Qual a diferença entre os Pedais Sustain de pianos digitais (FC3, FC4, FC5 )?

    Autor Mensagem
    Vany4251
    Veterano
    # jan/12


    Olá! Gostaria de saber a diferença entre os pedais sustain para pianos digitais, especificamente, os da Yamaha... Já vi que tem FC3, FC4, FC5... Qual a diferença entre eles? Exitem outros? Um dá mais sustain que o outro? Alguém q entenda de pedais por favor esclareçam a minha dúvida e me digam, qual o melhor entre eles, qual deles faz o som se prolongar melhor...?

    Gus79
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Vany4251

    Cara, os pedais sustain não interferem no som. Eles só "avisam" ao teclado quando é hora de sustentar o som e quando é hora de não sustentar.
    A única diferença entre eles é o conforto que proporcionam. Um do tipo "piano" geralmente é mais confortável que um do tipo "quadradinho".

    Na verdade, tem outra diferença. Alguns pedais são "half-damper", ou seja, dá pra fazer uma meia-sustentação, tipo o piano de verdade: se você pisa no sustain até o meio, vai dar uma sustentadinha, mas o sustain vai ser mais curto. Só que para usar um pedal assim, precisa ser um teclado que tenha essa configuração - e a maioria não tem. Pelo menos entre os teclados iniciantes, eu nunca vi. Portanto, não adianta comprar um pedal assim para colocar em um PSR, por exemplo. Simplesmente não vai funcionar.

    Vany4251
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Valeu pela resposta :)Gus79

    Toni_Teclados
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Tenho o motif xs6 e esse tem a função do meio pedal ( half Damper ), eu usava um pedal comum e agora estou pensando em adquirir um FC3, pelo q entendi uma pisadinha leve determinha um sustain leve, mas se pisar até o fim vai ser aquela nota bem longa conforme o pedal ( comum ) q utilizava ??

    sobrevivente
    Veterano
    # set/14 · Editado por: sobrevivente
    · votar





      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual a diferença entre os Pedais Sustain de pianos digitais (FC3, FC4, FC5 )?