Fantom X8 vs RD 700 nx

    Autor Mensagem
    LeandroPeres
    Veterano
    # jun/12


    Olá pra todos, eu estava vendo essas duas poderosas máquinas e vi o quanto os pianos delas são excelentes, sei de que se trata de um Piano Digital e um Workstation, mas vi que está na mesma faixa de preço e por isso to criando esse tópico, bom, primeiramente estou querendo comprar um desses teclados, pois eu toco em igreja e os timbres que mais vou usar é Piano, Strings, Órgãos (hammonds) e metais. E por coincidência os 2 teclados tem esses sons, e como tem muitos músicos por aqui gostaria da opinião de vocês. Abraço!

    Felipe Vianna
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Eu ficaria com o RD 700 NX. Ele tem o piano acústico e elétrico com a tecnologia SuperNATURAL (que são beeeem melhores que os do Fantom, ainda que expandido com as SRX 11), bem como as teclas Alpha PHAIII, também melhores que a Fantom.

    O resto dos timbres que citou são quase similares, com vantagem para o Fantom, que também oferece maior variedade e poder de síntese, mas o RD 700 NX não faz feio.

    LeandroPeres
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Esqueci de perguntar uma coisa fundamental, que seria em relação a tocar ao vivo, pois vi em alguns vídeos tutoriais que o Fantom não corta o som na mudança de timbres, do RD eu já não sei...

    Tears Of Fire
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Felipe Vianna
    não seria 700gx?

    Felipe Vianna
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Felipe Vianna
    · votar


    Tears Of Fire

    Felipe Vianna
    não seria 700gx?


    O 700GX era o modelo anterior ao 700NX e não contava com os timbres SuperNATURAL, apenas poderia tê-los caso você comprasse uma expansão que vinha, salvo engano, com 11 timbres de piano com esta tecnologia.

    Tears Of Fire
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    ah só!

    macba
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Amigo, o Fantom corta o som sim.
    Eu tive um X6, sinceramente no meu caso optaria pelo 700Nx se não precisasse de efeitos, sequencer e sampler. Se seu caso é mais piano, EP´s, cordas e até de certa forma órgão, que não é o forte do RD, dá pra se virar com o RD mesmo. Lembrando que ele mixa até 4 sons em layers pelos faders. O som de Piano é muiiiiito melhor que do Fantom X que hoje pode se considerar bonzinho padrão Roland, que tem quem não goste.

    LeandroPeres
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Você tem razào macba, eu me confundi, o que não corta o som é o G8...

    masterpro
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Para o que você precisa, RD vai cair como uma luva...Caso precise de mais versatilidade, aí sim teria que ser o Fantom. Fora que as teclas do RD são uma manteiguinha, delícia de tocar

    DuduXP
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    LeandroPeres
    Nenhum Fantom corta som, meu caro, assim como nenhum Juno e nenhum XP, isso tem que ser configurado, não vem de fabrica, o parametro se chama patch remain, todos os Roland tem essa configuração, Eu ja tive Fantom S, XP80, XP30, XP10, RS9 e Juno Stage, nenhum deles corta o som, é só abilitar o patch remain.

    expedifer
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    O RD700NX vem com samples internos (supernatural), imbatível perante o fantom. Em termos de timbres é muito superior ao fantom X8 e ate o G8 nos poucos que tem, além dos supernatural serem melhores, superiores e mais recentes que o samples SRX. Mas lembre-se que o RD é um SP, muito limitado em funções e recursos, bem diferente do fantom que é um sintetizador muito completo e que ate aceita carregar samples além de ter sequenciador, entre muitas outras capacidades. Agora convenhamos: que X8 caro é esse?

    LeCS 01
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Nenhum Fantom corta som, meu caro, assim como nenhum Juno e nenhum XP, isso tem que ser configurado, não vem de fabrica, o parametro se chama patch remain, todos os Roland tem essa configuração, Eu ja tive Fantom S, XP80, XP30, XP10, RS9 e Juno Stage, nenhum deles corta o som, é só abilitar o patch remain.

    DuduXP,

    tenho um Juno-Gi e estou com esse problema de cortar os sons na hora de muda-los, vc sabe se ele possui esse recurso que vc citou acima?

    DuduXP
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: DuduXP
    · votar


    LeCS 01
    Sim, todos os Junos tem esse recurso, até o Di, va em Utility se não estou enganado, e navegue pelos menus de lá, lá voce encontra o Patch Remain. Voce tem um ótimo equipamento em mãos, mas tem que procurar conhece-lo.
    Grande abraço!

    LeCS 01
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Sim, todos os Junos tem esse recurso, até o Di, va em Utility se não estou enganado, e navegue pelos menus de lá, lá voce encontra o Patch Remain. Voce tem um ótimo equipamento em mãos, mas tem que procurar conhece-lo.
    Grande abraço!


    DuduXP

    Valeu a ajuda, mas não consegui acha esse recurso no Juno-Gi. Procurei em tudo quanto é lugar, porém sem resultado!

    LeandroPeres
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Obrigado pela ajuda galera, me esclareceu muita coisa, estava vendo algumas reviews entre o X8 e o G8 e o RD é claro, percebi que em relação à piano ele bate em disparada (RD)... Hehehe... Mas vi que o G8 não fica pra trás, e agora estou em dúvida entre o RD e o G8... Agora queria tirar uma dúvida em relação ao tempo, pois se não me engano (me corrijam se eu tiver errado) o G8 foi lançado em 2008, será que a Roland está com algum outro lançamento parecido com o G8 nesse ano ainda? Valeu!

    E LeCS 01, eu tenho um Roland RS-50 e tinha esse problema no começo e percebi que da pra configurar em relação a NÃO cortar o som, bom, o meu foi o seguinte, eu ativei um botão chamado PERFORM e também ativei o botão chamado PART SELECT, problema resolvido! Abraço e boa sorte!

    LeCS 01
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    E LeCS 01, eu tenho um Roland RS-50 e tinha esse problema no começo e percebi que da pra configurar em relação a NÃO cortar o som, bom, o meu foi o seguinte, eu ativei um botão chamado PERFORM e também ativei o botão chamado PART SELECT, problema resolvido! Abraço e boa sorte!


    LeandroPeres
    Valew chará!
    Sobre o Rd e o Fantom, eu ficaria com o RD. Tive um Rd 300gx, e cara, tenho saudades dele até hoje. Os pianos e demais timbres davam conta do recado, mesmo que em número limitado ao do fantom, porém a qualidade, pra mim, é incomparável!

    kokada
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: kokada
    · votar


    Não tem como comparar um piano digital de um workstation... eu é claro que ficaria com um Fantom X8 - vai ter as teclas pesadas, muito mais timbres e edição, sampler, etc etc nao tem o que comparar nem pensar 2x.

    Essa linha NX da RD não gostei da ação das teclas... eu gostava mais da versão anterior, o RD700GX que é um sonho de consumo pra mim. As teclas do NX achei ruim, ruim, ruim!!!

    E é verdade, esses 2 pesam muito... precisa de 2 pessoas pra carregar!

    expedifer
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: expedifer
    · votar


    LeCS 01
    Os pianos e demais timbres .... mesmo que em número limitado ao do fantom

    Quantidade limitada?
    São muitas dezenas de samples internos no RD700 (GX e NX):
    -dezenas de pianos acusticos-samples internos
    -dezenas de pianos elétricos-samples
    -dezenas de pianos sampleados na placa-K
    -o fantom não tem absolutamente nenhum piano sampleado (gravação/som puro, das grandes marcas como Steinway), só patches (sintetizados, pois nunca foi lançada a placa de samples Arx-piano-supernatural pro fantom)

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/257866/
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/257874/

    Mas no resto (edições, efeitos, sintetização, sampler, sequenciador, etc), o G8 dá de pau, imbatível. A questão de escolher esse ou aquele, ninguém pode escolher por vc, como fazem por aqui: só vc pode se decidir, mas ninguém, no: pra que vc precisa de um teclado. Vá pela tua escolha, mais de ninguém (obs: os RD e o G8 são um monstrengo pra carregar e em poucos carros cabem neles)..

    André Luiz Keys
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Pela questão do RD-700NX ter timbres mais atuais eu ficaria com ele.

    Com certeza os timbres internos dele irão te atender perfeitamente.

    Com relação ao som de órgão, talvez nem todos saibam, mas o RD-700NX tem uma seção chamada "Tone Wheel", com a qual é possível usar drawbars na tela para criar ótimos timbres de órgão e salvar na memória de usuário.

    Felipe Vianna
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    André Luiz Keys

    Com relação ao som de órgão, talvez nem todos saibam, mas o RD-700NX tem uma seção chamada "Tone Wheel", com a qual é possível usar drawbars na tela para criar ótimos timbres de órgão e salvar na memória de usuário.

    É, essa é uma função bem interessante. Não só o RD 700NX como também o FP-7F possui essa função. Dá pra fazer um bom estrago, se levarmos em conta que ele não é feito pra essa função, isso é "quebra galho".

    LeandroPeres
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Não tem como comparar um piano digital de um workstation... eu é claro que ficaria com um Fantom X8 - vai ter as teclas pesadas, muito mais timbres e edição, sampler, etc etc nao tem o que comparar nem pensar 2x.

    Vou repetir o que eu falei lá em cima: "... sei de que se trata de um Piano Digital e um Workstation, mas vi que está na mesma faixa de preço e por isso to criando esse tópico, bom, primeiramente estou querendo comprar um desses teclados, pois eu toco em igreja e os timbres que mais vou usar é Piano, Strings, Órgãos (hammonds) e metais..."

    LeCS 01
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Vou repetir o que eu falei lá em cima: "... sei de que se trata de um Piano Digital e um Workstation, mas vi que está na mesma faixa de preço e por isso to criando esse tópico, bom, primeiramente estou querendo comprar um desses teclados, pois eu toco em igreja e os timbres que mais vou usar é Piano, Strings, Órgãos (hammonds) e metais..."

    LeandroPeres
    Se é pra igreja, te aconselho a ficar com o Rd 700NX mesmo, é ideal! Mas antes da uma comparada ente ele eo Rd 700GX, pois algumas atualizações da Roland, algumas vezes não são tão agradáveis como parecem!

    kokada
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: kokada
    · votar


    LeCS 01
    Entre o RD700NX e o RD700GX, eu ficaria com o RD700GX. Em termos de piano, nem precisa do kit super natural pq só os presets já são perfeitos.

    Mas eu ficaria com o Fantom X8... tem muito mais recursos que vc vai poder usar. Não pensaria 2x.

    Único porém seria o valor de revenda depois se precisar.

    Felipe Vianna
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    kokada

    Entre o RD700NX e o RD700GX, eu ficaria com o RD700GX. Em termos de piano, nem precisa do kit super natural pq só os presets já são perfeitos.

    Aí a questão já é mais de gosto, eu acho. Entre dois teclados equivalentes em quase tudo, eu prefiro o mais novo. Mas reconheço que os timbres do GX já são ótimos e ele apresenta a vantagem de poder receber o Kit Supernatural e ainda as expansões SRX, para melhorar os outros timbres "não nativos", digamos assim. Não sei o que passou na cabeça da Roland para tirar a possibilidade de expandir (seja com as ARX ou as SRX) o RD 700NX.
    Além disso, em muitos fóruns internacionais os proprietários de RD 700GX têm dito que suas teclas são "melhores" que a RD 700NX, mas isso causa debates entre eles, hehehe...
    O fato é que os 3 (RD 700NX, GX e G8) são umas máquinas e o proprietário de qualquer um deles irá ficar feliz.
    Mas eu, se tivesse o dinheiro e estivesse na mesma situação do autor, iria de RD 700 NX ou GX com o kit Supernatural, com leve inclinação para o primeiro por poder comprar novo, com garantia e boa procedência.
    Como não tenho, fico na espera da boa vontade da transportadora em me entregar meu Roland FP-4F.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fantom X8 vs RD 700 nx