Piano Digital com mais recursos

Autor Mensagem
musashibr
Veterano
# ago/12


Ei Pessoal, estou estudando a compra de um piano digital. Estou pensando em investir de 3 a 4 mil. Pesquisei e encontrei diversos modelos: P95, DGX 640, YDP 141, SPD-35. Estou querendo um que tenha o peso das teclas e o timbre parecido com um piano normal, mas que também tenha mais recursos (USB e MIDI) para que não fique limitado apenas no piano. Quero conectá-lo em um computador para melhorar os recursos e fazer gravações. Sei lá colocar outros instrumentos e estilos. Alguém poderia me ajudar a escolher um piano? Não preciso ficar preso em yamaha não...

El_Cabong
Veterano
# ago/12 · Editado por: El_Cabong
· votar


musashibr
Eu nesta situação compraria o Yamaha MM8 (88 teclas hammer action) (com pitch e modulation bend) (com USB-MIDI). Possui o som do piano acústico da linha Motif ES, e muitos outros timbres acústicos, elétricos, Hammonds, EPs, guitarras baixos, sintetizadores, pads, sopros, baterias, ... da linha Motif ES. É um workstation sintetizador básico, mas já dá pra fazer algumas customizações nos timbres. Usado se encontra por uns R$ 3000.

André Luiz Keys
Veterano
# ago/12
· votar


Tem a linha RD-300 (GX/NX) da Roland que possui conexão USB para transmitir MIDI.

musashibr
Veterano
# ago/12
· votar


Muito obrigado pelas respostas. El_Cabong já usou este teclado? O peso das teclas é bom?

pianista1minuto
Veterano
# ago/12
· votar


com 4.000 eu correria atras do CP50(Yamaha), é um Piano Digital mesmo, é oq tem melhor resposta como piano de todos que foi citado ai em cima é o melhor Piano digital. De quebra ainda faz um pão na chapa tambem pra tuas paradas rs.

musashibr
Veterano
# ago/12
· votar


Valeu pianista1minuto pela resposta. Só que CP 500 é quase 6000 pilas novo... Você teria indicação de alguma lugar para achar mais barato? No mercado livre só achei um novo.. Valeu

El_Cabong
Veterano
# ago/12 · Editado por: El_Cabong
· votar


musashibr

A vantagem do Yamaha MM8 é que ele tem modulation bend, e alguns potenciômetros (KNOBs) para controlar parâmetros MIDI em tempo real. Isso é muito importante para usá-lo como controlador MIDI de outros instrumentos, de samplers, de programas sequenciadores em notebooks, ..., e também para ter controle de parâmetros MIDI em tempo real, no palco e em gravações.

É mais indicado para trabalhar com MIDI, do que um stage piano.

El_Cabong
Veterano
# ago/12 · Editado por: El_Cabong
· votar


Eu estou agora me lembrando de outro modelo !!!!!!
Se tu tiveres uma graninha a mais (em torno de R$4500) vai de Yamaha MO8.
O MO8 é mais completo que o MM8!! tem knobs e slides para controle MIDI, tem TODAS as waveforms (sons) de um Motif ES, e estas waveforms são excelentes (principalmente os pianos acústicos, Rhodes, Wurlitzers, DX) (alguns Hammonds quando editados ficam muito bons também) !!! Tem recursos de sintetização mais completos, ...

kokada
Veterano
# ago/12 · Editado por: kokada
· votar


musashibr e El_Cabong
Por 3 a 4 mil um MOX8 não tem, que tá mais de 5 mil.

MM8!!!! Não faça isso!!!!!! Polifonia 32 muito baixa! Argh!!!

Por 3 a 4 mil, eu iria de Yamaha P155(se achar), Roland FP4 usado (não o FP4F, que tá mais caro). Um RD300GX usado não sei se vc encontra ainda, que é modelo anterior ao RD300NX(que não gostei das teclas). Se as teclas do RD300GX forem iguais as do RD700GX, aí sim! Só sei que de piano digital, meu sonho de consumo é um RD700GX. Vai ter que usado, num futuro espero que não muito distante!

Mas de todos os modelos que falei, o FP4 já vi no Mercado Livre um usado em bom estado, por 3.500,00. Conheço um cara que pode conseguir um.

El_Cabong
Veterano
# ago/12
· votar


kokada
Por 3 a 4 mil um MOX8 não tem, que tá mais de 5 mil.

Eu não falei no MOX8 e sim no MO8.
O MOX8 aí é mais caro !!! Com certeza !!!

musashibr
Veterano
# ago/12
· votar


Olha só .. O P95 e o P155 usa o mecanismo GH. O YDP 135R, YPD 141 e o DGX 640 utiliza GHS, o MM8 usa o Balanced Hammer Effect Keyboard. Pelo que sei o GH é o mecanismo mais básico. Aí o P155 usa um mecanismo mais simples e custa caro!! Agora este tal de Balanced Hammer Effect Keyboard não sei o funcionamento não.

Tears Of Fire
Veterano
# ago/12
· votar


e o Nord Piano? tem um ótimo piano, tem USB e a versão 2 tem um leitor de Samples... além dele lhe deixar um bom espaço para para por o sue notebook, tablet, copo, televisão, etc... mas a ultima vez que vi um novo, custava uns 6k... o que faz um bom tempo...

musashibr
Veterano
# ago/12
· votar


Não conheço nenhum modelo Nord. Você teria alguma indicação?

musashibr
Veterano
# ago/12
· votar


Achei a diferença entre eles.. GHS é o pior mecanismo. O melhor da Yamaha é o GH3

GH / GHE (Graded Hammer effect):
One of Yamaha's premium weighted actions, provides greater accuracy for faster repetetive passages required by intermediate and advanced pianists. Professional grade components provide a smoother,quiter mechanism when striking the keys.

GHS (Graded hammer Standard):
Well suited for the beginner pianist and delivers the graded, weighted touch piano teachers recommend for building proper technique for playing acoustic pianos.

GH3:
Like GH / GHE, but GH3 also swings back faster, like high quality piano keys. GH3 allows the player to feel the weight of the key when depressed a second time, even when the player has not completely released the key after the first push of the key.

pianista1minuto
Veterano
# ago/12
· votar


Aí o P155 usa um mecanismo mais simples e custa caro!!
Considerando que a qualidade sonora é a otima e e tem menos da metade de peso que os outros (mesmo tendo alto-falante integrado), o p155 é uma otima pedida.

pianista1minuto
Veterano
# ago/12
· votar


Nord Stage Piano ou Cp50, são pianos que vc precisa juntar um pouco mais, mas quando pegar nao vai nem querer um piano de verdade hahahah

musashibr
Veterano
# ago/12
· votar


Considerando a Polifonia de 128 e o mecanismo GH realmente o P155 é que tem melhores características de piano digital. Ele tem saídas MIDI e USB... Nem o CP33 tem estas características de polifonia... agora será que dá para fazer acompanhamentos com ele? tipo ligar ele em um computador para melhorar os efeitos

Tears Of Fire
Veterano
# ago/12
· votar


como assim melhorar os efeitos?
se for para melhorar o timbre do teclado, você pode ligar o instrumento no PC e colocar uma pedaleira virtual... ou tacar o som do teclado numa pedaleira de guitarra mesmo...
também você pode usar o teclado como um controlador MIDI... fazendo com que ele reproduza os seus instrumentos virtuais e samples...

musashibr
Veterano
# ago/12
· votar


Ei Tears of Fire.. estou querendo comprar um piano digital para estudar, mas quero que ele seja flexível para tocar outras coisas (como um teclado normal). Os teclados básicos, como o P95, não permitem nem a conexão com o PC. O que quero é um piano digital mais flexível.. que faça o que você sugeriu. O problema é que os que fazem isso passam de 5 mil reais.

Tears Of Fire
Veterano
# ago/12
· votar


sim, eles permitem... não conheço nenhum teclado digital que não tenho portas USB ou MIDI...as que possuem apenas portas MIDI, precisam de algum adaptador, eu tenho aqueles cabos MIDixUSB de 40 reais, mais sou pobre...lol o melhor seria você ter uma placa de áudio externa (500 reais, a mais barata com portas midi, as que possuem porta USB, os teclados que possuem porta usb, ainda precisam de uma placa de áudio, se não o som sai mais ruinzinho, principalmente se for tocar piano...)
mas é mano... teclado bom é caro... principalmente teclados com "teclas de piano"... se quiser teclas melhores, ou um timbre interno melhor, é interessante procurar um usado (como esse Mo8..)

Edson Caetano
Veterano
# ago/12
· votar


musashibr
Onde viu que apenas teclados caros tem midi? Conectam com o pc sim

Qualquer teclado com midi podem controlar instrumentos virtuais... Quanto a isso fica tranquilo

Tem uma linha da m-audio que sao controladores específicos e tem timbres de piano embutidos, bem bacana

musashibr
Veterano
# ago/12
· votar


Obrigado Edson Caetano. Neste caso temos o seguinte: um piano digital interessante seria: ter peso nas teclas parecido, polifonia de 128, Conexão USB (HOST TO DEVICE/DEVICE TO HOST), MIDI (IN/OUT) e entrada para pedais. Neste caso o único teclado que teria todas estas características é o S90ES que custa mais de 7 mil. Se for com polifonia de 64 temos o M08. O DGX 640 tem saída USB, mas não tem saída MIDI. A yamaha simplesmente amarra tudo.. quando tem isso não tem aquilo. Talvez seja melhor olhar um Roland que tenha estas características.

Edson Caetano
Veterano
# ago/12
· votar


musashibr
USB é o novo padrão midi, é díficil ter o midi din em conjunto, e nao precisa ter as duas conexões para o que quer, se for usar apenas o computador o USB To host já resolve, tanto que acabou virando o conector mais comum em todos os modelos

O teclado mais completo é o mais caro, mas se tiver só midi IN e midi out já resolve, ou só o USB To host

musashibr
Veterano
# ago/12
· votar


Então o ranking até agora temos:
S90ES -
M08 - (polifionia 64)
P 155 - (não tem USB para DEVICE)
DGX640 ( não tem saída MIDI e polifonia 64).
A série Arius nem compensa, pois tem mecanismo de tecla GHS (pior que o P155), não tem saída USB e polifoinia 64.

musashibr
Veterano
# ago/12
· votar


Pelo jeito é juntar mais grana. Acho que até então o MO8 e o MOX8 são as melhores pedidas. O que não entendi foi a diferença entre os dois..

Edson Caetano
Veterano
# ago/12
· votar


musashibr
Mo8 saiu de linha para dar espaço ao mox8

kokada
Veterano
# ago/12 · Editado por: kokada
· votar


musashibr
ach oque vc tá bagunçando... MO8, MOX8 tem teclas GHS, então como pode estar no topo do ranking? (além de ter polifonia de 64)

S90ES no valor que vc falou tá bem acima.

O Roland FP4 que eu falei, vc nem considerou, acho uma boa pedida, se achar um usado. Testei um ontem na Made in Brazil e gostei muito. Achei o mecanismo das teclas melhores até que os da linha nova RD300NX ou RD700NX. Até hoje ainda não me conformo com as teclas dessa linha NX que toda vez que passo numa loja, peço pra testar pra ver se não é impressão errada. Eu queria mesmo é achar um RD300GX pra testar... acho que as teclas da linha anterior são melhores.

Outro que te atende é o P155, 128 polifonia e saídas MIDI. Um usado, claro. Já tive um DGX640, no começo era legal, mas depois eu queria colocar mais expressão, tacar a mão nas teclas, mas o som saía sempre a mesma coisa... aí não deu mais e vendi.

musashibr
Veterano
# ago/12
· votar


Oi Kokada você tem toda razão. Eu estava olhando somente yamaha, mas agora realmente o FP4 parece uma boa saída. O negócio do P155 é que a USB dele é limitada parece que a USB é apenas para device e pelo que entendi é apenas para mandar coisas para ele. Ele não manda nada para fora. Acredito que isto seja um problema quando se quer conectar com outro dispositivo. A yamaha vai lançar em outubro o P105 e ele tem estas conexões, mas acho que o mecanismo das teclas é o GHS (o mesmo do DGX 640).

Quanto ao Roland.. ele novo é R$ 5400,00 (mais barato que o MOX 8 e próximo ao P155)e tem todas as conexões possíveis. Qual na sua opinião é melhor o P155 ou o FP4 da roland?

pianista1minuto
Veterano
# ago/12
· votar


A série Arius nem compensa, pois tem mecanismo de tecla GHS (pior que o P155)
Cara tem nada haver uma coisa com a outra, o Mecanismo do teclado vai a gosto de quem vai tocar, cada marca tem seu tipo de mecanismo e tambem lança mecanismos diferentes para diferentes musicos, vc só vai saber qual mecanismo vc quer depois de tocar no Arius e depois de tocar em outro teclado.

pianista1minuto
Veterano
# ago/12
· votar


Outra, se vc quer se sentir num piano e tocar como se tivesse num teclado, vc vai gastar cara...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Piano Digital com mais recursos