o que é electric piano ?

Autor Mensagem
abiliao
Veterano
# mai/12


oi

como funciona um : electric piano ?

ouvi dizer que é um teclado que percurte placas de metal ( igual ao vibrafone ) da onde o som é captado por um captador tipo de guitarra e amplificado , certo ?

ja em outra fonte eu li que são cordas como no piano que são percurtidas por um martelo e o som é captado por um captador tipo de guitarra e amplificado ...

qual das duas fontes esta correta ?


obrigado

Tears Of Fire
Veterano
# mai/12
· votar


acho que são os dois... tem uns com tibres parecidos com o vibrafone e outros totalmente diferente... dá uma procurada nuns vídeos e numas imágens..

abiliao
Veterano
# mai/12
· votar


valeu


voces podem me indicar discos que usam cada tipo de : piano eletrico existente ?

obrigado

silvG8
Veterano
# mai/12 · Editado por: silvG8
· votar


Tears Of Fire
imágens
POUTZ! Sem ofensas...... e sem acentos.
Tudo na brincadeira hein! :)

abiliao
Procure no Google por:
Wurlitzer, Rhodes (Fender), DX-7 (som de piano baseado em síntese FM bem divulgado por este teclado), etc.

Existem vários!

abiliao
Veterano
# mai/12
· votar


fala

eu li na wikipedia sobre cada um deles , link :

http://en.wikipedia.org/wiki/Electric_piano

tem a parte que explora o funcionamento de cada um .mas não tem o som deles.

eu queria fontes para ouvir o som e como é tocado .

de preferencia bons discos , voce conhece algum ?

ja ouvi Bob Marley usando clavinete , da hora ...


obrigado

abiliao
Veterano
# mai/12
· votar


putz


como eu sou nó cego .

na pagina do wikipedia tem nomes das musicas e tipo de EP usado ..

desculpa

obrigado


segue ai a dica pra quem quer conhecer ,

o link é :

http://en.wikipedia.org/wiki/Electric_piano

valeu

Tears Of Fire
Veterano
# mai/12
· votar


silvG8
POUTZ! Sem ofensas...... e sem acentos.
Tudo na brincadeira hein! :)

puts... mál àee cara... kkk

abiliao
eu queria fontes para ouvir o som e como é tocado .
não tem no Youtube?

segue ai a dica pra quem quer conhecer ,
vou ver aqui... quero me corrigir antes que venha alguém brigar comigo..kkk

fernando tecladista
Veterano
# mai/12
· votar


que percurte placas de metal
rhodes

são cordas como no piano que são percurtidas por um martelo .
CP-80 yamaha

Tears Of Fire
Veterano
# mai/12
· votar


uma tradução livre do Google Tradutor

Cordas Struck

Yamaha, Baldwin, Helpinstill e pianos elétricos Kawai são reais pianos de cauda ou vertical com cordas e martelos. Os modelos Helpinstill tem um tampo tradicional, os outros não têm nenhum, e são mais parecidas com uma guitarra elétrica de corpo sólido. Na Yamaha, Baldwin e pianos Kawai, a vibração das cordas é convertido em um sinal elétrico por captadores piezoelétricos debaixo da ponte. Helpinstill de instrumentos utilizam um conjunto de captadores eletromagnéticos ligados à estrutura do instrumento. Todos esses instrumentos têm um carácter tonal semelhante ao de um piano acústico.

Canas Struck
Pianos elétricos Wurlitzer utilizar palhetas de aço plano atingidas por martelos de feltro. As palhetas caber dentro de uma placa de metal de pente, e as palhetas ea placa em conjunto formam um sistema de captação electrostático ou capacitivo, usando uma tensão de CC de 170V. Este sistema produz um tom muito diferente - doce e vibrafone, como quando tocou suavemente, e desenvolver uma ressonância oca como as teclas são tocadas mais difícil. As palhetas são afinadas através da adição ou remoção de massa de um pedaço de solda na extremidade livre da palheta. Canas de substituição são fornecidas com um ligeiro excesso de solda e, portanto, sintonizada "flat", o usuário é obrigado - por tentativas e erros - aos poucos apresentar fora do excesso de solda até a afinação correta seja alcançada. O "Columbia Elepian", também rotulado como "Maestro" usa um sistema de cana semelhante ao Wurlitzer.

Struck ajuste de garfos
O diapasão aqui se refere ao elemento atingido com duas partes vibrantes - fisicamente ele tem pouca semelhança com um tipo tradicional. Em instrumentos Fender Rhodes, a parte atingida do "garfo" é um dente de arame de aço duro. A outra parte do garfo, paralela e adjacente ao dente, é o tonebar, uma barra de aço resistente que actua como um ressonador e adiciona sustentação ao som. O dente é equipado com uma mola, que pode ser movido ao longo do seu comprimento para permitir que a inclinação para ser variada para o ajuste fino. O dente é golpeado pelo neoprene pequena (originalmente senti) a ponta de um martelo ativado por uma ação de piano bastante simplificada (cada chave tem apenas três partes móveis, incluindo o amortecedor). Cada dente tem um captador eletromagnético colocado apenas para além da sua ponta (ver também tonewheel). O piano Rhodes tem um tom sino-like distinta, mais cheio do que o Wurlitzer, com mais sustentar e com um "rosnar" quando jogava duro. Hohner de "Electra-Piano" usa um sistema similar, com uma vara de metal que substitui o dente de Rodes. Seu som é correspondentemente algum lugar entre o Rhodes e Wurlitzer.

Canas arrancadas
Pianet originais Hohner usa almofadas adesivas feitas de espuma de borracha e couro impregnado com um óleo viscoso para arrancar palhetas metálicas. Quando a chave é liberada, o bloco atua como um amortecedor. Um sistema de captação electrostática semelhante ao Wurlitzer é usado. O som produzido se assemelha ao do Wurlitzer, mas mais brilhante e com menos sustain. A mesma empresa do "Cembalet" usa borracha plectra e amortecedores separados mas de resto é quase idêntica. Mais tarde Hohner de "Pianet T" utiliza ventosas de borracha de silicone, em vez de almofadas adesivas e substitui o sistema electrostático com captadores electromagnéticos passivas semelhantes aos do Rhodes, as palhetas si no entanto ser magnetizado. A T Pianet tem um som muito mais maduro e não ao contrário dos instrumentos Rhodes. Nenhum dos instrumentos acima referidos têm a facilidade de um pedal de sustain.

Uma cópia perto do Cembalet é o "Weltmeister Claviset", também comercializado como o "Selmer Pianotron." Isto tem captadores eletromagnéticos com um pré-amplificador alimentado por bateria, e mais tarde os modelos têm filtros de tons múltiplos e um pedal de sustain.

Outros elétricos instrumentos de teclado

Embora não seja tecnicamente pianos, a seguir, são cravos elétricos e clavichords.

Baldwin "Body-Solid Elétrica cravo" ou "Combo Cravo" é um instrumento de alumínio-moldado de forma bastante tradicional, sem tampo e com dois conjuntos de captadores eletromagnéticos, um perto da plectra ea outra no ponto médio das cordas. O som do instrumento tem algo do caráter de uma guitarra elétrica, e tem sido ocasionalmente usada para substituir um em música de câmara moderna. Roger Penney de Bermuda Triangle banda trabalhou no projeto e desenvolvimento do instrumento original para a Companhia Aliança Cannon, um fabricante de cravo premier localizado em Cambridge, Massachusetts. Este instrumento tinha um quadro de barra de alumínio, uma madeira de abeto soundboard, barrar captadores magnéticos, e um acrílico (plástico) com abertura da tampa. Os protótipos e design foram vendidas a Baldwin, que fez algumas modificações, e depois fabricou o instrumento sob seu próprio nome.

Hohner do "Clavinet" é essencialmente um clavicórdio elétrica. A almofada de borracha em cada pressionamento de teclas a string em uma bigorna de metal, fazendo com que a porção "trastes" da corda a vibrar. Quando a chave é liberada, a seqüência inteira é teoricamente livre para vibrar, mas é imediatamente amortecida por fios de tecido em toda a extremidade. Dois electromagnéticos único-bobina captadores sob as cordas detectar as vibrações que são então pré-amplificado e filtrado.

um piano eletrico hoje deve estar quanto?

waltercruz
Veterano
# mai/12
· votar


abiliao

o primeiro tipo que vc citou, é o fender rhodes, tem bastante nas coisas do stevie wonder, só pra citar um exemplo.

Tears Of Fire
Veterano
# mai/12
· votar


a marca com melhores EP's seria a Rhodes ou a Yamaha

Edson Caetano
Veterano
# mai/12
· votar


Sempre esta de quem é o melhor né Hehe

Cada um tem sua característica timbristica... Eu vou de wurlitzer

waltercruz
Veterano
# mai/12
· votar


Olha, ultimamente e tenho gostado bastante de wurlitzer tb.

Ah, a propósito, a Rhodes voltou a fabricar pianos elétricos, acho que uns 4 ou 5 anos atrás.

Rick Pac
Veterano
# mai/12 · Editado por: Rick Pac
· votar


Rapaz , esse Google Tradutor é uma piada. Que tradução bizarra.
Outro dia tinha um anúncio de equipamento dizendo que ele possuia 1 gb de "memória carneiro" (memória RAM). rsrsrs.

Na prática se chama Electric Piano os eletro mecânicos ( Rhodes, Wurlitzer, Yamaha CP-60/70/80, Suette).
Só que, mais tarde, entra no rolo um timbre criado na síntese FM do DX-7 chamado Full Tines. Na época do lançamento ( início da década de 80) se escutava em praticamente TODAS as produções fonográficas nacionais e internacionais e que chamávamos de "garrafinhas".
" Pô cara , coloca aquelas garrafinhas que a base fica legal "...
http://www.synthmania.com/Yamaha%20TX81Z/Audio/A10%20%20HiTine81Z.mp3
rsrsrs
Não deveria ser correto mas acabou desta forma : um som sintetizado com intenção de simular um "Electric Piano" eletromecânico acaba virando grife (e um novo tipo de EP) por acentuar os Tines ( aquele estaladinho metálico). O mesmo aconteceu com o EP da Roland iniciado na síntese LA do D-50. http://www.synthmania.com/Roland%20D-50/Audio/Factory%20preset%20demos /28%20Synthetic%20Electric.mp3 e também com os timbres da síntese SA do MKS-20/P-330/ RD-1000 . Aqui um piano desta síntese emulando o CP-80 ( http://www.4shared.com/mp3/d0zP13rP/RolandMKS20.html ) e um vídeo :

http://www.youtube.com/watch?v=z8CwfJTAiKg

Procurando o reforço da memória de outro jurássico daqui do FCC:
É isso mesmo , Fernando Tecladista?

Eta época boa os anos 80 onde eu , engenheiro, jovem e solteiro só gastava com mulheres, bebidas e synths... rsrsrsr

kazu keyboard
Veterano
# mai/12
· votar


fernando tecladista
esses dias eu li que a Rhodes começou a fabricar o piano digital MK 80 porque os rhodes eletromecanicos desafinavam demais, mas isso nao era pra acontecer se eles possuem placas de metais que originam o som, ou é assim mesmo (desafina) e eu to falando merd....
Todos eletromecanicos da rhodes sao com essas placas?
Ja o CP 80 é percepitivel que o funcionamento é por cordas

Rick Pac
Veterano
# mai/12
· votar


kazu keyboard
Nada disso.

O MK-80 é de uma época (1989)em que a Roland comprou os direitos da marca Rhodes e fabricou uns poucos equipamentos . Tinha gerador de som Structured Adaptive ( SA) tipo o RD-3000 e teclas pesadas tipo de piano.
Trabalhei num estúdio daqui de Niterói que na época tinha acabado de comprar um zeradinho. Me diverti bastante com ele. Além do MK-80 lançaram um synth cópia do Roland U-20 com o nome de Rhodes 660.
Uma das razões que não foi renovado o contrato de cessão foi a insatisfação do Mr. Rhodes com o resultado sonoro digital.

kazu keyboard
Veterano
# mai/12
· votar


Rick Pac
agora entendi rs...Entao nada ver uma coisa com a outra kkk...a gente acha bobagens na net tbm eim kkkk...vlw

fernando tecladista
Veterano
# mai/12
· votar


kazu keyboard
esses dias eu li que a Rhodes começou a fabricar o piano digital MK 80 porque os rhodes eletromecanicos desafinavam demais

não sou muito antenado com os tipos de problemas mecanicos do rhodes, ou se o problema não é desafinar e sim quebrar, desregular.....

mas o MK-80 é da fase onde a rhodes foi comprada pela roland, alguns até dizem que o MK-80 (que eu vi só uma vez na vida) é bem próximo do U-20 (que eu vi 2X na vida) mas lendo aqui:
http://www.fenderrhodes.com/models/post-cbs.php
diz que é a sintese SA que é a mesma do RD-1000

junta isso a década de 80/90 onde a praticidade e novidade do painel com menus aposentou drawbars, potenciometros, martelos.... por um certo tempo, então vejo que mesmo que alguem teimasse em fabricar pianos eletromecanicos, ira contra a tendencia da época
também o custo de algumas plaquinhas prensadas em série é bem mais em conta do que 88 laminas ajustadas manualmente

------------------------------------------------------------------------

Rick Pac
é um rolo mesmo esse conceito de piano eletrico
mais purista mesmo é o conceito dos eletromecanicos onde se encaixa o rhodes
só que junta toda essa leva de simular ou timbres que apareceram ao acaso que tem semelhança com piano (as vezes só o atack forte e o decay) mas também na pratica tudo vira elec. piano

----------------------------------------------------
falando em "conceitos" e pianos
reparem que quando alguem pergunta e você explica qual a diferença de um "piano digital (privia, RD, p-85....)" e de um "teclado" para quem não é músico ou até músico não antenado a tecnologia
vejam a cara de "é tudo a mesma coisa" que a pessoa faz

kazu keyboard
Veterano
# mai/12
· votar


fernando tecladista
falando em "conceitos" e pianosreparem que quando alguem pergunta e você explica qual a diferença de um "piano digital (privia, RD, p-85....)" e de um "teclado" para quem não é músico ou até músico não antenado a tecnologiavejam a cara de "é tudo a mesma coisa" que a pessoa faz

ja me deparei com essa situaçao kkkkk... a area das teclas é tao grande que pra voce entender um pouco vai muito tempo...faz 7 anos desde que comecei a tocar e nao sei quase nada, mas mesmo assim fico antenado e sempre fazendo perguntas, e qdo eu posso ajudar com algo certo eu ajudo. E olha que ja prestei consultoria para varios tecladista de minha cidade que só sabem fazer uma coisa: Sentar e Tocar e achar que a linha PSR da yamaha é a melhor de todas. Ja dei varias dicas de equipamentos e olha que a maior parte atendeu. Tanto que ja me ofereceram e pediram de joelho para trabalhar em lojas de instrumentos como vendedor rs...

Tears Of Fire
Veterano
# mai/12
· votar


(4 vez que tento responder esse tópico..kkk vamos ver se vai..)
Rick Pac
Na prática se chama Electric Piano os eletro mecânicos
quais tipos de EP's tem? a tradução me deichou meio confuso...

kazu keyboard
Veterano
# mai/12
· votar


Tears Of Fire
eu acho que o nome eletromecanico ou Electric Piano abrange todos esses que tem mecanismos bruto com capitaçao propria... Agora o jeito que é trabalhado o mecanismo é que me deixa curioso, uns é com cordar, outros com placas de metais, nem sei se tem mais de outro tipo por ai, mas deve ter kkkk...
o maximo que cheguei perto de um rhodes foi na expomusic, num tinha ninguem no stand, ai cheguei meio acanhado e apertei uma tecla pra ver se saia som, e nao saiu nada.
Os eletromecanicos é pra sair algum sonzinho mesmo nao estando amplificado nao é? tipo uma guitarra sem nada conectado (sai um som baixinho de merd...)

Tears Of Fire
Veterano
# mai/12 · Editado por: Tears Of Fire
· votar


então os EP's precisam de um cubo, assim como uma guitarra?
lembra do modelo que você mecheu? eu sei que tem um que realmente é um piano digital...

--
corrigido, que mancada minha..kkkk

kazu keyboard
Veterano
# mai/12
· votar


Tears Of Fire
sim pelo que a galera falou eles começaram a produzir piano digital quando a roland assumiu a rhodes (acho que em um contrato temporario sei la), ai criaram o MK80, mas nao pararam de criar os modelos eletricos.

então os EP's precisam de uma guitarra, assim como uma guitarra?
na verdade precisam é de captadores, para poder amplificar o som, por isso eu dei o exemplo da guitarra, acredito que ah semelhança entre eles nessa parte

Tears Of Fire
Veterano
# mai/12 · Editado por: Tears Of Fire
· votar


kazu keyboard
entendi..

na verdade precisam é de captadores, para poder amplificar o som, por isso eu dei o exemplo da guitarra, acredito que ah semelhança entre eles nessa parte
na verdade escrevi errado,kkk
---

então... vocês acham legal investir num piano eletrico? ví um Rhodes Mark II por um pouco menos que 6000 reais.. ele desafina muito? e um Suette por milão... essa marca é boa?

Edson Caetano
Veterano
# mai/12
· votar


Tears Of Fire
Claro que um purista, vai preferir comprar um Rhodes legítimo, mas é um timbre que está muito próximo do real nos digitais, só compraria um legítimo se estivesse sobrando dinheiro, e isso só aconteceria antes de eu adquirir um piano Real, depois de um analógico Real, depois um Órgão real, depois, depois, aí em 4 ou 5 lugar um EP Real hehehehehehehe

Tears Of Fire
Veterano
# mai/12
· votar


Edson Caetano
kkkk
sou mais os timbres de um EP do que os de PA

Órgão real analógico Real
carai... que mansão você vai ter, em..kkk
eu acho que isso, também, é algo muito subjetivo... mas entre um EP de um piano digital ou de um sample e um EP real, o melhor seria o real ainda...

Tears Of Fire
Veterano
# mai/12
· votar


mas então... questões de manutenção....
quanto custa ascordas, e o equipamento para afinar?

Tears Of Fire
Veterano
# mai/12
· votar


aee
qual é melhor? o Mark 2 ou o Suette?

Edson Caetano
Veterano
# mai/12
· votar


Tears Of Fire
É exatamente por eu querer ter a maior diversidade possível, que eu nao iria nunca queimar 6k em um único instrumento, minha prioridade é outra, mas isso realmente é de cada um...

Não tenho a mínima idéia de como é a manutençao desse trem ...

Tears Of Fire
Veterano
# mai/12
· votar


Edson Caetano
entendi...
mas o que você acha do Suette? achei um no ML por milão... os timbres vão ficar muito diferente das músicas como Sheep, Riders on the Stone?
acho que o vendedor é usuario do forum mesmo... (só tem um cara no ML com ele, com um vídeos demo do teclado, na descrição do vídeo fala que ele está vendendo, nos comentarios, ele fala que conhece o Suette, como num tópico daqui)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a o que é electric piano ?