O orgão e o reggae!

Autor Mensagem
teclado roots
Veterano
# jan/12


Olá pessoal do fcc, eu sou um dos apaixonados por órgãos, e também sou apaixonado pelo reggae, não esses reggae que mais parecem rep , ou hip hop , mas reggae de verdade estilo Jacob Miller , Gregory Isaacs etc.

Todo tecladista profissional tem que saber tocar este estilo , todos sabem do uso de órgãos, principalmente aquele órgão bem grave na mão esquerda , no split, porém eu acho um grande mistério nisso tudo:

Qual a origem dessa pegada?

Quem teve a ideia de fazer aquele "Cum cé cum , cum cé cum, cum cé cum", naquele contra tempo enquanto o pianozão, rodhes, ficava marcanado a base junto a guitarra baitda quase sem encostar as cordas no braço da guitarra?

O reggae é um estilo altamente modificado, tudo nele é diferenciado, enquanto o rock tem traços de blues , o blus traços de jazz, etc, o reggae claro que tem suas origens do ska , rockestady, mas sua execução é unica!

Como surgiu essa pegada com contra tempo de orgão?

Para os amantes do reggae que se ligam no que eu falo...

Vamos pesquisar?

Bedin
Veterano
# jan/12
· votar


Aliás pessoal, fica a sugestão de gravarmos um áudio monstrando a levada que cada um faz, e postar aqui pra trocarmos ideias... o que acham?

teclado roots
Veterano
# jan/12
· votar


boa ideia meu caro! vou gravar a minha!

waltercruz
Veterano
# jan/12
· votar


teclado roots

posta algum vídeo do youtube desse tipo de orgão que vc tanto fala! ;)

_BLACKMORE_
Veterano
# jan/12
· votar


O reggae é um estilo altamente modificado, tudo nele é diferenciado, enquanto o rock tem traços de blues , o blus traços de jazz

então tudo morreu ali ... nao?

El_Cabong
Veterano
# jan/12 · Editado por: El_Cabong
· votar


Pelo que eu entendi, uma bem conhecida com este tipo de órgão é:
Bob Marley - Is This Love
Já começa bem no início da música.

Eu uso no meu Yamaha Motif XS7 um órgão que eu modifiquei e ficou bem parecido.
Nos presets que veio no Motif XS7 não achei nenhum órgão já pronto para reggae. Até tem um chamado Raggamuffin, mas é para um reggae mais popizinho !!

_BLACKMORE_
Veterano
# jan/12
· votar


bom ... eu não sou fão de reggae .. apesar de ter alguns muito bons ... agora hammond vixi .. piro ... tem um cara q tem um A100 e grava umas coisas legais ...

http://www.youtube.com/watch?v=QfT7bdRkfJQ

teclado roots
Veterano
# jan/12
· votar


http://www.youtube.com/watch?v=VLZX1Q_TT1U

É ESSE TIPO DE ORGÃO QUE FALO!

ISSO JA SABEMOS , AGORA QUEM FOI QUE INVENTOU ISSO? PQ O REGGAE MESMO É AQUECIDO POR ESSE DETALHE AI , MESMO QUE NAO SEJA TAO PERCEBIDO! OLHEM O VIDEO TODO!

_BLACKMORE_
SOBRE MORRER ALI , NAO MORREU NAO , TEM UMAS BOAS BANDAS , ATUAIS , COM REGGAE DE VERDADE! SÓ QUE SAO DESCONHECIDAS!

mauropsouza
Veterano
# jan/12
· votar


O regae tem sua origem ao meu ver na mistura da musica "ocidental" com a musica tribal das ilhas do caribe e pacifico...é uma musica tipicamente "beach" mesmo ou praieira, por isso sua ligação com o surf...
As gravações antigas são mais lentas, parcedas com aquels músicas havaianas mesmo, depois foi pra os EEUU e acelerou....acho legal....Hoje o Brasil é considerado um dos maiores, por aguns o maior celeiro do Regae .

Quanto a morrer ou não... A bossa nova ja teve seu momento, o Jazz e Blues tiveram seus tempos áureos, nem por isso se acha que acabou...o mercado é que vai mudando...e infelismente hoje o que mais toca são coisas comm baixa qualidade,,.são os arrochas da vida, etc....é uma pena...hoje se mistura tudo,,,,etc.

teclado roots
Veterano
# jan/12
· votar


Concerteza , o que muda é o mercado, a musica nunca perde seu objetivo.

Eu só gostaria de saber como algumas coisas são criadas!

ex:

*Aquele solinho rock n roll do chuck berry , classico , ele que inventou? ou quem? e como? (muita criatividade) levando muitas bandas a copiarem aquele riff.

*Esse orgão contra tempo do reggae, eu acho que o cara deve ter sacado que marcando so no tempo certo com os pianos sobrava um espaço que ficava vago e nesse sentido ele colocou esse orgao grave que não fazia tanto barulho mas tb nao deixa oco o espaço.

*Aquela linha de contra baixo rock n roll em lá por ex: A, C# , E , F# , A. Quem criou isso?

Fora as linhas e riffs , solos, o pior...

Os sons do instrumentos! quem sacou a criação da bateria(juntar as percusoes, engrossar as cordas da guitarra e criar o baixo, fazer do violao a guitarra , ou virse versa!


Mas trouxe o topico mesmo pra discutir o orgão, que é uma coisa que me impressiona! pode ouvir reggae , é dificil um que nao tenha esse orgao , mas escute bem , ele é bem baixinho , quase imperceptivel!

El_Cabong
Veterano
# jan/12
· votar


mauropsouza
As gravações antigas são mais lentas, parcedas com aquels músicas havaianas mesmo, depois foi pra os EEUU e acelerou....

Eu ouvi algo um pouco diferente !!
Que o primeiro estilo que surgiu na jamaica foi o SKA.
Aí o pessoal pedia algo mais lento, que fosse mais ameno para se dançar naquele calor do clima de praia. Aí surgiu o Reggae.

teclado roots
Veterano
# jan/12
· votar


Pode crer , a historia do reggae eu conheço bem , veio do rockstedy, um estilo de ska , que depois foi se bifurcando até chegar no reggae!

O que eu levanto aqui é o surgimento deste orgão , estou falando de instrumento, não do estilo de musica!

mauropsouza
Veterano
# jan/12
· votar


Eu sei que tudo quando vai para américa fica ao estilo "fast food" ai acho que acelerou de novo então, hoje se mistura muito com pop, dance etc....então vejam essa:
Jimmy Clif - Love i Need, a batida é bem diferente, apesar de ser de uma época forte do regae

Shadad
Veterano
# jan/12
· votar


teclado roots

Como surgiu essa pegada com contra tempo de orgão?

Eu já ouvi essa "pegada" em skas muito antigos. E como sabemos que o ska é mais antigo que o reggae, é provável que essa "pegada" tenha surgido no ska mesmo.

Cara, acho improvável que você consiga descobrir quem criou isso. Acho que você vai no máximo descobrir a época onde isso surgiu. Sugiro que você procure mais nas raízes do reggae: ska, rocksteady, rhythm and blues...

Procure escutar também os primeiros reggaeiros: The Wailers, Ethiopians, Desmond Dekker, Skatalites, Gregory Isaacs, The Soul Syndicate, Earl Smith, The Gladiators...

...

*Aquela linha de contra baixo rock n roll em lá por ex: A, C# , E , F# , A. Quem criou isso?

Não sei quem criou, mas sei que essa é linha de walking bass mais clichê que existe. Pelo que eu me lembro, surgiu com o boogie woogie e posteriormente essa linha de baixo foi agregada ao blues e consequentemente ao rock. No rock essa linha ficou famosa graças ao rockabilly, estilo que surgiu com a fusão do boggie woogie com o country.

teclado roots
Veterano
# jan/12
· votar


pode crer é cliche mesmo , por isso falei como sobre ela , mas foi dela que surgiu as outras linhas de rock n roll estilo chuck berry, eu me ligo em todas essas bandas de reggae que citou, só nunca tinha ouvido este orgao em ska

tell
Veterano
# jan/12
· votar


Ai galera... Bem, tava passeando aqui pelos tópicos e me interessei por este porque toco Reggae. No começo achei que essa pegada do orgão na mão esquerda - que na verdade, é a primeira chave do Hammond ou em qualquer teclado pode ser feito com a sine wave - era fácil, mas já toquei com Zig Marley, The Gladiators, Alpha Blond, Eric Donaldson, Jackie Brown e o velhinho Rasta cheio de energia Max Romeo E observei bem como os tecladistas tocavam e eles não tocam com munheca, mas sim empurrando todo o braço com peso e força nas teclas... O Roots é raiz e em um estudo de pesquiza de ritmos percebi que Luiz Gonzaga num compasso bem lento fica um Roots assanfonado... Pessoal, qualquer dica ou duvida que eu possa tirar estou a inteira disposição, pois o Reggae é prá ser disseminado, pois é como um livro que vc termina de ler e se não passa pra frente pra outros aprenderem tb, então vc não pratica cultura. Jah Bless!

teclado roots
Veterano
# jan/12
· votar


tell iae parceiro , sou um amante dos teclados de reggae e sei bem sobre isso que vc ta falando , cara, imagine , eu toco reggae com um psr e 413, arranjador , fuleragem, o que da pra eu fazer que fica bem parecido com o som mesmo que a gente ouve é o seguinte:

Tem um efeito chamado ocarina , que parece exatamente com esse som da primeira chave do hammond, ai na mao direita uso um piano, cara até que da pro gasto, mas tou querendo adiquirir um Tokai tx5 que é simulador de hammond , ai vou comprar ele e um controlador pra usar sons de piano ou entao um korg x5d, eu queria o m1 pra fazer os pianos , mas é muito complciado pegar hoje em dia , e é muito pesadao!

Tou tocando por enquando com o psr que até de um amigo é! hehe , mas tou juntando essa grana pra comprar esse orgao! ja ouviu falar?

R Santiago
Veterano
# jan/12 · Editado por: R Santiago
· votar


teclado roots

Gostei do tópico :))) Também sou fã de órgão e Reggae.

Para Reggae eu tenho três Combs básicas que uso no X5D que resolvem bem. Para fazer o UH UH (contratempo) eu uso a wave organ 6 que é ideal para essa base. na base (tempo) eu uso em uam combi o "gospel organ" (preset 31) na outra Combi uso o perc organ que editei em cima do gospel. Substitui o organ 1 pelo "perc organ". Essa para tocar Is this Love é show de bola.
A terceira combi é a base com o organ 6 a mão direita com o piano M1. Uso muito essa combi para Reggae dos anos 90 tipo Inner Circle , Skank (Jack Tequila).

Bedin
Veterano
# jan/12
· votar


Pessoal, que tal gravarmos umas demos e postar aqui? Quando chegar em casa vou montar um audio demo e colocar aqui para estudarmos juntos... sugiro a todos fazerem isso, e vamos enriquecer ainda mais o tópico... o que acham?

Bedin
Veterano
# jan/12
· votar


Pessoal, que tal gravarmos umas demos e postar aqui? Quando chegar em casa vou montar um audio demo e colocar aqui para estudarmos juntos... sugiro a todos fazerem isso, e vamos enriquecer ainda mais o tópico... o que acham?

R Santiago
Veterano
# jan/12
· votar


Bedin

Entre no Youtube e pesquise "Banda Kallibre Aracaju" Tem um vídeo em que toquei no Motofest 2011 e o pessoal posotu o momento em que estávamos fazendo uma sequência de Reggae Pop. Eu estava usando a Combi com o piano M1. Na verdade é uma quarta combi em que inclui metais também kkk. Tava usando também o OB3 :))

tell
Veterano
# jan/12
· votar


teclado rootsteclado roots

Cara também da certo com a ocarina, pois quando comecei a tocar fiz isso também, mas depois comprei um Technics kn 1200 e depois um Kn 2000 e ficou tudo melhor. Agora, comprei um notebook da Microboard por 1.200 Reais lacrado, garantia de 1 ano, windows 7, 8Gb de Mem e 600 Gb de Hd e conecto a ele um controlador da M-Audio Prokeystation 88 para usar pianos e o próprio Hammond b4. Tenho um Roland Rs-50 e um Xp 60, mas vou me desfazer do Xp60 porque acho mto complicado mexer nele... Então uma dica: Invista em você e/ou numa banda que te dê um bom retorno, pois sou músico e muitas vezes a gente investe pesado em equipamento e tem gente que quer te pagar R$ 50,00 DE CACHÊ... aí irmão quando você tem um bom setup pode exigir um pouco mais, por exemplo, já toquei por R$ 50,00, mas hoje só saio de casa se for no mínimo por uns 150,00 pra tocar 1h 30 min - isso no Reggae - pois nossa categoria precisa se valorizar prá esses caras donos de casas de show entenderem que músico toca se divertindo porque junta o útil ao agradável, mas que é uma profissão tão séria quanto qualquer outra... IMAGINA: casa lotada e diz que não vai ter show prá ver só!

tell
Veterano
# jan/12
· votar


teclado roots
CARA, já vi sim um tokai, contudo, sabe o que eu fazia para ter alguns sons do hammond? Fazia assim: cada chave tem uma afinação e são 9 no total. Gravava uma por uma dentro das suas afinações e depois juntava elas em combinações para ter o timbre que desejasse do hammond, exemplo: sabe aquele orgão 16& 1, que tem som de garrafa? Então, era só juntar a chave 1 + chave 9 e já foi! Quanto ao volume das chaves para destaque, no Rs 50 o volume ia de 0 à 127, então assim, poderia deixar uma chave mais alta ou mais baixa do que outra para chegar ao máximo perto de um timbre de uma música que se deseja. Fiz muito isso num módulo Korg 05 Rw... imagina você num Xd5... Qualquer coisa meu e-mail é telson_tell@hotmail.com
Abraços e depois procura pela banda Tribo de Leões, Trem de Zion e Dona Leda que têm alguns sons meus lá, mas hoje toco na Trem de Zion.

teclado roots
Veterano
# jan/12
· votar


ishh cara, eu sei que é você!! hehehe , caraleo , que mundo pequeno! vc é o tell , ja tocou com a rebel lion tb , com eka mouse , cara nao sei se tu lembra de mim , mas uma vez vc tava tocando teclado numa banda de metais , tipo uma orquestra la perto da dom luis , num espaço que as vezes toca uma banda cover dos beatles , ai eu cheguei , encostei minha bike e fiquei me ligando no som , ai depois que vcs pararam eu cheguei pra ti e perguntei: bixo , tu num é aquele cara que tocou com o eka mouse? ai tu disse, sou eu mesmo , ai eu falei que tava aprendendo a tocar teclado e tal e te pedi umas dicas , nao sei se vc lembra , foi ano passado , faz tempin ja! caralho eu te procurei pela net man pra justamente te pedir umas ajudas sobre qual teclado comprar! ai te acho aqui! hehe , cara eu vou te add , a gente bate um papo! tou com banda de reggae tb, banda som nativo , dpeois te mostro umas demo! irado meu chapa! é nois!

teclado roots
Veterano
# jan/12
· votar


sou de fortaleza tb! hehe

teclado roots
Veterano
# jan/12
· votar


Bedin
pode crer, vou ver se consigo gravar uma aqui!

R Santiago
cara o x5d é muito massa mesmo! queria até comprar um , mas hoje em dia é dificil , eu comprei um m1 pela net uma vez , de loja e tudo , mas veio quebrado , cara , foi a maior decepção da minha vida! hehe , foi foda , ai decidi comprar coisas novas! se um Korg antigao der pal hoje em dia , é foda concertar! mas o piano do reggae é o korg m1 , muito bom, pelo menos alguns reggae , pq tem reggae que é mais aquele pianao mesmo abafado!

Caras , sem duvida é um estilo muito louco , o orgão junto com a guitarrinha seca , é foda! batera bem seca com aquele baixo vibrante, foda, pra mim é o essencial , a percusa é massa tb, a boa voz pra reggae , falutas e etc , mas o grosso mesmo é esse casal de duplas ai que falei!

R Santiago
Veterano
# jan/12
· votar


teclado roots

Pois é o X5D é uma maquininha...kkkk já estou no meu terceiro....kkkkkkkk tive um X5 depois troquei num X5D depois troquei em outro zerinho. :))) Já são 13 anos usando ele e é só alegria. Para fazer Reggae e Pop é ideal. Sem falar que ele é super leve.

teclado roots
Veterano
# jan/12
· votar


cara , queria pegar um mais ta dificil , uma vez apareceu uma aqui mas eu tava sem grana , agora eu tou com grana e nao tem um , fods!!!

vou comprar o tokai pra fazer os orgaos!

R Santiago
Veterano
# jan/12
· votar


teclado roots

O Tokai é muito bom. Tem uma ótima simulação de leslie vale a pena :))

Certamente vai aparecer algum X5D p vender. É teclado que vendeu muito.

Scacchetti
Veterano
# jan/12
· votar


teclado roots

Muito bacana o tópico, assisti a um doc hj que tem tudo....
Rocksteady The Roots Of Reggae, pra quem tiver oportunidade esta passando na HBO plus...

ta aí o trailer....
http://www.youtube.com/watch?v=nAb5zjedzzE

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O orgão e o reggae!