Teclado controlador - entendo o que é

    Autor Mensagem
    Ismah
    Veterano
    # dez/12


    Galera, eu estive muito tempo ausente, pois acabei quase que abandonando as teclas por motivo da guitarra. Por ela também estou voltando (pior que mulher, essa daí). Comecei a mecher profundamente com VST's e VSTi's, pois como a guitarra não tem acompanhamento... Sim, sou tecladista nato kk

    Bom comecei a ver a coisa toda e me embananei com algo que eu achei que dominava... TRISTE ENGANO!

    Controlador MIDI envia um sinal MIDI (capaz?) para o PC. Aí entra a placa de som, ou interface de audio...

    - QUE há de ser isso? Quero dizer, o que isso faz?
    - Como que eu faço ligações?

    Já concluí por meiso próprios, que a inteface converte sinal. Também que eu ligo a saída P10 do teclado na entrada P10 da interface, só que isso me pareceu ilógico... então poderia usar qualquer sinal assim... Vi um cara que usava um interface de guitarra no teclado...

    - Com a tal interface, eu posso usar meu quase aposentado Casio CTK800, como controlador MIDI, apenas enviando o sinal de áudio, para a interface?

    Ah exite algum programa que eu use como workstation? Quero dizer, existe algo que eu possa fazer um controlador virar workstation?

    Ismah
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Já ia me esquecendo, pretenderia usar isso em associação a um Netbook, e um HD externo (1Tb cabe bastante VSTi) via USB 3.0, ele teria que ter algo especial?!

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Ismah
    Interface de audio é a sua placa de som, ponto, pode ser externa, interna, não muda o fato dela ser a conversora de som digital para analógico, que vai sair nas caixas de som

    Ou seja, o controlador, SEMPRE, vai controlar o soft, nada mais sai dele, alem de um cabo USB ou midi, o som é gerado dentro do computador

    O fato de colocar o cabo p10, vai fazer com que apenas o som próprio do teclado, entre no computador, mas sim como audio e nao midi mais, isso sempre ocorre com pessoas que usam os teclados como controladores

    Se acha que o som do seu equipamento é válido use o p10 e grave, se só quer vst, esqueça ele e use apenas o USB ou midi

    Clareou um pouco mais aí?

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Ismah
    Netbook? Se forem os antigos, tipo aqueles acer azuis (tenho um) esqueça, vai ser muito ruim, é fraquínho demais, e o HD externo para que? Só se você for usar imensas bibliotecas de samples

    Uma boa máquina, um i5 com 8 de RAM, um Ssd de 256gb assim, e uma plaquinha de som bacana, tem computador para uma década

    Ismah
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Edson

    "Ou seja, o controlador, SEMPRE, vai controlar o soft, nada mais sai dele, alem de um cabo USB ou midi, o som é gerado dentro do computador "

    OK até aqui tá claro, mas como diabos eu faço a ligação de um controlador ao PC? Saída USB ou MIDI do teclado na USB ou MIDI do PC, certo???

    Onde entra a placa de áudio externa? Quero dizer, onde eu coloco ela?

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Ismah
    O teclado precisa ter o conector adequado... Pode ser via USB direto, nos modelos mais novos ou cabo DiN, aquele famoso cabo midi USB, é só isso

    A placa de som vai para a saída, em outra porta USB, mas sem relação alguma com o controlador

    De novo, nem precisa ser externa, tem que ser uma placa de som, para receber o sinal dos softs

    Ismah
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    O netbook ainda não está comprado. Já o HD seria só pra mim ter a portabilidade de usar os VSTi's no desktop, e infelizmente meus library's são enormes rsrs estou com o Vienna que estoura já a memória de 256Gb solito.

    Ismah
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Edson

    "O teclado precisa ter o conector adequado..."

    Meu CTK800 tem uma saída USB tipo B, como sei se ele me servirá de controlador?

    "De novo, nem precisa ser externa, tem que ser uma placa de som, para receber o sinal dos softs"

    Que converteria o sinal digital em analógico novamente, certo?

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Ismah
    1- O manual iria te responder, mas parece que rola o midi através deste USB... O que esta esperando, pluga logo o cabo da impressora e joga o teclado para o computador Hehe

    2- negativo, tudo que é feito dentro do computador é digital, inclusive os comandos midi do teclado, a única hora em que ocorre a conversão e na saída para as caixas de som, por isso que teclados é mais fácil de gravar, sempre estamos no mundo digital, já na sua guitarra aí sim entra o analógico vira digital e volta analogico

    Ismah
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Buenas... o "manuel" me contou que só roda até Windows Vista, e eu rodo Windows 7, só alegrias kkk

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Ismah
    O driver roda só no vista, mas ele talvez consiga ir de class compliant, ou seja um dispositivo midi genérico

    Pluga logo este key no computador e veja, testar não quebra Hehe

    E outra, os manuais ficam defasados
    Sempre, SEMPRE, visite o site do fabricante
    http://support.casio.com/download.php?cid=008&pid=340&rgn=3

    Já tem o driver para o 7 no link que te dei

    Boa brincadeira aí

    Zebrão
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Edson Caetano

    Admiro sua disposição cara, você é um exemplo aqui FCC.

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Zebrão
    Culpa do PNL... Mas estou aqui em casa sem fazer nada, poderia estar roubando, bebendo, mas não, usei este tempo livre para pesquisar em sites de equipamentos hehehe

    Nada é perdido, tudo tem que ter um retorno positivo

    Ismah
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Faço o mesmo Edson, aí quando bate dia 5, a primeira oportunidade eu procuro ir testar algumas coisas, por isso me afastei do fórum hehe

    Ismah
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Edson

    Vc tem plena certeza que tem o driver que eu nescessito?! Virei a página até agora e nada de 800

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Ismah
    Vai no link, USB midi drivers, digital keyboards / pianos
    Tá ali, é um driver global para a maioria dos equipamentos Casio
    Não vai achar o 800 sozinho mesmo

    E a curiosidade, o que que tem dia 5, é folga ?

    Ismah
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    ok reconheceu o driver

    Ismah
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    agora tenho que entender o resto... só estou com o FLS X... que mais dá pra fazer?

    Dia 5 é dia de pagamento, convidar uma moça para jantar, e comprar peças de som kkk

    Ismah
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Funfou!!!! Agora temos um problema de configuração kkk... ele responde 1 oitava acima... tipo a nota D3 soa como D4 no VST

    Ismah
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    ah e tbm estou com um niño lag de 500ms +/-

    Ismah
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    a bateria confere o mapa MIDI

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Ismah
    500ms de lag, caramba Hehe diminui o buffer, 256 amostras é razoável, se não vai alterando os drivers de audio até chegar no aceitável

    Ismah
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    em 130 um harpeggio acaba 300ms

    Ismah
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Edson

    Ok tudo funcionando... agora começo a tocar com VSTi's... o lag aumenta (PC fraco é foda) precisarei de uma interface de áudio, certo? To me guiando por esse vídeo e suas sequências...



    Ismah
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    E assim a interface entraria numa USB do Netbook, e do outro lado as caixas de som... certo?!

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Ismah
    E o que toca som no seu computador é o que, alem de ser uma interface de áudio? Precisa aprender a configurar melhor, não adianta pegar uma placa poderosa se vai empacar nos mesmos passos

    Instala o driver asio4all fez?, tentou com o mme32? Wasapi? Alterou os buffers?

    A latencia para fica aceitável tem que estar abaixo de 20ms

    Ismah
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Ainda estou tentando entender onde entra a interface rs
    O asio4all eu tenho, os outros eu desconhecia... a latência que existente, é só com polifonia, ou notas mais rápidas que semicolcheias...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Teclado controlador - entendo o que é