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silvG8 Veterano |
# nov/11
Vejo que muita gente sugere coisas muito legais aqui no fórum como leitura para aprender um pouco sobre síntese. O único problema é que costumam ser extensos e complexos para muitos leitores deste fórum.
Tive então a idéia de criar um pequeno resumo sobre os princípios básicos de síntese subtrativa (ou "analógica" como a maioria conhece), com apenas 3 páginas, acompanhado de exemplos em áudio (29 arquivos em .wav) para facilitar o entendimento sobre o assunto.
Deu um certo trabalho e foi tudo meio que tirado da minha cabeça, juntando conhecimento de várias fontes que pesquisei para aprender, então se for reproduzir em algum lugar, como blog ou site, por favor me dê um crédito! =)
Os assuntos abordados são: 1 Oscilador 1.1 Waveforms 1.2 Detune 1.3 Modulação 2 Envelopes 3 Filtros 3.1 Cutoff 3.2 Resonance 3.3 Tipos de Filtro 4 LFO
Se tiverem alguma correção ou sugestão para melhorar este pequeno manual, é só entrar em contato comigo por aqui ou por email. Acho que tendo uma boa base consegue-se criar novos sons e renovar o interesse naquele teclado que está parado. Espero que isto seja útil!
http://www.4shared.com/file/HDpZmblf/SinteseSubtrativa-silvG8.html
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silvG8 Veterano |
# nov/11
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Uma observação: cuidado ao ouvir os exemplos em um fone de ouvido. A parte dos filtros principalmente pode não só estragar o seu fone mas também sua audição devido à sons muito agudos.
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_BLACKMORE_ Veterano |
# nov/11
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boa!!!
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Casper Veterano
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# nov/11 · Editado por: Casper
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Gostei muito.Se vc quiser, possomandar umas sugestões, para dar uma expandida. Eu poderia exemplificar como fazer alguns tipos de pads, strings, enfim, como se faz alguns instrumentos reconhecíveis através de formas de ondas básicas. O que vc acha?
Parabéns pela iniciativa!
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_BLACKMORE_ Veterano |
# nov/11
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Casper
opa !!! me intrometendo ... digo que seria uma excelente contribuição ... afinal é um complemento prático ao manual proposto pelo colega.
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Maestron Veterano |
# nov/11
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Bela iniciativa... Gostaria de ver a contribuição do Casper também!
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silvG8 Veterano |
# nov/11
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Casper Acho que seria interessante sim! Pode me mandar por email que vou fazendo o possível. Não tive essa idéia nem sem por quê! =D Estou viajando hoje e volto no domingo... vou tentar escrever alguma coisa nos momentos de tédio e depois faço os exemplos em áudio explicando passo a passo. Acho que seria a melhor maneira.
_BLACKMORE_ Maestron Obrigado galera!!
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fernando tecladista Veterano |
# nov/11
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baixando, vou ver depois com tempo
Uma observação: cuidado ao ouvir os exemplos em um fone de ouvido uma vez quase fritei meu ouvido na expomusic testando um fantom G que era lançamento, coloquei o volume alto testando o piano, strings e fui para o synth e já taquei o dedo no cutoff wuuuuuuuoooooiiiiiizzzzzzz
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Gus79 Veterano |
# nov/11
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silvG8
Muito massa!
Parabéns pela ótima iniciativa! :D
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Shadad Veterano |
# nov/11
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silvG8
Parabéns!
Acho que essa foi uma das iniciativas mais úteis das que já partiram daqui do FCC/8.
Acho que juntando as suas experiências, as do Casper e as de outros membros daqui do fórum, podemos fazer um compêndido de dar inveja a outros fóruns que existem por aí à fora, não que esse seja o objetivo.
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silvG8 Veterano |
# nov/11
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fernando tecladista Se a ressonância estiver alta você consegue fuder o ouvido todo mesmo! Ehehehehehe!!
Gus79 Shadad Obrigado pessoal! Vou complementando o manual e colocando novas versões com o tempo.
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Edson Caetano Veterano
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# nov/11
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Estou exatamente me aprofundando em síntese e infelizmente o kronos não é o melhor lugar para se aprender isso, mas eu estou me virando
Sugiro aos que querem começar usar softs synths menos complexos
Estou viajando, quarta feira vou encher os colegas de perguntas hehe
SilvG8 +10 pelo tópico Casper manda outra jam para a gente colocar apenas timbres criados pela gente...
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_BLACKMORE_ Veterano |
# nov/11
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Estou exatamente me aprofundando em síntese e infelizmente o kronos não é o melhor lugar para se aprender isso, mas eu estou me virando
experimenta o superwave p8 .... mesmo sendo VST para aprender eu acho que ele é o bixo ...
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Edson Caetano Veterano
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# nov/11
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_BLACKMORE_ É o que estou fazendo, usando softs, tinha escolhido o Pentagon 1, mas ele tem 4 osciladores que trabalham pareados, tava fazendo uns detunes muito loucos hehe, abri o P8 agora, ele é mais tranquilo e intuitivo até, vale a pena por ser gratuito, qualquer um aqui do fórum que quiser acompanhar o guia vai conseguir, para aprender já que não vou ter um Labolida real por exemplo ou um gaia que acho maquinas bem tranquilas de se aprender sintese, o soft synth resolve sossegado
Vamos colocar uns exemplos de timbres a serem obtidos, e vamos ver como o pessoal se sai, não vale preset, e depois tem que detalhar a fórmula que usou para chegar no resultado
Timbres faceis como o Rendez Vouz 4 ou Final Countdown do Europe para começar, o que acham...
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_BLACKMORE_ Veterano |
# nov/11
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podia-se abrir um tópico complementar a este ...
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mark_valey Veterano |
# nov/11
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Opa, bela iniciativa! Também vou acompanhando e aprendendo. Quem sabe um dia eu posso colaborar também?
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silvG8 Veterano |
# nov/11
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_BLACKMORE_ Edson Caetano Obrigado pelos toques! E quanto ao tópico adicional, pode criar... não acho que seja legal a gente ficar falando sobre VSTs neste tópico. De repente seria até interessante se a galera me mandasse o nome dos VSTs que poderiam ajudar na hora de aprender. Posso colocar uma lista no final do manualzinho.
mark_valey Obrigado cara! Com certeza você pode colocar alguma coisa se tiver algo a adicionar. É só me mandar pelo e-mail a sugestão que eu coloco alguma coisa com as minhas palavras.
Comecei a escrever sobre como criar alguns sons mais especificamente. Já fiz o primeiro, sobre como criar um som de Bass, mais especificamente o mais famoso deles, o Moog Bass.
Está tudo bem explicado, acho que vai ajudar bem o pessoal. Só devo lembrar vocês que estou fazendo somente o "beabá" da coisa, nada muito complexo.
Vocês tem indicações das categorias que devo tentar explicar?
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Cleber Vaz Veterano |
# nov/11
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Baixando!
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Cleber Vaz Veterano |
# nov/11
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Acabei de ler o material e para "beabá" está bem detalhado.
Me disponho a contribuir também!
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Casper Veterano
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# nov/11
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Caro silvG8:
Primeiro umas colocações:
1 Oscilador
Sem um oscilador não existe som.
Existe sim. O oscilador é apenas um dos geradores de som. Na verdade, uma grande parte dos sons percussivos é feita sem oscilcadores, apenas usando o filtro.
1.1.7 Noise
O ruído é uma das fontes de som, junto com os osciladores, mas não pode ser considerado como oscilador nem waveform, porque não é periódico e porque não tem frequência definida.
4 LFO
Na verdade, é mais comum que se imagina usar LFO na região audível, como gerador de som. E o contrário também, usar o oscilador "normal" como modulador.
Na minha opinião, uma ordem para os capítulos, seria:
Primeiro, uma imagem como essa:
http://web.mit.edu/klund/www/weblatex/img30.gif
Na ordem:
1)Osciladores 2)Ruído 3)Filtros 4)VCA 5)Envelopes 6)LFO 7)Matriz de Modulação
Quem não sabe o que é um filtro ou VCA deve entender menos ainda o que é um Envelope, por isso essa ordem parece mais lógica.
Vou escrever um esboço do capítulo sobre geração de sons, agora.
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silvG8 Veterano |
# nov/11
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Casper Entendido! Vou dar uma arrumada... :)
Nao acho que vou explorar algumas coisas como o Ruido. Acho que a medida que a pessoa vai usando ela começa a explorar, mas entendo suas colocações sobre o assunto.
Crie seus capítulos e compartilhe com a gente. Tente não manter muito técnico, como eu acabei fazendo. Quando estiver pronto é só postar ae!
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Casper Veterano
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# nov/11
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Gerando sons conhecidos com sintetizador analógico.
Vamos começar com sons percussivos, que são mais simples, depois alguns sons clássicos sintetizados e por último os baixos.
KICK DRUM (Bumbo)
Existem várias abordagens para se fazer um bumbo com sintetizador analógico, mas as duas mais interessantes são:
KICK com Filtro.
Desligue todos osciladores (OSC=OFF). Desligue o ruído (Noise level = 0). Selecione o filtro em 4 polos, para poder usar a auto-oscilação. Filter Cutoff = 0, Ressonance = entre 90% e 100%. Filter envelope: Attack = 0, Sustain = 0, Decay / Release de acordo com seu gosto, tipicamente 20% e 50%, respectivamente. Ajuste cuidadosamente o Filter Env Amount, para obter o kick de acordo com seu gosto. Eu acho que os kicks feitos dessa forma são os melhores.
KICK com oscilador.
Selecione um oscilador : triangular para um grave profundo ou onda quadrada para um som mais agressivo. Use um envelope direcionado para o OSC Pitch deste mesmo oscilador. Nesse envelope, não esqueça de usar o Attack = entre 0 e 5%. Filtro passa baixas em 2 polos, para uma "equalização" extra.
É possivel fazer o KICK com frequência fixa do oscilador. Nesse caso, basta escolher um oscilador entre 40 e 200 Hz e aplicar o filtro passa baixas (2 ou 4 polos) e um VCA. Mas esse método geralmente não produz bumbos interessantes.
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Casper Veterano
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# nov/11
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Melhorando os Bumbos acima:
Os bumbos sintetizados acima são excelentes para música eletrônica em geral, mas podem ser melhorados, para ficarem mais parecidos com bumbos acústicos.
1) Adicione um ruído rápido no começo.
Isso pode ser fácil ou difícil, dependendo do seu synth. Basicamente um envelope extra controla o noise level. Mas ele tem que mexer com o filtro, no momento que entra, para ficar audível. Para isso, redirecione o envelope ce controle do noise level para uma matriz de modulação, que irá alterar o valor de cutoff no momento em que o ruído estiver atuando.
2) Mexendo nas curvas de decay.
Os bumbos de verdade nunca tem um decay linear. Pegue um slot da matriz de modulação e coloque:
Mod Source = Filt Env Mod Dest = VCA Decay
Variando o amount desse slot, a curva de decay deixa de ser linear, se tornando mais próxima de um bumbo real.
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Casper Veterano
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# nov/11
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HI-HATS (chimbau)
Feito a partir do ruído. Todos osciladores desligados, Noise level = 100% (ou um pouco menos). Filtro tipo passa altas, com Filter Cutoff e Ressonance de acordo para retirar todas frequências médias/baixas. VCA envelope: Attack = 0, Sustain = 0, Decay / Release de acordo com seu gosto. Uma dica para tornar o som mais interessante é colocar um LFO bem lento (0,1 Hz) de forma triangular controlando o cutoff, de forma bem suave. Isso cria uma "movimentação" no timbre.
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silvG8 Veterano |
# nov/11
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Casper Conteúdo interessante, mas em um nível bem mais avançado do que as coisas que coloquei. Acho que para começar toda essa linguagem pode ser assustadora! Hheehehehe!!
Mesmo assim foi uma adição bem vinda ao tópico. Obrigado também pelas correções!
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Casper Veterano
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# nov/11
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SNARE (caixa)
O som clássico de snare tem o mesmo formato básico do hi-hat. Mas o filtro é do tipo passa baixas, 2 ou 4 polos. O decay e release do VCA são mais lentos também. O Filter Cutoff e Ressonance vão definir o timbre geral.
A técnica 2 do bumbo, para o decay, pode ser aplicada com sucesso aqui.
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Casper Veterano
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# nov/11
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Sons clássicos de sintetizadores.
PWM Strings
Strings sintetizados, acredito eu, são os sons mais utilizados em sintetizadores analógicos, depois dos leads com portamento e dos baixos. A receita é:
2 osciladores, onda quadrada. O primeiro com relação 48%, o segundo com 52%.
LFO1: Triangle, frequência em torno de 1 Hz, Amount 30%, destination = OSC1 Pulse Width
LFO2: Triangle, frequência em torno de 1 Hz (mas diferente do LFO1), Amount 20%, destination = OSC2 Pulse Width
VCA Attack = lento (+- 50%) VCA Release = lento (+- 50%)
Filtro desligado. Pronto. Um som viciante e fácil de fazer.
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silvG8 Veterano |
# nov/11
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Quando voce terminar com suas postagens eu junto todos eles em um arquivo Word e coloco como dicas do Casper. =D Muita informação acaba sendo perdida quando deixada somente nos tópicos.
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Cleber Vaz Veterano |
# nov/11
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silvG8
O texto sobre "Resonance" do filtro me pareceu tratar mais sobre a conseqüência do efeito em termos de amplitude do que sobre o efeito em si, ou seja, o efeito de ressonância funciona como um feedback/realimentação no filtro e uma das conseqüências disso é o que você escreveu porém a ressonância demasiada no filtro faz com que o mesmo entre em oscilação ao longo de toda a faixa de áudio e com freqüência controlável pelo "Cutoff", o que reforça o que foi apontado pelo Casper sobre termos som sem VCOs (mesmo que nesse caso o VCF opere como VCO), já imitei sons de pássaros somente com o filtro bem como a "voz" do robô R2D2 da série Star Wars usando um LFO para modular o VCF entre outras possibilidades...
Concordo com o Casper sobre começar o material já com o diagrama de bloco para que o leitor veja, logo de início, esses módulos todos já interligados de forma básica. A primeira vez que vi um diagrama desses foi muito esclarecedor. Além disso, vale a pena colocar que nos sintetizadores modulares as conexões dos módulos são independentes desse diagrama permitindo, por exemplo, controlar o pitch de um VCO com o gerador de envelope. Também é importante deixar claro ao leitor que nem sempre um gerador de envelope controla um VCF ou VCA, que um gerador de ruido pode ser ligado a outros módulos como, por exemplo, um "Sample & Hold" e etc bem como outras opções comuns em música eletrônica e incomuns no POP/ROCK mesmo que o "alvo" do material seja quem está se iniciando no assunto.
Uma sugestão pessoal; os exemplos de áudio poderiam estar em links separados do texto. Li todo o seu texto sem ouvir os exemplos e penso que talvez mais pessoas possam estar interessadas inicialmente na leitura apenas e queiram ouvir somente alguns dos exemplos. No caso desse material se expandir a quantidade de exemplos também irá aumentar e o tamanho final do arquivo zip tende a ficar exagerado diante do material textual.
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silvG8 Veterano |
# nov/11
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Cleber Vaz Mais uma vez, reforço que este material é para o público em geral e não para os fascinados em síntese que não abrange nem 10% da comunidade do fórum. Não acho interessante colocar nesse manual coisas sobre síntese modular e nada que não possa ser feito em sintetizadores digitais, que é o que a grande maioria aqui usa. Se eu aprofundo demais, perco meu objetivo de manter o manual pequeno, fácil de entender e pouco teórico. Se coloco exceções em cada parte desse manual acabo amedrontando os que entendem pouco.
Sobre a sequência a ser seguida, eu discordo. A teoria da coisa pouco importa para quase todos que estão lendo o manual, por isso minhas explicações leigas. O que realmente interessa é se está sendo fácil de entender o que cada coisa faz. Com o tempo as pessoas vão procurar saber mais sobre cada um desses parâmetros e se aprofundar em síntese, se é realmente o desejo de todos. Sei que não é um material completamente correto do ponto de vista conceitual e teórico, mas acho que na prática consegue-se entender certinho o que cada coisa vai fazer.
A verdade é que pessoas que entendem de síntese, como você e o Casper, não precisam de um manual básico como esse. Um outro detalhe sobre gerar sons sem a presença de um oscilador, como você e o Casper comentam em relação ao uso dos filtros, é de aplicabilidade prática muito limitada para a grande maioria dos usuários. Eu por exemplo, sei que é possível, mas nunca utilizei e não acredito que precisarei disso nunca.
A dica é realmente interessante. Acho que vou tentar passar os arquivos para mp3. Mesmo perdendo a qualidade ainda passo a idéia certa e o tamanho vai diminuir muito. Vou ver se dou uma reconfigurada no visual também para que o manual fique menos embolado.
Obrigado pelas dicas!
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