Workstation usada de uns $ 3.000

    Autor Mensagem
    Gus79
    Veterano
    # out/11


    Amigos, estou querendo colocar uma workstation usada no meu set. Toco rock: hard rock, progressivo, pop-rock...

    "Ah, testa uma na loja, etc". O problema é que geralmente workstation é um bicho tão complicado que não dá pra entender completamente em meia hora de teste.

    O negócio é o seguinte. Meu set principal é composto por um D-50 e um 01/W FD. Uso os dois, gosto muito e não vou me desfazer de nenhum.

    Mas estou querendo usar uma workstation para compor, sequenciar, botar o batera no click, sem precisar usar computador. E de preferência uma workstation que seja fácil de usar.

    Não ligo para sampler. E em matéria de timbres, já tenho basicamente o que preciso com o 01/W e o D-50.

    Pensei em comprar um sequencer externo, mas a idéia de ter um workstation dedicado, tudo junto, e ainda por cima com novos timbres e possibilidades de edição, é mais interessante.

    Ah, não quero nem pensar nesses workstations de brinquedo, tipo Juno G, Juno Gi, Korg Microstation. Meu negócio é teclado pesado, resistente, pra durar mesmo.

    Tenho uns 3.000. Até poderia passar um pouquinho. Mas se encontrar algo na faixa de 2.000 é melhor, né.

    Pensei em voltar para os XPs e colocar umas placas. Já tive um XP-50 e gostava muito.

    Pensei em partir para o Triton, TR, etc. Mas talvez fique um pouco redundante com o 01/W.

    Pensei também em um MO6. Mas com aquelas teclas, não dá não. Tô acostumado com teclas leves, mas boas.

    Finalmente, outro critério. Para mim, antiguidade é posto. Não teria problema algum em usar um workstation de vinte anos de idade. Até prefiro. ;)

    Alguma sugestão? Alguém que realmente CONHEÇA equipamentos como os que eu disse? (Porque simplesmente comparar especificação ou falar de orelhada, tipo "piano Korg é ruim, strings Roland é bom", para mim não tem valor).

    Ah, o último detalhe: moro no RJ. (Se alguém tiver alguma coisa interessante, pode mandar uma mensagem).

    Obrigado pela ajuda!

    R Palma
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Cara, eu tenho uma relação de amor e ódio com o XP50. Comprei um zerinho lá por 1997. Vendi (pq precisava MESMO da grana) por volta de 2000, e não pensei duas vezes antes de recomprar (não o mesmo teclado q vendi) em 2005. Aliás, este de 2005 tá comigo até hj.

    Sou partidário (e isso é uma opinião muito particular) de ter apenas um teclado controlando todo o resto. Só parti pros VST´s por causa dos sofríveis órgãos da Roland (pelo menos no XP50 são fraquíssimos!!!!!!!!!!). Tirava leite de pedra prá tocar um Deep Purple...

    O XP80 talvez seja uma ideia interessante prá se juntar aos magníficos teclados q vc já tem. Ou mesmo retornar pro XP50.

    Abs!

    Gus79
    Veterano
    # out/11
    · votar


    R Palma

    Pois é, os órgãos dos XP são muito fracos mesmo. Mas a placa 60&70 resolve o problema...

    Realmente ter apenas um teclado deixa tudo mais simples (e leve), mas não consigo usar apenas um quanto toco à vera. Quando a música tem, por exemplo, um pad e um lead, ou um piano e um pad, ou um órgão e um strings, não gosto de fazer uma performance e splitar o teclado nem de mudar rapidamente o timbre. Sem contar que com dois (ou mais) teclados a possibilidade de timbres diferentes à sua escolha se multiplica...

    Voltar aos XP, seja 50 ou 60, é uma possibilidade. Mas talvez eu não esteja vendo alguma coisa óbvia... por isso este tópico. ;)

    MAB Keyboard
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Gus79

    Brother se você deseja teclas leves mais boas, então o XP50 deveria ficar fora da jogada.

    Se 5 oitavas te satisfaz, então pega um XP60 que possui as mesmas teclas do XP80 (com contrapesos).

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Pensei em voltar para os XPs e colocar umas placas. Já tive um XP-50 e gostava muito.

    cada semana eu estou de olho em alguma coisa já que falou em roland
    meses atras eu estava namorando um JV-1000, no ML tem uns na faixa de 2.000 e poucos alguns já com hardcase
    esse teclado é algo também mal resolvido de minha adolecencia
    lembro quando apareceu esse CD com ele em cima de um motor de uma ferrari, comprei o cd sem ainda ter cd player em casa

    acho interessante ele ter uma saida separada de midi out para o sequenciador que é um MC-50 embutido, só não sei como é o lance dele com disquetes, tipos de arquivos, formato próprio e etc...

    -------------------------------------------------------

    mes passado também estava paquerando um sequencer dedicado, queria fazer o meu projeto mas gravando em um estava vendo por ai os mc-50, tinha um QY-700 do riva (da comunidade do jarre) bom delas que tem 2 outs, também andei vendo MC-909, mas não li muito porque agora não vou comprar mesmo

    meu dilema é que eu esbarro nos midis outs das velharias: a DJX não tem como mutar canais então precisa de uma saida só pra ela, DX7 qualquer comando mais pesado de bancos e coisas que ele não conhece ele trava, então já não dá pra ligar no mesmo out do 01/w, outros simples (ht700) não tem thru...

    meu pc também está no bico e pelo visto vou fazer algum rolo de pegar um notebook talvez até netbook ou note usado, instalar um cakewalk basico e usar uma interface de midi, já em aqui uma com 3 outs e "fechar" esse note, mais nada instalado

    jrguedes
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Korg M50 vc acha desse preço e eh bem mais atual q o xp50

    Gus79
    Veterano
    # out/11
    · votar


    MAB Keyboard

    É, o XP-60 é bem melhor mesmo que o XP-50, e não só pelas teclas... tem várias funções que o 50 não tem e é mais fácil de usar.

    fernando tecladista

    cada semana eu estou de olho em alguma coisa já que falou em roland

    Comigo é o mesmo. Volta e meia estou de olho em mais uma tranqueira. Só não posso exagerar, que minha mulher reclama (com razão).

    meses atras eu estava namorando um JV-1000, no ML tem uns na faixa de 2.000 e poucos alguns já com hardcase
    esse teclado é algo também mal resolvido de minha adolecencia


    O JV-1000 é bonito pacas, muito mais que o XP-80. Mas tem cara de ser complicado de mexer...

    Essa coisa de midiar vários teclados antigos ao mesmo tempo é realmente muito complicado. Na verdade, eu ainda estou pensando se compro um Yamaha QX-3 que pintou (nem caro nem barato), uso meus módulos (TX81Z e Proteus 1 XR) e teclados (D-50, 01/W, CZ-3000) com ele (talvez até adicionando mais um bom módulo, como o JV-1080) e torro o troco em outra coisa.

    Outra coisa como tipo isso.

    jrguedes

    Talvez eu seja mesmo estranho, mas prefiro teclados mais antigos mesmo... o M50 é uma máquina, mas quando testei não deu o mesmo prazer que os meus velhos de guerra. Acho que teclado que faz muita coisa me deixa com a sensação ruim de que está sendo sub-aproveitado...

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Mas tem cara de ser complicado de mexer...
    me falaram que é mesmo, mas sei lá se é ou se quem teve assustou com o teclado

    Na verdade, eu ainda estou pensando se compro um Yamaha QX-3
    esse parece interessante
    sequenciador só acho que tem que tomar cuidado com o tempo de carregar músicas X músicas na memória
    gosto do 01/w que dá pra salvar 10 em um unico arquivo, li que o MC você também pode criar uma lista e está pode ser carregada de uma vez

    eu apanhava com meu D-20 que era um song de cada vez e levava 30 seg no minimo pra carregar

    ai começava as gambiarras:
    musica 1 compasso 001
    música 2 compasso 078
    música 3 compasso 148...
    ou musicas isoladas porém com intros enormes feitas em outro teclado até carregar a música

    mauropsouza
    Veterano
    # out/11
    · votar


    primeiro de tudo: porque não usa o sequencer de 16 canais do 01Wfd??
    Usei ele por muito tempo....vce tem a opção de 4 saidas independentes dai vce pode colocar uma só para o click do baterista se o mesário-mixador for seu amigo e deixar vce trabalhar com 4 canais só para o teclado, normalmente a galera usa tudo em L por ex. e o click em R.....No sequencer vce pode tranquilamente controlar os timbres do D-50 por ele controlando via midi..... se voce ja tem todos os timbres que quiser ja tem um excelente sequncer...da para colocar umas 10 a 16 musicas em cada file do disc...são dois files por cada disquete...existe um adaptador usb hoje em dia se não quiser usar disquete...pensa ai se quiser mesmo comprar algo sem duvida nenhuma ficaria com o M50, ou Mox

    Gus79
    Veterano
    # out/11
    · votar


    mauropsouza

    Opa mauro, sabe que voce esta certo?

    Tenho que colocar um desses usb (pois o disk do meu nao funciona mais) e correr pro abraco...

    vou mesmo comprar um desses usb e rezar para funcionar no lugar do disk drive. Vou aproveitar tb e trocar o display.

    Acho que com menos de 1.000 reais (incluindo mao de obra) posso dar "aquela" levantada no meu 01w de que gosto tanto.

    Valeu pela sugestao realmente boa!

    R Santiago
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Gus79

    Pegue um Le ou ou TR. Acho que é a melhor pedida. Mesmo vc com o 01/W não vai ficar repetitvo. Além do sequencer vc pode usar sampler também.
    Eu uso um Le76 e um X5D e estou bem satisfeito :))
    Eu não uso quase nada de sampler só três timbres de piano (PC-88 e S90 e CP70) e o sequencer do Triton é fácil de trabalhar.
    P tipo de som que vc faz a Korg é ideal. Eu faço esse som tb.

    Gus79
    Veterano
    # out/11
    · votar


    R Santiago

    Eu pensei em pegar uma workstation de outra linhagem. De Korg, já tenho o meu fiel 01/W, que nunca me deixou na mão.

    Para não repetir, achei que seria legal pegar um Yamaha ou um Roland. E decidi.

    Tava pensando em pegar um XP, mas pensei: se é para atualizar o set, que seja uma atualização de verdade.

    Já fechei negócio com um Fantom XA. Vai casar bem com o D-50 e o 01/W, e tem tudo que eu precisarei, na medida exata.

    Colocar uma criança hi-tech junto dos heróicos vovôs vai ser interessante... :)

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Gus79

    boa escolha

    Colocar uma criança hi-tech junto dos heróicos vovôs vai ser interessante...

    outro dia eu fui tocar e estava pensando sobre isso

    estava saindo pra tocar com teclados "maiores de idade"
    o 01/w está na minha mão a uns 18 anos, comprei novo deve se a a mesma sensação de comprar um kronos hoje
    o d-20 nem lembro mais quanto está comigo, vou pocurar os recibos aqui, mas lançamento é de 1987
    o dx-7 comprei a dois anos, mas é de 83
    o g-1000 que uso por ai é o mais novo da "patota" um guri de 13 anos

    bravo57
    Veterano
    # out/11 · Editado por: bravo57
    · votar


    fernando tecladista
    Belo set!

    Eu tbm curto muito teclados antigos. Lembro quando comecei a frequentar minha igreja e lá havia um JV-90... Graças principalmente a esse teclado eu comecei a me enteressar pelas teclas.

    Entre os que me marcaram tbm estavam o XP-80 e os Trinity/Triton que eu via em tudo quanto era programa de tv e shows.

    Vc falou do JV-1000, lembro que na minha igreja chegou a ter um posteriormente. Durou pouco tempo até ser trocado por um KME61.

    Gus79
    Veterano
    # out/11
    · votar


    fernando tecladista

    Com o 01/W, o D-20 e o DX7 você já pode até tocar em casa mal-afamada. O G-1000 ainda não... rsrsrs


    bravo57

    Eu também gosto de teclados com alma e história.

    Outro dia estava vendo um dvd de um show do Peter Gabriel na metade dos anos 90 e lá estava, ao lado de um Trinity, um 01/W Pro. Não sei se isso acontece com todo mundo que tem teclados antigos, mas sempre que vejo um de meus filhotes fazendo som pesado em gravações antigas me dá uma alegria! :D

    bravo57
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Gus79
    Esse show mostrava as performances de neto e avô... rsrs.

    Só não compro um teclado antigo porque ainda não tenho experiência, (há o risco de fazer mal uso de dinheiro numa transação dessas) mas futuramente terei algum, talvez um D-50, pois me chama muito a tenção. Engraçado que não vejo as pessoas reclamarem do peso do som desses teclados no palco.
    Gostei do seu set, perfeito por tudo que ouvi dizer desses teclados, mas devo ser honesto em dizer que não conheço bem o Fantom XA.

    Boa sorte.

    viktor 999
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Gus79
    Gosto muito de pessoas como vc que curtem synth 's antigos , como DX7 , M1 e D50 , e como o tecladista do stratovarius , usa um DX7 classico até hoje...

    Gus79
    Veterano
    # out/11
    · votar


    bravo57

    Realmente, a gente precisa ter cuidado com equipamentos antigos.

    O 01/W nunca me deu problema, mas já gastei com a manutenção do D-50 mais do que ele vale atualmente. (E o CZ-3000 está atualmente em manutenção, rsrsrsrs).


    viktor 999

    Tem uma explicação para o uso de teclados antigos por tecladistas famosos: as teclas do M50, DX7, M1 e 01/W são inigualáveis.

    bravo57
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Gus79
    "as teclas do M50, DX7, M1 e 01/W são inigualáveis."

    Que isso cara!!! Dando susto na gente? rsrs . Eu já prefiro as teclas do D-50. hehe

    vlw

    Gus79
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Isso, isso, isso. Efeito da madrugada. ;)

    korgman
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Caros amigos,

    Como o assunto é relevante e como adoro os tecladista Jens_Johansson cabe informar que ele utiliza um DX7 II, entretanto não usa os sons do teclado, ele apenas o utiliza como controlador como se pode observar nas duas fotos abaixo>

    DX7 PAINEL TRASEIRO

    DX7 STRATOVARIUS MIDI OUT

    É fácil perceber porque, já tive um DX7 e suas teclas possuem uma ação extremamente rápida o que facilita tecladistas Speed como p Jens..

    Agora saber o que se encontra na outra extremidade daquele cabo MIDI é o X da questão.


    O que posso colaborar com este tópico é mostrar uma demonstração que criei em conjunto com muitos amigos aqui do cifra algumas reprogramações para o Korg m50, um workstation com ótimo custo benefício que possui o gerador sonoro do M3 e além de combinar 16 programas dentro de um comb, possui 16 equalizadores um para cada parte do comb além de 5 efeitos de inserção, 2 master e um finalizing, como se fosse uma mesa de som digital, e com isso é possivel se obter a emulação de qualquer tipo de som desejado e que claro a criação de incríveis e complexas combinações com muita realidade brilho e e densidade conforme mostro no video abaixo



    Então com certeza vale a pena incluir o Korg M50 na lista de produtos a serem testados na busca do produto ideal para desempenhar sua atividade musical

    Espero ter colaborado e qualquer dúvida favor entrar em contato comigo através do e-mail korg@pridemusic.com.br

    Valeu Galera

    Áureo Galli - Suporte Korg
    www.youtube.com/korgmann






      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Workstation usada de uns $ 3.000