Roland BK-5 ou Roland GW-8?

Autor Mensagem
NEMESYS
Veterano
# jan/13 · Editado por: NEMESYS
· votar


Estive conversando com o Sr.Luigi Brutti da Roland pelo meu Facebook.

Luigi Brutti é músico tecladista-acordionista, membro da Roland Europe, participou de vários projetos de teclados arranjadores da Roland como: E20/E30/E70/E86/G800/EM2000/VA7
Inclusive compôs várias músicas demos que vieram agregadas nesses teclados.

Perguntei a ele, se a Roland não teria interesse em retomar com a série VA, já que há muitos produtos com a letra V. V-Drums, V-piano, V-Mixer, assim como fez com a série E nos modelos E80/50/60, lançaria os teclados VA4 / VA6 e VA8 ??


E Ele me respondeu:

A Roland, no momento, tá com o módulo e o teclado: BK7m e BK5.
Mas já dispõe de novas tecnologias que serão implementadas em breve.
Ele adiantou que a Roland produzirá um novo modelo de Arranjador, mais potente e mais completo que o atual BK-5, e que terá várias aplicações para i-PAD e i-PHONE, a ser lançado nesse ano para o outro (2013/2014).
Ele não diz qual é o modelo ou série, mas confirma que a Roland manterá a filosofia de oferecer tecnologia a um custo mais acessível, a exemplo dos preços de teclados como Prelude, GW8 e dos atuais Bk5 e BK7m.


kokada
Veterano
# jan/13
· votar


NEMESYS
cria um tópico só pra isso ou vai desvirtuar o tópico...

Berg Varela
Veterano
# jan/13
· votar


kokada

Se eu tivesse o GW-8 não trocaria no BK-5,mas tambem se eu tivesse o BK-5 não trocaria do GW-8

kokada
Veterano
# jan/13
· votar


Berg Varela
Ué agora nao entendi o pq!

Berg Varela
Veterano
# jan/13
· votar


kokada

Ué agora nao entendi o pq!

Porque o BK-5 apesar de ter menos botões,todas as funcionalidades estão lá,escondidas mas estão.

A Palheta de som do GW-8 é melhor,mas a baterias vc vai ter dificuldades em mixar elas no PA,por ser muitos diferentes uma das outras ao menos que vc escolha uma e faça todos os styles com a mesma,mas ai vc perdera os climas das musica,como por exemplo uma bateria de samba ser totalmente diferente de uma bateria de 8 Beats.

A parte de PENDRIVE do BK-5 é fenomenal,o GW-8 praticamente só usa o PENDRIVE para Backup e tocar MP3,SMF.

A Compatibilidade do BK-5 é de melhor que o teclado tem,o GW-8 só é compatível com PRELUDE e os Mega Ritmos.
Praticamente vc vai fazer os styles de novo,e se vc tiver algum style complexo para uma musica especifica,ESQUEÇA,vai dar um trabalhão e não vai ficar ao gosto.

Estou querendo dizer que os dois tem defeitos e qualidades e que se equivalem.

Não troque,pois vc tem um bom teclado com uma palheta de som já aprovada e com tecladistas satisfeitos.(o BK-5 ta vendendo como água nas lojas),mais do que o YAMAHA S910/710

Mais na frente,vc compra um Synth como esse VR-09 pra fazer aquelas PERFORMACE DE 1 a 16 Patch de SYNTH pesadões e animais.

André Luiz Keys
Veterano
# jan/13
· votar


No conjunto da obra, eu prefiro o BK-5.. mesmo possuindo alguns botões a menos no painel, na questão da biblioteca de ritmos que ele é compatível e principalmente a utilização do sistema de pendrive/HD dele, o torna uma opção mais interessante pra uso ao vivo.

kokada
Veterano
# jan/13
· votar


André Luiz Keys
a compatibilidade de ritmos pra mim nao faz diferença... ja a questao do pendrive talvez faça, preciso testar de novo o gw8... Acho que no quesito kit de baterias o bk5 é melhor e tb dizem que da pra afinar as peças individualmente.

kokada
Veterano
# fev/13
· votar


Bom, hoje cheguei ao veredito final: na briga BK5 x GW8 deu GW8 pra mim. Indo contra a opinião de muitos, achei os timbres do GW8 mais bonitos, inclusive o piano AC (o do BK5 pra mim soa metálico se tocar forte, me incomoda um pouco). Gostei muito do Rock pF pra tocar músicas rock evidentemente - parece muito com o timbre da placa SRX-11 que vi no site de demo.

EP's o GW8 tem algumas variações a mais, me parece mais completo, com mais opções prontas pra usar.

A grande diferença e o que me fez decidir pelo GW8 são os timbres de synth e PADS (techno/trance, que curto bastante), que tem bem mais - no BK5 tem muito pouco, não tem muitos pra músicas techno/trance. Os timbres do GW8 parecem muito com os Junos da vida.

Uma coisa que descobri é que na versão 2 do GW8, tem 2 botões de timbres separados: World e Special, que tem mais uma pancada de timbres legais, inclusive alguns de placas SRX. Lá encontrei timbres bem melhores que os presets de violão, guitarras elétricas, flauta, trumpet tipo shake - estes muito parecidos com os que já vem no BK5.

O acesso aos timbres é muito mais fácil que no BK5, todo categorizado e tem os bancos de favoritos como tô acostumado (9 bancos x 9).

Pelo painel tem botões dedicados pra aumentar ou diminuir de oitava - item que acho indispensável em todo teclado de 5 oitavas.

No mais é isso pessoal, lá vou eu vender meu BK5 pra pegar um GW8 rsrs

Maestron
Veterano
# fev/13
· votar


kokada

Se já se decidiu mesmo, então bem vindo ao clube... Cara, adoro o meu GW8, é um arranjador que parece ter sido feito personalizado para mim... Não é entry, não é top, é leve, não tem caixas de som pesadas, parece um synth, tem timbres com muita qualidade (dignos de synths mid level, idênticos ao Juno Stage)) e com impressionante quantidade. Não é tão intuitivo quanto os PSRs, mas é muito fácil de programar e tem tudo a mão como o botão de oitava (coisa de synth), sem falar nos Knobs e no D-beam que, ao vivo, fazem o maior sucesso... É um teclado que quero guardar para a vida toda... hehehe... Mas lembre-se, é tudo questão de gosto, é muito pessoal...

Berg Varela
Veterano
# fev/13
· votar


Maestron
O JUNO-STAGE tem 2 pianos que são 88 GRAND STAGE e o JUNO GRAND que respectivamente são os patch 001 e 002,que não tem no GW-8,mas esses timbres são o que faz o teclado valer a pena,esses 2 timbres são os que mais uso.o resto é igual,até na numeração dos patch.

O JUNO-STAGE tem uma coleção própria de timbres de algumas SRXs que começa no Patch 897 e vai até 1027,são fenomenais esses patch,que não tem no GW-8.

O GW-8 tem uma coleção de timbres nos botões SPECIAL e WORLD que eu acho que são alguns timbres da placa SRX 09 WORLD COLLECTION que não tem no JUNO-STAGE.

O JUNO-STAGE tem todas as Waves abetas(8 waves por patch), inclusive as de baterias,coisas que o GW-8 só podemos usar os patch internos com o máximo usando um DUAL e com esses filtros no painel

No JUNO STAGE da pra fazer PERFORMACE com até 16 patch.
Apesar de ter 80% de timbres iguais ,a sonoridade do JUNO-STAGE é muito diferente do GW-8,pois temos recursos de sintetizadores e isso faz toda a diferença.

Mas nos Patch que são iguais sem editar,o som é igual sim,sem tirar e sem botar.

O sistema de teclas também fazem toda diferença na hora do toque.

kokada
Veterano
# fev/13
· votar


Maestron
gosto dele pela praticidade do painel e na qualidade dos timbres. Não que ele não seja bom, mas é melhor que o BK5 para música eletrônica.

Só estou com um pouco de dificuldades pra vender o BK5, ou o pessoal tá sem grana! To vendendo super abaixo do preço do mercado e mesmo assim pouca procura.

Berg Varela
alguns timbres do World e Special são muito bons!

Berg Varela
Veterano
# fev/13
· votar


kokada
Os Timbres do World e Special são muito bons,tens uns fantásticos.
Essa Coleção tem 128 MB de Wave.

Leo Vaz
Veterano
# fev/13
· votar


Ouvi dizer que o módulo do BK5 é superior à ele, que teria a timbragem mais próxima do G70. Nos fóruns internacionais que vi por ai, ressalta que ambos são inferiores ao G... Alguém já teve essa experiência? Módulo BK7m versus BK5?

kokada
Veterano
# fev/13
· votar


Leo Vaz
mesma coisa, mas o BK7m tem alguns timbres a mais.

Maestron
Veterano
# fev/13
· votar


Berg Varela

Obrigado pelos esclarecimentos, eu não quis comparar de fato o GW8 com o JS, um é arranger e ou outro é synth, só lembrei de um colega aqui do forum (não consegui achar o post) que fez o teste dos timbres do GW8 com o JS e disse que eram idênticos (claro que sem editar). Mas valeu pelas especificações.

neto souza
Veterano
# fev/13
· votar


Berg Varela

cara, pelo que entendí, vc tem um JS e manja bastante do bixo, toco também numa máquina desta e estou querendo descobrir algumas coisas. Me add no msn para que possamos trocar uma idéia. barbosavenilson@hotmail.com

neto souza
Veterano
# fev/13
· votar


Maestron

Vc sumiu, rapaz, faz tempo que vejo teus posts , tem explorado muito o teu XF? já add as placas flash? me add pra gente trocar umas idéias. barbosavenilson@hotmail.com

Maestron
Veterano
# fev/13
· votar


neto souza

Me afastei um pouco mesmo meu caro, mas foi por problemas particulares (estou estudando muito pra concurso) e pouco posso me dar o luxo de participar aqui... Quando reapareço me deparo com tópicos enormes e dá vontade de ler tudo, mas me controlo e fico vindo aqui sempre com os minutos contados... ultimamente tenho aparecido mais, mas logo vou diminuir de novo. Também não tenho me dado tempo para explorar meus equipamentos, meu XF tá de molho, só toco um pouco de vez em quando... Logo logo voltarei com força total... Não entro no MSN há anos, mas visito o facebook quase todo dia. Procure por Marcos Serrano, sou amigo do Edson Caetano, terei prazer em tê-lo como amigo. Abraço!

kokada
Veterano
# fev/13
· votar


Maestron
vc que entende do GW8, na montagem de ritmos ele também diferencia a "volta" de uma variação? Por exemplo: estou na varição D, e quero voltar pra A. Essa volta é diferente da ida? Deu pra entender? rs é que no BK5 ele tem essa diferenciação. Dá pra deixar a ida diferente da volta.

Maestron
Veterano
# fev/13
· votar


kokada

Deu pra entender sim... Mas confesso que nunca tive coragem de mexer nas variações dos styles, não sei te responder isso..

Berg Varela
Veterano
# fev/13
· votar


kokada
vc que entende do GW-8, na montagem de ritmos ele também diferencia a "volta" de uma variação? Por exemplo: estou na varição D, e quero voltar pra A. Essa volta é diferente da ida? Deu pra entender? rs é que no BK-5 ele tem essa diferenciação. Dá pra deixar a ida diferente da volta.

O BK-5 é igual ao G-70 ou Seja 3 Breaks(Viradas) pra cima
e 3 Breaks(Viradas) pra baixo.

e no GW-8 só temos 4 breaks(Viradas) independentemente das VARIATION.

kokada
Veterano
# fev/13
· votar


Berg Varela
então pelo que entendi o GW8 não diferencia se está indo de A para D ou se está indo de D para A, por ex.?

Berg Varela
Veterano
# fev/13
· votar


kokada

GW-8 Tem 4 Viradas
Se vc tiver na VARIATION 4 e quiser ir pra VARIATION 1,vai tocar a 1 FILL IN(Virada 1).

Se vc tiver na VAR 2 e apertar a VAR 4 ,vai tocar a 4 FILL(Virada 4).

kokada
Veterano
# fev/13 · Editado por: kokada
· votar


Berg Varela
hmmm então é igual os PSR, tirando o acorde menor. Acho que o grande lance na montagem de ritmos do BK5 então é esse esquema... a volta é diferente.

Berg Varela
Veterano
# fev/13
· votar


kokada
O GW-8 é só 4 viradas mesmo,mas tem o menor e a sétimas,que vc pode fazer viradas diferentes.
O BK-5 tem 6 viradas e vc pode fazer o mesmo com as sétimas e menores e a volta é diferente.

kokada
Veterano
# fev/13
· votar


Berg Varela
como assim, o BK5 tem 6 viradas, não são 4 igual o GW? Sendo que a volta é diferente.

Berg Varela
Veterano
# fev/13
· votar


kokada

O BK-5 tem 6 viradas.

O FILL UP1,FILL UP 2,FILL UP 3.
O FILL DOWN1,FILL DOWN2,FILL DOWN 3

Na dúvida veja a pagina 118 do manual em PDF na parte RHYTHM DIVISIONS

kokada
Veterano
# fev/13 · Editado por: kokada
· votar


Berg Varela
hmm verdade! Confundi com as variações. Nas viradas é uma boa sacada mesmo do BK5, de diferenciar o Fill Up do Fill Down.

To quase fechando negócio pra trocar um BK5 usado por um GW8 novo, dando 300,00 de diff. Doido assim! rs

Delvo
Veterano
# fev/13 · Editado por: Delvo
· votar


kokada
Tá parecendo eu, não paro com teclado.
Nenhum tá bom .......hehehehe.....
O S710 já vendí. Amanhã, se não amanhecer chovendo, irei à São Paulo conhecer o PA 600. Não vejo a hora.

Quanto ao BK5, mesmo com as desvantagens dele, estou com saudades. Olhe lá se ainda não acabo comprando outro. Timbres e arranjos maravilhosos, impressionaram-me. Foi meu melhor Roland. Já tive E50, GW7, GW8 e........ acho que quase todos arranjadores da Roland!
Mas só o BK5 me deixou saudades.

kokada
Veterano
# fev/13 · Editado por: kokada
· votar


Delvo
rs nós somos parecidos mesmo, sempre trocando de teclado! Vc vendeu por quanto o S710? To vendendo o BK5(talvez eu dê de entrada para um GW8 novo amanhã), mas se quiser entra em contato comigo. Ainda estou com um pouco de dúvida em qual vai ser o próximo teclado. Estou com vontade até de pegar um piano digital rsrsrsrsrsrsrs to sentindo saudades das teclas pesadas. Esses caras de lojas de revenda empurram o preço do nosso teclado usado lá pra baixo.

Pensei nas teclas pesadas, pq depois que vendi meu Kurzweil PC2, que tinha as teclas um pouco mais pesadas que essas de arranjadores, reparei que quase não tenho tocado as músicas de piano que tocava com o PC2... não é a mesma coisa. Inclusive estava até melhorando minha técnica com as teclas pesadas, pq dá mais prazer em tocar! No quesito piano digital, enquanto eu não ter um Roland RD700GX, não sossego!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Roland BK-5 ou Roland GW-8?