Sugestões de montagem de timbre - ELP

    Autor Mensagem
    _BLACKMORE_
    Veterano
    # ago/13


    Pessoal,

    Estava eu aqui me martirizando para montar alguns timbres e depois de perder um bocado de tempo com alguns, eu resolvi pedir opnião e ajuda para montar um que não sei nem por onde começar.

    O som = Emerson, Lake and Palmer - Fanfare for the commom man

    http://www.youtube.com/watch?v=VyJBNZ4i4Yc

    Esta versão com estes quase 3 minutos já são suficientes pois os timbres que quero são basicamente:

    Brass : início da música e toda ela
    Esses metais ... ao que me parece que no início é apenas um, depois me soam aos ouvidos 2 ou mais ... vc´s ouvem isso também ou será que isso é devido ao reverb??

    Bass synth: nos 30segundos para frente
    não sei por onde começar ... o que fazer?

    Eu uso softsynth, MinimoogVA e o SuperwaveP8 ... tenho me virado com eles mas aceito sugestões de outros softwares free que possam atender esta necessidade.
    Agradeço qualquer ajuda do grupo neste assunto.

    Abraço!

    silvG8
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    O som do Brass é muito difícil de fazer! Heheheheheh!

    Você precisa trabalhar o seguinte:
    - Envelopes, envelopes, envelopes
    - Relação de afinação entre os osciladores (um deles parece estar 7 semi-tons acima, mas é difícil de saber ao certo)
    - Mixer de volume dos osciladores, tem que ser bem pensado
    - Quanto ao fato de parecer dois, pode ser pela afinação em quinta que falei acima!

    O baixo dá pra trabalhar... como estou ouvindo apenas na caixa, não posso te afirmar muita coisa. O que dá pra dizer é que é um filtro 24db/oitava com uma certa dose de ressonância.

    Depois passo aqui com mais tempo!

    Abraço!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Bem técnico hein!! :) resultado da pesquisa para o manual de síntese subtrativa?? hehehe bacana!!
    Eu vou tentar seguir algo com o Superwave, eu acho que ele tem mais recursos do que o minimoog ... vou tentar seguir a tua linha dita acima, e olha .. fiquei bem empolgado! esse é um tipo de ajuda que não dá o peixe mas ensina a pescar!! valeu!!

    silvG8
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    _BLACKMORE_
    De nada amigo! Estamos aqui pra ajudar, principalmente quem colabora positivamente pro fórum.

    A idéia é fazer você buscar o som mesmo... só assim aprende. Se eu sentar pra fazer, tenho certeza que com algum tempo sai, então passei o caminho das pedras pra você tentar alguma coisa.

    Uma coisa que vai te ajudar bastante na construção desses sons é descobrir o que o Emerson usou pra fazer esses timbres. Se você souber quais os recursos que ele tinha vai facilitar bastante sua vida (dependendo do sintetizador, qual tipo de filtro, numero de osciladores, etc.). Se você acabar descobrindo que foi com o modular.... fudeu! Heheheh!

    Boa sorte aí!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    O synth é um Yamaha GX-1 ... não mostra no vídeo mas tem vários no YT que mostra, o modular está logo atrás dele (ao vivo) mas até pelas imagens e posicionamento das cameras não me parece que o modular de 50 andares está sendo usado . :)
    Veja este vídeo em Montreal ...

    http://www.youtube.com/watch?v=fK92hdp6u18

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Bom os metais acredito ter encontrado o caminho, so afinar ... mas e o bass? Ainda estou perdidao ... alguma luz?

    silvG8
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    _BLACKMORE_
    O difícil de tocar um baixo exatamente como esse é que você também ouve o baixo real no fundo da música. Tem um som misturado aí por trás…

    Eu consegui discernir um som que seria:
    - Uma mistura de uma onda pulsada e quadrada graves
    - Filtro LPF com uma ressonância razoável, cutoff baixo
    - Vai precisar trabalhar um pouco com o envelope
    - Acho que se quer reproduzir os dois sons, vai acabar tendo que utilizar um layer com um som simulando um baixo de verdade.

    Dá pra começar a trabalhar…

    Quanto ao brass, ele não tem nada afinado a +7 semi-tons. Ouvi aqui com fone. O que dá pra fazer que facilitará isso é colocar um envelope ao pitch do 2º oscilador bem suave e rápido. Dá o efeito do ataque do brass. Uma outra coisa é utilizar algumas formas de onda dente-de-serra desafinadas entre si.

    Boa sorte!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Quanto ao brass, ele não tem nada afinado a +7 semi-tons. Ouvi aqui com fone.

    no vídeo que passei por último eu vi que o Emerson faz uns acordes ... talvez isso dê a impressão que vc teve, não??

    com o bass .. eu acho que os primeiros segundos não tem acustico, só o eletronico mesmo... penso que seja possível fazer um loop para tirar dali o som ... só não sabia por onde começar, obrigado mais uma vez pela ajuda.

    abraço!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: _BLACKMORE_
    · votar


    Para não virar bagunça ... considero a parte dos metais finalizada. Abaixo os registros de audio e do VST.

    Audio - WAVE
    ELP-Fanfare

    VST - SuperWaveP8
    ELP-Fanfare

    Daí vem as perguntas ...

    Dá para melhorar?
    tenho absoluta certeza que sim.

    Onde?
    por exemplo, usar reverb ao invés de delay ... no decay das notas ...

    Mas é isso ... por enquanto para a proposta eu considero satisfatório.

    silvG8
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    _BLACKMORE_
    Vou tentar brincar com alguma coisa aqui... cheguei em casa agora a pouco e vou pegar o iPad agora. :)

    silvG8
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Espero que possa te ajudar!

    O som: https://soundcloud.com/synthway/elp-brass/s-ZbJL0
    A imagem: http://www.flickr.com/photos/79902122@N04/9535025476/

    Ficou semelhante, mas não idêntico. A verdade é que é um patch difícil pra
    caramba de replicar. Esse que fiz, quando se toca mais de uma nota fica melhor,
    mas achei que assim seria mais fácil pra você ouvir o que tem que "copiar".

    Boa sorte!

    silvG8
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    So pra dizer... dei uma melhorada boa aqui... depois compartilho de novo!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Muito bom!! :) muito bom mesmo!!!
    mas assim tu judia !! hehehe

    silvG8
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    _BLACKMORE_
    A versão final passa bem num PA. Vou compartilhar a imagem com você pra ajudar no seu som.

    Mudei algumas coisas que fizeram toda a diferença. A primeira foi usar dois osciladores supersaw (faz tranquilo no P8).

    silvG8
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Dificuldades técnicas pra mandar a imagem pra internet... assim que conseguir te mando o link.

    O áudio da versão que me daria por satisfeito.
    https://soundcloud.com/synthway/elp-fanfare/s-RrmsR

    Vou tentar te ajudar a chegar lá!

    silvG8
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Imagem:
    http://www.flickr.com/photos/79902122@N04/9543361582/

    Qualquer dúvida estamos aí pra ajudar!!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    silvG8

    bixo ... fico grato por toda atenção!! não respondi antes por pura falta de tempo ... inclusive lá na lista synth ... e peço desculpas por isso.
    Vou fuçar um pouco mais e vou colocando os resultados e obrigado por interagir!

    Abraço!

    silvG8
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    _BLACKMORE_
    De nada cara!

    Entendo perfeitamente a sua total falta de tempo. Eu só tenho respondido as mensagens aqui via iPhone. Quase não estou parando em casa e vivo quebrado demais pra aparecer aqui quando estou em casa.

    Boa sorte com as tentativas aí. Se precisar de alguma ajuda pra decifrar alguma coisa ou entender o que fiz, você me fala!

    Abraço,
    Igor

    Aleciano Fuckin Roses
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Gostei aí dos resultados! =)

    Aquele timbre é massivo demais.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: _BLACKMORE_
    · votar


    silvG8

    Uma coisa ... no superware não tem reverb, e para não sobre carregar o pc eu usei o delay do superwave ... mas acho que vou tentar com algum plugin de reverb para dar uma melhorada no som. Estou comecándo a ouvir o som muito eletrônico. Este software que vc usou, tem versão para win??? eu procurei mas não encontrei .. em mac é tudo pago e hoje eu estou usando tudo free ... :)

    silvG8
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Aleciano Fuckin Roses
    Achei que ficou bem legal também! :)

    _BLACKMORE_
    Acho que o reverb tem um papel relativamente secundário… ele basicamente dá ambiência ao som, sem necessariamente mudar as características deste. O mais importante é realmente acertar na escolha da forma de onda e nos envelopes, que são a chave desse som.

    O programa que eu usei é de iPad… surpreendente não!? :)

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: _BLACKMORE_
    · votar


    Acho que o reverb tem um papel relativamente secundário… ele basicamente dá ambiência ao som, sem necessariamente mudar as características deste. O mais importante é realmente acertar na escolha da forma de onda e nos envelopes, que são a chave desse som.

    concordo que o principal é encontrar a forma de onda e nos envelopes ... mas o reverb que é mais simples de se obter faz toda a diferença no som.
    Liguei meu note em uma mesinha com efeitos digitais (logicamente com reverb seleciionado) e desliguei os delays do superwave ... e vou te dizer que mesmo ainda ouvindo muito eletrônico no timbre que montei, o reverb deu outra cara melhorando um bocado a qualidade em geral dando um pouco mais de fidelidade

    Vou ver se consigo jogar o som em um VST mesmo e mostrar a diferença comparando com o áudio já gravado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sugestões de montagem de timbre - ELP