Na opnião de vcs, um bom músico tem que saber ler partitura?

Autor Mensagem
JEHAN
Veterano
# fev/06


Na opnião de vcs, um bom músico tem que saber ler partitura?

Os musicos de ouvido tembem são bons?

Carlos Sesti
Veterano
# fev/06
· votar


Um Bom músico nao necessariamente
mas um musico profissional sim, o q nao significa q ele tem q ser bom...

hein?

Scoth_Pr
Veterano
# fev/06
· votar


Na minha opnão, é importante o músico (tecladista, guitarrista etc...) ter uma boa base de teoria musical, porque ajuda bastante na montagem e composição de músicas... é claro que ele não precisa saber tudo, mas também não é bom ser ignorante nessa área... o equilíbrio é o ponto fundamental

Amadeus
Veterano
# fev/06
· votar


E se vcs forem convidados a participar de uma gravação em estudio para gravar com a dupla "granfuscolim e suas ervilhas" a troco de um bom cachê, vc não conhece a dupla e nem o estilo de musica deles , aí vc senta em um teclado e o produtor dá uma partitura da mais nova musica da dupla. O que vcs fazem ( senta e chora ). Na minha opinião todo musico bom ou ruim deve saber ler partituras tanto em clave de Sol como em clave de Fa, é ter bons conhecimentos de teoria musical, escalas e etc.

Abraços

kevinmoore
Veterano
# fev/06
· votar


Acho mais fundamental o cara saber improvisar do que ler partitura

FBassist
Veterano
# fev/06
· votar


Para quem quiser seguir como profissão é essencial saber ler.

Bob do recife
Veterano
# fev/06
· votar


Na opnião de vcs, um bom músico tem que saber ler partitura
JEHAN
logico, se por exemplo vc estiver em um lugr, ai te derem uma partitura pra vc tocar, oq vc vai fazer???

a primeira coisa q eu fiz antes de aprender teclado foi aprender a ler e escrever partitura (soh o basico neh)

alexandrespa
Veterano
# fev/06
· votar


é muito importante, mas nao tem q saber. ja vi gente analfabeta q nem é capaz de aprender teoria, ja q nem le consegue. mas era so pegar o instrumento q destruia. fazia melhor q se solbesse ler partitura.

kevinmoore
Veterano
# fev/06
· votar


Os musicos de ouvido tembem são bons?

Eu nem tinha lido...

Acho que isso não devia nem ser perguntado... resposta óbvia

fernando tecladista
Veterano
# fev/06 · Editado por: fernando tecladista
· votar


já vi muita gente boa que toca que nãole partitura
já ouvi historias disso sobre cesar camargo mariano e ivan lins que os dois não leêm uma colcheia...

mas se você é um ser normal é tem que estudar pra tocar não tem como fugir
qualquer livro de harmonia os exemplos estaram em partitura

se for pra ficar em um estilo mais pop só com uns acordinhos no teclado não faz falta, mas se quer ser músico estilo "puta velha" que topa tudo e que chamou já tô lá, ajuda muito conhecer partitura, cifra, historia da música, tocar de ouvido, etc etc e etc

Midgard
Veterano
# fev/06
· votar


tem q ser criativo

Scoth_Pr
Veterano
# fev/06
· votar


"Os musicos de ouvido tembem são bons?"

São...muito melhores dos que os sem ouvido....kkk

Scoth_Pr
Veterano
# fev/06
· votar


"Os musicos de ouvido tembem são bons?"

São...muito melhores dos que os sem ouvido....

ThyagoAmaral
Veterano
# fev/06
· votar


Na minha opniao... partituras nem tanto... mais uma boa teoria musical sim... escalas... campo harmonico... e logico um excelente ouvido neh.... tem q ter...

Rachmaninoff
Veterano
# fev/06
· votar


O cara tem que saber as duas coisas, tirar de ouvido e ler partitura.
Uma coisa não atrapalha a outra!

Dogs2
Veterano
# fev/06
· votar


Depende do músico profissional (ser baterista de uma banda emo é ser músico)

Depende do bom músico também

PagoderoSatanico
Veterano
# fev/06
· votar


O cara tem que saber as duas coisas, tirar de ouvido e ler partitura.
Uma coisa não atrapalha a outra!


Concordo plenamente! Eu acho que não tem mais essa de separar teoria de prática, improviso de leitura, etc. Primeiro porque nunca existiu tanto músico bom no mundo todo, mas nem todos lêem e / ou têm conhecimento de teoria, de forma que acaba sendo um diferencial se vc tiver esses conhecimentos.

E segundo porque, francamente, não se justifica mais o músico, por mais punk e amador que seja, continuar sendo analfabeto musical. Antigamente o argumento era que nem todo mundo podia pagar por aula de música pra aprender teoria e leitura, esse tipo de conversa. Ora, hoje em dia vc baixa material didático de graça na Internet. Com um mínimo de esforço vc atinge um nível excelente sem nunca pisar numa sala de aula de música.

Ata
Veterano
# fev/06
· votar


Na minha opinião, o cara tem que saber escutar a coisa e pensar naquilo como a execução de uma música escrita, naturalmente em partitura. Não entenderam, né? Pois bem, quando se escuta alguma música e quer tirar ela de ouvido, não se deve decorar, mas sim montar mentalmente (ou mesmo passando pro papel) a partitura da coisa, pensando principalmente nos valores rítmicos (a principal vantagem da partitura sobre outras escritas musicais)

kseven
Veterano
# fev/06
· votar


Na opnião de vcs, um bom músico tem que saber ler partitura?

DE JEITO NENHUM!!!

As partitura foram criadas na idade media e NADA mais tem a ver com musica moderno (tecno/pop/dance/etc). Sao especificas para musica erudita e suas inovaçoes (classica/semiclassicas/bigband/jazz/grandes orquestas/etc).
As modernas citadas foram originadas por cifras (nome deste site) o q realmente POPULARIZOU de verdade a musica tocada/excecutada, ou seja, os musicos atuais na sua maioria. Dizer q os melhores da atualidade conhecem partituras seria da mas absurda aberraçao. É o progresso, assim como do papiro ao computador (alias, um programa midi cifras e nao partituras montadas por alguem).

PagoderoSatanico
Veterano
# fev/06
· votar


kseven
Dizer q os melhores da atualidade conhecem partituras seria da mas absurda aberraçao.

Cara, pra ser levado a sério com esse tipo de declaração, vc precisa citar exemplos. Eu conheço uma boa meia dúzia de músicos excelentes que lêem música (e que não lêem tb, mas o que vc está dizendo é que é impossível alguém que leia música ser um bom músico. ISSO sim me parece uma aberração).

(alias, um programa midi lê cifras e nao partituras montadas por alguem).

Já com esse tipo de declaração, não tem como ser levado a sério de jeito nenhum. Qualquer um pode pegar um arquivo midi, abrir com o Sonar e ver o que tem dentro, isso pra não entrar no mérito de como é que seria possível vc reproduzir uma melodia a partir de cifras. O que aliás me faz pensar que ou vc acabou de chegar do carnaval e tá mais bêbado que o Jeremias, ou roubaram a tua senha pra escrever asneiras no fórum e queimar o seu filme, então vou parar por aqui.

ROTTA
Veterano
# fev/06
· votar


Na opnião de vcs, um bom músico tem que saber ler partitura?

Ao ler o título me ocorreu imediatamente: um bom contador de históricas tem que saber ler?
Abraços.

mazza
Veterano
# mar/06
· votar


Na opnião de vcs, um bom músico tem que saber ler partitura?
quer ser profissional?? então tem que saber ler partitura, tirar música de ouvido, conhecer teoria, harmonização, ir atrás de prática de conjunto, tocar, tocar, tocar... quer ser músico e tocar pros amigos ou ainda só tocar pra tirar um lazer? então, fica nas cifras e vai de ouvido, ou nem nas cifras, toca só de ouvido, nem esquenta, ler ou não ler partitura ou conhecer ou não teoria musical vai muito de até onde vc quer chegar, só depende de vc saber até onde quer ir. Só sei que conhecimento nunca é demais.

kseven
Veterano
# mar/06 · Editado por: kseven
· votar


PagodeIroSatanico

escrevi:
"alias, um programa midi cifras e não partituras montadas por alguém"

Só por não ter LIDO bem o q escrevi queimou então o filme de quem? Mas fique tranquilo: vou botar a culpa nas más escolas há por ai de interpretação de texto (faça como eu, adquira o Sonar, Encore e Cakewalk e brinque um pouco pra aprender sobre eles e não falar mal dos outros - falando sobre textos, se escreve corretamente Pagodeiro e não "Pagodero")!!!

Felipe Guilherme Ruffato
Veterano
# mar/06
· votar


Claro que não, é óbvio!!!

Os grandes mestres, uma imensa parcela dos grandes músicos que existem e ja existiram, sequer sabem ler partitura, ou as vezes até sabem, mas quase não utilizam esse método, as vezes aprenderam só para ensinar para os outros!!

O negócio é feeling!!

Felipe Guilherme Ruffato
Veterano
# mar/06
· votar


Ao ler o título me ocorreu imediatamente: um bom contador de históricas tem que saber ler?
Abraços.


Grande ilustração, é isso mesmo!!!

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mar/06
· votar


Ray Charles e Stevie Wonder nunca leram partituras. Eles são meninos maus.

;)

Acho importante saber ler partitura se vc quer seguir carreira como músico de apoio/contratado/de estúdio, ou erudito. Mas pra compor ou fazer um trampo,próprio/autoral, é dispensável. É muito mais útil usar o seu tempo buscando referências sonoras, aperfeiçoando improvisos e CRIANDO coisas. Lógico que não dói ir atrás das coisas e aprender a ler partitura, afinal, adicionar habilidades novas ao seu portfólio sempre é bom. Mas não se deve deixar-se bitolar por isso, ou seja, ficar preso à teoria e nada mais. Um bom exemplo pude ver nesse carnaval, qdo zapeava a TV procurando algo decente me deparava com a transmissão da Band do Carnaval da Bahia. Com certeza os tecladistas que tocam naqueles trios botam boa parte da galera aqui no chinelo, inclusive eu, tecnicamente falando. Mas vá ter mau-gosto pra timbres e arranjos na PQP. E tome metais medonhos (redundância, metal de teclado é medonho), pads que pareciam os presets mais genéricos e datados do D50 ou do M1 e pianos de plástico. Isso pra mim é falta de referência, de bom gosto e de bom senso, coisas que pra mim são muito mais importantes do que saber ler bolinhas impressas em cinco linhas ou definir um andamento allegro ou sei lá o que.

ALL Produções
Veterano
# mar/06
· votar


Se eu tivesse que escolher entre estudar no Conservatório Nacional de Música ou Vila Lobos (aqui no RJ) e estudar com meu atual professor (Paulo Calasans) eu preferia continuar como estou. Afinal, assim como ele, eu também sou auto-didata.

ALL Produções
Veterano
# mar/06 · Editado por: ALL Produções
· votar


Em tempo: ele tocou com Djavan por 12 anos, Gilberto Gil, Cássia Eller além de ter gravado uma penca de gente, como Fat Family, Jorge Vercilo, Ana Carolina, Vanessa Jackson, Flávio Venturini, e mais outros milhares...

Embora ele até saiba ler partitura (em função do tempo de estrada, esforço próprio e tal..) não foi isso que o fez ser um "casca-grossa" nos teclados. Talento em primeiro lugar !!

ALL Produções
Veterano
# mar/06
· votar


Marco Alan Rotta
Ao ler o título me ocorreu imediatamente: um bom contador de históricas tem que saber ler?
Abraços.


Acho que isso resume tudo...

Hammond B3
Veterano
# mar/06
· votar


Talento em primeiro lugar (2)

Um bom musico não precisa saber partirura, mais um musico profissional sim!

Vc vai chegar em um ponto na sua carreira, que terá um rio cheio de crocrodilos, piranhas, cobras e agua quente pra vc cruzar, vc vai precisar de uma ponte senaum a tua vida kra, já era!

Essa ponte é a partitura!

Ela é tão chata que consegue ser extremamente necessária na vida de um bom musico!


Abraços!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Na opnião de vcs, um bom músico tem que saber ler partitura?