Autor |
Mensagem |
pinton Veterano |
# out/12
Olá pessoal,
Eu tenho um RD 700GX e até hoje não encontrei nenhum som de piano igual (tanto o som quanto o "feeling" que as teclas dele proporcionam).
O lance é que o RD é bem pesado (25 kg) e não é tão fácil sair por aí carregando ele...Eu tinha um RD 300gx que usava para gigs (16 kg), aí era mais tranquilo..
Mas fiquei maluco com os NORDs e vendi meu RD 300 gx, vou inteirar a grana esse mês para comprar um. Minha dúvida é:
- Pegar o NORD STAGE 2 HA88 (18,5 kg) e usar para gigs (no lugar do RD 300 gx) e também quando for usar 2 teclados, utilizando o RD 700 para pianos e o Nord para e.pianos, orgaos e synth;
ou
- Pegar o NORD STAGE SW 73 (bem mais leve, 9 kg) para a mesma aplicação acima.
Minha dúvida básica é em relação às TECLAS. O Stage 2 HA88 seria aplicável para órgãos e synth tranquilamente? Eu estou mais para esse, porque no caso do SW73 sei que seria até melhor pra tocar esses timbres, mas quando for usar ele pra piano e piano eletrico em alguma gig sentirei falta do peso das teclas.
Não sei se entenderam o dilema rsrs! nego já falou pra eu botar o RD pra andar e pegar dois NORDS (um HA88 e um electro 3 p. ex...).
Mas o RD é de estimação e não quero me desfazer dele por enquanto..
|
pinton Veterano |
# out/12
· votar
e meu RD 700gx está expandido com a placa supernatural...
|
Edson Caetano Veterano
|
# out/12
· votar
pinton Como você já tem o Rd, com toda certeza EU iria para um SW, 9 kilos é sussegado, muito mais portabilidade e continua sendo fantástico
E nada de queimar o RD mesmo, excelente máquina
|
pinton Veterano |
# out/12
· votar
Edson Caetano
Eu penso exatamente conforme você em relação à portabilidade, porém fico sempre com muito receio das teclas leves..eu definitivamente não gosto delas para pianos e epianos e o instrumento portátil eu levaria pra todo canto pra usar esses dois timbres...Aí eu estou pensando: 9 kilos é muito portátil, mas mesmo os 18 kg do HA88 não o torna tão desajeitado para carregar, e com as teclas que eu gosto para esses timbres. O meu RD 300 eu carregava pra todo lado (16 kg). Neste caso a dúvida ficaria no usar o HA88 para órgãos e synths, teclas pesadas para esses dois timbres...
|
Felipe Vianna Veterano |
# out/12
· votar
De qualquer jeito é uma sinuca, não tem pra onde correr: teclas leves são ruins para piano e e.piano e teclas pesadas são horríveis para órgãos e synths. Fazer um glissando de Hammond em teclas pesadas é pra acabar com os dedos e a mão de qualquer um.
Eu, tal qual o Edson Caetano, iria no SW. Prefiro tocar os pianos nas teclas leves e ter o mais leve do que ter um bem mais pesado e com teclas horríveis para órgãos e synths. Na minha balança, os benefícios do SW superam os do HA.
Eu tenho um FP-4F e um Yamaha NP-30 com um JV-1010. Não tem como usar só o FP-4F com o JV-1010 justamente por causa disso, é muito ruim fazer acordeon, órgãos, synths, metais, essas coisas, em um teclado de órgãos pesadas. Se tiver que levar só um deles, levo o NP-30 com o JV-1010. Melhor usar as teclas "semi-pesadas" (pra mim, são leves) do Yamaha pra tudo que as pesadas.
Queria eu que todas as minhas dúvidas fossem assim, entre duas coisas ótimas (os Nords) pra combinar com outra ótima (o RD 700GX expandido), hehehe.
|
pinton Veterano |
# out/12
· votar
É verdade Felipe Vianna...é uma sinuca mesmo, vou pensar bem aqui pra decidir. ..mas será que as teclas do HA88 são mesmo tão ruins para órgãos e synths?
|
pinton Veterano |
# nov/12
· votar
comprei stage 2 HA88...abs
|
Levy_Carvalho Veterano |
# ago/13
· votar
muito bom esse nord stage oh!!
acho que minhas duvidas acabaram, vai ser esse mesmo!!
|
silvG8 Veterano |
# ago/13
· votar
Levy_Carvalho Por que dúvida?!? Esse é o instrumento digital "faz-tudo" mais extraordinário do mercado!
|
pinton Veterano |
# ago/14 · Editado por: pinton
· votar
só um breve relato. Quando criei este tópico (em out/2012), acabei resolvendo pegar o STAGE 2 HA88 mesmo. Após um tempo botei o RD 700Gx pra andar e peguei um MOTIF Xs7 pra fazer par com o nord...
bem..não rolou! senti uma falta danada daqueles pianos da Roland, não existe nada igual, não tem como comparar...os da Clavia simplesmente são muito, muito ruins perto da Roland...agora os hammonds e os synths do NORD.....putz!!! não tem comparação com nada..mas tocá-los com teclas pesadas é uma tarefa árdua rsrs...
o que eu fiz? Fechei hoje a mudança radical no setup: botei o Stage 2 HA88 pra andar, peguei um RD 800, zero bala, e um Nord Stage 2 SW 73 zerado tambem
agora to com as teclas adequadas em cada um e com os sons perfeitos. acho que daqui uns 10 anos mudo de setup hhehehe...
ah, e não to usando workstation no momento...samplers na banda disparo tudo no mac via logic pro..pronto.
|
pinton Veterano |
# ago/14
· votar
e a linha RD agora tá mais magrinha, perdeu 5 kg, o RD 800 pesa 20 kg e fica beeeeem mais fácil de carregar por ai...rsrs..o 700 gx era complicado (25 kg)
|
pirovani_es Veterano |
# ago/14
· votar
Interessante ler seu relato! Mas e qnto as teclas em si? Vc prefere as do RD 800 em relação às do Stage 2 HA? Fiquei curioso diante de sua decisão de trocar um por outro. Talvez vc tbm estivesse acostumado aos sons do Roland e qndo pegou o Stage não se adaptou (isso pode depender tbm do sistema de som usado, não é mesmo?). Flw!
|
Artref Veterano |
# ago/14
· votar
Gostei. Fale mais do RD800 =)
|
silvG8 Veterano |
# ago/14
· votar
pinton Eu até entendo a sua preferencia... mesmo assim, diria em toda honestidade que foi relativamente precipitado. Tive oportunidade de tocar com o Stage 2 há pouquíssimo tempo, e o RD-700GX no passado... eu diria que os pianos são equivalentes, mas os Roland são muito brilhosos pro meu gosto.
Como meu lance é piano clássico e tenho como referencia o meu próprio piano, sou muito critico em relação ao som virtual deles e diria que nada realmente presta, chegando mais perto do ideal as gigantes bibliotecas para computador.
Mesmo assim, fico curioso para saber melhor o porque dessa sensação de sonoridade ruim vindo do Nord. Não, também não o vejo como o instrumento perfeito, mas ao meu ver, não foge muito do que um Roland desses te oferece. O V-Piano sim é diferente e pode brigar com software, mas os RD, embora excelentes, não são emulações genuínas ou geniais.
Dentre as opções que a Nord disponibiliza, algum dos modelos de piano foi preferido? O que sobressaiu no Roland para te agradar mais? Que gênero musical você toca mais com o piano?
Enfim, um relato bacana. É interessante ver a galera saindo do senso comum.
|
Buhbor Veterano |
# ago/14 · Editado por: Buhbor
· votar
É interessante mesmo ver mais alguém com uma opinião que foge um pouco da massa.
Eu tinha um RD 300NX e conhecia o RD 700 NX.
Coloquei o RD pra andar e peguei um Nord Electro 4 HP.
Não são as mesmas teclas do Nord Stage 76/88HA.
Mas hoje, com um Nord em casa, acho que há muito "oba oba" em torno dele, pelo menos quando se diz respeito aos Pianos Ac.
Já testei todos e os meus preferidos são o GRAND IMPERIAL e o STUDIO GRAND 2, mas não acho nenhum deles tão bom quantos alguns SuperNatural da Roland.
As teclas do Electro HP são simplesmente as piores dentre "teclas pesadas" de teclados acima de 6 mil.
Posso dizer que os Hammonds, sãos simplesmente os melhores que já toquei, lembrando que já tive um PC3X. Os Rhodes sãos do mesmo nível do PC3X.
O restante ta na média ou é pior que os tops do mercado.
Não digo que a Nord caiu no meu conceito depois que comprei um, ainda acho um equipamento pra estar em qualquer palco, mas o "oba oba" em torno deles é muito grande.
Ainda continuo com Pianos Ac. SuperNatural com o Jupiter 50. Tem uma variedade até maior que o RD 300 NX, mas não tem as teclas pesadas =(
Meu Setup atual é o seguinte:
Nord Electro 4 HP Roland Jupiter 50 Roland AX Synth
|
pinton Veterano |
# ago/14 · Editado por: pinton
· votar
Então pessoal, como dizia um professor meu na faculdade: “vamos fazer igual ao Jack, vamos por partes”:
1. Pirovani_es
Mas e qnto as teclas em si? Vc prefere as do RD 800 em relação às do Stage 2 HA?
R: Sim! As teclas do RD 800, na minha opinião, são MUITO melhores para tocar. As do Stage 2HA, sinceramente, MUDARAM MEU SOM. Logicamente isso pode ser muito por eu já ter sido acostumado com a tocabilidade no RD, nos teclados da Roland em geral. Não tem jeito, minha escola é Roland, sempre tive Roland, e uma hora eu ia voltar rsrs.
Esse lance das teclas é muito, muito pessoal. Pra mim a "volta" do HA88 era diferente, não dá pra explicar, mas não rolou....infelizmente...rsrs
Meu primeiro piano digital foi um FP-4, depois comprei um JV-90 e fiquei só com ele um tempo. Depois disso vendi e peguei um RD 300, passei para o RD 700. Vendi e tentei partir para o Nord... Não deu liga. Senti falta dos pesos do piano da Roland, dos agudos definidos e NÃO ESTRIDENTES, e dos graves perfeitos (para mim). O som de piano da Clavia é magro, agudos estridentes, região média não define legal para tocar de trio (jazz). Numa banda soa legal, mas de trio no way.
2. Artref
Isso é pessoal demais, mas eu posso afirmar hoje, com toda certeza, que a linha RD da Roland é aquela que eu realmente consigo expressar meu som do jeito que ele é, que me sinto mais à vontade pra tocar. Por que? Talvez porque as referências que tenho desde os 14 anos quando iniciei são de tecladistas que usavam esta linha, ouvi muito esse som de piano, toquei muito nos pianos da Roland. É como se este fosse o meu som de piano. Não consigo ouvir outro sem colocar um porém, um “defeito”.
O RD 800 evolui demais com relação ao seu antecessor (RD 700 NX): veio mais leve (21 kg), o que é muito importante pra mobilidade, e também menor, e agora cabe melhor no carro. Interface mais intuitiva, teclas melhores com um mecanismo incrível, não pra explicar, pra mim é perfeito a parada. Não conheço o V-piano, nunca toquei. Mas dizem que o mecanismo é semelhante. E também com a biblioteca expandida com diversos sons novos.
Fiquei dois anos com o Nord Stage 2 HA88 pra concluir que ele é bom mesmo em HAMMONDS. Synths ok. Pianos elétricos fantásticos também sim! Pra onda vintage é perfeito. Mas “só”. Piano não rola. Aí conclui que tenho que ter um Nord Stage 2 com teclas leves para tocar os sons nos quais ele se destaca, e o de teclas pesadas fica sendo o RD 800.
3. silvG8
Eu teria sido precipitado se tivesse feito isso, por exemplo, nos meses seguintes que peguei o Stage 2 HA88. Mas não foi o que aconteceu. Fiquei aprox. 2 (longos) anos tocando com ele em várias situações, gravando em estúdio, refletindo e pensando no meu set definitivo, que agora enfim se concretizou. Foi um longo período de análise para tomar a decisão.
Os pianos NÃO SÃO EQUIVALENTES, em hipótese alguma. Soa muito diferente, muito, em todas as situações.
Pra ser sincero eu não saco muito da tecnologia em si aplicada na emulação e etc. eu estou falando aqui do SOM, da minha percepção no palco, no buteco, no bar, em casa, no estúdio ouvindo nos monitores, em diversas situações. É o meu feeling.
(a) hoje tenho basicamente dois trabalhos: um de trio de jazz com piano, baixo acústico e bateria, e o outro numa banda de groove com 6 integrantes. O piano do NORD simplesmente não soou neste trio, não soou! A região média é terrível, o som não define. Os agudos, nos solos, são extremamente estridentes e enjoativos. Os graves não aparecem e não definem quando precisa, sumindo no meio do trio. Os pianos elétricos soam legal, mas mesmo assim falta peso. Os hammonds são matadores! E usei vários synths bacanas e pesados, programando o aftertouch ficou perfeito. Mas a grande lacuna é o piano.
(b) Na banda de groove acaba que uso mais e.pianos e acabei tirando o piano de muitas músicas, mas lá soava até melhor os pianos. Concluo que numa banda de pop ou algo do gênero estes pianos da Nord soam bem, mas pra tocar jazz de trio ou quarteto simplesmente não dá. E não só eu digo isso. Participo de vários fórums internacionais onde discuti muito isso e a galera do jazz lá foi na mesma linha. Botou o Stage 2 SW73 como teclado de teclas leves para órgãos e synths, e como teclado de 88 hammer action um RD 800 ou Yamaha CP4 ou algo do gênero..
Dentre as opções que a Nord disponibiliza, algum dos modelos de piano foi preferido? O que sobressaiu no Roland para te agradar mais? Que gênero musical você toca mais com o piano?
>> Sim. Utilizei (e continuarei a utilizar no SW 73 rsrs) dois pianos da NORD que mais me agradaram. Salvo engano, são eles: Grand Imperial Bdorf XL 5.3.npno (196.9 MB) e Concert Grand1 StwD Lrg 5.3.npno (58.1 MB)
Não tenho certeza porque estou no trabalho escrevendo isso e sem o Nord do lado, mas acho que são estes, ok?
3. Buhbor
Interessante seu relato! Que pena que colocou o RD 300 NX pra andar. Ele faria um par bacana com um Nord Electro 4 (sem hammer action). O 4 HP não tem as mesmas teclas do Stage HA88, são menores eu acho, e pra tocar piano deve ser ruim mesmo.
Você tocou num ponto importante: … ainda acho um equipamento pra estar em qualquer palco, mas o "oba oba" em torno deles é muito grande.
Sim! Quem não quer ter um vermelhinho no palco!!?? Responda rápido e atire a primeira pedra quem nunca se deixou levar por esta moda, ou não tenta resistir à ela! Acaba que, em alguns casos específicos, um vermelhinho valoriza um pouco o trabalho também de certa forma.
Os teclados da NORD são sim excelentes!. Mas, vamos lá: O forte são os HAMMONDS! Os pianos elétricos são fantásticos também, mas no meu ponto de vista os pianos acústicos não ganham da Roland. Nenhum destes que eu citei chega perto da sensação e da tocabilidade dos SuperNatural do RD 800.
E por que eu acho que hoje tenho o meu setup ideal? Simplesmente porque, se eu quiser usar os pianos da Clavia (se porventura lancarem um que eu realmente gosto eu baixo rsrs) basta ligar via MIDI no meu RD 800, selecionar o modo dualKB no nord e pronto! Toco os pianos da Clavia nas teclas fantásticas do RD 800 e tá tudo certo. Posso fazer o mesmo com os pianos elétricos se eu preferir algum do NORD Stage 2. E se quiser ir pra um gig levando um teclado leve e compacto vou com o Stage 2 SW73 (9 kg) sossegado.
Mas no que eles são bons mesmos, HAMMONDS, precisa de tecla leve pra tocar. Por isso parti para o SW73 sem medo. E ainda posso usar os synhts que são muito bons e fazer layers. Por isso não peguei o Electro que ao meu ver é um instrumento EXTREMAMENTE LIMITADO! Não tem como fazer um simples layer de piano + pad, coisa que qualquer tecladista precisa, qualquer um! São teclados dedicados, é uma jogada pra pegar nicho de mercado e te convencer a ficar só com a Clavia.
Meu conselho pra quem quer comprar NORD hoje, é comprar um Stage 2 que tem as 3 seções (organ, piano e synth), e não comprar o Electro, porque quando você for pra um gig levando só ele vai passar apertado. Junta mais uma grana e pega logo o Stage.
Bacana o AX Synth no seu setup! Um dia quero colocar um no meu!
>> Enfim, isso aqui é papo pra ficar um dia inteiro conversando. Mas espero que meu relato ajude quem for adquirir alguns destes teclados ou estiver com alguma espécie de dúvida semelhante às que tive.
|
Buhbor Veterano |
# ago/14 · Editado por: Buhbor
· votar
pinton
Que pena que colocou o RD 300 NX pra andar. Ele faria um par bacana com um Nord Electro 4 (sem hammer action)
Hoje eu acho que o RD 300 NX faria um belo par com o JUPITER 50. Poderia até controlar o J50 com o RD já que a variedade de sons de piano ac. é maior e a sonoridade é do nível do J80.
Hammond não é uma prioridade pra mim e os que tem no J50 são razoáveis. Já me atendem numa boa.
No restante ele é muito bom mesmo.
|
srcleber Membro Novato |
# abr/15
· votar
Puxa ao ler o tópico coçaram meus dedos, pois a pergunta era sobre o STAGE 88 X SW73 ... e nesse caso penso em alguns pontos que me influenciariam: 1 - peso instrumento\mobilidade
Quanto aos timbres de piano que acabou se desenvolvendo , acredito muito na questão de gosto e referencia acustica ( imaginando que tenham).
O interessante ao se tocar um piano de armário de diversos tamanhos, madeiras, marcas, materiais, ou de cauda é que se tem uma referencia para comparação de maneira que o piano digital/synth que mais se aproxima acaba sendoo considerado melhor, ou para quem valoriza as teclas podemos citar os instrumentos que capricham nelas como tem feito com maestria os Rolands (RDs 700Nx em diante principalmente ) embora os GXs já tivessem altissima qualidade, ou os Kawais
Já voltando a questão timbristica, confesso que ao possuir o 700 NX da roland senti uma diferenca ao adquirir o nord piano, contudo, a variedade disponibilizada de pianos acusticos e de armário fez-me esquecer um pouco a diferenca qualitativa das teclas.
Bom ... é somente mais uma opinião no meio de tantas;
|
André Luiz Keys Veterano |
# mai/15
· votar
pinton
Muito legal seu relato na contra mão do que a maioria fala!
Eu também acho que o RD-800 no quesito PIANO e TECLAS é melhor que o NORD STAGE 2 HA88.
Agora o duro é colocar na mente das pessoas que estão engessadas pelo vermelhinho hahaha
|
quieu Veterano |
# mar/16
· votar
Olá estou para trocar meu teclado. Korg kross 61 Estou para pegar um nord stage 2, mas estou em dúvida Entre o sw73 e o ha76 ,é que eu não sei a diferença entre Eles. Vcs poderia me ajudar. Eu só sei que o ha tem teclas Pesadas. Eu toco na igreja. Obrigado amigos.
|
silvG8 Veterano |
# mar/16
· votar
quieu A diferença entre eles é apenas nas teclas mesmo amigo. Sugiro que compre o que for melhor pra você. Observar também o peso - a diferença de teclas interfere no peso total do instrumento.
Se o lance é piano, sugiro o HA.
|
Joaovitp Membro Novato |
# abr/16
· votar
Olá, tenho uma duvida a respeito da compra desse tipo de instrumento. Já que os teclados da Nord , assim como outros topo de linha , são equipamentos 'de nicho' e não se encontram em qualquer loja..
O que deu a entender é que a Nord tem apenas uma revenda autorizada no Brasil (Quanta) que oferece 12 meses de garantia , porém são preços bem salgados. A minha duvida é : Em quais lugares vcs conseguem adquirir esse tipo de equipamento? Vcs importam? compram de pessoas que pegam direto do fabricante? Ou vcs compram pela revenda autorizada mesmo pagando o valor pedido? Se não for inconveniente gostaria de saber os valores. Obrigado!!
|
André Luiz Keys Veterano |
# abr/16
· votar
Joaovitp
90% (se não for mais) dos Nord que você vê nos palcos são adquiridos em dois lugares: EUA e Paraguai.
Desde o ano passado a Nord não é mais distribuida pela Quanta.
Hoje a distribuição dos Nord do Brasil, são feitos pela Opmat (não sei até quando!!!): http://opmat.com.br
O lugar mais fácil e acessível para comprar é o velho e querido Mercado Livre…
|