Piano, preços e estudo.

    Autor Mensagem
    Dalmonius
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Dalmonius


    Primeiro de tudo, eu já pesquisei e não achei o que respondesse minhas duvidas e acho que esse é o lugar certo pois teclado < piano, e se por acaso já tiverem perguntado isso, me desculpem.
    Eu sempre fui um fã de pianos, orgãos, teclados.. mas nunca tive um então comecei a tocar violão, depois toquei guitarra e agora toco contra-baixo.
    Nunca tive um piano porque ninguém da minha família acha que é preciso ter um piano, mas eu gosto (eu ia na casa dum amigo meu só pra poder tocar no piano dele) e vou tentar comprar um pra mim, e minha dúvida não é sobre marcas e sim sobre preços... Não quero um piano que tenha o melhor dos timbres e as melhores teclas com calda, quero ter um piano que eu possa estudar e tocar sem ter que comprar um teclado, pode ser vertical mesmo, quero sentir o piano... Não quero piano elétrico, não é a mesma coisa...

    Eu pesquisei pela internet e achei alguns preços bons, mas como eu ia trazer um piano do Rio de Janeiro pra São Paulo? Quanto ia custar?
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-224086658-piano-heindel-_JM

    A outra duvida é sobre os estudos de piano, como é? Dizem que demora vários anos, acho que 8 pra tocar tudo, eu quero estudar piano erudito... Nesse curso que dura esse tempo todo(?) estudamos o que? digo, em teoria, porque curso de piano estuamos piano, dã...

    Espero respostas, valeu...

    kiki
    Moderador
    # fev/12
    · votar


    Dalmonius
    e minha dúvida não é sobre marcas e sim sobre preços... Não quero um piano que tenha o melhor dos timbres e as melhores teclas com calda, quero ter um piano que eu possa estudar e tocar sem ter que comprar um teclado, pode ser vertical mesmo, quero sentir o piano...
    pois é, piano é um problema por que é caro mesmo.
    com certeza um de armário simples.

    Eu pesquisei pela internet e achei alguns preços bons, mas como eu ia trazer um piano do Rio de Janeiro pra São Paulo? Quanto ia custar?
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-224086658-piano-heindel-_JM

    eu to achando muito barato pra estar em ótimo estado como eles dizem.
    eu não pesquisei muito, mas me lembro que um piano usado de marca simples em bom estado saía algo entre 3 a 5 mil.
    nunca vi essa marca, mas deve ser "economica" =p
    o problema é o transporte. deve sair bem caro, não sei se justifica, acho que nao.
    é grande, pesado, e de preferencia precisaria de um transporte especializado.

    se voce é de sp capital, tem bastante lugar pra procurar.
    se nao for da cpaital, pesquise por perto mesmo assim, deve achar algum lugar um com um preço bom e mais perto.

    em são paulo eu lembro de duas lojas grandes, a zebichristha e a casa levy.

    Não quero piano elétrico, não é a mesma coisa...
    eu nao sei... tem pianos eletricos bem razoaveis. nao tenha tanto preconceito, pesquise mais.
    claro que piano acustico é mais legal, eu tambem preferiria. mas tem bons pianos eletricos, e dá pra aprender muito sim.

    A outra duvida é sobre os estudos de piano, como é? Dizem que demora vários anos, acho que 8 pra tocar tudo, eu quero estudar piano erudito... Nesse curso que dura esse tempo todo(?) estudamos o que? digo, em teoria, porque curso de piano estuamos piano, dã...
    putz, pesquise em conservatórios, escolas.

    não existe "aprender tudo", aprendizado musical nao tem fim.
    com certeza com menos tempo voce ja vai estar tocando muita coisa boa se estudar firme.

    mas um estudo "completo" erudito deve levar varios anos sim. imaginando alguem que faz um conservatorio e/ou uma faculdade, deve levar pelo menos uns 8 anos de estudo sim.

    espero ter ajudado, e boa sorte!

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    em são paulo eu lembro de duas lojas grandes, a zebichristha e a casa levy.

    tem também a casa manon

    eu não conheço nenhuma delas mas seria onde eu procuraria um piano usado se eu morasse em SP

    TG Aoshi
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Dalmonius
    mas como eu ia trazer um piano do Rio de Janeiro pra São Paulo?
    Depois eu respondo direito, mas enfim se você mora em Sampa e não quer gastar muito com um piano não faça uma burrada dessas!!!

    Como já disseram fernando tecladista e o kiki, tem várias lojas de pianos usados em Sampa.

    TG Aoshi
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Dalmonius
    kiki
    Não quero piano elétrico, não é a mesma coisa...
    E não é MESMO.

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    O Kiki certamente relacionou piano elétrico a piano digital e não a um rhodes da vida, um piano digital tem suas qualidades, o preço e o timbre hoje bate o de muito piano fuleiro usadasso com um monte de treta embarcada

    Não se iluda com preços muito pequenos, certamente aí tem coisa

    mazza
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    não compre piano sem antes testar ao vivo. Se não entende nada , leve junto quem entende. Sem testar, esquece.

    Dalmonius
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: Dalmonius
    · votar


    Valeu pelas respostas mas eu não pretendo comprar um piano pela internet, tou pesquisando os preços pela internet pra poder procurar e testar...
    Vou dar uma procurada, sou de São Paulo SP e se por acaso eu não conseguir comprar o piano assim logo de cara, alugar um também valeria a pena?
    O que o mazza disse, levar quem entenda, se eu começar a estudar mesmo sem um piano vou com meu professor ou procuro alguém por aqui que entenda bem disso.

    TG Aoshi
    Eu sei que não é, toquei os dois já, mas não que eu não goste do eletrico, meu medo é estudar com o eletrico ou o teclado e quando for pra um acústico eu não conseguir ter a mesma performance... Alguém sabe algo sobre isso?

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Dalmonius
    Com um bom piano Digital em mãos, com Hammer Action bacana, a transição para um acústico Real é imediata, não sinto nenhuma dificuldade em tocar no piano acústico, tendo em mente que 90% de toda a minha prática são nos digitais

    Vale lembrar que o curso de Piano Erudito em Conservatório normalmente consiste em 9 anos, mas... dividido em dois, a primeira grande parte 6 anos, é o curso completo de piano fundamental, mas podem ser considerados módulos, se você mandar ver pode fazer provas de aptidão e certificação de nível e pular etapas, isso aconteceu comigo, como já tocava órgão e teclado, entrar no primeiro ano de piano seria um retrocesso, em um ano já estava concluindo o 3 ano... mas isso vai de cada um e claro, o rigor do conservatório, ele não deixa passar se não estiver apto, atualmente estou trancado no sexto ano, o conservatório fechou e o tempo está me impedindo de procurar outro, mas este projeto eu vou até o final em algum momento

    E para finalizar, tem mais 3 anos, 7, 8 e 9 anos, curso Técnico, tambem no mesmo esquema acima, se fizer a prova e tarimbar no exame eles te aprovam, normalmente os exames em conservatório são semestrais, é nesta hora de tentar a chance

    Mas digo de ante-mão, só consegue terminar um curso de piano erudito em 5 anos quem for um pequeno gênio hehe, é DIFICIL pra caramba, exige muito treino, muita dedicação, muito estudo, muito tudo, virar um pianista Erudito certamente é uma das coisas mais difíceis que se tem

    Comentando sobre a matéria, a teoria básica é a mesma, que aprenderia em um curso livre de 3 / 4 anos como foi para mim no órgão eletrônico, mas para o curso de piano se vai alem, é tudo aprofundado, harmonia, composição, percepção ritmica, percepção sonora, é um curso longo, porque precisa ser assim, uma longa caminhada

    Por isso que é muito mais fácil para quem começa cedo, uma criança tem muitos anos e tempo adicional livre para poder se dedicar 100%, a gente adulto tem que trabalhar, tem a família para cuidar, tem os problemas do dia a dia, quando para para ver, um curso de 9 anos para mim já está levando mais de 15 anos e sem previsão para acabar hehehe

    Boa sorte na empreitada, vale a pena

    Dalmonius
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: Dalmonius
    · votar


    Edson Caetano
    Se minha mãe tivesse comprado o Piano que eu pedi quando tinha 7 anos eu não taria aqui reclamando...
    Mas um digital de qualidade que vai me proporcionar isso de não ter dificuldade nos acústicos fica caro, não fica? Porque vou 6 mil reais (ou mais?) num digital que é exatamente como um acústico se posso comprar um acústico razoável por 4 mil? Faz diferença né...
    E eu também não quero me tornar um pianista erudito que toca nas orquestras e faz isso tudo, eu quero tocar porque me faz bem, o piano vai ser mais um hobbie mas quero fazer direito e tocar bem. Quando minha prima deixou o teclado dela aqui em casa uns meses atrás eu ficava doido tentando tirar as musicas e tocando, me faz bem isso. O curso livre que você disse, 3 ou 4 anos, eu vou conseguir ler e executar peças como Tristesse de Chopin ou Hungarian Rhapsody de Franz Liszt? Ah, e valeu aí haha.

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Dalmonius
    Acústico Razoável com 4mil???
    Um acústico Razoável está acima de 10mil, já foi falado aqui inclusive, mas eu repito, não se atreva comprar um piano acústico usado ou novo sem entender deste instrumento, vá acompanhado de alguem que conheça disso , pois o investimento não é pequeno

    Até para comprar carro usado levo meu mecânico de confiança, imagina então uma peça como um piano acústico

    Mas o que você falou é vero, os melhores pianos digitais, são bem carinhos mesmo, mas bem mais baratos do que os melhores pianos acusticos

    Curso Livre em conservatório são para os outros instrumentos e estilos, incluindo o popular, piano erudito é que tem todo esse trabalho, mas se estudar até com professor particular apenas e se dedicar, sem se preocupar com diplomas, com certeza vai conseguir tocar Tristesse ou qualquer outra que quiser

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Porque vou 6 mil reais (ou mais?) num digital que é exatamente como um acústico se posso comprar um acústico razoável por 4 mil?

    um digital não é igual a um acústico, cada um tem o seu valor.

    Acústico: vc tá ferrado para transportar caso precise, vai gastar uma grana com manutenção periódica, um dia vai querer vender e não vão pagar o que vc acha que vale, se morar em apartamento está ferrado pois não vai poder estudar direito, e ocupa um bocado de espaço.

    Digital: transporte relativamente fácil, manutenção se restringe a limpeza, quando quiser vender vai conseguir um valor razoável e vai vender com mais brevidade, utilizando phones de ouvido vc pode tocar quase a qualquer hora sem incomodar vizinhos, sem contar que possui vários tipos de pianos em um equipamento, e ocupa muito pouco espaço.

    Dalmonius
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Então pra mim vale muito mais a pena comprar um digital, certo?
    O que recomendam? Vou tentar comprar esse ano ainda...

    TG Aoshi
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: TG Aoshi
    · votar


    Creio que dá sim pra encontrar um bem razoável por esse preço. Tá certo que comprei o meu faz uns 10 anos*, mas paguei por volta de 3 mil.

    O problema é que tem muito trambiqueiro vendendo piano, por isso é bom ir com alguém que tenha experiência no assunto.


    Bom, primeiramente sobre os estudos.
    Acho que o Edson Caetano já respondeu muito bem quase todas suas dúvidas. Só queria acrescentar e enfatizar alguns pontos.

    Mais ou menos como disse o kiki, estudo é uma coisa que tem que estar inerente ao músico, sempre você vai aprender coisas novas, criar, amadurecer e mudar idéias ao longo do tempo.

    Outra que piano erudito é algo que consegue ir do "difícil até o impensável". Com uns 10 anos de piano é onde, geralmente, o estudo começa de verdade. Normalmente não se pega um Liszt "de verdade" com menos de 8 anos. E a Tristesse é um estudo que engana, dificilmente se pega isso com menos de 5, 6 anos. Chopin e principalmente Liszt são coisas de gente grande.

    Cuidado com a afobação. No começo é legal, normal e as vezes até ajuda, mas depois de um certo tempo, corre grande risco de virar inimiga. Não se preocupe muito com tempo, "daqui 5 anos quero tocal Liszt". Na hora que tiver uma grande dificuldade, travar por causa de alguma coisa e evoluir menos que o esperado, vai ser frustrante se continuar com esse tipo de pensamento.


    Quanto ao instrumento, se for pra tocar só pra você, sem pretensão alguma, acho que o digital é uma opção a se cogitar.

    É bom lembrar que um acústico precisa de manutenção adequada e afinação regularmente, e isso é um peso financeiro a se relevar. Recomenda-se afinar pelo menos duas vezes por ano, e cada afinação costuma sair em média por 150~200 reais. Não é tão barato...

    Nesse aspecto o digital é vantajoso. Também tem a portabilidade a favor (dependendo do modelo...) e a possibilidade de controlar o volume e o uso de fones de ouvido é outro ponto positivo (ainda mais se mora em prédio/condomínio). Só não dá pra usar quando acaba a luz, huauahuau! =p

    Mas o piano ideal pra se estudar música erudita realmente a sério é o acústico, preferencialmente o de cauda. Além do feel de tocar um piano acústico, como você mesmo disse, ser bem diferente, tem outros fatores importantes que o digital não consegue reproduzir. Claro que não é qualquer um que tem 15~20 mil sobrando pra investir em um desses, nem é todo mundo que quer levar um passatempo tão a sério assim. Por isso pode-se fazer algumas concessões; um piano digital nos primeiros anos e depois um vertical/armário. Mais tarde, se achar que for necessário, compra um de cauda, quando estiver pegando um Liszt, hehehe =p Mas pode ter certeza que o vertical satisfaz bem as necessidades de um estudante.

    TG Aoshi
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    *Só pra desencargo de consciência, esses 10 anos não querem dizer nada. huahuahu! =p

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Música é algo que tem que se manter estudando e praticando diariamente para o resto da vida, então um curso de 10 anos é rapidinho hehe

    Parar a pratica por 6 meses é retroceder 1 ano, tocava com 15 anos em meu auge dos estudos muito mais do que hoje, o que prova pelo menos para mim, que o cérebro se desfaz daquilo que não usa, se parar de estudar vai retroceder

    Quando eu vejo um cara fritando as escalas, me pergunto a quantos anos ele pratica isso todo dia para ter esta velocidade e fluidez...

    Tirando os gênios, pessoas normais tem que ralar

    Dalmonius
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Nas teclas as coisas são bem diferentes que nos instrumentos de corda que eu sou acostumado, eu só não to acostumado com esses tantos anos pra tocar peças, não é lento demais? Amigo meu que estudava piano há uns 3 anos tocava uns negócios muito chatos e lentos e sem graça, eu tentava ler mas não aguentava ficar parado naquilo naquilo (não lembro o nome das peças) mas até eu estudar piano mesmo não vou poder falar isso mas eu acho que é lento o estudo, mas mesmo assim, não posso falar nada até eu estudar.

    Então vou falar com um amigo meu que estuda piano e vou ver se vou com alguém atrás desse digital e começar a estudar o quanto antes. Valeu pelas respostas!

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Dalmonius
    Nâo é que é lento, é complexo mesmo... tem peças para piano de grandes mestres que nem que você estude sua vida inteira irá conseguir executar, tamanho o grau de dificuldade, isso sem querer desestimular, mas é a pura verdade

    Mas não comece pensando em tempo para tocar, o objetivo não é a sua diversão, seu lazer, vai desenvolvendo sua música com o tempo, de forma gradual, quando parar para ver vai estar tocando as peças que quer em versões simplificadas, depois em versões completas se preferir...

    Mas tudo com calma e paciencia, a pressa é inimiga da perfeição

    Mas uma coisa é chato pra caramba, mas a quase um ano toco toda vez que ligo o teclado, como primeiro exercício, todas as escalas maiores, suas relativas menores naturais, melódicas, harmonicas, com seus respectivos arpejos

    No começo era coisa que levava um bom tempo, em 15 minutos nem dava para começar, uma semana para fazer tudo, hoje já bem mais agil, mas sei que terei que fazer isso por muito tempo, tem que ser automático, seu cerebro não pode pensar no dedilhado, não pode pensar nas notas envolvidas, tem simplesmente que executar e para isso o treino tem que ser direto, isso é chato hehe

    Outra coisa é fazer arranjos apoiados em triades e tetrades, excelente para harmonia mas que exige muita pratica no começo

    è isso aí, é cair para dentro dos estudos, No pain No Gain, sem esforço não há resultado

    TG Aoshi
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Dalmonius
    Como disse o Edson Caetano, não é lento, é complexo (as vezes extremamente complexo).

    Claro que você não vai ficar 10, 15 anos estudando uma peça só. Mas é complexo num ponto que não faz o mínimo sentido tentar tocar/estudar uma coisa difícil, por exemplo, logo de início (em outras palavras algo fora do seu nível). Seriam tantos detalhes pra se prestar atenção, tantas coisas novas a aprender/acostumar ao mesmo tempo que nem tocando muito devagar seria possível dar conta do recado.

    É mais ou menos como querer tocar Vai ou Satriani logo de cara, não dá. A diferença é que quando você chega no difícil, encontra coisas muito mais difíceis ainda.

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    E quando chega no mais díficil ainda, vai dar de cara com... coisas ainda mais díficeis hehehe

    Tiago Correia
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    E ae galera,

    Sendo lento ou complexo os longos anos de estudo de piano. Fico com as palavras do Oscar Peterson:

    "É o básico"

    hahah pode?! Mas na boa eu ainda vou encarar 9/ 10 anos.

    Força!

    Curto esse esquema que o Edson comentou, o lance de se desenvolver gradualmente. Eu não me importo com o tempo pois coloquei como objetivo estudar todos os dias pelo menos 30 min até o fim de minha vida. O importante será observar o quanto se evoluiu.

    Edson Caetano

    Quanto as escalas o que me dá uma trança no cérebro são os modos gregos rsrrs eu hein! É fácil passar por todos fazendo nota a nota na mesma escala. Agora fixar na nota "X" como início e passar por todos me deixa tan-tan haha

    valeu gente

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Piano, preços e estudo.