Esclarecimentos JUNO DI em PA, como configurar e fazer aparecer

Autor Mensagem
ricardoforrester
Veterano
# nov/11


Ola pessoal, gostaria de criar esse tópico para esclarecer e também ajudar alguns amigos que como eu possuem um Juno Di, e que recebem algumas informações dizendo que o Juno Di, ao ser ligado no PA some etc.

ricardoforrester
Veterano
# nov/11
· votar


Bom a primeira coisa a ser feita, seria:
1- primeiramente editar os timbres, essa é a graça de um sintetizador, então escolha qual categoria vc usaria mais, eu por exemplo prezo pelos pianos e pads, e essa combinação pois ministro em igreja então preciso de sons suaves para músicas mais lentas e melódicas. aqui mesmo no fórum em alguns tópicos voce pode encontrar timbres já editados te quase todas as categorias.
2- a segunda coisa seria você conheçer um pouco o timbre limpo do seu teclado, aconselho comprar um fone de ouvido e tocar os timbres até conhece-los bem, e suas capacidades sonoras, por que ao ligar o PA, você poderá regular eles o mais próximo possivel do que ouviu.
3- a Terceira coisa conhecer um pouco de PA regulagens, e ter um bom ouvido para ajudar o sonoplasta a encontrar aquilo que você procura.
4- a Quarta coisa é fazer a ligação correta dos cabos no seu Teclado lembrando que a ligação fone de ouvido é uma ligação específica para fones, pode ser usada em PA porém aconselho as saidas L e R, são stereo.
5- Apos isso ajustar o Gain do seu teclado no Menu, quanto mais Gain, mais clareza de som, porém nao coloque o Gain no máximo pois pode sair o som Rachando....
e apos isso e ir configurando na mesa, graves, médios e agudos, uma dica boa e conhecer o tipo de caixas, se elas tem deficiencia de graves, ou médios, ou agudos etc.. em breve postarei mais dicas

ThyagoAmaral
Veterano
# nov/11
· votar


Cara a questão n é configurar isso ou aquilo... isso vai muito mais além... vai ter gente dizendo que é coisa de equalizacao... vai ter gente falando em tirar ou por compressores... quando na verdade isso vem da forma que a onda foi gravada no teclado, os conversores de AD/DA e bla bla bla da placa de som de cada teclado...

E ai vc ja deve ter ouvido a historia... o MOX tem os timbres do XS, sim ele tem os timbres. Mas nao tem as teclas e nem a Placa de Som do XS que é oq faz ter peso e bla bla bla. Essa é a principal diferente de um TOP e de um mid, ou entry. São conversores, placas de audio, processador de efeitos.

Espero ter tirado sua duvida...

Edson Caetano
Veterano
# nov/11
· votar


ricardoforrester
gostaria de criar esse tópico para esclarecer e também ajudar alguns amigos
Então estamos esperando...

Vamos a algumas colocações, o que a gente entende por PA é totalmente desvirtuado, PA é Public Adress, seriam então as caixas de som que são endereçadas ao público, e não o nosso retorno ou equipamento de palco

Portanto o fato de sumir é devido a uma série de fatores, muitas vezes nem dependentes do teclado em si... podemos continuar a discussão tentando entender quais são estes fatores e como melhorar, para depois em si chegarmos na questão instrumento

Aguardo

ThyagoAmaral
Veterano
# nov/11
· votar


ricardoforrester
Cara eu discordo em algumas coisas.

1- ok
2- ok (Padrão para qualquer tecladista)
3- Discordo - Teclado foi feito para trabalhar em FLAT... correções tem q ser feitas no equalizador do teclado e de maneira a soar o mais flat possivel como no fone de ouvido.
4- ok, nem que seja L e R em double mono.
5- Discordo mais ainda - GAIN é diferente de volume que é diferente de peso. GAIN na mesa e no teclado só serve para deixar proximo ao 0db dos VU`s do PA e dos monitores e fazer pequenas corrençóes.

RobsonCancio
Veterano
# nov/11
· votar


kara, eu particulamente de todos os teclados que tive, o juno Di, era o que mais "falava" no P.A. pode até não ser com a melhor qualidade, pq também ele não é nenhum top, com uma pequena ediçãozinha fica bão!!!

jrpianissimo
Veterano
# nov/11 · Editado por: jrpianissimo
· votar


Até aonde eu sei a Roland está usando o mesmo processador de som para linha Juno e Fantom. As waveforms sim, essas são completamente diferentes.

Acredito sim ser possivel conseguir timbres com mais peso através da edição de alguns parâmetros. Por outro lado, nunca se pode esperar um desempenho de nível Top. Acho que essa discussão precisa sempre ser amadurecida com a ajuda de todos. Juntando contribuições, é possivel extrair o melhor que cada teclado pode dar seja ele roland, korg ou kurzweil; entry-level, mid-level ou top.

Edson Caetano
Veterano
# nov/11
· votar


Postamos os primeiros posts todos juntos hehe

Mas seguindo, o cara quando escuta que seu teclado não "fala" muito, "fala" pouco, já vem vestir a camisa para defender o seu companheiro, normal, mas não tem jeito, posso falar todo senhor de si o que vem a seguir por tres motivos: 1- fui dono de um Di, 2- tenho um teclado top o Kronos, 3- usei ambos, e principalmente o Di em tudo quanto é tipo de situação

A gente confunde muito "falar", ter "peso", com soar alto nos alto falantes, isso qualquer caixa amplificada consegue fazer, te deixar surdo com o som alto, mas não é bem isso, conseguir ter um som alto, brigar com as guitarras por espaço no som, o fato de ter peso, vai muito alem

Se fosse simples, pra que investir 10k em um Top se eu consigo com uma ediçãozinha em um teclado de 2k que ele arrebente, por isso eu digo, se conforme com a situação, mas infelizmente um teclado entry level, nunca vai chegar nem perto da qualidade, peso, clareza, de um Top

Eu era um desses, fazia showzinhos com o Di, e pensava, bando de tolos, o meu teclado é fera "fala" pra caramba no PA, tuchava o volume pra cima da galera, colocava meu fone e mandava ver, e realmente o resultado fica bom, o técnico era bacana, fazia seu trabalho direito, conseguia equalizar legal, comprimir uns picos, mas é só isso, a diferença para um Top é um abismo

Continuo depois ..

viktor 999
Veterano
# nov/11
· votar


Edson Caetano
o fantom g e um top e o pessoal vive falando mal dele no palco, mas olha só esse video
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=9sRvATypBSg
o fantom bem equalizado e editado vira outro assim como qualquer synth que tenha edição , através da edição vc ñ vai conseguir fazer o juno di virar o korg kronos, mas vai melhorar o Di em relação ao jeito que vem de fabrica.

ThyagoAmaral
Veterano
# nov/11
· votar


RobsonCancio
Quem falou em Processador? Falou-se em Placas de som e conversores AD/DA.

ThyagoAmaral
Veterano
# nov/11
· votar


viktor 999
Tu acha que ali só tem um FantonG?
Tu viu aquele Hardcase no chão? Viu a tuia de cabo que entra e sai dele? ¬¬

E pra lembrar mais uma vez, Volume não é peso!


Não vamos acreditar em tudo que ouvimos sem vê...

fernando tecladista
Veterano
# nov/11
· votar


1- primeiramente editar os timbres, essa é a graça de um sintetizador
sim mas, você não consegue fazer um bolo em casa só com ovos e leite faltando farinha e fermento

falando em juno lembrei do piano Juno-D, piano horrível, timbre de placa GM
não adianta ficar mexendo em EQ, filtro, ganho que só destaca o que falta nele
você pode deixar o timbre "tocavel" mas vai ter alguma região do timbre que vai negar fogo

4- quanto a ligar stereo e mono também discordo, vai ter algum ponto onde alguem mata isso
ou o p.a. é mono, ou o L da mesa está sendo usado como subgrave e o R pra medio agudo, ou você até liga os dois canais mas o pan tem que ficar no centro, no final da história já que na pratica chuto que 90% das ligações onde sai L/R do teclado o resultado é mono, pra isso é a mesma coisa de usar o L/mono

===============================================

Até aonde eu sei a Roland está usando o mesmo processador de som para linha Juno e Fantom
colocaram um processador bom, mas ele deve ser o processador mais triste que existe
acontece o que eu tenho aqui em casa:
tenho um PC legal mas uso a placa soundblaster velha minha, quando poderia estar usando VST

jrpianissimo
Veterano
# nov/11 · Editado por: jrpianissimo
· votar


Blz então. Daqui a pouco vão mandar o cara jogar o teclado dele no lixo por que a marca dele não é korg...

Edson Caetano
Veterano
# nov/11
· votar


jrpianissimo
Não te entendi, nada haver com marca, e sim que nível de requinte a empresa destinou ao equipamento, estamos falando de entry, mid e top level, não de marcas, eu tive meu primeiro korg a 3 meses, tenho outros 5 keys e continuo dizendo o mesmo: não achem que não existe diferença entre entry e top level, é absurda a diferença

Olha tenho Roland e66, kurz sp88x, apro800, umx250, iPad com trocentos synths, nano pads, dgx, cadê o korg, falo o que falo porque o kronos é top, conversores tops, e é assim com nórd., motif, pc3, e tantos outros

Convido já você e a quem quiser tirar a prova do que estou falando na pratica, testaremos em PÁ, em monitor, em system, em vários teclados, a presença do top salta aos ouvidos só isso

Ps... Não vou jogar minha tv ready HD porque já existe a led full 3d, apenas sei que existem diferenças entre uma Ferrari e meu logus95 bem detterminadas

viktor 999
Veterano
# nov/11
· votar


que isso pessoal o cara fez um tópico pra ajudar usuários que tem problema com peso no palco , se vcs tem um teclado com peso, bom pra vcs , agora deixa ele e quem quiser ,tentar e resolver esse problema de peso.
ThyagoAmaral
cara agora toda vez que vc ver um teclado que seja da Roland ou que ñ seja da korg falando bem no palco vc vai dizer que e módulo ou VST,.

pomtwo
Veterano
# nov/11
· votar


primeiro de tudo , esquece o teclado , parte primeiro a configurar seu som com o que o PA te oferece , ou seja , use tudo em flat , do jeito que o teclado veio configurado , ai vc parte para o seu PA ... começando por entender o que eh estrutura de ganho (site somaovivo.mus.br) vc aprende bastante sobre isso , depois parte pra equalizaçao , a faixas de medio e agudo sao as responsaveis pela inteligibilidade de um som , entao se seu teclado fala pouco ,talvez um ganho nessas faixas podem fazer seu teclado falar um pouco mais ... partinho disso , vc tem que fazer uma analise se suas caixas sao plenas em respostas (equilibradas entre graves,medios e agudos) se nao for faça as correçoes nescessarias pra que ela fique equilibrada .... depois parte pro mixer , veja se ele tem entradas ou pres de qualidade (geralmente as behringers que usamos sao bem ruizinhas , mackies , allen&heat , soundcraft etc tem pres de otima qualidade , o que faz seu teclado ter um up a mais tambem ) , tudo isso estando certo ai vc parte pra ediçao , ai cada um tem um modo , mas eu costumo dar um gaz nos meus timbres mudando e editando os filtros ... mas cada um faz a seu modo ... ai vc escolhe ... mas quero dizer que muitas das vezes o segredo nem esta no teclado e sim na amplificaçao que vc usa .. desde a mesa de som ate a caixa tudo isso influencia no seu som .... mas um teclado com uma capacidade sonora maior , com certeza vai facilitar muito mais esse tipo de coisa ... ve la amigo e depois posta aqui o que achou das mudanças ....

jrpianissimo
Veterano
# nov/11 · Editado por: jrpianissimo
· votar


Como eu disse anteriormente:

Acredito sim ser possivel conseguir timbres com mais peso através da edição de alguns parâmetros. Por outro lado, nunca se pode esperar um desempenho de nível Top. Acho que essa discussão precisa sempre ser amadurecida com a ajuda de todos. Juntando contribuições, é possivel extrair o melhor que cada teclado pode dar seja ele roland, korg ou kurzweil; entry-level, mid-level ou top.

Eu não sei exatamente como estão os parametros do Juno Di mas se te ajudar, da uma olhada num post nesse tópico aqui de edição no Juno Stage http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/272643/ de repente, pode te ajudar em alguma coisa. Entra em contato com a Roland pede uma orientação mais técnica para eles e depois posta aqui pra galera q tem Di poder aproveitar.

Edson Caetano
Veterano
# nov/11
· votar


pomtwo
foi aí que eu comecei, lá em cima da primeira postagem, existe muito mais por trás de um bom som, do que apenas o equipamento , mandou bem em sua postagem

viktor 999
ué porque o cara quer ajudar, a gente deve ficar quieto fazendo de conta que um Di vai ter a mesma presença de um Jupiter 80 mexendo em seus envelopes, ou editando ele no PC??

Como tambem disse anteriormente, isso é papo vencido, todo mundo veste a camisa para defender seu equipamento, mas so acho que teríamos que parar de achar que "falar" alto é fazer som alto, isso até meu mp3 de 1,99 faz ligado na mesa profissional de um evento, peso é outra coisa, esse conceito é muito subjetivo eu sei

Mas, sei hoje tenho um top, só quase 20 anos depois que comecei a tocar, faço shows desde os 16 anos, e nunca foi com top, mas a primeira vez com o Kronos arrpiou as espinhas, e isso deve acontecer tambem com os tops das outras marcas, é a presença dele, o peso, não o volume alto

Só isso, opinião claro

Edson Caetano
Veterano
# nov/11
· votar


antes que eu me esqueça, o Juno Di tenho saudades dele até hoje, acho um excelente teclado, com ótimos timbres, e acho que compraria ele de novo com certeza, é leve, compacto, versatil, tem sim sua sonoridade, fiz um show em Santos que meu Di mandou mais do que um Triton Classic, é o teclado ou o tecladista que faz o som?? mas hoje sei que não dá para se enganar, como dizia Roberto Carlos, a um lugar bonito e distante, alem do horizonte... mais ou menos isso

e detalhe, se alguem precisar de algo do di, tenho todos os Cds dele, tenho o manual impresso, completinho em português, como disse, posso falar do Di por que usei ele por muito tempo, do lançamento até 3 meses atrás

viktor 999
Veterano
# nov/11
· votar


ué porque o cara quer ajudar, a gente deve ficar quieto fazendo de conta que um Di vai ter a mesma presença de um Jupiter 80 mexendo em seus envelopes, ou editando ele no PC??
cara vc ñ leu meus post, olhá só esse,
através da edição vc ñ vai conseguir fazer o juno di virar o korg kronos, mas vai melhorar o Di em relação ao jeito que vem de fabrica.
nunca disse que um Di vai ficar melhor que um top, querer isso e um absurdo ,apenas acho que a edição e um meio de melhorar em relação ao que vem de fabrica,.
tenho Roland e sei como é a falta de peso no palco ,ñ dar pra fazer um milagre , mas através da edição e boa equalização tem resultados incriveis..

ThyagoAmaral
Veterano
# nov/11
· votar


viktor 999
Não cara apenas eu ja vi em palco isso acontecer 500x - Inclusive vi gente usando KORG pra controlar Roland JV1080, já vi a PR5 (ex banda do Paulo Ricardo) o cara usando um SP88x e um MM6 nao acredite... mas quando eu vi o q tinha por tras (no palco e conversando com o tecladista)... tinha um 2 JV1080 com não sei quantas placas e mais um monte de coisa...

Edson Caetano
Enquanto que não entenderem que Ganho não é volume a gente não evolui aqui... por isso que muita gente boa deixou de postar aqui... =/

viktor 999
Veterano
# nov/11 · Editado por: viktor 999
· votar


e não e todos timbres que somem por exemplo só tive problemas com pianos,violões e alguns soft's Pad's , timbres como ORGANS, STRING'S , SYNTH'S , METAIS são de boa.

ThyagoAmaral
eu sei muito bem que peso ñ e volume alto, vc que está dizendo

Edson Caetano
Veterano
# nov/11
· votar


viktor 999
Você sabe que o volume e peso são coisas diferentes, mas o colega não respondeu direcionado a você, ou acredita mesmo que todo mundo sabe está diferença?? dias atrás estavaexplicando que peso não é volume alto e o cara me respondeu, não é?? sempre achei que fosse...

Por isso quiz abrir o tópico, inclusive perguntando o que é PA, e faço de novo, o que é PA, a gente mistura tudo, o que é "peso", "falar alto", conceitos muitas vezes subjetivos, mas que significam coisas muito distintas

Este tópico está muito interessante por causa disso, quem sabe fica algo para nossa referencia futura

E sim, editar o teclado fica melhor do que o original de fábrica, isso é fato

ThyagoAmaral
Veterano
# nov/11
· votar


viktor 999
Relaxa man... mas eu tb já tive um JG e editei ele de tudo como jeito e a unica coisa que aparecia no PA eram os Bells... Pra mim de longe foi o pior teclado que eu ja tive... e olhe que eu usei Sample, Tinha a XV dentro dele... já na época do meu JV1010 nunca tive problema com peso...

E sobre meus problemas com o JG tem alguns tópicos falando por aqui... Tive tecla ficando muda, tive display apagado, tive o problema do bug do sustain... tive que trocar mais de 20 switchs dele... tive problema no bend que desafinava também... enfim... minha vontade era colocar ele na rua e passar por cima dele umas 15x e botar no youtube... Acho que pq foi um dos primeiros não sei... ou puro azar mesmo pq tinha gente q nunca teve nada... =/ Mas tb deixei aqui registrado a atenção da Roland em resolter os problemas dele... trocou meu display... recomendaram a troca dos switchs e mais um monte de coisa. Uma das minhas maiores alegrias no ramo das teclas foi ter conseguido me livrar dele!

ThyagoAmaral
Veterano
# nov/11
· votar


Edson Caetano
Na mesma hora...

jrpianissimo
Veterano
# nov/11 · Editado por: jrpianissimo
· votar


Pessoal, eu não vi ninguem aqui nesse tópico dizendo que GAIN = VOLUME. Assim, como não vi ninguem aqui dizendo que Juno+edição = Teclado TOP.
Todo mundo, pelo menos daqui desse tópico, parece entender a limitação do Juno Di.
A questão é que é possivel editar timbres com ("MAIS") peso, isso é sim. Conseguir mais expressão. Mas dentro da limitação das waveforms do juno di.
Acontece que juno di não tem só GAIN para mexer não...tem outros parametros que podem ajudar a melhorar mais.

viktor 999
Veterano
# nov/11 · Editado por: viktor 999
· votar


ThyagoAmaral
eu to relaxado kkkkkk graças a Deus meu juno só deu problema no display que já foi substituido,eu já vi fotos do seu set, estou atras de um piano digital P/ casa ,e depois pega um Korg M3, depois do kronos todo mundo esqueceu dele.

pessoal desculpem se pareci nevoso, estou calmo só foi o jeito errado que me expressei , e que o teclado do meu PC estragou , e tudo que eu to escrevendo e com o teclado virtual, 1 hora por texto.rsrs

os juno são teclados ou amados ou odiados , todos eles tem muitos fãs e muitos que desprezam , assim como as bandas mais famosas.

R Palma
Veterano
# nov/11
· votar


Pode ser impr4essão minha, mas geralmente, técnico de som da mesa do PA ou (a) não sabe regular o teclado na mesa; ou (b) tá pouco ligando pro tecladista, já que o q importa é a batera, guitarras e voz. (o baixo q se exploda tbm).

Aliás, dia desses eu tava no palco montando minha tranqueira (além do teclado, tbm toco guitarra) e , o técnico da mesa do palco veio me perguntar qual era meu instrumento. Eu disse: teclado. E ele; ah, então vc vai ter q ficar aqui atrás......Daí eu disse: mas tbm toco guitarra. E ele: ah, então bota tudo aqui prá frente do palco....

Enfim, cansei, enjoei, perdeu até a graça já, de tantos shows q eu vi que o teclado simplesmente não aparecia no PA. E olha q eu sou chato, vou até o técnico e falo: o teclado tá sem som, não tá aparecendo. O cara faz de conta q aumenta o volume e me olha torto. Isso sem contar as inúmeras vezes (inúmeras mesmo, não é força de expressão) em que o técnico, completamente bêbado, vira prá mim e balbucia....."mano....eu nem sei qual é o canal do teclado...o técnico da mesa de palco misturou tudo....mas o som tá maneiro....."

Portanto, mais uma vez (pelo menos pela minha experiência), repito: peso no PA depende de quanto o técnico foi com a sua cara, e/ou e quanto ele conhece as músicas q vc vai tocar e/ou do teor de álcool na cachola dele, e/ou.......etc, etc, etc.

É óbvio que cada modelo vai ter performances diferentes (midi, top, etc), mas, na minha humilde opinião, boa parte dos problemas está na mesa do PA.

Finalizando, realmente os controles da mesa no canal do teclado tem q icar o mais próximo possível de FLAT. Equalização em mesa é prá bateria e voz.

Abs!

Edson Caetano
Veterano
# nov/11
· votar


R Palma
O que você disse, é realmente o que acontece, como normalmente falamos de bandas amadoras, normalmente os eventos de que eu participo contratam empresas de sonorização pequenas e muitas vezes com técnicos completamente amadores, para não dizer leigos no assunto, aí é aquela bagunça hehe tirando o fato de que as vezes chegam mesmo moiados de mé, mais do que eu hehehehe

Ou a casa fica devendo em equipamentos...
Toquei a 2 meses em um bar muito bom de Santos, inclusive eles fazem gravações para o Kiss Club lá, e tive que tocar o teclado tendo como retorno um cubo de guitarra, e sem a mínima idéia de como estava indo meu som para o PA, dá para ter referencia assim?? claro que não, na segunda banda fui curtir a galera, o som estava extremamente alto, tudo embolado, sai com o ouvido chiando, é até sacanagem com os músicos

Para não ficar falando muito... e tentando resumir
Um teclado para fazer bonito na fita, precisa de algumas coisas:
1 - Um tecladista competente, sem está pecinha já nem tem o que descutir
2 - Um equipamento razoável de sonorização, com um técnico ou pessoal gabaritado a operar
3 - Cabos e acessórios decentes
4 - Uma edição de parametros para melhorar a timbragem
5 - e Finalmente o Teclado

Com tudo redondo, até um teclado magro vai certamente fazer bonito, ainda mais se a gente tiver um tecladinho melhor, isso independente da marca, o meu e-66 de 20 anos é um exemplo vivo do que estou falando, já enganou muita gente, e olha que os timbres dele hoje completamente obsoletos, ainda dá para tocar legal

Para fechar, muita coisa que a gente escreve aqui, pelo menos eu, não é direcionada aos colegas de fórum como os amigos viktor 999, jrpianissimo, pessoas como vocês que estão por aqui no fórum todo dia, a gente conhece, sabe o que tem em casa, o que toca, o que entende, mas a gente tem que levar em consideração que este fórum é aberto a milhares de frequentadores, que muitas vezes fica só corujando sem opinar, quantos não fazem isso, eu conheço muitos, ficam aqui lendo, entendendo das coisas, por isso tem que ser tudo sim, muito bem explicadinho, nada pessoal

jrpianissimo
Veterano
# nov/11 · Editado por: jrpianissimo
· votar


R Palma

Você acabou de descrever a minha vida...rsrs.

Pessoal eu não tenho um Juno Di, mas eu o vejo como um teclado entry-level discreto que possui potencial para o preço dele. Pq? 3 sistemas multiefeito com 79 tipos (simplificado mas tem), 64MB mémoria de onda, 128 polifonia. Ele foi projetado para editar mesmo.
Eu adoro teclados. Se pudesse fazia uma coleção. Acho q todos tem pontos fortes e fracos. Mas não incentivo aquele tipo de discussão que se estabelece como uma praga de tópico em tópico aqui no fórum: Korg tem peso, Roland não tem. Acho isso muito extremo. E tudo que é extremo, na minha opinião, não é inteligente. Atualmente estou com Roland e Kurzweil e tenho timbres muito bons da Roland em PA.
Sempre senti que o comportamento (no palco) dos teclados da Roland na era pós XP-80 mudou. Fiquei um pouco desapontado. Mais por outro lado, vejo muitos tecladistas se expressando muito bem com esses Rolands tão criticados no mesmo palco. Então, passei a pensar que o problema deveria estar em mim e no som que eu uso.

Mas é isso, rsrs. O tópico agora parece muito mais estar disposto a ajudar quem tiver o teclado a encontrar uma solução. Mesmo que não a ideal, mas a possível.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Esclarecimentos JUNO DI em PA, como configurar e fazer aparecer