Produção analógica de música eletrônica - dúvida sobre equipamentos.

    Autor Mensagem
    Drusian
    Membro Novato
    # out/16 · Editado por: Drusian


    Senhores(as)
    Estou há algum tempo dando uma estudada na produção de música eletrônica, dei uma boa fuçada no Ableton Live e alguns VST, cheguei a adquirir um teclado MID Arturia Minilab, mas por problemas recorrentes acabei devolvendo a empresa de onde adquiri.
    Fato é que eu sempre fui um tanto conservador e puritano a respeito de quase tudo, rs
    Tendo eu quase 40 anos, vi bastante e evolução da música, também sou músico, guitarrista, baixista, tive banda, e a música eletrônica foi um meio que achei de conseguir fazer as coisas sozinho.
    Visto que tenho extrema resistência além de dificuldade de manipular coisas "não físicas", me sinto absurdamente limitado pela falta de botões, não poder usar duas coisas ao mesmo tempo a não ser com automação, treco bem chato, realmente eu gostaria de gravar minhas tracks em um esquema mais livre, live, ou misturar cosas live com timbres e sons gravados, produzidos anteriormente. Realmente é isso que eu quero.
    Também gosto muito dos timbres dos equipamentos analógicos bem como gravação nesse mesmo método que apesar de não ter a qualidade de um digital, tem um certo "brilho" extra, uma cor a mais, e é nesse segmento que quero ir.... ser livre, então preciso de botões...

    Eu tenho um note que dá pro gasto, ableton original e alguns vsts também que acabou ficando de brinde com meu arturia (que honestamente só deu dor de cabeça). Tenho uma controladora traktor S4 que uso como interface de áudio externa para produzir e um mínimo de conhecimento.
    Estou atrás de algo que de para brincar mas que tenha timbres e qualidade final profissional, quero dizer, se eu acertar a mão, não quero ter que trocar depois, queria algo que eu possa usar pra estudar até o level hard que é a produção final profissional.

    Digamos que eu tenho um orçamento limitado para gastar no momento, já que consegui juntar um dinheirinho mais o estorno do meu minilab, tenho em torno ai de 2,000 reais.

    Achei algumas coisas interessantes dentro desse orçamento, da pra comprar ai uns dois korg volca, um bass e um beat, da pra pegar uma Microkorg MK1 usada que achei animal, e alguns outros equipamentos usados.
    Eu precisava de algo que fizesse baixo já que meu negócio está no groove, (deep house, tech house, techno e quem sabe drum and bass) eu preciso de algo que gaste pouco e faça muito hahahahaha
    Basicamente bateria e bass, o resto dá pra me virar bem no ableton com sons mais pasteurizados rs

    Li pessoas falando muito bem do microkorg só não sei se ele faz a parte de sequenciamento de drum / bass (ele faz?), se fizesse era um equipamento que mataria tudo em um só...
    Achei legal os volca da korg, pareceu legal pela net, li pessoas falando bem, li outras pessoas dizendo que o timbre é um lixo, enfim preciso de algo que faça drum, bass, synth, preciso de sequenciador.
    Podem me indicar algo ai até uns 2.000 / 2.500?

    Desde já agradeço.

    Synth-Men
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Drusian

    Meu caro bom dia.
    Acho que o Casper, irá lhe ajudar melhor, assim que ler a mensagem, mas o microkorg tem uns presets tecno-drum-bass sim, e dá para você fazer os próprios drums







    Olha, é muito difícil arrumar um equipamento só que faça tudo. Creio que você precise de algo tipo o Novation Bass Station, ou um MicroBrute e ainda um Volca beats ou um Arturia Spark LE, sincronizando-os via MIDI você terá o seu DRUM BASS.

    Além do microKorg tem também o miniNova que é singelamente mais sintético, porém com alguns recursos a mais e formas de ondas também.

    Interessante também é tudo unido ao sequenciador Korg SQ1 Step Sequencer de 16 passos.

    Veja que interesssante este vídeo do SQ1 com o Ableton:
    (Obs: você não precisa ter 4 desses)




    Citei coisas bem simples, mas tem uma galera mais experiente que eu e que possuem tais equipamentos, que poderão lhe orientar melhor ainda.

    Casper
    SilvG8
    fernandotecladista
    Edson Caetano


    Enquanto eles não escrevem aqui, pode fuçar tópicos destes caras que já vai ser muito ajudado.

    Drusian
    Membro Novato
    # out/16 · Editado por: Drusian
    · votar


    Oi Synth-Men,
    Muito obrigado pela ajuda. Eu acho que vi todos esse vídeos.
    Na verdade meu foco é do deep house, passando pelo tech house e techno. Drum and Bass é uma paixão de ouvir, mas acho que algum dia vou querer fazer algo do gênero.

    Também gosto muito das pegadas live que estão rolando por ai a fora.
    Claro que é muito difícil fazer tudo com pouca coisa. Mas eu adorei a parte de synth dele, achei um usado aqui por 1,500 com cara de zero, não tá nada caro.

    Sobre as coisas simples é essa a meta KISS (keep it simple stuped) o mais simples possível e o mínimo de coisas possível, creio que com 2 ou 3 equipamentinhos eu consiga fazer algo que soe bem.

    Os timbres desse MicroKorg é animal, na boa, eu adorei ele, estou muito inclinado a ter um e alguma coisa que sequencie bateria, assim da pra eu fazer de tudo.

    Essas paradas de mexer com ableton não me agradam muito, apesar de ter ótimos timbres, instrumentos virtuais e modulações sem fim além de filtros, amp, eq´s, mas eu realmente gosto da parada mais old school, claro que vou usar o ableton bastante, mas gostaria que fosse o mínimo possível.

    Será que esse microkorg faz sequencia também naqueles "pads" ? seria muito legal já sair tocando algo sequenciado...
    Mas com certeza vou precisar de uma drum machine, bass e synth, piano acho que esse ai da conta do recado dá não?

    E o que você fala dos Korg Volca? o beats no caso, será que o resultado final para uma gravação profissional, ele da conta? será que os timbres chegam lá, ficam gordos? Realmente é foda aqui no Brasil, ainda mais interior, não temos acesso as tecnologias, nem vê-las operando e isso é muito chato.

    Por enquanto agradeço,

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Não da pra ter ideia do seu nível, e da sua exigência o que as vezes complica pra sugerir algo
    Tem muita coisa bacana de synth, mas boa parte é só synth, as vezes com um arpegiador
    E considerando o que pensa em investir de 2000 a 2500 e o que procura no equipamento
    Ja pesquisou o casio WX G1
    , primeiro esqueça tudo de mimimi que já ouviu de casio, o cidadão compra um simples e depois reclama comparando ele com um que custa 10X mais

    Em tenho o WXP1 dos recursos interessantes da pra criar paterns, com bateria, baixo, arpegiador, criação de frases, tem um sequenciador de patterns
    O G1 tem um sampler, tem edicao de timbres
    Sequenciador no estilo de workstation 16 trilhas... ele nao tem

    Procure videos dele tem uns de mais de 1 hora mostrando recursos

    Eu pensei em trocentas coisas, da votantade de ter esse boutique da roland, mas no final a brincadeira fica cara tendo uns 3 ou 4 módulos

    Casper
    Veterano
    # out/16 · Editado por: Casper
    · votar


    Caro Drusian:

    Primeiro, bom saber que existem pessoas interessadas
    em usar equipamento analógico. Parabéns pela iniciativa.
    A parte triste é que equipamento analógico fica complicado
    com o orçamento apertado. A sugestão do colega Synth-Men
    é interessante como um ponto de partida, mas é digital
    e os timbres são, digamos , limitados. Minha sugestão é
    a seguinte: não compre nada precipitadamente, comece
    a fazer com software e vá adicionando aos poucos,
    mas adicionando componentes de alta qualidade.

    Korg Volca pode ser melhor avaliado pelo colega SilvG8,
    vejo o Kick com bons olhos (ou melhor, ouvidos). Só vou
    dar umas sugestões sobre coisas analógicas que conheço ou
    já usei, ou tive algum contato ou recomendação, e nada que
    seja muito raro:

    Sugestões para kick dedicado, mais comuns no mercado:

    Korg Volca Kick
    Jomox Mbase 11
    Vermona Kick Lancet

    Qualquer um desses acima faz um kick honesto. Kick
    honesto é fundamental no tipo de música que o senhor
    vai fazer.

    Sugestões para baterias eletrônicas analógicas,
    mais comuns no mercado:

    Elektron Analog Rytm
    Vermona DRM1
    Dave Smith Instruments Tempest
    Akai Tom Cat
    Akai Wolf
    Arturia DrumBrute

    Sugestões para sintetizador para baixos analógicos,
    mais comuns no mercado:

    Vermona MONO Lancet
    Moog Minitaur
    Dreadbox Hades


    Qualquer um de cada dos caras acimas vai dar uma base
    muito sólida para os gêneros musicais que lhe interessam.
    E complemente com software, quando tiver mais certeza do
    que fazer, invista em sintetizador.

    silvG8
    Veterano
    # out/16 · Editado por: silvG8
    · votar


    Drusian
    Então... pelo que entendi você precisa muito de um sequenciador dentro do instrumento, correto? Se for isso, perto do seu orçamento, só existe 1 instrumento que faz isso: JD-Xi da Roland. Não é algo que eu compraria, mas você pode procurar vídeos e tudo mais.

    Os Volca me agradam. Tenho o Volca Bass e Volca Sample, que dão uns resultados bem bacanas em diversos gêneros. Sim, são limitados em vários aspectos, mas isso também dá um boost na criatividade. Sugiro o Sample no lugar do Beats... este último é muito limitado.

    O Microkorg é um instrumento excelente. Como sua onda é deep house, vai ser bom pra diversas coisas, como chords e synth stabs, mas nos baixos nunca vai ser um analógico.

    Minha real sugestão seria um sintetizador analógico monofônico, mais especificamente o Bass Station 2 dentro dessa faixa de preço. Tem que saber o que está comprando - é um instrumento limitado, mas com um som porrada que nenhum VST vai fornecer. Ele vai fazer baixos e kicks animais...

    O Microkorg, embora incrível, é uma ferramenta pra quem toca ao vivo ou que ama aquele som - não tem o sequencer que você quer, não vai fazer grandes mágicas em fugir do esperado que você já viu.

    Dê uma olhada nos diversos reviews que fiz aqui no fórum. Tem dos dois Volca, do Bass Station 2, entre outros.

    Boa sorte!

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Quando você fala sobre produção analogica, você quer usar somente teclados fisicos do tipo moog? Ou somente evitar criar em frente um computador usando mouse?

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Quando você fala sobre produção analogica, você quer usar somente teclados fisicos do tipo moog? Ou somente evitar criar em frente um computador usando mouse?

    Drusian
    Membro Novato
    # out/16 · Editado por: Drusian
    · votar


    Casper
    Primeiro, bom saber que existem pessoas interessadas
    em usar equipamento analógico. Parabéns pela iniciativa.


    Enquanto americano que ganha ai pelo menos uns 2.000 U$ e paga 200 nos brinquedinhos e gente tem que ficar aqui, se contentando com sucatas e porcarias ou esperando anos pra adquirir algo que presta, mas eu tô com sede, pressa! rs
    Mas como em tudo, acredito que quem procura acha! sempre existem algumas alternativas acessíveis, basta a gente descobrir que existe.

    Eu vou dar uma pesquisada nos equipamentos que citou, muitos deles nunca ouvi falar. Obrigado por ajudar.

    Drusian
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    fernando tecladista
    Não da pra ter ideia do seu nível, e da sua exigência o que as vezes complica pra sugerir algo
    Tem muita coisa bacana de synth, mas boa parte é só synth, as vezes com um arpegiador
    E considerando o que pensa em investir de 2000 a 2500 e o que procura no equipamento
    Ja pesquisou o casio WX G1


    Não é bem o que eu procuro, mas é um equipamento bem legal também....

    Drusian
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    silvG8
    Então... pelo que entendi você precisa muito de um sequenciador dentro do instrumento, correto? Se for isso, perto do seu orçamento, só existe 1 instrumento que faz isso: JD-Xi da Roland. Não é algo que eu compraria, mas você pode procurar vídeos e tudo mais.

    Sim cara, eu gostaria muito de equipamentos que sequenciassem, realmente quero dar um REC no ableton e ir soltando nos equipamentos em um esquema de produção mais livre, claro que vou usar bastante ainda o computador, mas eu realmente gostaria de usar o mínimo possível, acho que os pequenas imperfeições e diferenças dão uma corzinha a mais no som, não fica algo tão pasteurizado.. rs

    O que gostaria de cara era adquirir um equipamento que eu pudesse começar já dar uma brincada, que me fornecesse o básico para criação de uma track. Realmente acho muito chato mexer no computador, não tem liberdade. Quero algo que seja realmente um instrumento, que tenha vida própria sem depender de um PC/Note.

    Sobre a parte de limitação, eu acho até legal, eu sempre usei só uma guitarra, um baixo e poucos pedais, uma giradinha no POT e você já tem um novo som. De certa forma isso é muito legal por criar uma certa identidade. Tem vários artistas que gosto que só de entrar a DRUM eu falo: esse som é de tal cara! O mesmo acontece com outros instrumentos que caracterizam o timbre do artista ou banda.

    Eu tinha dado uma olhada nesses volca, até achei bem legalzinho viu, na hora deu vontade de ter todos, mas escutei gente falando bem, outros mau... Gostaria de comprar algo que eu não perca mais pra frente, que chegue no final com um som legal.
    Se fosse pra pegar algo ai dentro desse orçamento nisso que eu quero, o que tú usaria pra começar?

    Eu pirei nesse bass station de rack mano, puta que pariu, conhece esse equipa?

    https://www.youtube.com/watch?v=pVJCE7IFLvY

    Drusian
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    fernando tecladista
    Quando você fala sobre produção analogica, você quer usar somente teclados fisicos do tipo moog? Ou somente evitar criar em frente um computador usando mouse?

    Os dois Fernando, na verdade quando coloquei analógico foi já pra direcionar que quero coisas físicas, quero instrumentos que tenham vida própria independente de computador, que tenha sequenciador, timbres analógicos ou digitais, desde que soe bem.

    Casper
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Caro Drusian:

    Se pode ser digital, de uma olhada nos Korg Eletribe:



    Drusian
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Casper
    Se pode ser digital, de uma olhada nos Korg Eletribe:

    Eu dou preferências para timbres analógicos. Tinha visto um modelo desse mas dos antigos, aquele que vem com duas válvulas.
    Esse mais novo ai não é muito a minha cara. Mas tinha visto o Korg Electribe Esx Dj. Faz tudo sapeste ai?

    Casper
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Caro Drusian:

    Faz tudo sapeste ai?

    Veja bem... Por 400 Obamas penso que
    é um custo benefício ok, e se encaixa no
    seu orçamento. A válvula no Electribe Esx
    é um lixo, nem sei o motivo de fazer aquilo.

    Para fazer o que o Electribe faz com analógicos,
    o senhor vai gastar pelo menos 5x isso.

    discorules
    Membro Novato
    # out/16 · Editado por: discorules
    · votar


    Também sou produtor, basicamente house do deep ao tech. Se você quer algum hardware analógico pra fazer linhas de baixo e tem um orçamento de +/- 2500 reais, dá uma olhada no ML porque você consegue alguns Moogs usados por um preço pouca coisa acima disso, como esse Slim Phatty por 2800 :

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-731054198-sintetizador-moog-sli m-phaty-_JM

    Se der uma chorada acho que dá pra cair o valor, o ML tem muitos Moogs encalhados, pois a crise taí e é difícil vender... Tem um módulo de Voyager lá que o cara começou pedindo 12k e já ta nos 8k.

    E claro, em se tratando de bassline analógica, nada supera o som quente de um Moog :)

    Boa sorte !

    Drusian
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Casper

    Não precisa chamar de senhor, pô, sou um meninão, hahahaha
    Agradeço a ajuda que vem dando, muito obrigado.

    É bem difícil começar cara, a gente fica perdidinho. Apesar de ter um mínimo de noção das coisas, ainda assim é tudo muito confuso, é difícil dar aquela primeira afunilada.

    Existem alguns equipamentos que conheço e gosto pacas, mas nem vou falar aqui para o povo não cair na gargalhada né? É os que todo mundo quer e sonha, rs

    Com o orçamento curto é difícil achar algo que supra as necessidades.
    Realmente eu não gostaria de um setup muito extenso, como disse eu acho que muitas vezes menos é mais. De repente ai explorar bem o que você tem pode extrair bons resultados.

    Como disse queria um equipamento sequenciador que desse para dar uma brincada boa, desse para fazer umas baterias, baixos, alguns synth, queria que o negocio soasse bem para que não haver necessidade de troca-los futuramente. Que fosse um bom investimento. Soando bem que mau tem né?

    Eu vi esse bass station de rack aqui e fiquei louco, sei que o produtor L_cio usou ele em um projeto com o Bmind e os timbres são bem bacanas. Um desses ai consegue por em torno de 1000 á 1.200 dilmas.
    Mas nem sei como funciona, mas deve precisar de um teclado né...


    Enfim, agora estou naquela fase que quanto mais olho, mas em dúvida eu fico.. rs

    Drusian
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    discorules
    Também sou produtor, basicamente house do deep ao tech. Se você quer algum hardware analógico pra fazer linhas de baixo e tem um orçamento de +/- 2500 reais, dá uma olhada no ML porque você consegue alguns Moogs usados por um preço pouca coisa acima disso, como esse Slim Phatty por 2800
    Passa o sound cloud ai pra gente dar uma olhada no trabalho poxa... rs
    Então mano, moog é moog, duro é a paulada né....
    Na verdade eu tenho parte do dinheiro em mãos, parte ia tentar parcelar, geralmente é no ML mesmo que encontra as paradas...
    Duro que a maioria dos bagulhos é parcelamento com juros, se pelo menos fizesse em umas 18x, 36x rs rs rs
    As vezes de repente com uma grana dessa dá pra comprar duas caixinhas, rs rs rs ia ser legal, uma drum e um bass, já estava de bom tamanho, o resto me virava..
    Vou dar uma pesquisada mais no moog.

    Casper
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Caro Drusian:

    Um Novation Bass Station de rack na
    faixa dos 1000 Temers é um ótimo negócio.
    É uma excelente alternativa aos Moogs,
    vai lhe proporcionar graves sólidos para
    a vida toda. Pode ir sem medo.

    silvG8
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Drusian
    Assino embaixo da resposta do amigo Casper.

    Se fizer muita questão de algo novo, o Bass Station 2 é relativamente acessível e tem uma sonzeira também. O problema é que não possui nenhum tipo de sequencer nem nada remotamente parecido com o que você procura.

    Como falei antes, se tem interesse nos Volca, eu particularmente os considero incríveis, e tenho certeza que comprarei outros no futuro. Atualmente foco no Volca FM.

    Tenho o Volca Sample e o Volca Bass. Pequenas idéias musicais com os dois juntos funcionam muito bem. Na verdade, até me surpreende um pouco. Eles se mesclam muito bem a instrumentos mais caros como o Elektron A4.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Produção analógica de música eletrônica - dúvida sobre equipamentos.