Como ler partitura e tocar simultaneamente?

    Autor Mensagem
    gabipage
    Veterano
    # out/11


    Sou aluna inciante de piano, estou começando a pegar no instrumento agora, juntando teoria e prática. Mas estou achando muito difícil ler a partitura e tocar ao mesmo tempo. Estou estudando os métodos L. Kohler e A. Schmoll. Pessoal, por favor, quem aprendeu por esses métodos pode me contar como foi? existe uma 'fórmula mágica' pra aprender mais rápido?

    Obrigada desde já!!!!

    sirmcca
    Veterano
    # out/11
    · votar


    heauhauaee
    formula magica
    anos de pratica
    deixa de preguiça e mete as cara!

    TG Aoshi
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Não tem segredo, moça. É só treino.

    O que pode ajudar um pouco, é solfejo, mas de resto não tem segredo: é prática, prática e prática.

    gabipage
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Preguiça não sirmcca, pois estudo todos os dias (encaixando as práticas de teclado em meu tempo livre). 'Fórmula mágica' é só uma expressão bem humorada pra 'Algum Método' mas só funciona pros que tem senso de humor.

    Enfim.. aguardo respostas...

    gabipage
    Veterano
    # out/11
    · votar


    TG Aoshi, recorri ao fórum como última saída pra saber de mais algo para o aprendizado.. ja procurei bastante e não encontrei muita coisa. No solfejo ja estou legal, em sol e fá, a coisa ta pegando mesmo na prática...rss mas obrigada pela dica.

    Gus79
    Veterano
    # out/11
    · votar


    gabipage
    No comeco e' dificil e chato mesmo.

    Depois melhora. ;)

    jrguedes
    Veterano
    # out/11
    · votar


    gabipage
    fofinha, eh como o TG Aoshi disse, eh pratica... eu pelo menos acho q nao tem muita coisa p se falar.

    eh como uma criança aprendendo a ler. Ela começa lendo as sílabas, juntando pra descobrir as palavras.

    Com o tempo a criança vai gravar o texto, aih eh bom partir pra outro. No outro ela verá algumas palavras repetidas do texto anterior, aih vai ficando mais fácil.

    Até chegar o tempo em que ela irá ler como um adulto, as palavras e não as sílabas. Vc nao olha para uma palavra e fica lendo as sílabas, vc ler a palavra (bate o olho e sabe qual palavra é), assim a leitura vai ficando mais rápida.

    Com a partitura é a mesma coisa.

    TG Aoshi
    Veterano
    # out/11 · Editado por: TG Aoshi
    · votar


    gabipage
    huehe! Acho que a melhor coisa a fazer é tentar controlar aquela vontade de aprender tudo logo, deixar a afobação de lado e desencanar um pouco com resultados.

    É até capaz que, enquanto for melhorando nisso, a dificuldade das músicas aumentem no mesmo ritmo e você, se não desencanar dessa preocupação, vai começar a achar que não melhorou muita coisa. =p

    Aliás, esse é outro ponto, por conta da dificuldade das peças muitas vezes é até difícil pra estudantes mais experientes saírem tocando uma música do zero.

    macaco veio
    Veterano
    # out/11
    · votar


    . . . ler a partitura e tocar ao mesmo tempo.
    piano não é saxofone, flauta ou violino que so tem uma nota pra se ler de cada vez. Tire compasso por compasso e vai decorando a melodia de um por um, apos memorizar e deixar o ouvido funcionar ao invés da visão, use a partitura apenas para se localizar em que parte está na musica. Apos aprender a musica (ou exercicio) se livre do papel.

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/11
    · votar


    gabipage

    uma dica que achei boa quando comecei

    leia a partitura de baixo para cima
    é mais rapido você ler primeiro a clave de fa da pauta de baixo e depois a clave de sol na pauta de cima
    os acordes escritos idem, leia primeiro a nota mais abaixo da pauta

    o que facilita é que na hora de procurar no piano você procura na ordem ascendente (da esquerda para direita) que é a ordem que se lê um texto normal

    TG Aoshi
    Veterano
    # out/11
    · votar


    macaco veio
    Dá pra tocar a primeira vista com piano, sim. Não tem nada a ver a complexidade da partitura, muito menos essa relação negativa entre musicalidade, ouvido e partitura.

    Claro que é importantíssimo exercitar a memória, mas pra quem quer aprender a usar uma partitura e tocar a primeira vista, essa sugestão é péssima.

    violino que so tem uma nota pra se ler de cada vez.
    ?

    macaco veio
    Veterano
    # out/11
    · votar


    TG Aoshi
    depende do ponto de vista de cada um, conheci musicos experientes que tinha que ter um papel na frente (mesmo que fosse de outra musica) porque estavam viciados em ficar olhando o papel, tirava o papel e não conseguiam tocar. Tambem conheci alguns que não tinham ouvido nenhum, simplesmente tocavam mecanicamente so seguindo de vista o que tava na parte.
    Partes de piano são complexas, de violão classico mais complexa e dificil de ler ainda pois tem mais marcação de dedos e outras marcações e a clave dos baixos é tudo junto na clave de sol (as duas claves numa so), eu estudei classico dos dois instrumentos e estudei bona ate infarar, fiz 6 anos de conservatorio, (os de instrumento foram alguns anos particulares) era obrigado a ler ate na clave do (na epoca que estudei as escolas eram assim), alem de ditados de melodias completamente loucas e sem nexo apenas pra treino do ouvido. Me espanto de ver instrumentistas de sopro como sax por exemplo que tocam mal (instrumento sem vergonha de facil de ler). Ler é treino de solfejo, não importa o instrumento, agora não da pra comparar uma partitura de sax com uma de piano. Musica é coisa pra ouvido, pra vista é video, filmes, teatro etc.

    Ken Himura
    Veterano
    # out/11
    · votar


    macaco veio
    Cara, "conheci fulano..." não é um argumento válido, porque ele não é exato. Depende muito do seu círculo social e fatores como sorte. Se for assim, conheço gente que lê Liszt à primeira vista tão bem quanto qualquer um "tocando pra valer" e conheço caras que improvisam fugas a mais de 2 vozes no órgão com tal maestria que ninguém acredita que é improviso.

    Tocar com a partitura não faz ninguém ser mais ou menos musical, isso é mito.

    Partes de piano são complexas, de violão classico mais complexa e dificil de ler ainda pois tem mais marcação de dedos e outras marcações e a clave dos baixos é tudo junto na clave de sol (as duas claves numa so)
    Isso é relativo. Todas as partes de qualquer instrumento têm sua complexidade. Tenta ler o repertório de violino de concerto à primeira vista só, passagens só de acordes, alguns de 6 notas até (lembrando que o violino tem 4 cordas). Ou de instrumentos que frequentemente mudam de clave, como viola e o violoncello. Ou de instrumentos transpositores, como a trompa (que soa uma 5a abaixo, a em fá). E sopros ainda têm a questão dos multifônicos ( notas simultâneas com o mesmo sopro).

    Musica é coisa pra ouvido, pra vista é video, filmes, teatro etc
    Seguindo sua lógica, também não porque estes exemplos dependem de outros sentidos fora a visão para acontecerem.

    Deixa de arrumar desculpa pra não ler partitura, isso influencia outros negativamente.

    macaco veio
    Veterano
    # out/11
    · votar


    não é desculpa pra influenciar ninguem a não aprender ler partitura, é simplemente a maneira que se lê, saber ler é importante mas não é o mais importante. Apos ler a partitura e aprender a musica, feche os olhos e toque de olhos fechados. Irá desenvolver muito mais o reflexo, a cordenação, o sentido do tato e o ouvido. Pode acreditar, a vista é o sentido humano que mais atrapalha de tocar. Stivie Wonder que o diga.

    Ismah
    Veterano
    # out/11
    · votar


    gabipage

    Vou ser bem sincero: deixe um pouco do orgulho de lado. Já tes a resposta desde o primeiro post: PACIÊNCIA, ESTUDO e PRÁTICA. Eu não tenho mta afinidade com piano, mas o pouco que sei foi a base de treino, DE MTO TREINO.

    violino, saxofone, flauta, trompete... n se toca baixo e melodia (ou base e melodia se prefirir assim), simplesmente vc toca só uma melodia, isto é uma clave (geralmente a clave de sol) ou no máximo um acompanhamento como a tuba, os cellos, etc (e nesse caso geralmente vc toca com a clave de fá)

    PS sinto se pareci duro, mas vc está esperando uma fada das notas, q com um toque de varinha lhe ensine a tocar, piano vc costuma começar a aprender aos 3 anos, então tens noção do tempo que leva

    Ismah
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Pode acreditar, a vista é o sentido humano que mais atrapalha de tocar.

    é, tem cego q nunca fez aula que me humilhou na gaita e no teclado, tudo que eu toquei ele repetiu sem furar uma nota, e ouvindo só uma vez...

    PS era improvisação na pentatônica e harpeggio

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/11
    · votar


    ciclo dos tópicos sobre dúvida em partitura:

    inicio:
    - começa normal
    - alguns comentam os prós e contras, dentro do contexto e proposito de um fórum

    meio:
    - alguem aparece pra falar que o bom músico não precisa ler partitura
    - quem é bom e lê partitura compra a briga
    - alguém sempre cita stevie wonder
    - já segue com ray charles, alguns outros músicos cegos, e mais uma lista de músicos que não sabem partitura
    - outros já citam o mendigo da praça que toca pandeiro, o zé 4 dedos da viola que toca no bar, o amigo do amigo do dele que toca chick corea e chopin de ouvido
    - segue a sequencia de bate bocas com exemplos cabiludos....

    final:
    todo mundo esquece do post inicial que em resumo é:
    "eu que não nasci com o c* pra lua igual o stevie wonder, eu que não nasci com um ouvido do ray charles, eu que não toco piano igual ao beethoven que nem ouvia o que tocava, eu não tenho um a composição inteira na cabeça como mozart que não convivo em uma familia onde se escuta música no berço...

    como faço pra não bater tanto a cabeça pra tocar um simples marcha soldado no piano, que não consigo de ouvido? se eu não precisasse de partitura não tinha aparecido aqui no fórum pra perguntar e ganhar de resposta uma lista de icones músicais fodões que me deixam mais longe do que eu quero

    Maestro Mittmann
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Gabi, ler partitura n faz de alguém mais ou menos músico mas, se tu tem a oportunidade de saber por que vai optar deliberadamente por ignorar algo que só vai te ajudar, né?
    Eu sou regente e como tecladista desenvolvo o preparo de um Correpetidor, q é tipo algo entre a tarefa física de tocar e a intelectual de reger e compor, pq almejo equilíbrio entre habilidade, técnica e conhecimento.
    É uma meta para mim e sei que ainda levarei uns bons anos para me dar por satisfeito neste caminho, me parece que tu pode acabar enveredando para algo igual entao, vou te recomendar um livro chamado "Preparatory execices in Score Reading", é um livro de leitura avançado, feito para pianistas correpetidores que as vezes precisam fazer um resumo de toda uma partitura de orquestra em tempo real. Tu terás de ler nas 7 claves, até 5 pentagramas simultaneos e um ou 2 deles tu terás ainda de transpor em tempo real. Qdo tomei conhecimento do desafio achei incrível mas agora estou na metade do livro e me divertindo bastante, tu com certeza podes fazer o mesmo.
    Recomendo este livro a todos os que já tem um leitura fluente nas claves de SOl e Fa comuns, é um ótimo próximo passo e te ensina alguns truques mto legais como os que eu deixei na minha coluna no site Formaçao Musical, olha ela ai, ó:
    http://www.formacaomusical.com.br/home/colunas/truques-de-leitura-e-tr ansposicao-em-tempo-real
    Foi meu primeiro texto entao n reparem se foi meio atrapalhado.

    R Palma
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Tentei (e não foi pouco) me entender com essas benditas 5 linhas, mas não teve jeito. Não sei e não congigo ler partitura. E por mais q eu tente, meu ouvido me trai e tenta "decorar" a música. Daí não tem como.

    Eu acho q a partitura deve ser um complemento. Algo realmente prá vc ter ali e te ajudar numa determinada execução.

    Música não é ouvido, ou olho....música é coração...E com todo o respeito, nunca, jamais e em tempo será possível colocar aquela emoção de se tocar em 5 linhas.

    Conheço pessoas que não tocam sem a partitura. Simplesmente não conseguem.

    Entonces, a vero, a questão é a seguinte: ou se consegue ler partitura ou não se consegue. Isso chama-se DOM. Ou se tem ou não se tem. Minha mãe era alucinada prá aprender um instrumento. Tentamos piano, violão....nada deu certo. Ela gosta, é maravilhada...mas não tem DOM, não tem ritmo, não consegue encaixar a música no tempo......E se não tem DOM, não há estudo e dedicação q resolva. Digo isso por mim. Sei minhas limitações e "trabalho" dentro delas.

    Se música não fosse DOM, todo mundo seria como Mozart, Bethoven, Jordan Rudess, Steve Vai, Satriani, Neil Peart, Pastorius, etc. Esses caras tem o tal do "X Factor"......Lógico q estudaram (e não foi pouco), mas sem DOM.....nada feito...

    Aliás, todo mundo aqui se dá bem com matemática? Física??? E desenho??? rsrsrs

    Abs!

    Ken Himura
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Acho que esse lance de dom serve mais pras pessoas justificarem seus fracassos do que o sucesso de alguém. Não é bem assim não...

    J.Dionatan
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Dom sem esforço não resultará em nada.

    nichendrix
    Veterano
    # out/11 · Editado por: nichendrix
    · votar


    gabipage
    TG Aoshi

    Acredito que no caso do piano, valha a pena ler as duas mãos separadas, antigamente eu sempre tinha problemas pra ler as duas claves simultaneamente ou mesmo quando ficava tudo numa clave só, mas trabalhado em duas mãos, eu tinha dificuldade, e mesmo hoje se fico muito tempo sem ler partitura pra piano, quando volto, tenho um pouco dessa dificuldade, embora me menor intensidade.

    Então sempre pego leio primeiro só a mão esquerda (lendo e tocando ou lendo e solfejando), depois pego só a mão direita, depois pego as duas juntas.

    Acho importante ao menos no começo não memorizar a partitura antes de tocar, porque embora seja mais fácil quando se toca só, fica mais difícil quando se está em grupo, especialmente se não tiver um regente, se você tem a "manha" de ler e tocar ao mesmo tempo, e por algum motivo tu sair do andamento ou alguém do grupo sair do andamento, fica mais simples, pro iniciante, voltar pros eixos lendo do que tocando de memória. Nesse caso (tocar em grupo), ajuda também ler as partes dos outros instrumentos, como exercício de preparação.

    Uma coisa que é mais difícil de ensinar, é ler sempre a frente do que se toca, mas depois que se passa essa fase inicial, vira natural, ler sempre um pouco na frente do que se está tocando.

    macaco veio
    Me espanto de ver instrumentistas de sopro como sax por exemplo que tocam mal (instrumento sem vergonha de facil de ler). Ler é treino de solfejo, não importa o instrumento, agora não da pra comparar uma partitura de sax com uma de piano.

    Cara na boa, eu não compararia as coisas, da mesma forma que pianista tem duas claves pra ler, saxofonista, dependendo do saxofone que toca, tem as notas de duas claves escritas em uma única clave, tem que ler uma nota ao mesmo tempo que está ouvindo outra, já que saxofone é transpositor e ainda tem que pensar onde vai por as respirações de forma a poder respirar adequadamente sem interromper a música (algo que não é padronizado na pauta, porque tem que se adaptar à capacidade respiratória de cada instrumentista).

    Isso tudo junto faz com que nem sempre o que é fácil de ler, seja necessariamente fácil de executar.

    Isso assumindo que o cara esteja lendo uma partitura específica pra saxofone, algo que dependendo do que tu vai tocar, pode não estar disponível, se pega partitura pra outros instrumentos ainda é lendo e transpondo ao mesmo tempo e se aparecer um acorde que se vire pra imaginar a melhor forma de inserir um arpegio sem ferrar com a música ou com o arranjo.

    Então, antes de falar asneira, você devia voltar pro conservatório e ficar mais uns aninhos aprendendo isso, antes de achar que sabe muita merda.

    gabipage
    Veterano
    # out/11
    · votar



    leia a partitura de baixo para cima
    é mais rapido você ler primeiro a clave de fa da pauta de baixo e depois a clave de sol na pauta de cima
    os acordes escritos idem, leia primeiro a nota mais abaixo da pauta

    o que facilita é que na hora de procurar no piano você procura na ordem ascendente (da esquerda para direita) que é a ordem que se lê um texto normal


    Fernando obrigada pela dica, minha professora pediu exatamente isso q vc disse nessa semana. Ja rendeu resultados. =) Valeu!

    gabipage
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Vou ser bem sincero: deixe um pouco do orgulho de lado. Já tes a resposta desde o primeiro post: PACIÊNCIA, ESTUDO e PRÁTICA. Eu não tenho mta afinidade com piano, mas o pouco que sei foi a base de treino, DE MTO TREINO.

    violino, saxofone, flauta, trompete... n se toca baixo e melodia (ou base e melodia se prefirir assim), simplesmente vc toca só uma melodia, isto é uma clave (geralmente a clave de sol) ou no máximo um acompanhamento como a tuba, os cellos, etc (e nesse caso geralmente vc toca com a clave de fá)

    PS sinto se pareci duro, mas vc está esperando uma fada das notas, q com um toque de varinha lhe ensine a tocar, piano vc costuma começar a aprender aos 3 anos, então tens noção do tempo que leva


    Ismah
    Eu é quem sinto (e peço desculpas) se demonstrei ser muito pretensiosa em minha pergunta. Sei que 'os melhores' começam cedo, de fato, mas uma boa injeção de interesse (que no meu caso é maior que a empolgação) e gosto pela música ja anima qualquer um começar em qualquer idade.
    Obrigada pela dica.

    gabipage
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Maestro Mittmann

    Primeiramente agradeço e prezo sua dica (não desmerecendo a dos outros) mas vc partiu de um pressuposto que me interessou muito. Vai me ajudar com o ponta pé inicial - e que ponta pé. rss..

    Obrigada.

    gabipage
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Tentei (e não foi pouco) me entender com essas benditas 5 linhas, mas não teve jeito. Não sei e não congigo ler partitura. E por mais q eu tente, meu ouvido me trai e tenta "decorar" a música. Daí não tem como.

    Eu acho q a partitura deve ser um complemento. Algo realmente prá vc ter ali e te ajudar numa determinada execução.

    Música não é ouvido, ou olho....música é coração...E com todo o respeito, nunca, jamais e em tempo será possível colocar aquela emoção de se tocar em 5 linhas.

    Conheço pessoas que não tocam sem a partitura. Simplesmente não conseguem.

    Entonces, a vero, a questão é a seguinte: ou se consegue ler partitura ou não se consegue. Isso chama-se DOM. Ou se tem ou não se tem. Minha mãe era alucinada prá aprender um instrumento. Tentamos piano, violão....nada deu certo. Ela gosta, é maravilhada...mas não tem DOM, não tem ritmo, não consegue encaixar a música no tempo......E se não tem DOM, não há estudo e dedicação q resolva. Digo isso por mim. Sei minhas limitações e "trabalho" dentro delas.

    Se música não fosse DOM, todo mundo seria como Mozart, Bethoven, Jordan Rudess, Steve Vai, Satriani, Neil Peart, Pastorius, etc. Esses caras tem o tal do "X Factor"......Lógico q estudaram (e não foi pouco), mas sem DOM.....nada feito...

    R Palma

    Rssssss.... estou brigando com elas [5 linhas] mas tenho intenção de fazer as pazes!! kkkkkkk!!!
    Bom, quanto ao meu 'jeito' musical, ainda não descobri, mas acredito muito nessa coisa de dom, e definitivamente não é meu caso, mas como eu disse um pouco acima eu estou muito interessada e sempre gostei muito de música. Vamos ver... rsssss
    Valeu!! rs

    gabipage
    Veterano
    # out/11
    · votar


    E AGRADEÇO A TODAS AS OUTRAS RESPOSTAS.
    Entendi o recado gente. O negócio é praticar, praticar e praticar mesmo.

    Obrigada a todos!!

    =)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como ler partitura e tocar simultaneamente?