Alguém faz melodia?

Autor Mensagem
fernando tecladista
Veterano
# jun/15 · Editado por: fernando tecladista
· votar


Daqui há uns 10 anos não iria me impressionar muito se surgissem pianistas TOP no mundo dizendo que não lia partituras
não precisa esperar 10 anos,
é só pegar alguns exemplos alguns como Cesar Camargo Mariano e Ivan Lins onde partitura é algo desconhecido deles
estou citando quem nasceu e aprendeu antes de surgir computador, então não é um software que mudará isso

algo como o chamado cifra melodica também não é novidade já vi na decada de 90 com aquelas revistinhas de banca que vinham com cartelas coloridas pra grudar e melecar as teclas

como conheço partitura a fundo sei que tem casos que o Synthesia não funciona, não é nem o fato de ter uma tomada ou wi-fi por perto, mas sim o fato de resolver o que você precisa naquele momento

já toquei muito com coral onde eu tinha que seguir a risca o que estava escrito muita coisa é a primeira vista porque o maestro resolveu pegar uma musica antiga do repertório do coral, mas onde o tecladista não havia ensaiado antes, quem toca em casamento sabe também que muita coisa é leitura a primeira vista
muitas vezes te chamam de ultima hora pra esse tipo de serviço, já me ligaram de manhã pra tocar a tarde porque o tecladista ficou com dengue, então é chegar abrir a pasta e sair tocando uma música que você nunca ouviu na vida

musico de orquestra também chega pro ensaio e nem sabe o que vai rolar, lá ele descobre e sai lendo a primeira vista e seguindo a regência..

mas como comentei pelos meus exemplos Synthesia não substitui leitura a primeira vista, então pra tocar por hobby dá pra se virar com sistemas alternativos, mas quando se fala de orquestra, coral, ensaios, música erudita, coisa mais séria não serve
falando em orquestra e maestro a partitura que eles regem é assim:
http://1.s.cdn2.semplicewebsites.com/music/larger_abf27c3ae73c6f440ab6 0375ac92ac39.jpg

http://www.choromusic.com.br/imagens/bb_grades/gaucho.jpg
como se Synthesia uma partitura assim pra ver todos os instrumentos ao mesmo tempo

nem o conceito de Synthesia não é novo, a ideia de Piano Roll existe desde que invetaram as pianolas patenteado em 1897
olhando o treco funcionar é só colocar um papel na frente com um teclado desenhado e teremos o Syntesia
então se isso fosse mesmo uma mão na roda, já teria decolado a um seculo atras..



------------------------
então somente o que penso
não dá pra ver uma nova tecnologia e pensar que ela substituirá outra,
você precisa conhecer a fundo todas as funcionalidades de um processo antigo e ver as funcionalidades do novo, colocar os dois a prova extrema e avaliar, assim você chega a conclusão que A ou B é melhor, então A ou B terá seus dias contados ou não

quando apareceu a TV muita gente pensou que Radio não existiria mais e está ai até hoje, alias mais forte, porque hoje posso ouvir qualquer radio pela internet
em comparação, ninguém sente saudade de maquina de escrever e de colocar carta no correio para um pessoa receber sua mensagem depois de uma semana, computador, e email está ai
falando nisso também já falaram que email teria seus dias contados, mas veio orkut, icq, zap face.... e email continua ai

Tecfrente
Membro Novato
# jun/15
· votar


Não tenho ligação nenhuma mesmo. Se eu tivesse até que seria bom, pois iria conseguir um dinheirinho extra. Tanto não tenho ligação com eles que citei um método de um rapaz no YouTube que usa uma forma de leitura de música que não é nem partitura e nem o Synthesia. Eu apenas gosto de coisas criativas, diferentes, novos métodos de ensino, aprendizagem, etc ....

pianoid
Veterano
# jun/15
· votar


usei seu post deliberadamente como uma espécie de catarse em resposta a uma amálgama de posts arbitrários que já li por aí, enfim, como uma resposta não perguntada aos nossos tempos modernos e vagabundos, não direcionado a ninguém em particular. É fato que a educação anda de mal a pior e a fixação em não querer ler, seja livros ou partituras, é apenas reflexo de um processo de descontrução da sociedade ocidental como um todo. Se se sentiu pessoalmente ofendido, eduque-se.


Tecfrente
Um indivíduo com formação superior como eu e já ter passado nas primeiras colocações em alguns concursos e ter de ler certas coisas chega a ser engraçado.

isso aqui é a internet, amigo. Sou senador com pós-doutorado em economia e virtuose do órgão de tubos, então.

abs

Ismah
Veterano
# jun/15 · Editado por: Ismah
· votar


Tecfrente

a partitura não tinha o dedilhado certo para cada dedo, as mãos esquerdas e direitas não ficavam independentes de jeito nenhum, etc ... Abandonei essa partitura.

Na verdade tinha o dedilhado correto, vc que não soube ler. As mãos raramente são independentes ao piano erudito - é uma concepção moderna.

com pouco tempo de prática já estava tocando perfeitamente

Estaria curioso a ouvir sua execução, pois estou abertamente inclinado a dizer que vc está dando play no software e supõem estar tocando.

respondeu com educação e classe ao tópico

Estou acostumado a lidar com pessoas com sua atitude - até mais arrogantes, e com poder ($$$) ou posição para exigir A, mesmo que depois viu que era B o correto. De querer impor algo sem haver razão, eu também já fui esse cara... Sei que tudo que argumentarmos será infundado.

alexandrecoppo
Hoje ainda não existe um software ou outra linguagem que faça você tocar a primeira vista alguma música.

Se atendo ao piano, que eu sei o básico:

Um bom executante, com uma partitura bem escrita (o que incluí ataque, ligados, sinais de pedal, e carvalho a quatro), executa SIM a obra tal e qual foi escrita (e supõe-se composta), segundo sua interpretação.

Afinal, meu conceito de molto pianíssimo ou forte etc (intensidade dinâmica), nem de prestissimo (shred, para guitarristas) ou adagio, etc (andamendo), jamais é o mesmo que o de outro.

Para a música popular que isso é irrelevante (execução dinâmica é livre, quando não linear - comprimida), e se tem um metrônomo (andamento fixo e "relojoado")...

Tecfrente
Lógico que existe, o Synthesia

Vai lá virtuose então, te desafio a postar a gravação do vídeo tocando uma música a nossa livre escolha. Garanto o MIDI na sua mão do jeito que desejar.

Estou abertamente inclinado a dizer que vc está dando play no software e supõem estar tocando.²

Essa técnica eu já tentei, e olha que comecei nas teclas a 14 anos atrás - verdade que existiram paradas, e estou muito fora de forma.

Em 1 semana pode até ir num concerto dizendo que é intérprete de Liszt

E será enforcado numa corda de harpa... Cara, tocar música erudita é mais que apenas sequenciar nota...

fernando tecladista
já vi na decada de 90 com aquelas revistinhas de banca que vinham com cartelas coloridas pra grudar e melecar as teclas

Eu comecei (por força de meu finado pai) assim.

as pianolas patenteado em 1987

Confere o ano?! Porque já reza a lenda (filmes, desenho - pica pau específicamente kkk) que existiram nos saloons do velho oeste.

pianoid

Relaxa bicho... Não há que se fazer, procure ver quão ofendidos muitos estão com o que o Zeca Camargo (sim, na Globo, e sabe-se lá a troco de que*) disse à respeito da comoção popular em função da morte trágica do Cristiano Araújo.

*Tentar pagar de boa moça, depois de ter dado pra cidade inteira, talvez.

Sou senador com pós-doutorado em economia e virtuose do órgão de tubos, então.

Um babaca entre nós então. kkk

alexandrecoppo
Veterano
# jun/15
· votar


Ismah
Me expressei mal, compartilho da sua opinião, o correto seria:
Hoje ainda não existe um software ou outra linguagem, fora a partitura, que faça você tocar a primeira vista alguma música.

alexandrecoppo
Veterano
# jun/15
· votar


Tecfrente
(...) Hoje ainda não existe um software ou outra linguagem que faça você tocar a primeira vista alguma música (...)

Lógico que existe, o Synthesia


Amigo gostaria que me informasse quais as notas e a duração das mesmas nessa imagem

Tecfrente
Membro Novato
# jun/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


Notas:

M.E: mi e sol
M.D: mi, sol, sol, mi, do, re mi.

Fernando, você que perguntou sobre a imagem acima então respondi.

Tudo o que vou escrever abaixo não se dirige a você, mas há muitas pessoas que precisam saber ouvir.

Quanto à duração das notas é só observar as figuras geométricas. Em termos "quantitativos", não me interessa saber isso, pois a importância do Synthesia para mim é para músicas que eu conheça. Quando você conhece uma música você não sabe já mentalmente as alturas ? Então, é isso.

Na boa, eu não sei se estou sendo mal interpretado ou se vocês sabem exatamente do que estou falando e não concordam. No segundo caso, tudo é muito tranquilo e não há nada mais o que discutir e cada um continue estudando música da forma que melhor lhe aprouver. Caso vocês não estejam entendendo exatamente o que quero dizer, vamos lá:

1 - Há coisas que as partituras fazem (ou melhor, mostram) que o Synthesia não faz ? Claro que há. Aliás, essas coisas que as partituras fazem e o Synthesia não, são tão importantes para mim como saber quantas pessoas nasceram hoje no mundo e vão querer ser exímios leitores de partitura.

2 - Há maneiras que é muito melhor aprender uma determinada música no Synthesia do que através de uma partitura ? Claro que sim. Já dei o exemplo ilustrativo dos alunos A e B e não voltarei a repetir. É só ir lá e ler.

3 - Há muitos professores de música e há anos usam partituras e não querem, nem por complemento, indicar o Synthesia por relutância ou não querer sair da zona de conforto de um método de ensino repetido há anos ? Não é impossível, mas, pelos indícios que temos em foruns de música por aí, é altamente provável.

4 - Esse 3º item é o mais importante e por favor prestem atenção: Cada pessoa que estuda um instrumento quer atingir um determinado nível nele. Uns são formados em músicas e se enveredam em vários e vários dispositivos eletrônicos, sintetizadores, interação teclado e computadores e por aí vai. Outros, como eu, gosta do aspecto criativo da música e da poesia presente em muitas delas (independente do estilo). No grupo de pessoas como eu que olha a música por um prisma de "arte", virtuosidade tem pouco conteúdo axiológico comparado com a "poesia". Apesar disso tudo, respeito a todos e cada um segue o caminho que quiser. Mas, prefiro poesia a virtuosidade. Se na virtuosidade, encontro poesia, melhor ainda. Tenho simpatia pelo maestro João Carlos Martins que, apesar de virtuoso em sua interpretação de Bach, agrada suas platéia com músicas populares no final da apresentação e, num ato bem "fora da caixinha", ainda desfila no carnaval com a vai-vai. Eu não gosto de carnaval! Que fique bem claro, mas essa atitude dele "fora dos padrões" é o que falta em muita gente que eu vejo por aí, como, por exemplo, Ed motta, que se acha mais inteligente que os outros por gostar de Jazz. Ai, ai, ai ... até suspirei agora kkk. Já conheci pessoas inteligentíssimas em suas áreas e que gostavam não só de carnaval, como também de pular carvaval. Já vi uma reportagem de um superdotado americano em que dizia que seu gosto musical era rap. Com todo esses padrões previsíveis de vocês (alguns, é claro), vão criticar eles, vocês querem ? Ah ... só para deixar bem claro, também gosto de Jazz. Mas posso escolher um flashback romântico aqui nos meus arquivos ou uma MPB ou samba romântico, seja lá o que for, e encontrar mais qualidade poética e por isso ver determinadas músicas com uma carga axiológica maior. Mas também gosto de muitas músicas clássicas, algumas modas de viola, alguns rocks nacionais e internacionais, enfim ... Não me encaixo em nenhum padrão que eu conheça, talvez por isso não tenho amigos alguns. Algum de vocês conhece alguém com um espectro de gosto musical tão amplo como o meu ? Até existem pessoas ecléticas, mas até hoje não conheço ninguém (nem na televisão e nem na internet) com gostos musicais tão díspares. A origem de tudo ? Saber ouvir.

Quanto ao Synthesia, acho que não tem muito o que se discutir mais. O futuro dirá o rumo que essa tecnologia está tomando! Guardem em cofres suas partituras, pois no futuro vocês vão precisar muito delas.

Para provar que não pertenço à empresa deles, se quiserem apagarem todas as mensagens daqui a que fizemos referência ao programa, para mim será indiferente.

E mais ...

Perceberam que no meu projeto de sequências melódicas de qualquer música (que, aliás, vocês estão tentando sabotar e me desmotivar) eu não pretendo usar o Synthesia ? Pois o projeto resumir-se-ia apenas em postar letras com as notas das sílabas musicais ao lado, da mesma forma que no site ciframelodica. Ou seja, não tem nada a ver com o Synthesia. Os tópicos amalgamaram-se no calor da discussão. Apenas isso.

makumbator
Moderador
# jun/15
· votar


Tecfrente
Já conheci pessoas inteligentíssimas em suas áreas e que gostavam não só de carnaval, como também de pular carvaval. Já vi uma reportagem de um superdotado americano em que dizia que seu gosto musical era rap. Com todo esses padrões previsíveis de vocês (alguns, é claro), vão criticar eles, vocês querem ?

Alguém citou aqui algo nessa linha? Eu não vi. Reitero o que escrevi antes: não sei de onde você tira essas conclusões absurdas sobre usuários do fórum postando nesse tópico. Quem aqui disse que gostar de rap, carnaval ou que seja denotaria menor inteligência? Você está sendo injusto e concluindo coisas que ninguém citou ou mesmo insinuou.

Perceberam que no meu projeto de sequências melódicas de qualquer música (que, aliás, vocês estão tentando sabotar e me desmotivar) eu não pretendo usar o Synthesia ?

Eu entendi isso há muito tempo. E ninguém sabotou nada. Eu até sugeri a você a criação do tópico. Mais uma vez conclusões absurdas sem o menor fundamento.

Tecfrente
Membro Novato
# jun/15
· votar


makumbator, da mesma forma que o pianoid disse que sua resposta foi um processo de catarse e não para mim ou contra alguém em específico, essa minha última mensagem também foi nessa linha. Pois não me referi a pessoas em específico, mas há certas idéias que emanam, subentendem-se, brotam, surgem de maneira meio que oblíqua e denotam certos tipos de mentalidades bem haters. Os tópicos e mensagens dirão. Vamos ficar de olho!

fernando tecladista
Veterano
# jun/15
· votar


undefinedIsmah
as pianolas patenteado em 1987

Confere o ano?

não é 1897, trancei o dedo, já editei

Adler3x3
Veterano
# jun/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


Olha o Synthesia me parece um mero software, nada demais, nada de novo.

Não dá para afirmar que as partituras tradicionais são coisa do passado, após o surgimento do synthesia, isto é uma nova era.

Dei uma olha no Site num vídeo e a apresentação já começa mal.
Monstra um exemplo de uma pesquisa de arquivo midi no google., que se faz download e depois abre no Synthesia.

Isto não tem cabimento, e muito menos profissionalmente falando.
Qualquer músico com certa experiência em midi, sabe que 99,99% dos midi files obtidos na Internet são crus, isto são muito mal feitos, e ruins., não são midis profissionais, muito longe disto.
Ora estes midis são muito mal feitos e só confundem e desencorajam os iniciantes que tentam adentrar no mundo midi.
O arquivo midi pode até ter as notas e acordes certos, mas existem outras funções que simplesmente o pessoal desconhece por completo.
E arquivos midi e arquivos de notação, na essência não são iguais, um não substitui o outro.
Pode-se até apertar um botão em que o arquivo midi vai aparecer na forma de notação, mas isto é ilusão, a partitura é diferente, na verdade o que foi feito no momento em que se apertou foi uma mera conversão, que representa o midi em forma de notação, mas não é uma notação de verdade.
Não se pode confundir notação musical com midi, o midi até pode dar uma ilusão de partitura, mas não o é.
O midi esta mais para a perfomance e jamais substitui a execução da música por músicos e instrumentos de verdade.
Midi é um conjunto de instruções que vai de 0 a 127 conforme o formato, estes midis da internet não tem o mínimo das instruções, por isto que soam tão mal.
E esta para sair uma nova versão e instruções midi.
O "Formato de midi atual não tem todas as instruções necessárias para substituir uma partitura" e a simples conversão de arquivos não garante nada, e é óbvio que algumas partes do arquivo midi também se perdem quando convertidas para notação.
Algumas funções que percebi que existem no synthesia já existiam nos teclados arranjadores há décadas.
Usa um teclado como referência para tocar, e os outros instrumentos, em que o uso das mãos é completamente diferente, e o piano roll não é novidade nenhuma.
E para quem vai tocar uma flauta, ou um violoncelo ou uma gaita de foles, as instruções da partitura são fundamentais e nunca o synthesia vai substituir isto.
Nas harpas por exemplo se usam pedais (e tem vários pedais diferentes)
E o piano tradicional tem também pedais, não vi isto no vídeo. (talvez até tenha numa janela oculta)
E os pedais são muito importantes na correta execução musical.
Não que o Synthesia não seja de todo inútil, tem algumas funções, é mais uma ferramenta, que pode ser útil conforme o gosto do músico.
Mas existem DAWs (Digital Áudio Workstation) que tem muito, mas muito mais, mas muito mais recursos.
Ora bolas o Synthesia não tem nem meio por cento de recursos que uma DAW de verdade tem., não tem também nem uma pequena parte dos recursos que um teclado de nível intermediário e até entry tem, isto sem falar dos teclados musicais tops de mercado.
Não dá para comparar, o software que vai fazer a correta ligação entre o midi e o das partituras ainda esta para ser criado.
O Synthesia não é nenhum milagre e um software bem básico, faltam muita coisa nele.
E não faz o menor sentido em escrever sobre partituras antes e depois do Synthesia, já existem centenas (e até milhares) de softwares que fazem isto de forma superior há décadas, desde o surgimento da música eletrônica em computadores.
Eu comecei com a música eletrônica em computadores desde o início, desde o básico do básico, até quando os computares não tinham som próprio, mas se escrevia um programa, e o micro computador, através de interferência na antena da TV gerava notas musicais no alto falante, e tinha até programinhas que mostravam o uso das mãos para tocar um teclado de verdade. (este recurso já existe desde os primórdios da micro computação),

Edit: da mesma forma que existem arquivos midis com poucas instruções, assim existem partituras mais simplificadas.
Mas uma partitura bem feita segundo a boa teoria musical e técnicas de tocar o instrumento até o momento é o que de melhor existe, uma contínua evolução, que não esta parada no tempo como se pensa comumente, sempre nesta evolução novos símbolos e outros detalhes vão aprimorando o processo.

Adler3x3
Veterano
# jun/15
· votar


undefinedIsmah
as pianolas patenteado em 1987

Confere o ano?
não é 1897, trancei o dedo, já editei

isto foi um mero erro de digitação, não tem importância e foi corrigida oportunamente, mas escrevendo sobre sistemas automatizados, uma curiosidade:

Isto já existia muito antes, é que o homem tem a mania de patentear o que já existia mas não tinha registro.
No antigo Coliseu de Roma, tinha um órgão de tubos, cujo som era gerado pelo movimento do ar, mas a energia era hidráulica, o fluxo da água movimentava o ar nos tubos.
E existia também uma espécie de cartão de programação, e assim o poderoso órgão era ouvido pela plateia, com músicas pré-programadas.
Durante séculos os órgãos por estarem ligado ao Coliseu e ao Império Romano foram desprezados da liturgia e ritualística da Igreja, pois o órgão estava vinculado ao sacrifício dos mártires cristãos.
Séculos depois o órgão, voltou , o Rei dos Instrumentos e Órgão de Igreja se transformou no principal instrumento para a música sacra.

pianoid
Veterano
# jun/15
· votar


ainda sobre o órgão: é justamente por esse uso nas arenas antigas que americanos trouxeram o instrumento durante marcação de score em jogos de hockey kkkk o rei dos intrumentos também soprou vida no rock'n'roll

sobre partituras, já vi gente se afastando porque, segundo elas, "é difícil ler música". Não é. É extremamente fácil. Consigo ler perfeitamente todas as notas, mudanças de andamento, ligaduras e dinâmica em uma partitura de Liszt, digamos.

o difícil é tocar mesmo kkkkk

Adler3x3
Veterano
# jun/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


o difícil é tocar mesmo...

É isto mesmo tocar e interpretar.
As vezes a partitura é simples, e na parte dos acordes só tem Cifra, aí o músico superior toca fazendo inversões e criando até adornos.
Dependendo do músico ele vai lendo e quase que automaticamente faz ao vivo uma nova interpretação cheia de variações.
O músico pode pegar uma partitura simples de uma música que nunca ouviu, e consegue transformar a música de simples para complexa, só usa as informações básicas da partitura, o restante tá tudo lá na mente dele, e pelo conhecimento e prática que tem faz isto rapidamente.
A partitura é uma fonte de informações, mas o bom músico pode interpretar de várias formas diferentes.
Já nos clássicos puristas o interprete segue a risca a partitura, mas mesmo assim empresta a obra o(s) seu (s) estilo(s).
E existem partituras e partituras desde as mais simples às realmente bem escritas.
E com a banalização da Internet tem muitas partituras e arquivos midi com erros crassos.
E a melhor forma de aprender notação e teoria musical é praticar num bom editor de partituras, desde os tops (Sibelius, Finale, Notion e outros), até os mais simples.

Já muitos músicos como eu que são mais limitados tecnicamente usam de outros meios tecnológicos para tocar e gravar músicas.
Lembrando que um teclado eletrônico moderno pode ter vários pedais, e outros acessórios conectados, e até outros teclados ligados junto, além de que um teclado moderno pode ter uma DAW interna que ajuda em muito com outros recursos.
Tudo depende do grau de dificuldade da peça, no piano por exemplo existem diferentes partituras de uma mesma música, desde as versões reduzidas, as originais e outras especialmente arranjadas em em que o nível esta lá em cima, e exige o máximo do músico.
Na cadeia toda de anotações , partituras, softwares, instrumentos, o mais importante é o músico, por isto que tem músicos que não se preocupam em ler partituras e mesmo assim são geniais.

Ismah
Veterano
# jun/15
· votar


Tecfrente
Em termos "quantitativos", não me interessa saber isso

Funciona bem solo... Vai tocar numa banda SEM o uso de metrônomo, FU***!

talvez por isso não tenho amigos alguns
até hoje não conheço ninguém (nem na televisão e nem na internet) com gostos musicais tão díspares
denotam certos tipos de mentalidades bem haters
Somado as conclusões, sobre coisas que nem foram mencionadas, eu te digo:

Um sábio conselho: procure um médico. Não somos ilhas (voltamos aos caras com equipamento de 10mil, trancados no quarto tocando Dream Theater). Depois de ouvir isso, concluo que vc é o mais novo attwhore do fórum...

Adler3x3
as pianolas patenteado em 1987

Confere o ano?
não é 1897, trancei o dedo, já editei

isto foi um mero erro de digitação, não tem importância e foi corrigida oportunamente


Foi em tom de curiosidade mesmo, não sei praticamente nada do que se passa.

Órgão de Igreja se transformou no principal instrumento para a música sacra.

Sabe algo de carrilhões?

Tecfrente
Membro Novato
# jul/15
· votar


Minha nossa, depois sou eu que tomo conclusões precipitadas.

Eu odeio a atenção e fujo dela sempre quando posso, ainda mais como haters como vocês e attwhores ávidos por atenção são quem primeiramente começa uma acusação e não medem as palavras. Fui eu a pessoa que começou tudo isso ? Se eu quisesse a atenção de alguém eu faria o que fizeram comigo, ou seja, "começaria" e daria um ponta pé inicial numa discussão, que foi o que fizeram. É só voltar nas mensagens e ver palavras de baixo nível após uma mensagem minha lá no início. É tão difícil discordar de algo e argumentar de forma inteligente, atendo-se ao objeto e não ao sujeito ? Apesar de não gostar muito desse estilo de música, preferia ficar 15 minutos assistindo esse carinha fazendo virtuoses do Dream Theater a ficar aqui me defendendo de injúrias de quem não sabe discutir sem ofender.

makumbator
Moderador
# jul/15
· votar


Tecfrente

Sugiro que você simplesmente feche esse tópico (há uma comando para isso no pé da página, que o criador do tópico sempre pode acionar). Assim evitaremos discussões circulares infrutíferas e acusações de injúrias ou possíveis ofensas. Claro que é só uma sugestão. Você como criador do tópico é quem decide se o mantém aberto ou não.

É tão difícil discordar de algo e argumentar de forma inteligente, atendo-se ao objeto e não ao sujeito ?

Gostaria de frisar que em nenhum momento eu te ofendi ou argumentei fora do objeto tratado. Outros que aqui postaram também não ofenderam (pelo menos no meu entendimento).

Adler3x3
Veterano
# jul/15
· votar


Ismah

Bem lembrado os Carrilhões junto com os Relógios é um outro bom exemplo de automação.
Tem os Carrilhões da cidade de Praga atual República Tcheca, que são muito bem conservados, umas maravilhas cada um mais bonito e prático que o outro.

O que sei mais sobre os Carrilhões é mais para o lado místico, que não vem ao caso, mas quando era menor de idade, por ser pequeno e leve, subi numa torre de Igreja e o sob orientação do Padre consertei um sistema de sinos, trocando algumas cordas e desenrolando outras, foi uma experiência inesquecível, a maioria das escadas de madeira internas na parte de cima estava tudo podre, e era original da época da construção, acho que de tinha mais de 80 anos, na torre da esquerda, já que antigamente estas obras demoravam muito para serem feitas.
Mas tem um relógio de uma pequena cidade na Bélgica que se destaca, tem até VSTi, e tinha um relógio que usava no Linux., cujo instrumento devo ter num computador mais antigo e não me lembro o nome da cidade ou vila, um dos relógios mais completos que já vi tinha até o signos do zodíaco, e a música que tocava se não me engano era Ave Maris Stella.
Devo ter também o backup guardado em algum pendrive.
Muitas cidades medievais da Europa que ainda estão bem preservadas tem automação de relógio, de estátuas e do carrilhão.
Tem uma afinação especial.

http://sinos.cousinha.pt/som_sinos/default.htm

makumbator
Moderador
# jul/15
· votar


Adler3x3
mas quando era menor de idade, por ser pequeno e leve, subi numa torre de Igreja e o sob orientação do Padre consertei um sistema de sinos,

Legal! Por coincidência eu também já subi na torre de uma igreja aqui de Juiz de Fora (com autorização), para ver e fotografar o sino. Deu um certo cagaço na subida, por causa da escadinha aparentemente frágil.

Foi nessa igreja aqui:

http://media-cache-ak0.pinimg.com/originals/aa/a5/b0/aaa5b06651befe33e e5e3005a6f1352e.jpg

Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


Tecfrente

Apenas respondi com base no que vc mesmo falou. Foram informações que não tiveram relação nenhuma com o teor do tópico. Vc cavou a própria cova, amigo*.

*Agora não pode dizer que não tem mais amigos.

Tecfrente
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


Ismah

Agora não pode dizer que não tem mais amigos.

Antes só do que mal acompanhado.


makumbator

Gostaria de frisar que em nenhum momento eu te ofendi ou argumentei fora do objeto tratado. Outros que aqui postaram também não ofenderam (pelo menos no meu entendimento).

Não estava me referindo a você. Mas alguns me ofenderam sim e várias vezes! Ou você não observou bem as mensagens ou está sendo corporativista com os seus amiguinhos de longa data.

pianoid
Veterano
# jul/15
· votar


sou veterano só pq me cadastrei há um bom tempo, mas quase nunca usei esse forum. Não conheço muito do povo aí...

não quer ser ofendido, não nos ofenda com sua ignorância. Fica difícil discutir com alguém em uma área especializada quando não se sabe nada e quer posar de manjador

Tecfrente
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


sou veterano só pq me cadastrei há um bom tempo, mas quase nunca usei esse forum. Não conheço muito do povo aí...

não quer ser ofendido, não nos ofenda com sua ignorância. Fica difícil discutir com alguém em uma área especializada quando não se sabe nada e quer posar de manjador


O conhecimento de Teoria e Harmonia musical é importante ? Claro que sim. Não estou discutindo isso. Mas você se achar superior a ponto de usar reiteradamente a palavra "ignorante" por causa de conhecimento de teoria musical é hilário.

Jimi Hendrix possuía pobres conhecimentos de teoria musical. Se você não o conhecesse e ele fosse ainda vivo e passasse aqui no forum para discutir, imagine o que ele escutaria de você ?!

Há um post em que ele estava num show e disse "parece que eu escutei o pessoal falando algo como "D com 9 -". Ou seja, ele não sabia nem direito a teoria dos dissonantes.

Só que em termos "práticos", "tocando mesmo o instrumento", você ficaria bem "ignorante" perto dele.

Agora entendeu por que temos que ser humildes antes de chamarmos alguém disso ou daquilo ? Tudo é relativo, as virtudes e os vícios andam lado a lado. Estamos todos aprendendo aqui nesse mundo.

pianoid
Veterano
# jul/15
· votar


ilário

Tecfrente
Jimi Hendrix possuia pobres conhecimentos de teoria musical. Se você não o conhecesse e ele fosse ainda vivo e passasse aqui no forum para discutir, imagine o que ele escutaria de você ?!

o cara era um solista, só precisava improvisar alguma frase na hora e tocar com os dentes e a banda que se voda pra acompanhar... tocar muito às vezes quer dizer tocar muito bem, outras vezes tocar muitas notas rs

Tecfrente
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


Muitos guitarristas profissionais dizem que ele foi "um dos" maiores guitarristas da história, mas depois de ler este seu argumento vou dizer a esses guitarristas que Jimi Hendrix "era um solista e sabia tocar muitas notas, o que é diferente de tocar muito bem".

Concordo com você quando diz que "ser solista (brincar com escalas, acho que foi esse o sentido que você quis dizer) e tocar várias notas é diferente de tocar bem". Mas acho que Jimi Hendrix estava num patamar acima disso. Ou seja, ele tinha potencial para ir além disso. O ouvido absoluto dele era bem raro, tem até algumas histórias de ele indo comprar uma guitarra e esta estando desafinada e ele conseguiu afinar pegando um objeto (acho que era uma taça de cristal) da loja. É uma história mais ou menos assim.

pianoid
Veterano
# jul/15 · Editado por: pianoid
· votar


solista é aquele toca um instrumento, solo. Não nos diga sobre esse guitarrista obscuro...

o cara ter poucos conhecimentos de teoria musical é algo bem relativo: se o cara lida profissionalmente com a coisa, absorve o conhecimento nem que seja na marra. Mesmo nunca tendo lido uma partitura tranquilamente sabe todas as escalas de cór, porque é a base de toda música. Estava imbuído no rock de sua época e sabia seus acordes e riffs e acentuações. Ainda mais se tinha ouvido absoluto, como todos os melhores músicos.

não gosto de rock em geral, mas não tiro os méritos de alguns solistas geniais. É só que a guitarra elétrica consegue ter um som mais irritante que o de mosquito das madrugadas do velho instrumento favorito do século anterior à ela: o violino kkkkk

LeandroP
Moderador
# jul/15
· votar


pianoid
o cara era um solista, só precisava improvisar alguma frase na hora e tocar com os dentes e a banda que se voda pra acompanhar

Cara, não é bem assim...

Adler3x3
Veterano
# jul/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


Concordo não é bem assim.

O baixista e o baterista que acompanhavam o Hendrix eram excelentes músicos.

E esta de improvisação não é uma arte exclusiva do Jazz ou do Rock Progressivo, ou outro estilo moderno.

Existem músicas clássicas feitas para Violoncelo em que a parte do Cravo é toda feita de improviso, uma dupla que se apresenta o Violoncelo segue a partitura, e o que toca o Cravo vai em 100% no improviso.
E não são peças curtas.
Claro somente músicos excepcionais conseguem fazer isto.

Adler3x3
Veterano
# jul/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


oops post duplo

Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


Tecfrente
a ponto de usar reiteradamente a palavra "ignorante" por causa de conhecimento de teoria musical é ilário

Hilário, sim?!

Não disse lá atrás que vc pouco sabia??? Isso fará de ti um ignorante no tema - não é fato de vergonha, estou prosseguindo porque quero de fato te repassar um conhecimento.

Se você não o conhecesse e ele fosse ainda vivo e passasse aqui no forum para discutir, imagine o que ele escutaria de você ?!

Hendrix não era de todo ignorante, poderia não saber nomear, mas teve muitas escolas... O Blues foi uma, e ele não foi obra do acaso.

O ouvido absoluto dele era bem raro

Se ele tinha ouvido absoluto, não precisaria de tom de referência. Ouvido absoluto é uma memória das notas, e a capacidade de identificar o som delas de onde quer que saia.

Tenho dois amigos (malas) que o tem, um deles um dia pediu pra mim afinar meu violão pq estava entre E e E#, e isso estava irritando ele... De cara deu vontade de desmanchar o violão nele, mas como não fui agraciado, tive de baixar as orelhas e fazer.

MAS... que Hendrix, ouvido absoluto, e tudo mais tem de relação com o tópico?

Antes só do que mal acompanhado.

Sem essa liberdade toda! Disse que era seu amigo, não te chamei pra sair...! Portanto não se sinta acompanhado (ainda <3).

LeandroP
Adler3x3
o cara era um solista, só precisava improvisar alguma frase na hora e tocar com os dentes e a banda que se voda pra acompanhar

Sem hipocrisia... É sabido que ele usava (como muitos da época) altas doses de todo tipo de drogas... Não creio que ele lembrava de metade das músicas na chapadeira que ele tocava.

pianoid
É só que a guitarra elétrica consegue ter um som mais irritante que o de mosquito das madrugadas do velho instrumento favorito do século anterior à ela: o violino kkkkk

Sai de fininho, ainda dá tempo de voltar pro fórum de música erudita e se esconder lá... Acho que conheci uma amiga sua que se sentiu ofendida, por ser entrevistada ao lado de "moleques gritalhões", da minha banda de pop rock rsrs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alguém faz melodia?