Autor |
Mensagem |
Vany4251 Veterano |
# jan/12
Olá! Gostaria de saber a diferença entre os pedais sustain para pianos digitais, especificamente, os da Yamaha... Já vi que tem FC3, FC4, FC5... Qual a diferença entre eles? Exitem outros? Um dá mais sustain que o outro? Alguém q entenda de pedais por favor esclareçam a minha dúvida e me digam, qual o melhor entre eles, qual deles faz o som se prolongar melhor...?
|
Gus79 Veterano |
# jan/12
· votar
Vany4251
Cara, os pedais sustain não interferem no som. Eles só "avisam" ao teclado quando é hora de sustentar o som e quando é hora de não sustentar. A única diferença entre eles é o conforto que proporcionam. Um do tipo "piano" geralmente é mais confortável que um do tipo "quadradinho".
Na verdade, tem outra diferença. Alguns pedais são "half-damper", ou seja, dá pra fazer uma meia-sustentação, tipo o piano de verdade: se você pisa no sustain até o meio, vai dar uma sustentadinha, mas o sustain vai ser mais curto. Só que para usar um pedal assim, precisa ser um teclado que tenha essa configuração - e a maioria não tem. Pelo menos entre os teclados iniciantes, eu nunca vi. Portanto, não adianta comprar um pedal assim para colocar em um PSR, por exemplo. Simplesmente não vai funcionar.
|
Vany4251 Veterano |
# jan/12
· votar
Valeu pela resposta :)Gus79
|
Toni_Teclados Veterano |
# ago/14
· votar
Tenho o motif xs6 e esse tem a função do meio pedal ( half Damper ), eu usava um pedal comum e agora estou pensando em adquirir um FC3, pelo q entendi uma pisadinha leve determinha um sustain leve, mas se pisar até o fim vai ser aquela nota bem longa conforme o pedal ( comum ) q utilizava ??
|
sobrevivente Veterano |
# set/14 · Editado por: sobrevivente
· votar
|