músicos só desenvolvem tocando com banda?

    Autor Mensagem
    arqui
    Veterano
    # mai/12


    é o seguinte: eu sou tecladista e toco mais sozinho do q com banda, ai eu queria saber se eu posso me tornar um senhor tecladista apenas estudando e praticando, ou se preciso entrar em uma banda de "monstros" para desenvolver o meu talendo musical?

    silvG8
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: silvG8
    · votar


    arqui
    Já ouviu falar em Horowitz? Aposto que nunca tocou em banda alguma, mas tinha musicalidade para tocar com uma orquestra sem tensão alguma.

    Estude....... sozinho, acompanhado, de dia, de noite, com/sem metrônomo, com/sem backtrack, etc...... não faz muita diferença.

    arqui
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    ñ, nunk ouvi falar nesse cara
    mto obg pela dica

    Edson Caetano
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Beethoven, Mozart, Bach... Tinham bandas?? Claro que nao... Faça sua parte, será um grande músico assim

    J.Dionatan
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Pelo contrário, bandas podem travar e muito musicalmente um músico. Claro que isto depende de qual o estilo, qual o nível da galera, e tal blá blá blá.

    Na prática eu digo o seguinte: Desenvolva sozinho, nunca pare de estudar, e de preferência, toque vários estilos. Pois cada um contribui com uma forma de ver a música.
    Agora, sempre que possível, toque com bandas, toque com amigos, a música tem este lado social que é muito prazeroso e que não pode ser desperdiçado né.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    banda é bom para que você não se torne um elo perdido que surge de um buraco após de 20.000 sem ter noticas

    uma coisa é estudar pra melhorar, isso você faz sozinho, mas tocar pra caraca e ninguem ver isso também é desanimador
    tocar sozinho você vai tocar em:
    casamento, praça de shopping, restaurante,......,. ...,. ....., casamento...... praça de .......,

    então é interessante que você tenha uma banda para tocar em outros lugares também, palcos grandes, festa do caqui, encontro de motos, forró do risca faca.....

    porém a banda deve servir de estimulo para que você tenha necessidade de estudar mais sozinho
    problema maior é que quando se tem uma banda boazinha, o cara se acha a ultima bolacha do pacote e acha que não precisa mais se desafiar e acomoda

    soruji
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    é o seguinte: eu sou tecladista e toco mais sozinho do q com banda, ai eu queria saber se eu posso me tornar um senhor tecladista apenas estudando e praticando, ou se preciso entrar em uma banda de "monstros" para desenvolver o meu talendo musical?

    Bom, o tecladista tem muitas coisas a serem desenvolvidas, e acho que muitas delas você aprende com outros músicos. (grooves com baixistas, ritmo com bateristas, frases e solos com guitarristas,harmonia com violonistas), e também acho que não devemos desperdiçar a oportunidade de conhecer a música de outras pessoas, pois acaba-se aprendendo muito assim também. Eu gosto muito de tocar no estilo "piano e voz", mas aprendo muito tocando com outras pessoas e isso é um incentivo tanto pra você quanto pra elas.

    kazu keyboard
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    hoje eu agradeço tudo o que sei pelas bandas que passei, quando se entra em um ministerio só batendo acorde e sai dele sabendo fritar as teclas é muito legal e gratificante, logico isso vai tempo e nao é da noite pro dia, mas tanto sozinho quanto com banda vc tem muito a aprender... entao sempre toque com alguem mas nunca deixe de pegar seu instrumento em casa por dez minutinhos por dia (ja ta otimo) :)

    Rick Pac
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Um músico sozinho se desenvolve , mas as práticas de grupo são edificantes, gratificantes e ajudam a lapidar algumas qualidades.
    Se você só tocar sozinho , mesmo bem , certamente terá dificuldades quando tocar em grupo.

    É a mesma coisa dizer que você, sendo um excelente onanista, fará sucesso com as mulheres.

    Tiago Correia
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    onanista ???

    Putz tive que ir no Google!

    Pratica em conjunto é muito importante. Desde que todos façam a lição de casa e se tenha no mínimo um ensaio organizado. Ex:

    Ensaio 1xsemana: "Um programa mensal do repertório"

    Cronograma de quantas e quais músicas serão ensaiadas na semana "X"

    E que o ensaio seja só para sincronizar as partes. Nada de ficar tirando músicas nele.

    Isso é o mínimo de organização que dá resultados em performances em grupo. Caso contrário como disse:

    J.Dionatan

    [i] bandas podem travar e muito musicalmente um músico.[/i]

    Thallyz
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Lembrando que se vc tocar em um forró "risca a faca" vc pode correr um sério risco de nunca mais tocar! ! ! ( KK). . .

    Milenawins
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Concordo com o Tiago Correa....olha....acho de extrema importância tocar com outros músicos....aprender vc aprende sozinho mesmo, mas a questão da timidez, de ter que se virar na hora de uma improvisação....até pra deixar vc mais confiante....é importantíssimo! para o total desenvolvimento como músico vc deve tocar em banda sim....mas é como o Tiago Correa disse.....
    Abraços!

    El Cabriton
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Olha man, em uma banda você aprende algumas coisas que (talvêz) não aprenderia sozinho. Isso são algumas manhas, truques, etc...

    Se o povo da banda é humilde, toca bem, tem um bom diálogo, te trata pelo que você realmente é, daí é interssante tocar em banda pra aprender e evoluir.

    Agora, se o povo da banda não atende às características acima, cai fora. Cai fora, pra ti não perder dinheiro, não perder tempo e não se tornar um deles hehe.

    Shadad
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    forró do risca faca

    hauhauhuahauhauhauhau

    Já toquei muito em eventos desse tipo.

    arqui

    Estudar por conta própria é importante, mas não há nada que substitua o desenvolvimento em grupo. Não é a toa que em qualquer curso de música popular que se prese haverá uma disciplina denominada Prática de Conjunto ou algo equivalente.

    J.Dionatan

    Pelo contrário, bandas podem travar e muito musicalmente um músico.

    Discordo disso. Acho que com banda qualquer tecladista se desenvolverá mais e, para mim, isso vai depender mais dos músicos que compõe a banda do que do estilo da banda.

    Por muito tempo na minha vida (final dos anos 90 ao início dos anos 2000) eu tive que me conformar a tocar com midis e sequencias que eu fazia. Naquela época play alongs, VSTi, samples e internet banda larga eram utopias, principalmente para quem era um nordestino aspirante a tecladista. Só eu sei o quanto eu sofri e me atrazei com isso.

    Quando a gente vai fazer uma convenção ou frase por conta própria e o baixista e o baterista percebem o que a gente vai fazer e acabam essa frase/convenção juntos... coladinhos com a gente... putz! Não há palavras para descrever esse sensação.

    E mais: ouvir um baxista em um CD é uma coisa, mas é diferente ver e ouvir em um ensaio como aquele som é tirado do baixo. Com banda a gente acaba aprendendo muitas coisas mais rapidamente do que aprederíamos sozinhos.

    J.Dionatan
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    isso vai depender mais dos músicos que compõe a banda do que do estilo da banda.
    Por isto que usei a palavra "pode". Existe um tal do "conformismo". O cara pode achar que já tá tocando para o gasto e boa, se conforma aonde está. Vejo muita gente assim, que não evolui nada porque na banda tá funcionando.
    Porém participar de bandas tem muita coisa positiva, com já foi citado acima aí.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a músicos só desenvolvem tocando com banda?