Teclado + Notebook + Fast Track Pro dúvidas

    Autor Mensagem
    keyboarder10
    Veterano
    # mai/12


    Bom dia amigos.

    Eis o meu Setup:
    Notebook Sony Vaio (VPC-W21FX/B) Processador Core i3, 4GB de RAM, notebook que eu já possuía, formatei ele e deixei o mais zerado possível para exercer essa função de módulo(tirei programas que não serviriam, tirei internet, enfim).

    Windows 7 Professional- Antes eu usava o Home Premium e observava os mesmos problemas que irei descrever a seguir.

    Teclado Kurzweil KME-61 na função de controlador(Não comprei ele para isso não, tenho usado apenas nos meus primeiros experimentos)

    FCB 1010 para troca de timbres(essa eu peguei emprestado) e controles em geral(wah, rotary de órgãos e afins)

    Fast Track Pro

    Observei uma latência chata com o driver da M-Audio, por isso peguei aquele ASIO 4 ALL, problema resolvido.

    Cantabile Performer, como um rack virtual.

    Eis os meus problemas:
    1°-Tenho observado que o o som "picota" de forma intermitente, como assim? eu ligo o sistema, tdo funciona mto bem. Após um tempo o som começa a picotar, mudo a quantidade do Buffer do driver de audio, volta ao normal, depois de um tempo começa a picotar de novo...primeiro imaginei que o processador e/ou as memórias não estivessem aguentando já chequei ambos, o processamento fica entre 20% e 25% no momento que eu toco(isso é bom, não é?), as memórias também ficam com uma folga boa.

    Seria problema da placa de som? ou seria talvez alguma configuração do computador? alguém já passou por algo parecido? como resolveu?

    2° Com o Cantabile eu gravo as scenes e programo as alterações de scenes através da FCB 1010, no momento que eu configuro as entradas de MIDI no Cantabile eu uso sem problemas. Porém quando eu desligo o notebook e ligo de novo, isso já não funciona mais, a pedaleira não muda mais as scenes, eu tenho que reconfigurar os canais MIDI.

    Se alguém já passou por algo parecido, me ajudem aew...
    Esses meus problemas cheiram a algum detalhe que eu esqueci de configurar nos programas, tanto no windows quanto no Cantabile. Acredito que seja coisa boba.

    um grande abraço galera.

    Edson Caetano
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    keyboarder10
    1 - Os estalados me parecem ser buffer baixo demais, já tentou tocar com ele um pouco mais alto? a sua máquina deve aguentar bem

    2 - Já tentou não deixar o pedal plugado no computador ao reiniciar, e só plugar ele depois que o windows ligou ?

    Tears Of Fire
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    a pedaleira não muda mais as scenes, eu tenho que reconfigurar os canais MIDI.
    comigo acontece algo parecido... é só desplugar e plugar a pedaleira antes de abrir o programa, só consigo ligar meu teclado nos programas assim... tenta aee!

    keyboarder10
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Com relação aos Buffers...

    Já tentei, fica menos frequente, mas msmo assim as vezes acontece...

    Com relação a pedaleira
    Nunca tentei fazer isso não.. esse FDS eu testo e digo pra vcs...

    De qualquer forma, obrigado pela força e pela atenção.

    keyboarder10
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Uma outra curiosidade...

    Quando eu ligo o KME como controlador, eu observo um sinal MIDI entrando na placa continuamente, o ledzinho de MIDI não pára de piscar, primeiro pensei q fosse um clock, mas a frequência desses sinais não é regular saca?(pois quando eu gravo uma trilha MIDI no sonar, ele também grava esse sinal e eu pude observar a irregularidade dele) não me atrapalha em nada em termos de som e performance, mas em outros controladores eu não observo isso, alguém sabe do que se trata? ou como tirar isso?! tbm é assunto que não vejo em nenhum outro fórum.

    abçs

    keyboarder10
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    eu mandei um e-mail pra Kurzweil perguntando sobre isso e até hj não me responderam...rsrs

    Tears Of Fire
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    olha cara, no meu cabo midi usb, tem uma duas luzes, uma vermelha que informa que o teclado está se comunicando com o computador e outra... quando é ultilizado os tibres do teclado numa DAW, por exemplo, ou eu ponho uma pista midi do computador para reproduzir no teclado, ascende uma luz verde...

    também tem outra luz, mas ela é mais comum em modulos, quando o modulo recebe um comando midi, aquela, luz se ascende... tauvez sejá isso...

    Edson Caetano
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    keyboarder10
    Cara algo que eu desencanei foram as luzes, meu e66, arranjador de 1994, sempre que plugado emite um sinal intermitente, mas nao atrapalha em nada, logo penso que em alguns modelos fique alguma coisa enviando o sinal

    Meu Sp88x da kurzweill fica sempre apagadinho hehe só funciona se eu der algum comando

    Se nao atrapalhar que nem o colega hoje cedo, que mexia inclusive em controles de tempo real... Desencana

    MAB Keyboard
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Galera tô com um problema desse também. Existe uma reglagem da latência na Fast Track Pro que vem originalmente em 128, mas um amigo me deu um bizú que devo colocá-la para 256 e realmente para com esses ckicks quando toco. Agora o problema é que quando abro o Forte com meu rack de vst pronto, observo que sempre volta a regulagem para os 128 e portanto volta a clickar quando toco. Alguem sabe me dizer o que é que está acontecendo? O problema está com o a Fest Track Pro, com o Windows ou com o Forte? O que devo fazer? Desde ja obrigado

    Edson Caetano
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Nao é a FTP que faz isso, tem que salvar no soft o buffer, e olha o bizu deixa em 512 vai rodar melhor se o seu sistema agüentar

    LeandroP
    Moderador
    # jun/12 · Editado por: LeandroP
    · votar


    keyboarder10

    Pode ser ridículo o que vou postar, e se for, por favor, desconsidere.

    Mas vale a pena testar.

    Procure alterar as configurações de energia do seu notebook.

    Algumas configurações default, pra poupar energia, acabam desligando alguns componentes ou colocando-os em modo de espera.

    Deixe tudo ligado, mesmo após 30 minutos ou uma hora.

    Faça o teste. Pode ser que o computador "se preocupe" com tarefas em segundo plano e por conta disso dê algumas picotadas.

    Edson Caetano
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    O que o Leandro falou é vero, deixe o note sempre em força total, desabilidade quando estiver com áudio todas as poupanças de energia

    Outro detalhe, trabalhe plugado, na bateria o note nao da 100% as vezes nEm cumpre a tarefa

    MAB Keyboard
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Edson Caetano

    Valeu Edson. Consegui resolver. Configurei no Forte e pronto.

    Agora fui orientado anteriormente para colocar a taxa de Buffer em 256 e resolve tranquilo, mas você aconselha em 512. Por que?

    Quanto a questão da energia, uso sempre o Not sem a bateria e ligado a rede.

    Edson Caetano
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    MAB Keyboard
    É uma balança que deve ser considerada aqui... quanto maior o Buffer mais dados estão armazenados, melhora a qualidade, porem dependendo da máquina gera latência, quanto menor o Buffer menos dados armazenados falta som, aparecem os estalados, porem a latencia é menor

    Então na verdade, a gente orienta muitas vezes a deixar o buffer mais baixo em máquinas mais modestas, mas o melhor é deixar valores altos, em casa é 1024 no Buffer, 1 Mb ou mais

    Faça o teste na sua máquina, se ela rodar com 512 com latencia abaixo de 20ms, considere está escolha, valores abaixo de 20ms são imperceptíveis ao ouvido, portanto é melhor deixar o Buffer em 512 e uma latencia de 7, 8ms, do que 256 e 2, 3ms, na pratica valores tão próximos não tem diferença significante para a nossa percepção

    Será que eu consegui explicar ou compliquei ainda mais hehe

    LeandroP
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    MAB Keyboard
    Quanto a questão da energia, uso sempre o Not sem a bateria e ligado a rede.

    Também uso o note dessa forma. Só que se eu parar de escrever e for atender o portão, por exemplo, quando eu volto ela está em estado de espera, com a tela preta. Pra mim isso é normal e eu não me preocupo com este detalhe. Mas se você está gravando, é bom configurar melhor o gerenciamento de energia, proteção de tela, etc. Como você está tocando/gravando, o computador pode "pensar" que não tem ninguém mexendo no mouse e no teclado e simplesmente executar as tarefas de segundo plano (desligar monitor, hd, etc.

    MAB Keyboard
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Massa.
    Meu Not é um Semp Toshiba I5 4Gb RAM e 500Gb HD Zero Km, comprei a menos de um mês. Acho que trabalhar a uma taxa de Buffer de 512 não será problema. Tô pegando a manha de VST agora.
    Aos poucos vou configurarando tudo e com as dicas de vocês tudo vai ficando mais fácil.
    Valeu!

    MAB Keyboard
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Edson Caetano

    Brother o que é determinante para que um sistema suporte trabalhar com taxas mais altas de Buffer? Configurei no Forte a taxa para os 512 que você indicou, mas percebi um pequeno atraso, mínimo, mas me incomodou. Logo preferi deixar nos 256 mesmo.

    Edson Caetano
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    MAB Keyboard
    É o que eu falei cara, é uma balança hehe um pouquinho menos um pouquinho mais, tem que acertar exatemente o ponto ideal que o seu sistema suporta, não precisa ser multiplos exatos, por exemplo o Sonar te oferece outros valores

    Uma coisa que sei que é extremamente díficil de acontecer, porque o Kronos por exemplo que é um computador, roda tão liso, sem latencia alguma, mesmo usando combis massivas, lotadas de fx... porque é um sistema dedicado...

    Exatamente isso, quer que seu computador seja feroz com áudio, transforme ele em uma máquina dedicada a isso, elimine tudo que não sirva, navedgadores de internet com seus plugins devoram memória, antivirus e outros processos em backgroud idem, firulas do OS e efeitos de videos, gadegts bonitinhos, tudo vai somando

    A tarefa é simples, fazer uma formatação limpa, personalizada, e inserir o mínimo necessário para o sistema funcionar adequadamente e instalar o que precisa para o audio bombar

    Computadores mais humildes só ião rodar assim, máquinas mais potentes como seu i5 com 4Gb pode se dar ao luxo de funcionar normalmente com tudo, mas sacrifica um pouco o buffer em razão de diminuir a latencia

    Já maquinas bem configuradas e com o hardware como um i7 e 8gb de Ram, igual ao meu aqui, roda com tudo a 1024 no buffer, mais atrasa... porem o Norton está rodando, o torrent, uma porrada de abas abertas no navegador, ... dá para abusar bem do processador e seus 8 nucleos

    Mas não tem crise, se está legal com 256, e o som está gostoso, manda ver, só saiba que se puder aumentar melhora ainda mais

    MAB Keyboard
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Valeu Edson. Brigadão mesmo.

    keyboarder10
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Obrigado Galera. Resolvi os problemas de Hardware do meu set, suas dicas foram muito úteis. Obrigado msmo.

    Um último problema. Tenho tido alguns problemas com software, por exemplo fui testar o Cantabile como rack virtual, achei o programa fantástico mas o B4II não funcionou bem nele, eu não consigo salvar as sessions onde eu coloco o B4II. Parti para o Forte e eu tive o mesmo problema só que não com o B4II, eu tive com o Korg Legacy Cell. O único que funcionou tudo sem problemas foi o V-Stack, mas nesse não dá para salvar session, sub-sessions e nem setlists, eu tenho q configurar pelos canais MIDI e alterar os canais no teclado.

    Alguém sabe explicar pq acontece isso? é algum problema de configuração ou é algum problema inexplicável de informática?

    Abçs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Teclado + Notebook + Fast Track Pro dúvidas