Uma dica, quero trocar meu Yamaha PSR E303 por um ?

Autor Mensagem
jeffersonbf
Veterano
# jan/12 · Editado por: jeffersonbf


Tenho um teclado Yamaha PSR E303, e estou pensando em comprar um novo, embora eu tenha lido as especificações de alguns teclados como Yamaha DGX 640 e DGX 230, não encontrei as respostas para minhas dúvidas, e também não tenho experiência com outras marcas como Roland ou Korg, então peço algumas dicas, pois o meu teclado atual tem algumas coisas que me deixam irritado:

1) Quando configuro a voz principal, por exemplo de Piano Bright, mudo uma oitava para baixo da voz principal, para o som ficar mais grave, e adiciono som de Gaita como Dual, se eu mudar a voz principal toda a configuração que eu fiz perde e tenho q configurar tudo de novo depois de xingar bastante. Então gostaria que o meu próximo teclado não tivesse isso.

2) Quando pressiono a tecla Backup, que supostamente deveria guardar todas as configurações que ajustei, como por exemplo a oitava alterada ou o som de Dual, o teclado não grava!! Se eu desligar e ligar de novo, quase todas as configurações do backup se perdem, só algumas são restauradas. Isso é normal em outros teclados??

3) Acho meio chato ter que ficar mudando a oitava do teclado, então gostaria de um teclado com mais teclas, preferencialmente 88, mas se o teclado de 76 teclas tiver outras funções ou timbres melhores que os de 88 posso optar por ele.

4) Como trata-se apenas de um hobby, não pretendo gastar mais de R$4000,00

Como uso teclado apenas por hobby, para tocar as músicas que gosto, peço algumas dicas, sobre qual teclado vocês indicariam para mim, que atendam os itens que citei acima?

fernando tecladista
Veterano
# jan/12
· votar


2) Quando pressiono a tecla Backup, que supostamente deveria guardar todas as configurações que ajustei, como por exemplo a oitava alterada ou o som de Dual, o teclado não grava!

 Parâmetros que são salvos em backup:
• Músicas de usuário*
• Função Touch Response (Resposta ao toque) ativada ou desativada
• Configuração das seguintes funções: Tuning, Split Point, Touch
Sensitivity (Sensibilidade ao toque), Style Volume (Volume
do estilo), Song Volume (Volume da música), Metronome
Volume (Volume do metrônomo), Demo Cancel (Cancelar
demo), Panel Sustain (Painel Sustentar)

sim existem outros com isso, outros nem salvam o que o teu salva
você tem que procurar teclados com "registration memory" que já aparece em um modelo acima do teu o PSR e403

jeffersonbf
Veterano
# jan/12
· votar


você tem que procurar teclados com "registration memory" que já aparece em um modelo acima do teu o PSR e403

Obrigado Fernando, não sabia desta função "Registration Memory". Parece que tive azar em comprar numa época em que não havia esta função. Mas conforme você descreveu, percebi que os itens que eu considero mais importantes não estão na lista de itens a salvar. Irei procurar um teclado com esta função. Obrigado !

Greenwood
Veterano
# jan/12
· votar


jeffersonbf

O teclado ideal pra vc é o Juno Gi. Vou dizer porque:

* Porque tem um grador digital de 8 pistas pra vc registrar o seu hobby preferido e mandar as MP3 pra galera;
* É um sintetizador e tem trilhões de recursos a mais do que um arranjador (PSR);
* É um Roland. Cara, eu usei 3 PSRs antes de entrar para a Roland... este já é o meu 5º teclado, então entendo um pouquinho... depois de usar um sintetizador Roland vc NUNCA mais vai sentir vontade de passar perto dum PSR;
* Tá dentro do seu orçamento (custa cerca de 3.300).

Boa sorte!!!

fernando tecladista
Veterano
# jan/12
· votar


Greenwood
O teclado ideal pra vc é o Juno Gi. Vou dizer porque:

é um otimo teclado, mas é bom o jeffersonbf comentar o que ele toca, como ele toca, já que comentou que é por hobby, se usar arranjador, ou se toca em banda

nesse PSRs um simples dual é somente apertar um botão, deixar apertado para aparecer o segundo timbre e escolher...

juno eu não sei, mas criar um dual basico eu um Korg se leva 5 min no inicio, entre entar no edit definir zona, ch midi, insert de efeito e etc... o resultado é melhor, mas fica a pergunta se ele quer isso ou somente, apertar e desapertar um botão de dual pra colocar um strings de fundo em alguns trechos

jeffersonbf
Veterano
# jan/12
· votar


mas é bom o jeffersonbf comentar o que ele toca

Olá Fernando, você tem razão, esqueci de citar esse detalhe ao fazer a pergunta. Costumo tocar Classic Rock, principalmente Beatles, mas apenas em casa mesmo, como distração, não tenho pretensões de tocar em uma banda ou fazer shows, apenas diversão caseira. Claro que todos gostamos de praticidade, apertar um botão como é hoje no PSR e ativar o Dual, no entanto acho que valeria a pena usar um teclado que não tem esta opção de apertar um botão para usar o Dual, se este teclado possuir funções interessantes ou ainda uma qualidade de som melhor que o meu atual. Se souber de algum Korg que se encaixe nos itens que citei na pergunta, por favor me indique para que eu possa pesquisar sobre ele.

kokada
Veterano
# jan/12 · Editado por: kokada
· votar


jeffersonbf
vc quer um teclado arranjador, não é isso? Sobre os timbres, é só pegar como falaram um que vc possa guardar os timbres favoritos. No caso dos PSR, é a função de "registration memory". Até meu 1o PSR 500 de décadas atrás tinha isso.

R$ 4.000,00 tá bom pra um hobby heim! rs

Com essa grana dá pra pegar o "top" dos PSR, o S910. Ohh rs

Prós: possui os articulation voices, visor grande que torna tudo bem prático, uma infinidade de botões que facilitam a performance ao vivo, e 4 variações.
Contras: como todo PSR, o piano não tem peso. E não te atende no quesito teclas, pq só tem 5 oitavas.

DGX640:
Prós: 88 teclas pesadas, timbre de piano sai bem melhor que do PSR, tb pelo fato das teclas pesadas ajudarem na expressão.
Contras: arranjador pobre, só tem 1 variação. E acho que o registro de memórias é pouco tb, só tem 4 botões de atalho.

jeffersonbf
Veterano
# jan/12
· votar


Obrigado Greenwood pela dica. Verifiquei o Roland Juno G e vi alguns videos parece interessante, porém notei que ele tem 61 teclas. Vi no manual que ele tem uma função chamada "Registration Soudn", você saberia me dizer o que é isso? se é a mesma coisa que o Fernando falou de "Registration Memory" ?
Desculpe minha ignorância no assunto, mas há algum teclado da Roland com mais teclas e que tenha as funções que o meu atual PSR tem ? Também gostaria de saber se estes teclados da Roland possui diversos sons, assim como o PSR que possui aquele XGlte com uns 300 tipos de instrumentos? Pois vi o manual do Juno G e tive a impressão que ele só tem 64 tipos de som, isso confere ? Acho interessante ter a variedade de instrumentos que a Yamaha disponibiliza no teclado PSR.

jeffersonbf
Veterano
# jan/12
· votar


Olá Kokada
Acho que exagerei um pouco no orçamento né.... capaz de não ser tudo isso.... rsrsrs
Mas eu até olhei de novo no manual do meu PSR e não tem esse Registrarion Memory, acho q comprei uma carroça mesmo.... dei azar... por isso q passo raiva...
Em relação ao DGX, pela demonstração que vi, ele parecia ser um PSR com mais teclas, por isso que citei ele. É impressão minha ou um teclado com mais teclas perde no quesito Recursos (+ tipos de instrumentos e + funções) ? Ou eu tenho um teclado com várias funções e tipos de instrumentos com 61 teclas ou tenho um teclado com 88 ou 76 teclas com boa qualidade de som de piano mas com poucos tipos de instrumento (gaita, trompete, flauta...etc) ?

Greenwood
Veterano
# jan/12
· votar


jeffersonbf

Fique à vontade para fazer perguntas, cara! Vc está no lugar certo!

Seguinte, eu tenho o JUNO Gi, que é bastante diferente do JUNO G, que já saiu de linha. O JUNO Gi tem mais de 1300 timbres diferentes pra começar. Ele tem uma biblioteca do usuário, chamada USER, que vc sintetiza (que nada mais é do que mudar os parâmetros [attack, dacay, resonance etc]), coloca efeitos do seu jeito e salva na memória (interna ou cartão SD). Não é fácil, mais os efeitos são gratificantes. Não ganho dinheiro com música. É um hobby também. Eu me presenteei com um destes. Trabalho feito um burro de carga pra ter um hobby caro.

Vc merece um teclado bom, meu amigo! ;-)

Gosta de classic rock? So do I... Check this out (não exatamente o Gi, mas dá pra entender como um sintetizador funciona ao vivo...):
http://www.youtube.com/watch?v=6L5qi6on0Ko

Lord fafe
Veterano
# jan/12
· votar


jeffersonbf
Tirando a quantidade das teclas, tudo isso que vc falou já se resolve no PSRE403. Já pensou em controlador com notebook???

jeffersonbf
Veterano
# jan/12
· votar


jeffersonbf
Tirando a quantidade das teclas, tudo isso que vc falou já se resolve no PSRE403. Já pensou em controlador com notebook???


Olá Lord fafe Uso o teclado justamente para fugir do computador, pois sou programador, é um jeito de me distrair, como não sou fã de notebook prefiro somente um teclado melhor, com sons melhores e mais teclas, e que grave as configurações, mesmo assim obrigado pela dica.
PS: O PSR 403 parece um PSR 303 melhorado....rsrsrs

Lord fafe
Veterano
# jan/12
· votar


Olá Lord fafe Uso o teclado justamente para fugir do computador, pois sou programador, é um jeito de me distrair, como não sou fã de notebook prefiro somente um teclado melhor, com sons melhores e mais teclas, e que grave as configurações, mesmo assim obrigado pela dica.
PS: O PSR 403 parece um PSR 303 melhorado....rsrsrs

O timbre de VSTis e samples são bem melhores, não tem nem comparação, mais se é uma opção sua, mais ainda tem coisas mais interessantes em um note, tem click, pode-se gravar sequencias, loops, infinitas possibilidades... E a respeito do 403 é claro que a linha subsequnte deveria ficar melhor que a anterior né??? rsrsrs

jeffersonbf
Veterano
# jan/12
· votar


Olá Greenwood
Você disse tudo !! Trabalhamos bastante e merecemos comprar algo bom, para não passar raiva, ainda mais que não é sempre que fazemos isso.

Achei interessante o video, embora o moço que tocou deixou o som do piano um pouco diferente do som da música original. Eu havia procurado sobre o Juno G, mas agora vi um vídeo de introdução sobre esse Roland Juno Gi bem interessante, realmente tem diversos tipos de instrumentos, achei interessante, será que há algum nesse mesmo esquema com 76 ou 88 teclas?

jeffersonbf
Veterano
# jan/12
· votar


Olá Lord fafe

Entendo, então ele deve ter timbres melhores, mas como ele parece estar próximo do PSR E303, acho que seria interessante eu fazer uma mudança maior. Você conheceria algum outro modelo mais interessante e com mais teclas para indicar ? Gostei da idéia de mudar timbres, assim eu conseguiria configurar os sons mais próximos das músicas originais.

Greenwood
Veterano
# jan/12
· votar


jeffersonbf

Procura então uma demo do JUNO Stage... 6 oitavas... teclas semi-pesadas, mas vai passar uns 200 paus do teu orçamento.

jeffersonbf
Veterano
# jan/12
· votar


jeffersonbf

Procura então uma demo do JUNO Stage... 6 oitavas... teclas semi-pesadas, mas vai passar uns 200 paus do teu orçamento.


Olá Greenwood , obrigado novamente pela dica! Pesquisei sobre o Juno Stage, este sim parece o que procuro ! Se o pessoal não indicar nenhum outro então irei atrás desse. E eu achando que o Yamaha DGX 640 era "mais que mió di bão", esse da Roland parece ser bem melhor, e o melhor com edição dos timbres, detestaria tocar Let It Be com um som de piano igual da música Hey Jude.

Lord fafe
Veterano
# jan/12
· votar


jeffersonbf
São tantas possibilidades que eu nem sei o que te dizer... O que é que vc toca?? Quais tipos de timbres vc valoriza mais????

JUNO Stage: Tomei horrores a "Junos". os teclados lá da universidade são desses Junos. Que eu me lembre lá tem: JunoD, JunoG, JunoDi. Tem outros mais não me recordo agora!!! O tecladinho até que é bom, a merda são as teclas!!! Teclas horrííívelmente horríveis!!

jeffersonbf
Veterano
# jan/12
· votar


Lord fafe
JUNO Stage: Tomei horrores a "Junos". os teclados lá da universidade são desses Junos. Que eu me lembre lá tem: JunoD, JunoG, JunoDi. Tem outros mais não me recordo agora!!! O tecladinho até que é bom, a merda são as teclas!!! Teclas horrííívelmente horríveis!!

Olá Lord fafe, o que há de ruim nas teclas ? são piores que as do PSR da Yamaha? Gostaria de saber, pois já toquei em piano e única dificuldade foi o peso das teclas, mas nada grave.
Conforme citei acima toco Classic Rock, principalmente Beatles, músicas como Let it Be, Hey Jude, The Fool on The Hill, I Am The Walrus (com som de cravo), Oh! Darling, etc... então procuro no teclado timbres que se aproximem destas músicas e do som de Rock dos Anos 60.

E quanto ao MM-8, da Yamaha ? Como o Greenwood está indicando sintetizadores, este MM-8 seria uma boa escolha ?

jeffersonbf
Veterano
# jan/12
· votar


Pessoal , eu li em um lugar aqui do Fórum que Sintetizador não tem aquelas caixas de som acopladas como o PSR tem, essa informação procede ? se eu comprar um sintetizador terei q comprar um cubo ou posso usar o amplificador Peavey que uso com minha guitarra ?

Lord fafe
Veterano
# jan/12
· votar


jeffersonbf
Não sei se é costume mais eu gostei mais das teclas do meu psrzinho do que dos Junos da facul. E além do mais eu sou muito chato com teclas, sempre toquei em piano então sou um pouco suspeito (embora exista pianos que as teclas ñ valham nada) O melhor seria vc ir numa lojinha mesmo e testar antes de comprar!! Mais vc ñ me respondeu: São tantas possibilidades que eu nem sei o que te dizer... O que é que vc toca?? Quais tipos de timbres vc valoriza mais????

kokada
Veterano
# jan/12 · Editado por: kokada
· votar


jeffersonbf
Mas o que vc quer realmente: é um sintetizador ou arranjador? Vc faz questão do arranjador ou não?

Eu por experiência própria, tive um Juno Stage mas não recomendo a ninguém. O piano dele no fone é bonito, etc, mas como ele não tem caixas próprias, vc terá que comprar um par de monitores dos bons, e mesmo assim o som não vai sair igual vc ouve nos fones, sai sem "peso". E pra comprar o Juno Stage + par de monitores vc vai gastar mais que 4.000,00.

No seu caso, acho que o DGX 640 te atende. Não tem muitos botões pra registros de memória, mas tem(acho que uns 4 pra cada banco). E vai ganhar as 88 teclas pesadas. A qualidade do som nos alto-falantes dele é muito boa, já ligando em uma mesa de som não sei. Mas lembrando que o arranjador dele é muito pobre, só 1 variação.

As teclas do Juno-Gi chegam a ser menores que as do PSR, acredite se quiser.

Não dá pra comparar PSR ou DGX com Juno Gi ou Juno Stage, são categorias e finalidades bem diferentes.

Me lembrei que vc quer um teclado com registro de memória dos timbres. Então o P95 pode esquecer que não tem.

Primeiro decida se quer um teclado arranjador ou não...

Lord fafe
Veterano
# jan/12
· votar


DGX 640 boa sugestão!! toquei no do meu tio e adorei o timbre as teclas não deixam a desejar!!

jeffersonbf
Veterano
# jan/12
· votar


Lord fafe
São tantas possibilidades que eu nem sei o que te dizer... O que é que vc toca?? Quais tipos de timbres vc valoriza mais???

Acho que não estou sabendo descrever corretamente, acima citei que prefiro os timbres de piano conforme as musicas dos Beatles, desculpe minha ignorância no assunto, mas não sei como descrever, se for relativo aos nomes dos instrumentos no teclado, as que mais uso são os que parecem som de piano como Grand Piano, Piano Brite, e vou mudando a oitava e a reverberação para que fiquem mais parecidos com os sons dos pianos das músicas que quero tocar.

jeffersonbf
Veterano
# jan/12
· votar


kokada
Mas o que vc quer realmente: é um sintetizador ou arranjador? Vc faz questão do arranjador ou não?
kokada . o que desejo é um teclado com mais teclas , e que possua boa qualidade de som e com a função de fazer backup das configurações. Eu estava pendendo para a linha da DGX da Yamaha por ter mais teclas, porém quando Greenwood descreveu a possibilidade de se conseguir mais sons com um sintetizador Roland, que poderia configurar os timbres com os parâmetros, achei esta opção mais interessante. Não tenho preferência por um tipo específico, arranjador ou sintetizador, irei escolher aquele que seja mais próximo do que eu quero, e que me parecer melhor com a opinião de vocês que tem experiência usando outros teclados. Só me espantei com a questão do sintetizador não ter caixa de som acoplada, assim torna-se inconveniente, pois se não posso plugar o sintetizador no meu amplificador de guitarra terei que considerar a compra de mais um equipamento para poder ouvir o som.
Eu vi o P95 e realmente achei que tinha poucas funções, e somente o som do piano era a vantagem dele. Eu pensei que o DGX , Juno Gi e o Juno Stage atendiam o que eu queria, ou seja, que neles é possível conseguir mais tipos de som (+ instrumentos e alterar o timbre deles), que a qualidade do som é melhor (mais próxima dos instrumentos originais) e no caso do DGX e Juno Stage tinham mais teclas.

jeffersonbf
Veterano
# jan/12
· votar


Lord fafe
DGX 640 boa sugestão!! toquei no do meu tio e adorei o timbre as teclas não deixam a desejar!

Lord fafe é possível alterar os timbres nele ? ou é como um PSR ?

Lord fafe
Veterano
# jan/12
· votar


jeffersonbf
Eu não sei. Eu não fuço muito nessas coisas não. Sou mais pianista do que tecladista, mais em termos de teclas e timbres eu gostei!!

jeffersonbf
Veterano
# jan/12
· votar


Lord fafe
Eu não sei. Eu não fuço muito nessas coisas não. Sou mais pianista do que tecladista, mais em termos de teclas e timbres eu gostei!!

Entendo Lord fafe, mas já é um detalhe que levarei em consideração, pois se alguém que toca piano de verdade considera bons os timbres de um teclado, então significa que ele não é fraco. Então voltarei a considerar a possibilidade de comprar o DGX 640, quero reduzir ao mínimo o número de opções, para que, quando eu chegar na loja, já possa procurar exatamente e testar teclados mais próximo do que eu quero, pois se eu chegar lá com aquele ponto de interrogação na cara corro risco do vendedor me empurrar qualquer coisa, ainda mais que é difícil encontrar certos modelos nas lojas aqui de São Bernardo.
Seria interessante ter alguém que desse detalhes do DGX 640 assim como o Greenwood passou detalhes do Roland Juno Gi e Juno Stage.

Lord fafe
Veterano
# jan/12
· votar


jeffersonbf
Resumindo se for levar em consideração o timbre de piano e teclas eu recomendo o DGX e não recomendo os Junos!!! Mas melhor do que a Yamaha e Roland em termos de mecânica das teclas e timbres de piano são os da Kurzweil!!! Só não sei muito desses recursos de registro, edição e talz, faço isso tudo pelo note!!

jeffersonbf
Veterano
# jan/12
· votar


Lord fafe
Resumindo se for levar em consideração o timbre de piano e teclas eu recomendo o DGX e não recomendo os Junos!!! Mas melhor do que a Yamaha e Roland em termos de mecânica das teclas e timbres de piano são os da Kurzweil!!! Só não sei muito desses recursos de registro, edição e talz, faço isso tudo pelo note!!

Rapaz, eu tava achando que esse Kurzwei e o Korg eram meia boca, tipo segunda linha, tipo um Cassio/Fenix da vida, por isso que ninguém falou deles aqui.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Uma dica, quero trocar meu Yamaha PSR E303 por um ?