Yamaha PSR E413 X pedal sustain Yamaha FC3 - ajudinha aí?

    Autor Mensagem
    Rafael 1978
    Veterano
    # ago/09


    Boa tarde, pessoal.
    Comprei um Yamaha PSR E413 para poder praticar em casa o que aprendo nas minhas aulas de teclado.
    Seguindo recomendação do meu professor, comprei um pedal sustain. Fui à loja e o vendedor, automaticamente, me vendeu um pedal sustain da Yamaha, modelo FC3. Como não saco nada do assunto, ainda, fui todo feliz para casa estrear meu equipamento.
    O chato é o seguinte: conectei o pedal no teclado e não faz efeito nenhum (estou usando corretamente, caso alguém fique com essa dúvida).
    No manual do teclado diz "conecte o pedal FC4 ou FC5 da Yamaha..."
    Será que isso quer dizer qu o FC3 é incompatível com o Yamaha PSR E413? Alguém tem esses equipamentos e pode me ajudar?
    Ou será que o pedal (ou o teclado, Deus me livre!), está quebrado?
    Vou segunda feira na loja para conversar com o vendedor e, quem sabe, trocar o pedal por um novo ou por outro modelo, por isso, se alguém puder me ajudar o mais rápido possível, fico muto agradecido.
    Abrações,
    Rafael

    BlindNode
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: BlindNode
    · votar


    O cara te vendeu o pedal errado. Esse aí é prum sustain diferente (half pedal), usado nos pianos da Yamaha (linha P e CP). O plugue é do tipo "estéreo", o que vai no seu teclado é do tipo "mono".
    Só pra constar, o FC3 é mais ou menos 25% mais caro que o FC4, e mais ou menos o dobro do FC5, pode ser que o vendedor quis te vender o de maior valor. Troque por um destes dois últimos e se lembre do troco.

    Rafael 1978
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Ô amigo... valeu pela informação e que triste saber disso. O vendedor foi muito bacana comigo... espero que ele tenha feito isso desinstruído e não de maldade.
    Mas, BlindNode, OBRIGADO, MESMO, viu? Segunda-feira vou à loja e troco o pedal. Vou tentar pegar um FC4.
    Quanto ao troco, pode deixar, eu também toco guitarra e vou usá-lo para pegar acessório para ela ou, até mesmo, uma capa para o teclado.
    Valeu, irmão, Deus te abençõe e guarde sempre.
    Rafael

    Alê Sasa
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Rafael 1978

    Tive o mesmo problema ao comprar para o meu primo o E413. O vendedor não prestou atenção e me indicou o mesmo pedal que você tem.
    É claro que não funcionou pois é half damper (pino estéreo) projetado para piano digital...

    Testei no multímetro, o pedal FC3 estava 100% e contactei o vendedor que reconheceu o equívoco; enviei de volta e me retornaram com o pedal correto mais um case de nylon que solicitei como diferença de preço, conforme nosso colega BlindNode descreveu corretamente a proporção do valor entre os dois pedais.

    Pode ter certeza que não foi má intenção do vendedor. O design é praticamente o mesmo e, se não atentar no tipo da pinagem, vai acabar errando na entrega pois os códigos são também muito parecidos e invertidos: O FC3 é mais caro e de 3 pinos e o FC4 é mais barato e de 2 pinos)

    PS: O pedal correto para seu PSR é o FC4.

    Abraços

    tiagoalvez2010
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Tenho um Mo6 e estou com o mesmo problema, alguém sabe me dizer se posso alterar o pedal pra funcionar como o FC4, seria só colocar um plug mono ???

    Alex guitar man
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Cara, como funciona esse pedal? Alguém tem o esquema?

    Não vai dizer que ela da um "curto" na saída pro pedal?

    Alex guitar man
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    up

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Yamaha PSR E413 X pedal sustain Yamaha FC3 - ajudinha aí?