Utilidade da mesa de som, no meu caso.

Autor Mensagem
fernandodi
Veterano
# mar/12


Eu sou um tecladista iniciante, na verdade nem falo que sou um tecladista mesmo, eu tento.
Okay, criei o tópico porque eu vi em algum lugar que não me recordo, mas dizia que era bom ligar o teclado com 2 cabos P10 numa mesa pequena auxiliar (acho que já vi isso, não tenho certeza) e ligar essa mesa na mesa mesmo, a que fica ligada nas caixas e retorno. E também usar a mesinha no amplificador que eu quero comprar, um NK-30 da meteoro.
Dá muita diferença fazer isso, é necessário?? E isso seria bom que eu poderia por um fone só na mesinha e poder ouvir melhor o teclado, porque quando ele ta na mesa não sai o som no fone. (isso é normal)
O meu teclado é um Juno Di e eu dei uma olhada no ML na 802 Xenyx Behringer.
Desculpem, mas eu gostaria de saber, e isso já me ajudaria a mexer em uma mesa de som, já é conhecimento.

fernandodi
Veterano
# mar/12
· votar


ps: Já fiz uma procura aqui e não consegui achar, e caso tenham alguma duvida estou aqui....

kiki
Moderador
# mar/12
· votar


fernandodi
nao entendo de teclado...

as vantagens que poderiamos ver nisso dai:
- voce teria controle sobre o volume e equalização do seu instrumento, podendo deixar tudo flat na mesa principal
- voce poderia puxar um retorno por fone, como voce ja observou. o retorno de ampli no palco nao precisaria da mesa pra fazer.

desvantagens:
- mais cabos e mais tomadas pra cabeça.

eu acho que ja ouvi falar sobre isso, mas nao lembro.
aguardemos entendidos.

Thallyz
Veterano
# mar/12
· votar


A utilidade disso seria exatamente como o kiki escreveu.
Te dá mais liberdade na hora de tocar.
Entretanto, se quiser apenas ter controle independente sobre seu cubo, recomendo, ao invés de uma mesa, dois direct box com LINK para ligar em seu cubo. vc perde apenas na questão do fon, uma vez que, com o cubo, vc teria que ligar o fone a partir dele e não apartir da mesa, que ficaria mais perto, isso se usar o cubo como retorno, embora o uso do cubo dessa forma praticamente elimina o uso do fone ao vivo. (opção minha).

Recomendo o uso de uma mesa como vc mencionou apenas se dispuser de dois teclados independentes (sem um ESCRAVO), aí a recomendação passa a ser necessariamente o uso da mesa! ! !

Veja alguns vídeos do amigo KORGMANN no youtube e veja que ele usa dois keys mais a mesa!!!

Valeu.

Edson Caetano
Veterano
# mar/12
· votar


Tambem me atrapalhei com o que você quis dizer, usar uma mesinha, mandar para uma mesona e aí para um cubo, é isso que você quiz dizer??

Mas vamos lá...

Pra quem trabalha com vários teclados, ou com um que tenha vários canais, ter uma mesinha auxiliar é excelente, já manda o sinal balanceado para os operadores de som, te dá liberdade de você mesmo mixar o seu som, equalizar, pode usar monitoração pessoal direto desta fonte, eu particularmente uso a minha

- Não tem sentido usar a equalização de vários equipamentos, como você quer, o ampli meteoro ficaria flat, e só serviria como alto falante mesmo

fernandodi
Veterano
# mar/12
· votar


Não, eu não vou usar o cubo na igreja não. Eu disse que ia ligar a mesa auxiliar na mesa de som que sai no som da igreja. E também usaria a mesinha no amplificador que eu vou tocar. Então vou usar na igreja em em casa.

Edson Caetano
Veterano
# mar/12
· votar


Para tocar em casa, com apenas um teclado, a mesinha no meu ver é completamente inútil, seu cubo vai estar logo ao lado, poderia estar facilmente mexendo na equalização dele, e o volume master seria o do teclado mesmo

Até para a igreja, tocar só com o Di acho que vai te gerar mais trabalho do que benefício, a Behringer 802 não tem nada tambem que justifique

fernandodi
Veterano
# mar/12
· votar


Até para a igreja, tocar só com o Di acho que vai te gerar mais trabalho do que benefício, a Behringer 802 não tem nada tambem que justifique

Desculpa, mas nao consegui entender... e a favor ou nao acha necessaria a mesa na igreja?

ThyagoAmaral
Veterano
# mar/12
· votar


fernandodi
O que o nosso amigo Edson Caetano falou foi que com apenas 1 teclado (uma fonte sonora) apenas não justifica o uso do mixer, agora quando você pensa, em um Notebook com plc de som, outro teclado, um ipod pra disparar qualquer coisa, e vc cria um leque de várias saidas de audio, ai sim vc precisaria de um mixer para resumir tudo em apenas 1 ou 2 vias... seja mono, stereo ou double mono, essa ultima acredito que seja a mais usada, pois quase todos os PAs por ai são monos.

Edson Caetano
Veterano
# mar/12
· votar


fernandodi
Exatamente o que o amigo ThyagoAmaral disse

fernando tecladista
Veterano
# mar/12
· votar


das vantagens:

se ligar o teclado em stereo porém não utilizando a ideia do efeito stereo mas sim de mandar o sinal em duas vias:
você pode criar um timbre no estilo "piano+strings" e colocar cada um pra uma saida e no seu mixer ter o volume de cada instrumento sepadado, ex: o piano no canal 1 e o strings no canal 2
lembrando que tem que mandar o sinal em mono para a "mesona" senão você vai ter o piano de um lado e o strings de outro no P.A. e isso em um palco de mais de 10M de boca não funciona

ligar em stereo mesmo funciona se até o ultimo ponto do P.A. for stereo, não adianta você pegar dois cabos, mandar pro seu mixer, mais dois cabos, mandar pra mesona do P.A. mas o P.A. devido a fatores X ou Y manda o sinal em mono para o publico

fora acima, tem a vantagem de você ter um controle de EQ pra acertar a seu gosto, timbres que ficam bonitos em um shows, as vezes eu outros sobra ou falta um totó de agudo, e na sua mesa você acerta isso
também fica pratico pra você ter dois controles de volume: mandar o teclado pra mesona via main out e para seu cubo ou fone via control room

uma forma que uso é a seguinte, toco com retorno em fone então:
deixo os canais dos meus teclados ao centro mando somente a saida L do main out para a mesa do P.A.
minha via de retorno vem da mesa do P.A. somente com os outros instrumentos e coloco em algum canal sobrando do mixer esse coloco todo em R pra não dar realimentação pego o R do control room e mando para um power click simples com meu fone
então no meu fone vem tudo que está em R: os canais centralizados e a via de retorno em R no mixer consigo fazer um balanço entre o volume dos meus teclados mais o retorno, no EQ desse canal até consigo equilibrar o timbre da banda: se tem muita guitarra dou uma limada no médio...

===========================================

outra ponto
esse seu modelo de ampli:NK-30 da meteoro.
não tem entrada L e R
tem duas com ganhos diferentes, não vai funcionar legal mandar um cabo só pra ele que você não vai ouvir os timbres em stereo já que sua ideia é mandar dois cabos do teclado para sua mesinha
ligar nos dois canais no cubo também não vira, cada entrada tem um ganho diferente, então o que você acha que está baixo no seu ampli pode estar alto no P.A.

=====================================
dos contras:

é muita coisa pra pouca coisa
você ficar plugando ai uns 5 cabos: 2 do teclado, 2 pro P.A., um pro ampli, mais alguma coisa que inventar

o que pode ser pratico:
- com ampli: liga o teclado em um direct box, uma saida do direct vai pro ampli outra balanceada vai pra mesona

- com fone: um power click mais pró, liga o teclado em um canal dele, que manda pro mixer do P.A., pega a via de retorno e liga em outro canal do power click que vai te mandar para o fone, nesses power click tem controles de volume ou balance, então você dosa legal

- sem gastar quase nada:
se escuta direito no palco a opção mais "muquirana é"
se esse palco tem retorno de chão:
manda um cabo pro mixer do P.A.
pluga um fone na saida de fone do seu teclado
pede o que precisa no teu retorno de chão
e faz um esquema de "meia orelha" no fone pra dar o balanço entre seu teclado e o que vem do retorno

fernandodi
Veterano
# mar/12
· votar


Fenando, valeu... Sou bem leigo entao nao entendi muita coisa, desculpa... mas depois eu vejo com um amigo meu que entende melhor pra traduzir..
Só que eu tenho mais uma dúvida, é normal nao poder por o fone no teclado enquanto ele ta ligado na mesa?? o meu nao da.. E eu acho q um tecladista da igreja que eu ia fazia isso, so que nao tenho certeza se era so o teclado ou era um retorno geral.

fernando tecladista
Veterano
# mar/12
· votar


é normal nao poder por o fone no teclado enquanto ele ta ligado na mesa??

o seu dá
o que não dá geralmente são alguns PSR que tem a mesma saida pra fone ou P.A.

E eu acho q um tecladista da igreja que eu ia fazia isso, so que nao tenho certeza se era so o teclado ou era um retorno geral.
eu já usei das duas formas, com o fone vindo da mesa principal e eu pedia que instrumento gostaria de ouvir melhor

também já tive casos de show com retorno de chão onde eu não me ouvia de forma alguma, mesmo pedindo pro cara do p.a. pra acertar como ouvia os instrumentos proximos e alguma coisa que estava sobrando tirei o fone meu da bolsa e pluguei ele direto no teclado

fernandodi
Veterano
# mar/12
· votar


mas da certo quando vc ta usando so uma saida mono do teclado?? no meu nao deu certo. Já tentei ver se era o braulho mesmo que tava auto, mas não era isso nao...
Agora nao sei...

Jonathas Lacerda
Veterano
# mar/12
· votar


Justificativa para ter uma mesa:

Se seu set passa de 1 fonte sonora. Enviar dois cabos (um teclado em estéreo, por exemplo) para o console é uma coisa.

Agora tenta enviar a saida de dois teclados, um módulo e um notebook para a mesa principal... Só ai você já tem 8 cabos.

Se você usa um sequencer ou um player para soltar frases durante as músicas, some mais dois cabos (considerando ligar tudo sempre em estéreo).

J.Dionatan
Veterano
# mar/12
· votar


fernando tecladista

Cara eu tenho que fazer um diagrama com estas suas sugestões e fazer um quadro, achei muito legal mesmo! A hora que eu tiver um tempo vou fazer o diagrama e postar no meu Blog rsrs.

DickHenrik
Veterano
# mar/12
· votar


Bom Dia fernandodi
Tenho aderido a este sistema tb pelo fato de trabalhar com 2 teclados, 1 plugado em uma pedaleira que faz um gerador de efeitos e um not q libero uns sons durante algumas músicas. A mesa me serve para ter todo o controle sobre os mesmo. E não depender do técnico de som em relação a volumes e equalizações entre os aparelhos.
Acho bastante válido, quanto mais controle vc tiver, melhor será seu som.
Inclusive tenho a 802 Xenyx Behringer, é realmente uma mesa excelente, cumpre o que promete, a pesar de ser bem compacta e barata.
Abraços e bom sons!!!

DickHenrik
Veterano
# mar/12 · Editado por: DickHenrik
· votar


Galera
Não sou tão iniciante nisso tudo, não tenho mais bons teclados, e não toco mais em bandas grandes. Agora uma perguntinha? Faz tanta diferença assim usar os equipamentos em stereo???

Edson Caetano
Veterano
# mar/12
· votar


DickHenrik
Sim, faz muita diferença, mas o teclado tem que ser bom e ter o stereo bacana... Mas muitas vezes só temos mono disponível, vira tranquilo

DickHenrik
Veterano
# mar/12
· votar


Valew Edson Caetano
È que já toquei com muito equipamento bom em bandas de baile em Minas Gerais. Hoje moro no interior do Rio e aqui não há bandas grandes. Estou voltando de um longo período de inatividade. Hoje possuo somente um PSR-510 que ligo em uma pedaleira para conseguir sintetiza-lo um pouco e um PSR-630.
E nunca tive oportunidade de liga-los em stereo pra saber o quão a qualidade é superior.

fernandodi
Veterano
# abr/12
· votar


Só vou esperar o salário entrar pra eu comprar a mesa, vai ser bom que se meu irmão que é guitarrista e canta algum dia precisar eu posso emprestar pra ele.. Ou entao já junta nós dois... Isso também é um investimento pra longo prazo...
Mas só uma coisa que nao ficou clara, eu uso a saida pra mesa só na saida mono, e eu coloco o meu fone de ouvido no teclado e ele fica mudo, nao sai nada no fone. Já ate liguei o fone e depois pus o p10 canon e o fone ficou mudo, e só ouvia na mesa... As vezes eu nem sequer faço idéia do que eu to tocando, sério.. Direto eu erro feio e só percebo bem depois, eu eu mesmo vejo ou quando o guitarrista olha pra mim : ) kkkkkkk pior q é verdade

waltercruz
Veterano
# abr/12
· votar


pior que as vezes me dá uma preguiça de levar minha mesinha, mas ta ficando cada dia mais necessario usar elas - 2 fontes sonoras - módulo e saída do note, e ainda to pensando em mandar 2 saídas da placa de som, deixando, por exemplo, uma delas só para hammond.

J.Dionatan
Veterano
# abr/12
· votar


Eu tava mesmo para postar aqui, então já que uparam: Usei no domingo meu mixer pela primeira vez em apresentação, eu fiz assim. Liguei meu microfone em um canal, e o teclado em outro, daí as saídas L e R para a mesa principal com 2 cabos. Na mesa principal eu virei 1 canal totalmente para o retorno e o outro totalmente para o P.A. pois nesta mesa é assim que funciona.

Daí que eu tinha a regulagem de retorno, médios, agudos e graves na minha frente, coloquei a mesa de pé encostada na Stay e na mesma longarina do microSTATION que ficou até maior rsrsrs. Portanto recomendo muito o uso dos mixers para como disse o colega acima quem tiver mais de uma fonte sonora. Fora que é muito mais fácil equalizar ali nos botões do que pelos teclados né.

Jéfi
Veterano
# abr/12
· votar


Eu faço da seguinte forma: eu não conseguia me ouvir nos retornos (que estão no chão, na Igreja onde toco), e se aumentasse o volume do meu retorno ficava muito alto.
Solucionei meu problema da seguinte forma: meu teclado, PSR E333, só tem uma saída de fone, que no caso estava plugado na mesa geral. Adquiri uma mesa, 4 canais, pluguei o teclado nela e joguei para a mesa da Igreja. Com isso pude controlar a equalização do meu instrumento de acordo com minhas necessidades (pois os botões estavam à mão) e pluguei um fone de ouvido na mesa usando-o como meu retorno.

fernandodi
Veterano
# abr/12
· votar


4 canais?? que mesa é essa?? é boa?

Jéfi
Veterano
# abr/12
· votar


É uma mesinha da Cicloton, ela é bem completa, semi-profissional.
Uma dica: quando se está usando fone de ouvidos como retorno apenas de seu instrumento (no caso, para ouvir-se tocando), procure deixa-lo em uma altura em que você também possa escutar os outros instrumentos e as vozes. Digo isso porque já aconteceu de eu colocar um volume um pouco mais alto e não ouvir um dos vocais dizer para parar os instrumentos e deixar o povo cantar na Igreja, como eu faço as partes dos arranjos no teclado ficou meio estranho (rss).
Um grande abraço.

fernandodi
Veterano
# abr/12
· votar


Uma dica: quando se está usando fone de ouvidos como retorno apenas de seu instrumento (no caso, para ouvir-se tocando), procure deixa-lo em uma altura em que você também possa escutar os outros instrumentos e as vozes. Digo isso porque já aconteceu de eu colocar um volume um pouco mais alto e não ouvir um dos vocais dizer para parar os instrumentos e deixar o povo cantar na Igreja, como eu faço as partes dos arranjos no teclado ficou meio estranho (rss).

kkkkkkk okay, prometo que farei isso

fernandodi
Veterano
# mai/12
· votar


Depois de quase um mês estou de volta, esqueci de falar aqui antes...
Comprei a mesinha e usei por enquanto só no fone de ouvido, mas o som fica muito mais bonito que no teclado... Fica muito bom...
E acontece que agora eu estou com uma dúvida, acontece que mais pra frente eu vou comprar um amplificado Nk-30 da meteoro, só q eu queria saber se posso ligar mais de um instrumento dele só pra "brincar" quando tiver alguem aqui em casa, tipo, ligar o teclado, um violão, uma guitarra, um microfone, ou algum outro instrumento, um baixo, pra fazer um som aqui.
Tem algum problema? Nesse caso eu estaria usando o amplificador como PA, mas só aqui no meu quarto mesmo, coisa simples..

fernandodi
Veterano
# mai/12
· votar


Ou então eu poderia comprar uma roland CM-30, mais caro, mas pelo que me falaram e pelo q vi, parece melhor e é mais compacto... futuramente até como PA poderia ser utilizado em pequenos eventos...
Mas tem algum problema ligar tudo no NK-30?

Edson Caetano
Veterano
# mai/12
· votar


fernandodi
Poder pode... Fiz isso por muito tempo, usando apenas um cubo, mas cada instrumento responde em uma freqüência, entao o som pode ajudar uma guitarras piorar o baixo, ou o teclado ficar morto... Fica ruim no final...como brincadeira é valido

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Utilidade da mesa de som, no meu caso.