar

silvG8
Veterano
# fev/13
· votar


andematos79
As dúvidas que surgirem podem sim ser sanadas por aqui. O lance é que não pretendo ser o manual virtual! Heheheh!! O que considerar mais complicado eu explico… :)

Eu posso sempre te direcionar para a resolução do seu problema, mas tenho certeza que muitas vezes vou te direcionar para o manual. O início é mais complicado mesmo, mas em pouco tempo você pega a manha.

andematos79
Veterano
# fev/13
· votar


amigo fica tranquilo não vou fazê-lo De manual virtual, acho q me expressei mal, estou engolindo o manual vou me sair bem, estou cada vez mais convicto Da boa escolha q fiz em mudar! obrigado pela força mais uma vez

andematos79
Veterano
# fev/13
· votar


amigo fica tranquilo não vou fazê-lo De manual virtual, acho q me expressei mal, estou engolindo o manual vou me sair bem, estou cada vez mais convicto Da boa escolha q fiz em mudar! obrigado pela força mais uma vez

andematos79
Veterano
# fev/13
· votar


amigo fica tranquilo não vou fazê-lo De manual virtual, acho q me expressei mal, estou engolindo o manual vou me sair bem, estou cada vez mais convicto Da boa escolha q fiz em mudar! obrigado pela força mais uma vez

andematos79
Veterano
# fev/13
· votar


amigo fica tranquilo não vou fazê-lo De manual virtual, acho q me expressei mal, estou engolindo o manual vou me sair bem, estou cada vez mais convicto Da boa escolha q fiz em mudar! obrigado pela força mais uma vez

silvG8
Veterano
# fev/13
· votar


andematos79
Tranquilo! Eu não estava achando que faria isso. Fico feliz em ter ajudado a resolver seu problema. Pode ter convicção porque o que fez é o ideal para seu crescimento, musicalmente falando.

andematos79
Veterano
# fev/13
· votar


silvG8 tem alguma caixa para me indicar ?
Se não me engano vi vc falando de uma caixa da roland em outro tópico ...

Outra coisa de desfez do seu G8? algum problema ? Ou pegou outra coisa melhor ?

André Luiz Keys
Veterano
# fev/13
· votar


andematos79
tem alguma caixa para me indicar ?
Se não me engano vi vc falando de uma caixa da roland em outro tópico ...


A roland tem ótimas opções:

Linha KC, a partir da KC-350:
http://www.roland.com.br/roland/produtos/category/38

CM-110 / CM-220 (para instalações fixas):
http://www.roland.com.br/roland/produtos/category/184

andematos79
Veterano
# fev/13
· votar


BOA ERA ISSO MESMO QUE TINHA VISTO KC 350 VALEU ANDRE

andematos79
Veterano
# fev/13
· votar


Putz !!!! é carinha né ??? Jesus !!!!

silvG8
Veterano
# fev/13
· votar


andematos79
A linha KC, indicada acima, é excelente. Isso não quer dizer que é o que precisa. Eu particularmente escolheria a linha de monitores HS-80M da Yamaha.

Infelizmente os preços de caixas para teclados estão abusivos demais... estou pensando em começar a explorar outras idéias. De qualquer forma, a escolha vai depender da sua necessidade... a Roland CM-30 por exemplo é excelente, pequena e portátil. Possivelmente pego uma dessas.

Quanto a me livrar do G8, aconteceu porque ele era simplesmente gigante e principalmente porque reproduzir instrumentos reais não é minha praia... gosto de sintetizar sons e criar coisas novas. Nesse aspecto o Fantom-G é relativamente limitado quando comparado aos VA. Atualmente tenho um V-Synth GT, que trocaria facilmente por um Virus TI2 Keyboard, mas que me agrada no geral.

Quanto aos sons como piano, etc. prefiro usar meu Macbook... os resultados definitivamente são melhores que qualquer workstation por aí. :)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Surra no Fantom G6