Nord: Stage versus Stage ex

    Autor Mensagem
    ThiagoMafra
    Veterano
    # mai/10


    Então galera, estou aqui pq recebi uma ótima oferta de negócio mas ainda estou com
    umas pulgas atrás da orelha.

    Finalmente convenci o povo daqui da igreja a trocar de teclado( já tava na hora de trocar o XP-80!!!).
    Eu pretendia comprar um PC3X, seguindo a máxima de top por top. Maaaaaass aí apareceu uma oferta
    excelente de uma loja aqui no rio pra eu comprar um Nord Stage 88. Esse seria o sonho de consumo,
    mas os precos estavam proibitivos até essa oferta aparecer. O meu medo é que o "Stage" seja um mal
    negócio por já ter no mercado o "Stage EX". No site da clavia diz q a diferença operacional entre
    ambos é principalmente a expansão da memória interna pros samples. Mas sabe como é, o site é do
    fabricante que sabe q precisa vender os modelos novos e os empacados na venda. E pra completar eu
    quero além de fazer uma boa compra, fazer um investimento pra no futuro quando tiver q vender
    pra renovar o setup eu não me arrependa da compra.

    o q vcs acham ?



    Ah quase esqueci duas coisas importantes.

    Pretendo comprar junto uma Peavey KB-5.

    Fui na tal loja fazer orçamento e testar o bichinho... Um review começaria pelo destoamento vemelho
    no meio da loja...

    Abrçs

    pomtwo
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    olha mano , eu tambem toco em igreja , e creio que o que mais precisamos nesse ambiente eh versatilidade de timbres , eh infelizmente o nord stage nao tem isso , eu ficaria com o pc3x que eu acho tao fenomenal quanto os nord .. tanto em materia de hammond , como de rhodes , wurly e pianos e letricos em geral ..

    mas , se caso quiser o nord stage , creio que sera um teclado que te atendera muito bem , e vc nao ficara pra tras do nord stage ex .. por que ele ainda eh um teclado de nicho como o outro e atende bem a suas expectativas ..

    mas meus parabens que sua igreja pode investir num equipo tao bom quanto esses dois .. e roland xp 80 aqui pra nos eh um sonho hehehehehe ...

    fábio_soul
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    ThiagoMafra

    Cara, para mim, o Stage é um sonho de consumo, mas não me vejo tendo apenas ele no meu set. Eu queria muito poder ter apenas um teclado como este e não precisar me preocupar com sanfonas, metais, e essas coisas que é necessário um synth para fazer, mas para a minha realidade, eu teria que ter, além de um Stage, o meu tão querido Motif junto, até para ter um teclado mais compacto e com qualidade no set, para quando não tiver espaço disponível.

    Se a sua necessidade musical se restringir a piano, ep, hammond, clavinet, etc... acho que o Stage é um ótimo negócio.

    ThiagoMafra
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    pomtwo
    roland xp 80 aqui pra nos eh um sonho

    mas em hammonds...

    fábio_soul

    Eu praticamente não uso esses outros sons. As vezes até rola uns metais. Mas o stage tb tem uma seção de synth. acho q ela quebra o galho...


    Agora e quanto ao lance de não ser modelo mais recente, desvalorização, será q daqui uns cinco anos qdo eu for pedir q a igreja renove o setup vai ser doze vender, ou os preços vão pro ralo ?
    o q vcs acham ?

    fábio_soul
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    ThiagoMafra

    Só para fechar a idéia, pensando lá nos outros timbres, acho que o Nord Stage tem 128MB para sample. Acho que é mais do que o suficiente para você armazenar os poucos timbres que você vaio precisar fora os característicos deste modelo, inclusive, acho que a própria Clavia disponibiliza alguns samples no site.

    Com relação à venda, eu acho que não haverá o problema com relação a isto que você mencionou, porque não é um teclado que tem tanto mercado por aqui. Acho que vai ser difícil de vender sim, mas tão difícil quanto vender um EX, por causa do preço e da característica do teclado em si. Geralmente, o pessoal costuma pagar este preço em synths, como o XS8, G8, PC3X, etc... por serem "faz-tudo". Com relação a ser EX ou não, acho que não haverá problema porque não é um teclado tão popular por aqui, que, o cara que estiver comprando de você và falar que tem um outro cara, na mesma cidade, vendendo um EX pelo mesmo preço, entende?

    Com o número de proprietários deste teclado que existe hoje, acho que é tão difícil vender o EX quanto o que não é o EX.

    Eraques Neto
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Eraques Neto
    · votar


    Depois que vi esse vídeo, fiquei simplesmente fascinado pelo Nord Stage EX. Simplesmente maravilhoso!!! Mesmo achando o preço dele bem salgado, pra mim que uso basicamente pianos acústicos e elétricos no set, ele cairia como uma luva. Tem um lance que o cara mistura o piano acústico com um synth pad que fica uma coisa de louco. Ahh se meu dinheiro desse...





    Mauro Lacerda
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Já tinha visto esse vídeo, teclado porrada ao extremo hehehe

    O Stage tem só (?) 128 Mb para Samples, o EX tem mais memória. Só. Se tem grana pega o EX, já que você quer o TOP.

    Se eu tivesse grana meu teclado seria o Nord Stage 88 EX, para mim que não uso sanfonas ou metais, ou coisas do tipo, seria o ideal.
    Acredito que a parte de Synth mais a parte de Samples te dará tudo que você quer, mesmo sem ser o EX.

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    E para vender depois acredito que a dificuldade seja a mesma para ambos os modelos.

    Eraques Neto
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Galera, se alguém tem um equipamento desses na mão e depois querer vender, pode pegar o indivíduo e colocar no hospício, pois no mínimo ele está muito louco...

    Mudando um pouco de assunto no mesmo assunto, depois de ouvir os pianos acústicos do Nord Stage EX, fui dar uma namorada no meu módulo GEM RP-X e não é pra me gabar não, mas ficou pau a pau. Ainda achei o piano do GEM RP-X com harmônicos e ressônancia mais reais...

    Concordo com o amigoMauro Lacerda, o Nord Stage é o equipamento ideal para quem utiliza somente base em pianos. No meu caso seria como ganhar na mega sena ter um teclado como esse... Vou continuar sonhando. Não custa nada mesmo... hehehehehe...

    tiago scott
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    ThiagoMafra

    Thiagueras, a tempos atrás estive na mesma situação que você, e quase faço a troca do meu XS7 por um Stage Compact. Mas depois de muito pensar, muito pensar acabei ficando com meu XS7 mesmo, por que?
    O Stage é sonho pra qualquer tecladista que analise e goste de bons timbres, mas a "versatilidade dele" mesmo com toda a parte de Synth não é igual aos 3 tops atuais XS, M3, PC3 não em timbres pois o Stage poe todos no bolso, mas na questão de diversidade. Por exemplo, eu como a maioria aqui também sou do meio gospel, e o cantor que acompanho exige muito dessa versatilidade pois ora estou usando rhodes, outra hora Clavs, Hammond, leads etc. Mas no meu ponto de vista o Stage não tem muita versatilidade de timbres por exemplo FM, onde no XS você tem mais de umas 20 amostras de DX7 e outros, ou nos pianos acústicos e elétricos fora os strings e pads. Então para quem usa diversos timbres esses 3 (M3,XS E PC3) acabam atendendo melhor. Até pensei em pegar um Compact e ter um R3 ou Microkorg para suprir essa parte de synths, mas sinceramente cheguei a conclusão que não é a mesma coisa. Enquanto não puder ter os dois (Stage e XS) no mesmo Set vou investir minhas econômias num R3 que acredito atender bem minhas necessidades.

    ThiagoMafra
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    fábio_soul

    Era exatamente por aí q eu estava meio grilado, mas pretendo fazer diferente dessa vez. Vou explicar qual o lance.

    Quando a igreja comprou o XP-80 (em 98) eu estava engatinhando nas teclas e só fui usar mesmo à vontade muito depois. Na prática tinha gente q tocava, mas não tinha um cara firme, um tecladista por convicção. Então não tinha ninguém pra dar a idéia de que depois de um tempo com muita gente diferente mexendo e tocando é interessante dar uma renovada no setup, pq em igreja o instrumento é público, então não dá pra exigir certos cuidados q um clássico precisa... Dessa vez quero manter o teclado por 5 anos, até pra que ele não se desvalorize tanto e me ajude a renovar o set(espero q a clavia lance coisas melhores ainda!).

    tiago scott
    Eu uso muuuuuuuuuuuito piano acústico, adoro o hammond( e o xp-80 nem sequer quebra o galho nesse ponto)gosto dos EPs o mais secos e macios possíveis, efeitos dosados segundo a minha vontade. E mais: NÃO gosto de pianos á là DX7!!! nada contra quem gosta. quanto a metais, sanfonas e strings, penso igual ao Mauro Lacerda: acho q seção de synth quebra o galho. A verdade é que eu sou meio purista e o cara q comanda os arranjos tb então eu já quase não uso essas coisas e as vezes ainda toco com um acústico junto: nada se compara a um set de metais berrando dentro do teu ouvido !!!! não tem teclado ou VST que se iguale.

    Eraques Neto
    Vc ficou louco com o vídeo?!! Se vc fizer o q eu fiz de ir na loja e plugar o som dele numa Peavey KB-4, grava o q eu te digo: vc VAI comprar!!! Só tenho uma palavra pra expressar: GOZEI!!! Eu só estou esperando aparecer comprador pro XP-80 que pague no cash.

    um último detalhe, a crise é pq achei numa loja lacrado na caixa e com nota, o stage e orçamento dele junto com a peavey fechou em onze pratas, parceladas é claro... e me guiando pelos preços de gang, teclacenter e cia eu pensava q o stage era só sonho...

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    No site da clavia diz q a diferença operacional entre
    ambos é principalmente a expansão da memória interna pros samples

    se for só isso e você já acha bom o que vem no Stage não faz muita diferença pra você o que vem no EX

    será q daqui uns cinco anos qdo eu for pedir q a igreja renove o setup vai ser doze vender, ou os preços vão pro ralo ?

    acho que daqui 5 anos vai ter coisa melhor, mas se você usa o pacote basico de orgão/piano/rhodes não vai sentir necessidade de trocar por coisa nova
    preço sempre vai pro ralo, porque cada lançamento acaba ficando quase no preço da linha anterior, então tem que descer, na hora de vender o usado, 500 a mais ou a menos acaba não fazendo muita diferença pra quem tá com grana pra comprar um teclado novo na faixa de 10.000
    ---------------------

    só pra fazer um comparativo de velharias:
    um M1 X 01/W as vezes tem preço igual no ML, já vi 01/w até mais barato que M1...

    tiago scott
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    ThiagoMafra

    Thiagueras é Stage na cabeça então. Como você bem percebeu no meu caso não dá para pegar um Stage pois necessito muuuuto dos Rhodes, Wurly, Clavs, Hammond, Brass, Leads e Pads que no XS atendem muuuito bem, como a banda em que toco é "alá ED Motta no Gospel", preciso de bons timbres como esses o que tenho conseguido na linha Motif XS que retrata MUITO bem todos esses timbres, como sempre digo (Os timbres do XS só perde para Nord). Mas por ser gospel sempre tem aquela bendita música que pede o timbre de DX7 que todo mundo quer ouvir, e não tem pra onde correr mesmo.

    Como disse, a seção de Synth do Stage vai lhe atender muito bem, até por que ela tem timbres até melhores que os 3 Tops.
    O que posso fazer é te invejar muito quando você pegar a criança, e lhe parabenizar pois não é todos os dias que alguém pode pegar um Super Nord Stage. Sinceramente por muitas vezes pensei em pegar um Nord Stage junto com um módulo Motif ES/XS, mas aí é subir muito o orçamento. Então ainda prefiro ficar com XS e pegar algo de nicho mais específico como o R3 atualmente meu sonho de consumo.

    Boa sorte ...

    ThiagoMafra
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    fernando tecladista
    não vai sentir necessidade de trocar por coisa nova

    O problema é q não estou comprando pra mim, não tenho dinheiro nem pra comprar uma fonte nova pro meu psr! auhauhauhauhauha
    Quem aqui toca em instrumento de igreja, ou até q seja do bar, sabe do que eu tô falando, depois de um tempo, fica mais fácil de alguém quebrar. É o caso do XP-80 ele tá inteiraço então quero vender antes q alguém por aqui desvalorize ele... se fosse meu pensaria fortemente numa maneira de manter ele e conseguir o nord.

    tiago scott
    Tu entendeu exatamente o q eu quis dizer. E digo mais: assim q "ficar íntimo" do nord posto um review aqui, nesse tópico. Se vcs quiserem posso até postar das minhas impressões na loja, e depois das impressões no palco. E quando ele estiver na igreja convido qualquer um que queira dar as caras por aqui pra vir testar ele. Só tem um detalhe: moro no Rio de janeiro em Campo Grande.

    ThiagoMafra
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Bem galera, decidi re-upar o tópico pq finalmente devo conseguir fechar o negócio do XP-80, vcs acham que 2500 na mão tá um bom negócio?

    Além disso tenho q postar aqui as impressões da minha "peregrinação", testando, Stage, pc3x e motif xs7.

    Primeiramente, testei o Stage, em duas caixas, roland kc-550 e peavey kb-4. Todas duas em flat. Não tem nem comparação a peavey é anos luz na frente da roland. O som da roland é meio engasgado, meio pra dentro. É um bom som mas deixa a desejar. Já a peavey além de ter uma pegada tão boa quanto a da roland, tem um som muito claro que aceito desde pianos acústicos a hammonds com peso e clareza. Muito claro e limpo o som da peavey é esterelizado.

    Além disso, pra testar todos os top, dei apenas uma rápida olhada no manual de cada um deles.

    O stage é acima de tudo prático. Os timbres estão todos à mão. E não só os timbres como tb os controles sobre eles. Quem entende o básico de mexer em teclados, de hammond, de pianos e de synth, não precisa estudar manual, chega, olha e sai metendo a mão que dá certo. Inclusive na seção de efeitos e em boa parte dos parâmetros de synth.
    Os timbres... excelentes dá pra ouvir aquela ressonância do piano acústico e os ruidos do hammond. Os EPs são macios as clavs limpas e os synths muito definidos e com peso no falante. Os efeitos respondem bem e pude verificar isso pela facilidade de acesso aos efeitos.

    O pc3x já não é tão prático. testei tb numa roland. Os timbres estão acessíveis tb mas a configuração dos controles e menus exige um pouco de conhecimento do manual e outras coisas mais. Prova disso é que tive bem mais dificuldade de usar o processador de efeitos. Na verdade nem consegui muita coisa com isso no pc3x. agora o modo kb3 é excelente dá banho no motif que exige um pouco de programação pra fazer igual... fácil de acessar e prático de mexer, embora o timbre não seja tão bom quanto o do nord...
    Já os outros timbres são excelentes o piano é bem "kurzweil" e os outros timbres são bem realistas tb, tanto metais como strings e orquestrais e sons de synth. muito bons mais achei os do motif melhores...

    Testei o motif numa peavey. É bem mais acessível que o o pc3x. Consegui acessar o processador de efeitos depois de uma meia hora futucando... O piano acústico achei bom tb mais achei que falta aquele brilho da ressonância do nord. Os outros timbres são excelentes tb os EPs são na medida, assim como as clavs. Os hammonds são muito bons apesar de não ter o controle acessível das drawbars. Fora isso os timbres de strings e metais dão show. Tanto no pc3x quanto no motif não gostei muito dos pads, talvez pq realmente nesse caso acho a roland um passo a frente e como estou acostumado com o xp...

    Bem galera é isso aí.. Abrçs.

    gu31
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    boa tarde pessoal !!!!
    tambem sou do Gospel uso uma gama de timbres e estou querendo saber qual a diferença entre o Nord Stage 2 e o Nord Stage 2 EX já que no site diz que o nord stage 2 tem mais funções !!
    Qual é melhor???
    estou com muita duvida para comprar ???
    estou em duvida entre estes e o korg kronos!!!!!?????

    israel tognolo
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Olá! tenho um NS2 e gostaria de saber se o triple pedal da Studiologic VFP3 é compativel com ele

    Wertys
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    ThiagoMafra falou exatamente o que acho a respeito dos três equipamentos.

    o Nord é muito prático, o cara que se dá com teclados há algum tempo não sente necessidade de manual de instrução (a não ser por curiosidade e e algum aprofundamento técnico). Sem contar que não há muita firula na máquina, só o que se pede: piano, orgão, rodhes... enfim, coisa de macho mesmo.

    Obs.: Me referi acima a "coisa de macho" por ser o cru da coisa, sem emulação de gambiarras (tecladista simulando metal, sanfona, passarinho, som de carro batendo),
    Apesar que, por mais que seja contra essa emulação gambiarristica, por ser tecladista, também tenho que fazer isso de vez em quando.

    Wertys
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    Grande Israel Tognolo, o cara do N2 roxo...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Nord: Stage versus Stage ex