Utilidade da mesa de som, no meu caso.

Autor Mensagem
fernandodi
Veterano
# mai/12
· votar


Edson Caetano
Mas sem nenhum prejuízo ao amplificador né? Porque o vendedor falou que eu poderia ligar só a voz e o teclado no NK-30, não sei se por querer me vender o o CM-30 ou o que, mas ele falou que estrgaria o alto falante por causa da frequencia, dizendo que a película do alto falante poderia rasgar...

Edson Caetano
Veterano
# mai/12
· votar


fernandodi
Sim... Ligar um contra baixo no talo em caixa nao preparada pode dar treta, mas se tocar de boa rola tranquilo, só não vai querer que o combo agüente uma banda inteira tocando no volume 10 diretao...

J.Dionatan
Veterano
# mai/12
· votar


Cara eu tenho um CM-30 da Roland. Nunca toquei num NK-30 mais o Cube Monitor é muito do bão!! Leve, com alta potência e fidelidade sonora. Ainda quero ver se comprou outro dele (esperando pintar um usado mais em conta mais é difícil alguém largar) para usar a função stéreo link.

Altamente recomendado o CM-30, já liguei contra baixo nele em baixos volumes claro e funfa de boa, alta resposta a graves!

catamilho
Veterano
# mai/12
· votar


Fernandodi,

Eu brinco de tocar em casa, uso uma mesa Yamaha mg82, ela tem oito canais e tem efeitos, uso o teclado em estéreo e depois de equalizar e passar pelos efeitos da mesa o som vira outro.
Ligo o phone na própria mesa o som fica outra coisa.
Ligo a mesa em dois amplificadores separados um para os monitores com dois falantes de 6 polegadas e o outro para duas caixas de 15 polegadas.
Assim tenho total controle de cada sinal um via a saída estéreo da mesa e outro na saída de monitor.
Achei indispensável o uso da mesa por todos os motivos e possibilidades descritas pelos colegas de fórum anteriormente, e também pela melhora no som depois dos efeitos no phone (que é 80% de meu uso).
Espero ter ajudado.
Abraços a todos.


fernandodi
Veterano
# mai/12
· votar


J.Dionatan Você quer dizer usar o baixo com o volume baixo ou médio? Porque é preciso pelo menos uma boa resposta ne...
Ou o que você considera baixo? Dá pra um ambiente de 100 m2?

fernandodi
Veterano
# mai/12
· votar


J.Dionatan Você quer dizer usar o baixo com o volume baixo ou médio? Porque é preciso pelo menos uma boa resposta ne...
Ou o que você considera baixo? Dá pra um ambiente de 100 m2?

Edson Caetano
Veterano
# mai/12
· votar


fernandodi
O cm-30 rola para ambientes pequenos, um quarto, um ambiente de 100m2 vai engolir seu cubo, para isso precisa de pelo menos 150w... O que quer de um ampli... Que ele seja guerreiro, leve uma banda inteira nas costas e que anime uma festa em 100m2 com 30w...

J.Dionatan
Veterano
# mai/12
· votar


Entenda ele como um cubo "pessoal", pode levar ele em ensaios com toda a banda também que em ambientes de 30m² rola sossegado.
Agora 100 m² é um pouco demais rsrs. Aí tem que ser um KC-150 de 65W. Ou claro outro equivalente .

fernandodi
Veterano
# mai/12
· votar


Na verdade eu não tenho muita noção de espaço, acho que é menos, mas eu perguntei isso só pra ter uma ideia mesmo, porque 100 m2 deve ser o tamanho da igreja...
Mas obrigado galera, foi de grande ajuda aqui...

fernandodi
Veterano
# mai/12
· votar


Quando eu comprar qualquer um dos dois eu dou uma passada aqui nesse tópico pra dizer como ficou o som, e recomendar...

pomtwo
Veterano
# mai/12
· votar


amizade e companherismo sao muito mais baratos e muito mais proveitosos do que mesa antes de mesa ... portanto , procure fazer amizade e ser companheiro do tecnico de som do lugar a qual vc vai tocar , por que do contrario , ele pode acabar com todo o seu som

nao adianta vc ter controles de grave , agudo , medio numa mesa perto de vc ... e la na frente o cara tirar todo seu medio , mexer no seu agudo .. afinal a resposta final eh a dele .... ja com amizade o cara vai te considerar , vai colocar tudo em flat e vc entao ai podera ter controles da maneira a qual vc queira .... lembrando que isso , da pra se fazer facilmente de qualquer teclado que tenha disponivel um equalizador .... ou seja no final das contas vc nao vai precisar da mesa pra grandes coisas mesmo .. entao ela se torna quase indispensavel ... salvo , quando se tem apenas um canal na mesona e vc tem mais de um teclado ... ai sim uma mesa eh primordial , mas tambem segue o mesmo padrao .. servira apenas pra te oferecer mais canais antes da mesa principal

waltercruz
Veterano
# mai/12
· votar


pomtwo
Hehehe, eu diria que mais que amizade e companheirismo, a palavra certa é profissionalismo. Mas quase sempre eu peço para o pessoal da mesa deixar meus teclados tudo em flat.

Talvez seja muito azar meu, mas em todos esses anos nessa indústria vital, foram apenas 2 ou 3 vezes que eu fiquei totalmente despreocupado com o técnico de som.

Em tempo, eu comprei uma Alesis Multimix 8 Line 8 para mandar meus teclados pré-mixados pra mesa do lugar agora.

http://www.alesis.com/multimix8line

Agora tá só faltando um direct box. Eu tava pensando em comprar o Radial Pro D2, mas nisso iria morrer mais uns 500, 600 reais e eu to na verdade precisando investir agora num synth, algo na linha de um microkorg, ou miniak, ou qlqr coisa que tenha knobs e um arpeggiador programável e vou deixar pra investir num DI melhor um pouco mais pra frente. Eu acho.. ehhehe :)

fernandodi
Veterano
# jun/12
· votar


Eae galera, to com mais uma dúvida.
É o seguinte, em agosto devo ganhar o meu cubo, q quero um CM-30.
Só que é o seguinte, não quero passar as férias de quase um mês tocando no teclado com o fone, nem rola.
Ai como eu devo receber uns 150 reais do meu psr que eu to vendendo eu pensei em comprar um cubo de baixo usado de um conhecido. Ainda não sei por quanto eu compraria mas pelo que tinha pesquisado ele usado não valeria mais que isso.
Mas quando falei com o meu irmão que é guitarrista, ele falou que não valeria a pena, disse que seria melhor eu comprar um home por esse preço que depois eu ainda tenho mais uso pra ele. E ainda séria stereo.
Desculpa se ta confuso, qualquer dúvida eu explico. Eu pensei que seria bom o cubo porque quando eu comprar o CM-30 eu ia poder ligar o som em stereo, já que to com a Xenyx 802.
E se eu fosse considerar que não vale a pena eu comprar o cubo de baixo, não valeria a pena então pagar 700 por um CM-30, é som bom, mas se 150 é muito pra um cubo que pelo menos eu achei que o som ficou bom no teclado, pagar 700 em um de mesma potência é loucura(acho q é a mesma potencia).

Agora não sei mais o que fazer. O cubo eu poderia depois vender, mas agora não faço nem ideia. O que vocês acham, pode ser sincero, não quero de jeito nenhum passar um mês trancado em casa só com o fone de ouvido.

Valeu ai, vcs aqui do fórum são os caras!! já aprendi muito e agradeço pelo q ainda vou aprender....

fernando tecladista
Veterano
# jun/12
· votar


fernandodi
tá confusa a história

comprar um cubo de baixo usado de um conhecido uns 150 reais
nesse preço o cara tem que ser muito camarada que o preço tá barato mesmo se for um cubo de baixo meia boca
qual é o modelo, potencia e tamanho do falante?

comprar um home por esse preço
150 em um home, dúvido que venha coisa boa, só serve mesmo pra ouvir cd


Eu pensei que seria bom o cubo porque quando eu comprar o CM-30 eu ia poder ligar o som em stereo, já que to com a Xenyx 802.
pode ser uma ideia, mas vai ter que saber regular as frequecias já que são modelos diferentes, talvez o cubo de baixo não destaque tanto as frequencias altas como será no CM

eu quando comecei tinha 2 cubos meteoros RX-100 um de baixo e outro de teclado, o de baixo comprei porque achei barato, eu ligava o de baixo mais com a ideia de usar como SUB, no próprio EQ dos amplis eu cortava o médo e agudo do amplie de baixo e cortava boa parte do grave do ampli de teclado, e mandava som

Agora não sei mais o que fazer.
eu comprava o cubo nesse preço, 150 reais é uma grana que se você não tomar cuidado ela vai embora em um mês gastando com baladinhas, lanches, shopping ... e depois de um mês você tá sem o 150 e sem o cubo

O cubo eu poderia depois vender
talvez, volta a ter o mesmo 150 na mão e o que comentei acima, serve para vender para comprar outra coisa
mas é algo que serve de quebra galho
tive época que eu tive uma banda que eu ensaiava na casa do batera e deixava um dos rx-100 por lá pra não ter que todo ensaio ficar levando

também depende de quanto você toca por ai
eu não posso ter mais somente um cubo, se der zica de ligar em voltagem errada ou quebrar algum botão que atrapalhe ao vivo em preciso de um estepe

fernandodi
Veterano
# jun/12
· votar


Vou ficar devendo os dados do cubo, mas parece q eram 30 watts. ja tinha pesquisado no ml já.

fernandodi
Veterano
# jun/12
· votar


amplificador moug scb30 para baixo. achei no meu histórico. Na verdade nem sei por quanto ele vai vender, mas não muito mais que 150 eu posso pagar. No máximo mesmo 190... vou tentar falar com o dono pra ver quanto ele quer.
Mas em home theater desse preço é ruim?? Eu iria usar só pra música, depois se não precisasse poderia por na tv ou no pc mesmo.

waltercruz
Veterano
# jun/12
· votar


eu uso aqui em casa ligado num home theater de TV, a única questão é que esse tipo de equipamento é abundante em graves, fora isso, é ok pra usar só em casa.

fernando tecladista
Veterano
# jun/12
· votar


Mas em home theater desse preço é ruim??
vi alguns no ML e nessa faixa de preço tem os multilaser
deve servir como algo provisório, só usar em casa e maneirar no volume esse tipo de equipamento você consegue um som legal quando é cd/dvd/tv
quando se liga mixer o sinal é mais forte e tem que maneirar nessas caixinhas

pelo menos é a experiencia que tenho aqui
onde eu ligo o pc
é uma potencia gradiente-126 com 4 caixas com falantes de 8" quando é o pc dá pra tremer a casa
mas tenho que maneirar no volume do teclado e dar um lima nos graves
também já tive um micro-system com entrada de linha e foi a mesma coisa

fernandodi
Veterano
# jun/12
· votar


Mas afinal, por 150, levo o cubo ou o home theater. Lembrando que depois que eu comprar o CM-30 eu devo usar o home theater na tv ou então pra ligar música no meu quarto.

waltercruz
Veterano
# jun/12
· votar


se vc pode pegar o cubo, pegue, acho mais vantajoso.

fernando tecladista
Veterano
# jun/12
· votar


Mas afinal, por 150, levo o cubo ou o home theater.

acaba sendo pessoal a escolha
eu só consigo pensar em coisas para teclado, tanto que nunca comprei praticamente nada de som caseiro
o micro system que tive era um antigo da gradiente que tive de presente
fora isso comprei a gradiente 126 porque não deixa de ser uma potencia, as 4 caixas que estão ligadas nela foram de aparelhos que queimaram e me deram as caixas
:)
e também passo mais tempo na frente do pc usando fone do que vendo tv
no meu caso, um home theater é um investimento onde eu gastaria dinheiro atoa já que nem sei a marca da tv daqui de casa de pouco que vejo

fernandodi
Veterano
# ago/12
· votar


Quando eu comprar qualquer um dos dois eu dou uma passada aqui nesse tópico pra dizer como ficou o som, e recomendar...

Galera, aproveitar esse tópico que teve uma discursão mais a fundo do assunto, eu comprei o CM30. Realmente pela definição do som me parece ser muito bom, coloquei músicas do celular pelo RCA, a definição é muito boa, baixo massa. E o equalizador dá bastante diferença, ou seja é bom(creio eu hehehe).

O que ainda to achando estranho é a potência, no canal um ele tem um volume bom, com ótima potência (entrada de Mic e line mono), só que quando eu ligo no canal 2 o som perde muuuita potência, parece até que o cubo não tem potência nenhuma....

Se falei alguma cisa que algum proprietário discorda pode falar... Lembrando que isso não é um review, é só a minha opinião muito superficial, ainda não "toquei" nele, só testei praticamente, o tempo tá corrido.

Edson Caetano
Veterano
# ago/12
· votar


fernandodi
Seu equipamento tem duas conexões, uma é hi gain e a outra e low gain, por isso a diferença entre os volumes, a mais baixa normalmente plugamos pedaleiras, pré amps, já que elas vão dar o ganho extra

Normal, de uma pesquisada sobre isso, tem muiiiito a te acrescentar

JeffersonX
Veterano
# nov/13 · Editado por: JeffersonX
· votar


Bom, vamos lá! Eu não sei nada de mesa de som e acho que é um bom momento para aprender :-)

Eu tenho 2 monitores de som CM-30 da Roland. Neles estão ligados 2 teclados em stereo. Esses monitores possuem apenas um equalizador e bem simples (um controle para grave e outro para agudo). Como são marcas de teclados diferentes (Roland e Korg), notei que a equalização feita para um, não fica tão boa para o outro.

Então nesse caso a solução seria utilizar uma mesa de som, correto? Eu ligaria os teclados em stereo nela, faria a equalização individual para cada canal, a mesa mistura os sons dos 2 teclados e sai como se fosse apenas um som em stereo para eu ligar em apenas um canal dos meus monitores.

É isso mesmo? E como o som é misturado eu perco algo do stereo dos teclados?

A utilização basicamente é estudo em casa. Mas há alguma possibilidade de tocar com alguma banda. Essa seria a melhor solução?

catamilho
Veterano
# nov/13
· votar


JeffersonX
compre uma mesinha com efeito, vai gostar muito de tudo que acontecer depois da mesa.

só da alegria, se puder compre Yamaha, tem modelos baratos e de boa qualidade, se achar igual a minha MG82c vai adorar.

Boa, barata e com qualidades.

Pequena menor que uma revista, cabe em qualquer lugar e pode ate ficar no pedestal de microfone porque ela tem um encaixe para isso, muito jeitosa a danada e com 8 canais.
Abraços a todos.

fernando tecladista
Veterano
# nov/13
· votar


JeffersonX
se você resolver usar um canal mono então cada teclado terá dois canais pra ele então você joga o pan de cada um pra um lado pra manter o efeito stereo
nesse caso você vai usar 4 canais da mesa (2 para cada) para seus teclados
ou utilizar os próprios canais stereo da mesa o que acho mais pratico

dando exemplo no modelo que o catamilho citou você usaria o canal 3/4 para um teclado 5/6 para outro, ainda sobra o 7/8 para um futuro teclado, módulo ou PC e ainda fica livre os dois primeiros canais pra quando chegar alguem e querer ligar um mic
imagem pra acompanhar o raciocinio

também esse modelo é interessante porque tem a saida: Stereo Out e também a Monitor na sua casa você ligaria suas duas caixais usando a saida Stereo Out, indo tocar em algum lugar, pode usar a Stereo out para mandar o sinal para a mesa principal e usar a saida Monitor com suas caixas como retorno para você

eu tenho a MG10/2 que é o modelo mais antigo e sem efeito, acho muito boa

JeffersonX
Veterano
# nov/13
· votar


fernando tecladista
Muito obrigado pela sua explicação. Ficou ótima!
Só uma dúvida, como você disse no exemplo, eu ligaria um teclado à 5/6 e outro à 7/8. Com isso eu teria os canais dos teclados divididos em canais, correto? Por exemplo, teclado 1 com o L ocupando o canal 5 e R no 6. Teclado 2 com o L ocupando o canal 7 e o R no 8.

É isso mesmo?

fernando tecladista
Veterano
# nov/13
· votar


JeffersonX
sim é isso mesmo
eu dei os exemplos considerando a mesa acima, mas ela é praticamente o mesmo padrão das outras
também comentei as ligações considerando que você gosta de ligar o teclado em stereo
é isso você pega a saida L do teclado e liga no L do 3/4 pega o R do teclado e liga no R do 3/4

já fiz diferente para casos diferentes, quando eu usava sequenciador e o teclado era simples (só L e R) eu jogava o que eu tocava em L e tudo que era gravado no sequenciador em R, isso pra ter controle separado de volumes do que eu tocava e o que o teclado tocava, nesse caso a ligação que comentei já não dava muito certo, porque eu usava um teclado mas como se eles fossem dois aparelhos diferentes : teclado e sequenciador, então eu ligava o L no canal 1 e o R no canal 2, isso porque saiam coisas completamente diferentes pelos canais

eu não gosto de ligar minhas coisas em stereo hoje porque fica muito cabo e os lugares que eu toco o P.A. geralmente é mono, então acaba tendo isso:
(legenda)
===========(dois cabos/stereo)
--------------------(um cabo/mono)

[teclado em stereo] ========>[meu mixer em stereo]========>[mixer do p.a. com 2 canais meus, mas 1 out]---------------> caixas

tive o maior trabalho pra separar os sinais, colocar detalhes do timbre mais pra um lado do que outro e tudo ficou igual na frente

então eu ligo a saida L/mono do meu teclado na entrada L/mono dos canais 3 e 5 que mesmo assim vou ter som saindo pelo L e também no R do stereo out

no mixer acima o unico canal chato é o 7/8 que ele é somente stereo, se eu ligar alguma coisa somente no L vai sair somente no L do stereo out, ele não tem opção de L/mono como nos outros, então por isso ele é mais interessante pra coisas como mp3player ou PC que naturalmente acaba se usando aqueles cabinhos RCA já em par

catamilho
Veterano
# nov/13
· votar


O Fernando destrinchou tudo.

Eu uso assim mesmo como ele falou, só que apenas o canal 5/6 porque só tenho um teclado.

Abraços a todos.

JeffersonX
Veterano
# nov/13
· votar


fernando tecladista
Mais uma vez muito obrigado! Esclareceu todas as minhas dúvidas. Vai ajudar muita gente aqui.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Utilidade da mesa de som, no meu caso.