Home Key Studio - Montagem - Preciso de Dicas e Sugestões

Autor Mensagem
Edson Caetano
Veterano
# fev/12 · Editado por: Edson Caetano


Opa Pessoal...

Finalmente a reforma da minha sala musical está nos passos finais, e neste final de semana comecei a pensar na montagem do setup e gostaria muito de poder contar com valiosas dicas e sugestóes de vossos colegas ...

Esta sala é quase um quadrado de 3,8 x 3,3, será montada focando a máxima ergonomia e qualidade para tocar teclados, estudar, praticar, compor música, mas de novo, um home studio 100% TECLAS hehe, na verdade vai ter outras coisas, mais o foco principal é o nosso, por isso estou colocando o tópico aqui

Anexando a primeira foto para dar uma geral, já está com o Rack Principal, um Titanium Rack Ty315, e nos lados dois racks de PC convencionais

Primeira Foto

A Sala está sem nenhum tipo de tratamento acústico, pois preciso definir a posiçãos dos jogadores ainda, ops os teclados

Coloquei apenas dois monitores, será que estão muito virados para mim, ou muito altos... esta é uma questão inicial a ser resolvida

Preciso encaixar aí:
01 Piano Digital - Kurzweill SP88x
01 Controlador - Roland A-pro 800
01 Controlador - Behringer Umx 250
01 Controlador - Korg NanoKey 1
01 Workstation - Korg Kronos
01 Arranjador - Roland E66

Minha principal dúvida é, coloco o Piano ao centro ou nas laterais, coloco o K no meio com um monte de coisas em volta, ou seria mais facil lidar com ele em uma lateral sozinho

Por enquanto é isso, vou atualizando, tenho certeza que vai ficar legal com a dica de todos, conto com vocês

Edson Caetano
Veterano
# fev/12
· votar


Situação 1 - Kronos Lateral
Prós - Fácil acesso as conexões traseiras
Contra - Não ficará centralizado com os monitores
Situação 1

Situação 2 - Kronos Central
Prós - Ficará com os monitores bem centralizados
Contra - conexões traseiras do K ficarão com péssimo acesso
Situação 2

De quebra o Tecladista mais novo da turma meu filhote) já vendo como vai ficar sua salinha...

silvG8
Veterano
# fev/12
· votar


Finalmente Edson!!
Então, já que apareci aqui no fórum, vou dar minha contribuição. O fácil acesso às entradas e saídas do Kronos é uma coisa importante, mas acho que como o equipamento é o seu centro de produção (junto com o A800 e computador+DAW) a idéia de usar o Kronos e o controlador no centro é ideal pois te fornece uma melhor idéia do que está tocando através dos monitores.

Coloque o piano digital na lateral (provavelmente você usa muito menos do que o Kronos) e o controlador do outro lado. Vai funcionar bem! Um detalhe, coloque o equipamento mais leve do lado onde está a maior parte das conexões traseiras do Kronos pois facilita se precisar de mover alguma coisa.

Espero ter ajudado... uma pergunta, onde entra o PC nessa história toda? =)
Abraço!

Edson Caetano
Veterano
# fev/12
· votar


silvG8
onde entra o PC nessa história toda? =)
Tem muita coisa para entrar ainda hehe, o PC vai ficar lá embaixo em algum dos racks laterais

Estou pensando primeiro em acertar a posiçao dos teclados, porque segunda os caras vem instalar o forro e eu preciso da posição correta das coisas para a iluminação

Acima do K na segunda foto, vão dois monitores de 24" para a DAW, realmente o que você pensou é o correto, a parte central vai ser o centro de operaçoes da DAW e o obvio é centralizar o equipamento principal por ali, o que está me encucando é a conexão das duas entradas da placa do K que vão ficar em um lugar extremamente díficil de acessar, mas deve acabar ficando por ali mesmo como na situação 2

O SP não uso muito mesmo para a DAW, mas eu toco muito mais nele do que qualquer um, (ele vai controlando o SGX-1), graças as minhas aulas de piano erudito, lateralmente ele vai ficar até melhor posicionado, porque a minha idéia é substituir ele por um upright, e tambem facilita bastante posicionar as partituras

Cara vou ficar me revirando na madrugada, tenho que deixar alguma coisa funcionando ainda hoje para amanha gravar a Jam Tosco do Casper hehe

Para ter uma idéia, ainda falta
- Mixer Behringer Xenyx2442
- Rack do PA / Efeitos
- Amplis e as Caixas do PA
- toda a seção de cordas (Violão / Baixolão / Baixo / Guitarra) vai ficar no canto oposto a tudo isso
- toda a seção entretenimento (TV 42", video games)
- toda a seção de Gadegts (iphone / Ipad e seus muitos acessórios)

É quero enfiar o mundo dentro de uma salinha hehe, mas é tudo nas paredes e uma cadeira central para mim pilotar este disco voador hehe

Maestron
Veterano
# fev/12
· votar


Edson,

Muito bom você dividir a montagem do seu estúdio com a gente, esse é um processo que quero acompanhar aprendendo e ajudando no que for possível!

O seu garotão já está se apossando do A-pro 800, mas tá de olho é no Kronos... Hahahaha... Já tá ensinando música pra ele? O meu está pra nascer em abril.. hehehe...

Rapaz, tenho lido muito sobre disposição e posicionamentos em estúdios, e o que mais vejo é que o centro, onde ficam os monitores devem ficar na lateral menor do estúdio, ou se ficar na lateral maior, pelo menos fiquem numa posição central entre as paredes, para que você tenha uma resposta equilibrada.

Coloquei apenas dois monitores, será que estão muito virados para mim, ou muito altos... esta é uma questão inicial a ser resolvida

Outra coisa que aprendi é que os dois monitores devem formar um triângulo equilátero com a cabeça, e que devem estar o mais próximo possível da altura dos ouvidos... Talvez você pudesse aproximá-los mais do centro... Outra dica é colocar um isolante acústico entre o monitor e o suporte, uma base de borracha ou outro material.

Minha principal dúvida é, coloco o Piano ao centro ou nas laterais, coloco o K no meio com um monte de coisas em volta, ou seria mais facil lidar com ele em uma lateral sozinho

Concordo com o SilvG8, o Kronos é com certeza a peça central desse estúdio, deve ficar no meio junto com o controlador.. Acho que assim ficaria perfeito! O SP88x pode ficar no lado, num ponto que facilite o estudo, sem muita coisa por perto. Quanto ao resto do equipamento, você pretende deixar parecido com o que era antes?

Edson Caetano
Veterano
# fev/12 · Editado por: Edson Caetano
· votar


Maestron
Opa cara, estou adiantado alguns meses, mas logo vai ser você e sua salinha tambem heim

Eu fico brincando com meu moleque com programinhas musicais, mas só brincadeira mesmo, penso em colocar ele em algum curso de musicalização infantil com uns 4 ou 5 anos, é um dos presentes que quero dar a ele, o estudo musical

---------------------------------------------------------------------- -------------------------------

Os monitores...
- A parede principal é a menor (3,3m) então acabei acertando o lado da sala, se bem que a outra só tem 50cm a mais, nem sei se isso iria alterar alguma coisa
- Já coloquei eles sobre uma base de EVA preto de quase 1cm, não sei se precisaria ser ainda mais espessa
- a altura esta boa, quando eu sento os monitores ficam certinho na minha direção de audição, só estou pensando se vou inverter o lado (deixar de ponta cabeça) para os tweeters ficarem mais na linha do ouvido ainda
- alterei o angulo para formar o triangulo equilatero, eles estavam quase que de frente um para o outro
- as placas acústicas a lá SOS (revista de audio que faz uns milagres em homestudios) ainda não tem nada planejado ainda, acho que só com a sala pronta para ver onde colar algumas
---------------------------------------------------------------------- ---------------------------------

Quanto ao resto do equipamento, você pretende deixar parecido com o que era antes?
Para quem não acompanhou o studio antigo era
Assim

Não quero ter a sala antiga como referencia não, esta eu quero tentar fazer as coisas mais certas, ou o máximo que der em uma sala com estas dimensões

- A bateria acústica foi eliminada, ela ocupava 1/3 do espaço util da sala, infelizmente perdi ela, mas não dava, muito grande e pouco benefício para mim
- Espuma Alveolar em volta de todas as paredes, foram completamente eliminadas, se um ambiente é umido, com elas vai ficar muuuuito mais úmido ainda, aí entro em outro assunto

Sobre a umidade:
Uso o desumidificador da Cappoia 400Ml, segundo orientação do representante da empresa, seria ideal para o meu ambiente que fica nos 30m3, o bicho puxa água mesmo, se ficar dois dias ligados direto o reservatório quase enche de água, foi incrivel a diferença do antes e depois dele, e agora sem as espumas em excesso, vai ficar muito mais seguro para as crianças eletrônicas

Adicionei agora tambem um pequeno exaustor, como a sala não tem nenhuma janela, e as paredes de alvenaria são bem grossas, não precisa dizer que a sala fica extremamente abafada, achei providencial ter um dispositivo desse, pelo menos para forçar renovar o ar

E claro para a climatização um belo ar-condicionado Split 12k, deixa a sala agradável em pouquissimo tempo, permitindo usufruir tranquilamente da sala

---------------------------------------------------------------------- ---------------------------------

É isso aí, vou atualizando sempre, quem sabe pode servir de refencia para alguem do fórum né

ThyagoAmaral
Veterano
# fev/12
· votar


Edson Caetano
Teus monitores são iguais aos meus...

Já tô com sono... mas vou botar a cabeça de arquiteto pra funcionar e te ajudo... hehehe... mais tarde passo aqui e posto algo...

Maestron
Veterano
# fev/12
· votar


Edson,

Estava lendo um artigo numa revista e uma das questões que mais devem serem levadas em conta na montagem de um estúdio é a questão da inflamabilidade... Segundo a revista, muitos materiais comummente usados para o tratamento são inflamáveis e devem ser evitados. Acho que você fez bem em retirar a espuma. Ouvi dizer também que existe um tipo de produto, aplicado em spray, que ao serem aplicados nesse tipo de material diminuem os riscos de incêndio...

Vi um vídeo no youtube que o cara recomendava que houvessem estantes, móveis, livros sofás no ambiente de estúdio, que isso favorece a acústica.

http://www.youtube.com/watch?v=aIwy1-uiMHg

Cara, grande dica essa do desumidificador, não sabia que era tão eficiente, vai ser um dos meus ítens indispensáveis no ambiente em que moro. Na verdade, eu achei que utilizar um ar-condicionado dispensaria o desumidificador...

Edson Caetano
Veterano
# fev/12
· votar


Atualizando...

O resultado do final de semana, o eixo principal já posicionado, milimetricamente, muito trabalho para deixar tudo posicionado de maneira confortavel, pratico e ergonomico

Venci o primeiro Round

Situação Atual - 12/02

Infelizmente perdi a Jam Timbre Tosco, que estava muito empolgado...

tmurback
Veterano
# fev/12
· votar


Edson Caetano

Cara, tá animal. Parabéns!!!

Casper
Veterano
# fev/12
· votar


Caro Edson Caetano:

Pela foto, os monitores estão em uma posição ondem podem dar uma falsa idéia na mix (acho eu).

Eu demorei para acertar a posição dos meus, mas a idéia do
triângulo equilátero me pareceu a melhor resposta. Já a distância
entre o monitor e a parede é mais complicada. Eu fui na tentativa e erro.
Vc toca em pé?

Abaixo, umas dicas:

Finding the "Sweet Spot":

http://www.uaudio.com/blog/studio-monitor-placement/


Understanding Studio Monitors: Placement:

http://www.m-audio.com/news/en_us-2030.html

Edson Caetano
Veterano
# fev/12
· votar


Casper
Porque os monitores podem dar uma falsa idéia... explica melhor para mim, mas o bom desse suporte que estou usando, é que a base é quadradona, dá para mim posicionar as caixas em qualquer angulação que eu quiser, então vai ter que estar rolando um som para determinar a posição exata... é isso

Pelos artigos, até que a distancia entre monitor e a parede de fundo está boa, e deles até mim tambem, mais ou menos um metro, a altura deles comigo sentado está bem na direção do ouvido, com os tweeter na altura do cabelo, por isso acho que vou ter que inverter a caixa e deixa-la de ponta cabeça... será uma boa

Tudo está posicionado no longo eixo, eu não estou no centro da sala, fico no 1/3 do fundo... parece estar caminhando bem

No studio eu toco sentado, estou considerando montar tudo para o uso sentado

Brigadão aí pelos links...

mauropsouza
Veterano
# fev/12 · Editado por: mauropsouza
· votar


que legal esses tópicos cara...isso aqui parce um bbb,rsrsrsr...legal mesmo...agente aprende muito aqui.

desculpe pongar no seu tópico, irmão....mas existe alguma forma de revestir o teto sem precisar de lage, para isolar um pouco o som? é que meu home studio tem paredes legais - revestimos algumas, mas eu ensaio com banda, dai ta vazando muito pelo teto, que é telha comun + forrro de pvc

makumbator
Moderador
# fev/12
· votar


Edson Caetano

Achei tudo muito legal! Sobre a posição dos monitores, não dá para saber se está ruim ou não só olhando, e o lance é ir experimentando mesmo. As "regras" são mais um parâmetro geral para se partir e chegar no ponto ideal de colocação de acordo com cada caso específico, pois há muitas pequenas variáveis que alteram o local que seria esperado como sendo o ótimo.

Vc vai colocar o teclado do computador em uma das laterais?

Parabéns pelo belo homestudio!

Casper
Veterano
# fev/12
· votar


Caro Edson Caetano:

Porque os monitores podem dar uma falsa idéia...

Quando os monitores estão muito fora do triângulo
equilátero (é o que parece na foto), muitas
pessoas citam o efeito "ping-pong", vc ouve bem o lado esquerdo,
ouve bem o lado direito, mas fica com pouca noção
do campo stereo geral.

Eu coloco umas gravações que eu conheço bem,
para testar. Uso geralmente Dire Straits e Pink Floyd.

PS: Meu monitor também fica de ponta cabeça.
Acho que é normal, já ví monitor de ponta cabeça em
muitos lugares.

Edson Caetano
Veterano
# fev/12
· votar


mauropsouza
Pode fazer um forro de lã de rocha, é um material que isola bem e não fica muito caro, pesquisa em empresa especializada, mas a solução de isolamento vai muito alem disso e infelizmente não vi nada barato :(

makumbator
Não pensei no teclado do computador ainda, eu uso um microsoft sem fio, então ele pode ir para qualquer lugar, mas nos racks laterais vai ficar distante dos monitores, eu tenho uma mesinha, esta AQUI, que é a que eu vinha usando, aliás por toda a casa até no wc hehehe o vício, brigadão pelo coment, logo devo atualizar mais

Casper
Agora entendi o que queria dizer, quando falou o ping pong, veio na minha mente o som rebatendo trocentas vezes, vou continuar a montagem e por um som que eu conheça bem para acertar o meu ponto, e virar os monitores

.omni
Veterano
# fev/12
· votar


Edson Caetano
Tá ficando muito legal, cara! Parabéns!
Só de olhar assim eu só consigo achar os monitores um pouco "abertos" demais, mas posso estar errado.
Pelo menos eles estão mais ou menos longe da parede, o que é bom.
Não sei qual é o tamanho do quarto pra trás, mas se você pudesse perder um pouco de espaço trazendo o rack do meio um pouco pra frente pra poder fechar um pouco o ângulo dos monitores e ficar no sweet spot seria legal.

Edson Caetano
Veterano
# fev/12
· votar


Atualizando...

Situação em 17/02 as 13:00

Então, continuando com a montagem, seguindo com as recomendaçoes dos colegas, os monitores foram sensivelmente virados, uns 30%, agora sim formando um triangulo equilatero perfeito com o centro da parede de fundo, e eles estão agora de ponta cabeça para deixar os tweeters exatamente na minha linha de audição

.omni
Brigadão por ter vindo comentar, valeu
sobre puxar os racks mais para frente não tem mais jeito, por dois motivos, não tem mesmo muito mais espaço para trás (3,8m comprimento total) e se eu puxar mais um uns 50cm para frente eu vou cair exatamente no centro da sala, onde pelo que estava vendo é um lugar altamente desfavorável

Os monitores ficaram com 50cm de distancia das paredes do fundo e 35 das laterais, ainda não tem nada ligado para fazer o primeiro teste drive em busca do sweet spot desta sala

---------------------------------------------------------------------- -----------------------------
- Faltando apenas posicionar o e-66 no set, provavelmente vou adaptar embaixo do sp88x- se entrar vai ficar perfeito

- CPU posicionado, incrivelmente coube milimetricamente no nicho do rack do monitor, ainda não sei se as vibraçoes poderão atrapalhar alguma coisa

Quem tiver sugestão podem falar, todas estão sendo aceitas

Edson Caetano
Veterano
# fev/12
· votar


2:30h depoiiiss

Panorâmica da Sala

Tentando enxugar o máximo possível de tralhas, mas a resistência em se desfazer de coisas que podem ser inúteis é muito grande hehe

Notaram que o mixer foi para o outro lado agora, estava esquecendo do rack de periféricos, agora deu para encaixar ele legal, e liberou a mesinha para o notebook

Ao lado do note vai ficar a sessão de edição de videos que funciona em conjunto com o mesmo, e uma lcd da Lg, vou me distrair um pouco neste momento e ligar o video-game na tela hehehe

Aguardo os coments ainda

MMI
Veterano
# fev/12
· votar


Edson Caetano

Bacana seu home. mas como já falaram, acho que está com muita "parede viva", tem que cuidar dessas paredes, do piso...

Parabéns, está ficando legal.

Edson Caetano
Veterano
# fev/12
· votar


MMI
A preocupação inicial é conseguir instalar tudo em seus devidos lugares, e acondicionar toda a tralha dentro da sala, depois de tudo isso pronto, vou pensar em tratamento acústico, que com certeza vai precisar

Esta sala tinha muita umidade, muita mesmo, as paredes eram todas emboloradas e a espuma ainda escondia tudo, coloquei porcelanato na parede do fundo e de uma lateral que eram as piores, e no chão o piso antes era um praticavel de madeira, por causa da bateria acústica, no final virou um ninho de baratas e até um rato certa vez, ou seja eliminei estes focos de dor de cabeça

Mas uma coisa que ainda não aparece nas fotos, mas eu ainda tenho varios cases de instrumentos, penso em coloca-los estratégicamente para servirem de basstraps, acha que vai funcionar??

E na parede oposta, penso em colocar meus muitos, muitos livros de música, partituras, enfeites e badulaques, vai se transformar em um excelente difusor com certeza

O teto vai ser de drywall', não sei como ele se comportará com o vão livre de 15cm entre ele e a laje...

Por isso que agora estou tentando focar na disposição de tudo, para cair matando no tratamento acústico depois... mas claro que é uma coisa que já está me preocupando, eo principal motivo deste tópico foi exatamente esse, acertar o sweet spot dos monitores e posteriormente melhorar a acústica da sala

MMI
Veterano
# fev/12
· votar


Edson Caetano

Cases são um problema sério para mim também... São 13 atualmente, muito espaço tomado! Vou acompanhar sua solução a esse respeito.

Livros e partituras já funcionam bem como difusores no meu caso.

Parabéns, está ficando legal. Irei acompanhar seu tópico com atenção.

Edson Caetano
Veterano
# fev/12
· votar


MMI
Tambem tenho uma porrada de case, nenhum é rígido, tudo semi-case, feitos daquele tecido preto e eucatex no meio, atualmente só estou usando 1 case, e nem quero transportar nada mais do que será usado nesta sala, ou seja, raramente vão ser usados e precisam estar guardados, porque não eventualmente aproveita-los né não, fixa-los estratégicamente nas paredes, só não sei se vai ficar bom, ou esteticamente aceitável... é apenas uma alternativa que estou pensando

O dureza, o ruim é que os caras do forro de drywall só vão instalar o teto depois do carnaval, e eu não posso fixar nada definitivo para não ter que desmontar tudo de novo na semana que vem, então nada de test drive acústico pelo menos até final de carnaval

O angúsita de ver tudo funcionano e já gravando as Jams do fórum hehe

MMI
Veterano
# fev/12
· votar


Edson Caetano

Poie é, eu top falando de case rígido mesmo. Tem mais uns semi cases e bags... A esposa não aguenta mais ver essas coisas! heheheheehe

Cara, isso tudo é para gravar jams no fórum?

Edson Caetano
Veterano
# fev/12
· votar


MMI
Cara, isso tudo é para gravar jams no fórum?
Tambem hehe
Mas vai ser um studio 100% sem fins lucrativos, para mim exclusivamente , mas obviamente não está sendo planejado só para as jams, alem de praticar o instrumento Piano e Teclado, Violão e Contra-baixo para arranhar, quero começar a compor músicas e registrar este material, focado 100% no lazer... já passei da idade de achar que a música vai dar dinheiro para mim... é só um hobby caro que arrumei

Mas a sala tambem vai ser um local para os jogos eletronicos, para o videokê, para internet, para video, estou resumindo em um playground de adulto hightech...

MMI
Veterano
# fev/12
· votar


Edson Caetano

Eu te entendo. Eu também faço questão de não levar 1 tostão disso tudo, é diversão, paixão, relaxamento e faço questão que não se torne "trabalho", "obrigação". A questão é que acabei me associando a um músico profissional que leva grana e carreira comm isso tudo. Nisso de ter os equipos, mexer, conhecer, acaba gerando diversão de gente grande, já lançamos quase 10 CDs por gravadoras, contatos com músicos, produtores, estúdios... Amanhã mesmo vai ser um dia mergulhado nisso, vou fazer arranjos e loops para uma turnê de 2 músicos, alguma gravação e mixagem que faltar, regular os violões deles para as apresentações etc. E isso tudo precisa ser altamente profissional, tem que ter um resultado bastante satisfatório, porque é organizado pela gravadora, com músicos internacionais, coisa fina. Mesmo assim não é meu trabalho, não levo grana nisso (meu sócio leva, mas no estúdio, o home é meu!). Gozado que a vida caminhou para essa situação...

Qual o seu tipo de som? De repente um dia desses, quando você estiver com tudo tinindo, fazemos uma colab. hehehehe

Abraço

Edson Caetano
Veterano
# fev/12
· votar


MMI
Estou louco por uma Colab hehe, vamos fazer uma sim, e vou me lembrar, aliás te lembrar hehehe, não importa o estilo eu tô dentro

Mas eu sou da turminha do Rock, Classico, Progressivo, Metal, e atualmente viajando por outras praias post-rock e outras coisas experimentais, gosto de erudito, pop, mpb... ixi vai longe a listinha

Não curto pagode, funk nacional, axé e afins =, mas toparia tambem parcerias nesses estilos para tentar provar ser possível fazer música de qualidade em qualquer estilo

É isso aí... agora o projeto vai entrar em standby, 3 dias de carnaval, terça feira retomo tudo

Edson Caetano
Veterano
# fev/12
· votar


Atualizando
Situação em 22/02 as 19:00

- o quebra-cabeça já está tomando forma, FINALMENTE hehe aogra posicionados nos dois cantos superiores um par de falantes full range 400w, falante de 12", ligado em uma potencia Oneal 5200, este "PA"
e usado para voz, excelente para cantar, gosto muito do som delas, usarei tambem para ouvir minhas gravaçoes em outro sistema de som, " normal", quando estava inspirado ligava o teclado tambem nelas

- Nos cantos inferiores foram colocados os amps, 1 de guitarra, 1 genérico e 1 caixa amplificada

Ficou assim então o centro de controle
- Mixer - Control Room - Monitores
- MIxer - Main Out - PA
- Mixer - Sub Group 1 e 2 - Amps

Os amps é para os instrumentos de corda que ainda não apareceram no jogo ainda, se alguem tiver sugestoes de roteamento do sinal no mixer vai ser de bom grado...

- Acima dos monitores da DAW foi colocado uma tela de 42", tambem ligado a DAW, mas a proposta aqui é tentar criar algo com edição de video, esta tela tem conexão direta com a DAW principal, com o Notebook , com o Ipad, e com o entretenimento (Net/ Bluray/ Video-Game), atualmente trocando o cabo HDMI, mas quero um Hub HDMI deve existir... alguem sabe de algo neste sentido, tipo um chaveador, como existe para os RCA

No momento é isso, hoje vou longe, até as 24:00 ainda atualizarei hoje mais um pouquinho

Até mais pessoal

Casper
Veterano
# fev/12
· votar


Caro Edson Caetano:

Pela foto, a sala deve reverberar um bocado, vendo as paredes vivas.
Já considerou colocar uns blocos de Sonex nas paredes, principalmente
atrás dos monitores?

Edson Caetano
Veterano
# fev/12
· votar


Casper
Ta Sendo considerado sim, mas preciso fechar a montagem com certeza para poder escolher o melhor ou mais adequado tratamento

Tava pensando em colocar uns bags atrás dos monitores

A jam ritmando vai ser o primeiro trabalho, até domingo deve estar uns 90% funcional, faltando apenas ajustes finos

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Home Key Studio - Montagem - Preciso de Dicas e Sugestões