Pequeno manual sobre Síntese "Analógica"

Autor Mensagem
Cleber Vaz
Veterano
# dez/11
· votar


Casper

Parabéns pela disposição de produzir esse material! Com certeza servirá a muitos.

Casper
Veterano
# dez/11
· votar


Caro silvG8:

Eu gostaria de ter feito algo mais elaborado, mas corria
o risco de não sair nunca. Agora que está formatado,
fica mais fácil expandir. A parte de criação dos sons é a
que mais urgentemente precisa ser refeita.

Caro J.Dionatan:

A "parte gráfica" ficou desse modo por causa de seu comentário.
Minha técnica molgol com o Paint acabou ficando.

J.Dionatan
Veterano
# dez/11
· votar


A "parte gráfica" ficou desse modo por causa de seu comentário.
E ficou muito legal, com muita personalidade. Quando vi que manteve na versão gostei demais. Vou ter que imprimir e encadernar com certeza.

Casper
Veterano
# dez/11
· votar


Deixei a última atualização aqui:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/276907/

Thallyz
Veterano
# jan/12 · Editado por: Thallyz
· votar


Para os amigos SilvG8 e Casper:

Quais os keys que daria para executar tudo ou a maioria dos exemplos que vcs comentaram aqui?

Edson Caetano
Veterano
# jan/12 · Editado por: Edson Caetano
· votar


Thallyz
Qualquer Analógico ou VA de Síntese Subtrativa, o Roland Gaia é um bom começo, quer aprender em VST, APP ou hardware ?

Thallyz
Veterano
# jan/12
· votar


Edson Caetano

Hardware :D

Edson Caetano
Veterano
# jan/12
· votar


Thallyz
Estou na sua cara, louco para pegar um brinquedo desse, no caso muito inclinado a um Moog Little Pathy

Você prefere o Analógico mesmo ou os VAs??

silvG8
Veterano
# jan/12
· votar


Edson Caetano
O Moog a princípio vai te limitar por ser monofônico...como aprender a fazer pads?? Fica a dica de outro instrumento, a princípio. Você tem a facilidade de poder aprender síntese no iPad...não conheço nada tão didático!


Thallyz
Cara, na boa, não vejo nenhuma opção melhor (em custo/benefício) do que o Gaia SH-01. Estou repassando o meu por um Moog, mas basicamente tudo que aprendi foi nele. Ele é muito didático porque você controla tudo com botões e sliders, ouvindo a mudança sem ter que ficar pulando de tela em tela no teclado.


Eu aconselho sempre algum equipamento onde é facil de visualizar o que se está alterando. Do ponto de vista de VST, um que acho muito bom pra aprender o básico é o Arturia Minimoog V. Se tiver um bom controlador, com tudo que tem direito é só começar a brincar!

Edson Caetano
Veterano
# jan/12
· votar


silvG8
Pois é cara, o Sunrizer é perfeito para aprender sintese subtrativa, aliás baixei vários outros muito bacanas, acabei comprando o iRigMidi dá um pau no CCK, pois aceita agora qualquer teclado com Midi, estou ensaiando com a minha banda só usando o Ipad e o APro , tá indo muito bem

O Analógico Real, quando eu for comprar, tem que ser um tiro certeiro, muito a se pesquisar ainda e principalmente aprender ...

rsfelicio
Veterano
# jan/12
· votar


Srs,

Acho que essa foi uma das iniciativas mais úteis das que já partiram daqui do FCC/8. (2)

Muito obrigado pelas dicas....

Casper
Veterano
# jan/12
· votar


Caro Thallyz:

Quais os keys que daria para executar tudo ou a maioria dos exemplos que vcs comentaram aqui?

Como disse o silvG8, Qualquer um serve, mas como disse o silvG8, se tiver botões e sliders fica muito mais didático e divertido.

A maioria dos sintetizadores analógicos (e VA's) tem a característica de
possuir muitos controles, geralmente um para cada função. Isso permite
uma expressividade, do ponto de vista de performance ao vivo que
eu considero um dos aspectos mais interessantes.

Girar um botão ou mover qualquer coisa com o mouse é bacana também,
pode-se aprender muito, mas nada como o bom e velho potenciômetro,
na minha humilde opinião.

Caro rsfelicio:
Estou trabalhando em uma versão melhor, vai sair em breve.
Espero estar sendo útil.

Casper
Veterano
# jan/12
· votar


Atualização 2012:

Nova distribuição visual, melhor para impressão.
Algumas correções e inclusões.
Versão 1.30.

http://www.4shared.com/office/De0YYEFC/Analog_Synth.html

Mr Madruga
Veterano
# jan/12
· votar


Afinal qual é o melhor VST pra começar a aprender síntese, seguindo os passos da apostila?

silvG8
Veterano
# jan/12
· votar


Mr Madruga
Cara, como eu falei lá na apostila, pode ser feito em qualquer VST/hardware/App/etc. que tenha como base a síntese subtrativa. Não vai existir nenhum que é específico para a apostila, até porque eu coloquei de uma forma bem universal, por isso aconselhei a procurar o nome de cada coisa no manual do que você usa, seja um teclado ou um software.

Você pode usar qualquer VST basicamente..... pode ser Superwave P8, Minimoog V, Minimogue VA, Omnisphere, Z3ta, Korg Legacy, etc.

Mr Madruga
Veterano
# jan/12
· votar


silvG8
Ok, era só pra saber qual o mais pratico pra entender.

Casper
Veterano
# jan/12
· votar


Caro Mr Madruga:

O Synth1 - Ichiro Toda - é um bom VST gratuíto para aprender,
na minha opinião.

Synth-Men
Veterano
# mai/13 · Editado por: Synth-Men
· votar


Boa noite a todos.

Galera este tópico tem uma grande excelência (na minha humilde opinião).
E de certa forma será positivo ressurgi-lo com uma nova abordagem do assunto SYNTH. O tópico tem bastante riquezas, mas ainda podemos trocar idéias e experiências.

Poderíamos aqui falar dos efeitos dos envelopes (ADSR) sobre os Osciladores (VCO/DCO); LFO e Amplificadores (VCA/DCA), dos Synths que permitem estas funções.

Boa noite e um abraço a todos.

silvG8
Veterano
# mai/13
· votar


Synth-Men
Se quiser ir adiantando, voce pode dar uma olhada aqui:
http://synthway.wordpress.com/sintese-subtrativa/

Casper
Veterano
# mai/13
· votar


Caro Synth-Men:

A última versão está disponível aqui:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/304135/

Eu faço aos poucos, sem prazo definido.
Qualquer sugestão é bem vinda.

Synth-Men
Veterano
# mai/13
· votar


Boa noite Casper e SilvG8

Baixei a apostila 1.50. Está muito boa.

Está apostila é uma especie de portal para usuários aqui do forum que não abordam o tema por acharem complexo ou por falta de curiosidade.

Vou me apronfundar mais nas pesquisas e tentar postar lá no tópico da v1.50, alguns exemplos práticos sobre a sugestão e procurar mais fontes do assunto.

Abraços.

_BLACKMORE_
Veterano
# out/13 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


Casper

A última versão está disponível aqui:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/304135/


nada novo depois desta, certo? por favor, poderia atualizar o link? pois este o site diz que não está disponível.


silvG8

Depois coloco um .zip com as demonstrações em áudio.
http://www.4shared.com/document/WjMrLil7/ManualSinteseSubtrativa.html


houve algum update após esta postagem?? por favor, poderia atualizar o link? pois este o site diz que não está disponível.

abraço!

Casper
Veterano
# out/13
· votar


Caro _BLACKMORE_:

A versão mais recente é essa:

https://app.box.com/s/khllkkglehzon6j3yok8

Em breve sai mais uma.

_BLACKMORE_
Veterano
# out/13 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


Casper

eu não li ainda o seu manual de síntese, mas antes que eu dê continuidade a leitura, preciso dizer que fiquei surpreso com citação ao meu nick feita na página de agradecimentos.
Não sei o que exatamente fiz para merecer algum agradecimento mas digo que você sim merece e tem o meu agradecimento por elaborar e distribuir este material útil e importante e porquê não dizer necessário para iniciar-se na síntese!
Extendo meus agradecimentos ao silvG8 que também elaborou um bom material, que a algum tempo eu já li e aprendi com ele colocando na prática seu conteúdo!

Forte abraço à vocês!

Buhbor
Veterano
# out/13
· votar


Casper

Cara que bacana esse seu material viu.
Um legado precioso para o FCC, com certeza.

Deveria haver um tópico fixo com esse material disponível la em cima, com toda a certeza.
Pelo que entendi do tópico esse último link é a revisão final do projeto iniciado pelo silvG8, não é?
silvG8 que também merece os parabéns por ter iniciado essa ideia tão rica.
Meus parabéns aos dois e obrigado também.

Grande abraço

Casper
Veterano
# out/13
· votar


Sintetizador Analógico Subtrativo
Fundamentos
Versão 1.70 - Outubro de 2013

https://app.box.com/s/khllkkglehzon6j3yok8

fernando tecladista
Veterano
# out/13
· votar


:D

Greenwood
Veterano
# nov/13
· votar


Casper e silvG8

Parabéns pelo material!!! Sabe, TODO tecladista deveria entender isto!!!
Eu amo fazer strings, dar uma "força" no piano e sujar leads, para torná-los matadores (e ensurdecedores de baixistas!!!).

Mas entender de síntese é fundamental. Já havia lido algum material escrito por vcs, mas vou ler a última versão toda neste feriadão.

Pessoal, pelo pouco que eu li, notei que precisa de uma revisão ortográfica "mínima". Vcs se importam se eu sugerisse algumas?

JeffersonX
Veterano
# nov/13
· votar


Parabéns aos responsáveis pela documentação! Muito show! Adicionado à minha biblioteca :-)

Casper
Veterano
# nov/13
· votar


Caro Greenwood:

O senhor está sendo generoso quando diz "mínimas".

Sou semianalfabeto. Toda ajuda é bem vinda.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pequeno manual sobre Síntese "Analógica"