Teclas Profissionais? não entendo!

    Autor Mensagem
    and_luiz_oliveira
    Veterano
    # ago/05


    iAê tudo bom?
    Eu entendo que teclas profissionais são aquelas teclas pesadas, tipo um roland alesis tem teclas profissionais. Bom fui tocar em um local tinha um "PSR 530" teclas semi profissionais, estava muito leves, bom voltei lá 3 meses as teclas parecia um roland ou um alesis, tava muito dura muito pesadas parecia profissional.

    Bom não perguntei para o dono porque ele se acha o melhor "o bom" não tenho nada contra à isso mas não me dou bem com esses caras, queria saber como posso fazer isso com o meu pq tenho um igual :D

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    texto confuso

    se eu entendi vc disse que as teclas mudaram de peso, isso é impossivel

    o maximo que os yamahas tem é um recurso de acertar o nivel do touch response (sensitivo) mas não altera a mecanica das teclas

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Só se o teclado estiver com os contatos sujos e as teclas estiverem emperrando, por isso parecem mais pesadas. Mas de resto, o peso não tem como mudar não, ainda mais em teclados mais simples.

    Theo22
    Veterano
    # set/05
    · votar


    and_luiz_oliveira
    Bom não perguntei para o dono porque ele se acha o melhor "o bom" não tenho nada contra à isso mas não me dou bem com esses caras

    Cara, seu texto ta muito confuso, vc misturou as coisas, o_O... explique novamente.

    Eu tinha um PSR-1100, e toquei no PSR-3000, não gostei das teclas, elas são muito leves, estou com um Korg PA, as teclas são bem melhores, porém não são ideais ainda.

    MetalKey
    Veterano
    # set/05 · Editado por: MetalKey
    · votar


    E ai galera! Já que estão falando em peso de teclas eu quero trocar uma idéia com vocês.
    Os teclados que já tive de teclas semipesadas (Alesis e Kawai) eu notei que eles tem uma barrinha de metal embaixo das teclas.
    Estive pensando em fazer um teste com um CCE que eu tenho. Será que se eu colocar barrinhas de metal embaixo das teclas muda o peso? Eu acho que as molas são fracas e a tecla vai ficar mais baixa entao terei que deixar as molas mais duras e poderia conseguir encurtando elas um pouquinho. Alguém entendeu o recado?
    Já pensaram nisto? Será que vale a pena tentar?

    eeevee
    Veterano
    # set/05
    · votar


    acho que é teste válido, mas só faz se esse CCE for só pra zuar, pq isso pode danificar o teclado.

    MetalKey
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Ah! Eu acho que teclados poderiam ser personalizados. Se um guitarrista pode usar diversos encordoamentos tipo 0.9 .10 etc... porque teclado não pode usar teclas de tal peso? Isto teria que ser independente do modelo. Sei que tem fabricantes que disponibilizam dois modelos de teclas, mas para uma determinada serie tipo SP88 e SP88x.
    Imaginem: Se o cara quer um Korg N264 e não gosta das 76 teclas leves é só ele equipar com 76 teclas pesadas.
    Na hora de comprar um Teclado se pudesse escolher a cor... Eu quero um Prata, preto, vermelho, azul, cor madeira, cinza etc etc... Seria bem legal!

    eeevee
    Veterano
    # set/05
    · votar


    é verdade, quem toca guitarra ou baixo tem muito mais opções de compra e personalização. E o bom é que você pode comprar um instrumento que não é top e aos poucos ir incrementando ele, deixando do jeito que você quer.

    and_luiz_oliveira
    Veterano
    # set/05
    · votar


    bom alguns entenderam!

    minha pergunta e se tem como eu mexer em algo conf. no teclado ou apertar um parafuso algo semelhante para deixar as teclas mais pesadas.

    emanuel macedo
    Veterano
    # set/05
    · votar


    bom

    nos teclados que tem a barrinha de chubo nas teclas existe tambem um contrapeso no final das teclas com molas , se vc tentar colocar estas barras em outro teclado que não possue esta tecnica no maximo vc vai rebaixar as mesmas...

    Guido Bersch
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Olá! Realmente é possível "incrementar" o seu teclado com teclas mais pesadas que as originais... Como o amigo mais acima comentou, alguns teclados possuem um preenchimento nas teclas o que incorpora um pouco de peso mas não chega a ser um problema em termos de execução. Algumas pessoas preferem teclas leves para poder executar timbres de órgãos ou leads, outras preferem pesadas devido ao costume de se tocar em piano (embora penso que cada instrumento é único e é praticamente impossível reproduzir o efeito de um instrumento em outro!). Tenho um velho workstation Korg X2 que originalmente não possui preenchimento nas teclas, mas seu primeiro dono mandou preenchê-las pelo costume que tinha em tocar piano. Particularmente achei a idéia interessante, pois eu também me criei na frente de um piano, e relativamente eficaz. Recomendo, no entanto, se você for p'ra esse lado, procure um serviço especializado pois é possível que aconteça como em outro tópico aqui do fórum que o cara tentou arrumar o teclado e deu o maior furo (sem ofensas, por favor!). E outro detalhe é o lance do custo... valerá à pena mexer no seu teclado ou será melhor comprar outro "pronto"?!
    Abraço

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/05
    · votar


    isso me deixa com uma duvida??????????

    eu acho que esse negocio de preencher ou colocar peso as teclas, as teclas ficariam mais leves já que o peso acrescentado está do mesmo lado que tocamos

    para o teclado ficar mais pesado o peso teria que ser do lado oposto ao que tocamos, mas não seria possivel, já que os teclados simples trabalham com mola e só há sistema de contrapeso nos pianos digitais

    emanuel macedo
    Veterano
    # set/05
    · votar


    exclarecimento

    em momento algum eu disse que e possivel colocar pesos em teclas, o amigo entendeu errado. ha uma grande diferenca a respeito de teclas AMADORAS E PROFISSIONAIS , as teclas amadoras são aqueles tipos de teclados que possuem somente as borrachas como sustentação para a propria tecla tendo como apoio o proprio terminal da tecla em plastico muito facil de quebrar,por este razão que e leve.

    teclas profissionais são aqueles jogos do qual cada tecla e montado em uma esterra de ferro individualmentes . cada tecla tem uma mola no seu terminal ou uma lâmina que dá mas peso ,outros teclados ainda possui um peso extra para impulsionar a tecla para cima (chumbo).

    exites gambiarras do qual alguns elementos usam silicone para endurecer as borracha , este tipo de serviço dificimente fica perfeito, dando rigideis em cada teclas e outras não.
    o silicone e apenas para vulcanizar as borrachas que rasgaram , mais se vc passar ao excesso vai fazer a borracha ficar rígida...

    MetalKey
    Veterano
    # set/05
    · votar


    fernando tecladista
    Eu saquei o lance de contra peso (peso do lado oposto - pipo uma gangorra que o peso fica no lado oposto que se toca). Assim elas ficam pesadas como a de um piano digital. Isto realmente faz sentido! Isto seria difícil fazer em um synth que não tem.
    Agora as teclas de ação semipesada elas tem chumbinhos embaixo da teclas. Pode dar uma olhada no Alesis Quadrasynth. Eu achei bem legais tocar com elas. Acho que o QS6 e QS7 também são assim e o QS8 deve ser como você falou.

    Guido Bersch
    Eu tenho um X3 e acho suas teclas muito leves (a do meu Kawai K1II são mais pesadinhas). Como que foi feito isto no seu X2? Teve que trocar o kit de teclas? São as mesmas teclas só que preechidas com algum peso? Achei isto muito interessante!
    O meu X3 tem teclas como a do Roland Juno-D, RS5 e JV35. Eu queria que elas fossem como a do Yamaha DX7, Alesis QS6 e Kawai K1II.

    Guido Bersch
    Veterano
    # set/05
    · votar


    MetalKey
    Então... como mencionei anteriormente, quando comprei o teclado (não comprei ele em loja!) ele já estava assim, o que me chamou atenção. Mas não me lembrei na época de pedir algum esclarecimento ao seu antigo proprietário. A verdade é que abrindo ele (e mesmo se você olha por baixo das teclas) reparei que, além dos contrapesos existentes no teclado, que é característico de teclas profissionais (como citado pelo amigo emanuel macedo) havia esse preenchimento no teclado todo. Lembro-me ainda que na ocasião estava em dúvida entre o X2 (que eu acabei adquirindo) e um X3 que estava à venda em uma loja. Testei os dois e senti a diferença de peso ao tocar as suas teclas (imagino que o sistema deva ser o mesmo para os dois!). Mas o X2 era levemente mais pesado (meio antagônico isso!) do que o X3. Na verdade foi um dos fatores determinantes que me fizeram comprá-lo. Observando todo o sistema de teclas nota-se que não é qualquer serviço (tipo, recorta um pedaço de PVC e cola com super bonder! :P). Penso que deve ter sido feito em alguma loja especializada ou talvez mesmo de fábrica (embora ache isso meio incomum!); ou ainda realmente substituição do kit de teclas. Sei lá... Mas enfim, está aí, tenho o bicho até hoje, não me arrependo de tê-lo e por enquanto, para as minhas pretenções musicais, ele está satisfazendo muito bem... No futuro quem sabe eu migre para uma das muitas novidades que existem no mercado hoje... Mas antes preciso juntar uma grana p'ra isso. :)
    Um abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Teclas Profissionais? não entendo!