Dúvidas sobre melodia

    Autor Mensagem
    lipe_pe
    Veterano
    # fev/06


    Olá pessoal, eu estou com algumas dúvidas decorrentes a melodia e algumas coisas que gostaria que vcs, por favor, me ajudasse.
    Bem, eu toco numa banda e agora, quando vou tocar eu geralmente tiro a melodia e depois encaixo os acordes que estão lá.
    Está ai minhas dúvidas, geralmente eu faço o acorde, seguro ele e faço a melodia, mas não fica muito bonito. Ou seja, eu faço por exemplo um acorde de C e a melodia é C,E,A,G ... ( acabei de inventar, só um exemplo mesmo ). Então eu faria o acorde de C e seguraria o baixo e tocaria essa seguência. Mas gostaria de saber como eu incrementaria isso para não ficar notas soltas.
    E outra dúvida que gostaria que me esclarecesse é que nem sempre fica bonita fazer a melodia durante a música na banda. O que eu poderia fazer então no lugar da melodia?
    Muito obrigado desde já. DEUS abençoe a todos ! Grande abraço

    kevinmoore
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    E outra dúvida que gostaria que me esclarecesse é que nem sempre fica bonita fazer a melodia durante a música na banda. O que eu poderia fazer então no lugar da melodia?

    Nunca fica bonito fazer isso!
    Banda é banda, se tem o vocalista, pra que vc vai fazer a melodia!?
    Isso é coisa de PSRzeiro!
    Tire o que o cara do teclado toca, nada além disso!
    Dependendo da banda, ele deve só fazer acordes e algumas coisinhas!
    Comece tirando coisas fáceis, até ir se acostumando!
    Depois que vc estiver bom, tente fazer suas adaptações do arranjo!

    Quanto ao "o que fazer..."
    Arrisque, tente arpejar o acorde ( tocar uma nota por vez ), fazer só o baixo e a quinta alternados...
    Arrisque até ver o que fica melhor!

    Mas tire músicas, do jeito que elas são... e no mínimo aprenda o que são escalas, e algumas teorias básicas como esta, acordes e tal...

    Que estilo de música vc está tocando?

    lipe_pe
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Realmente eu percebi que não fica bom mesmo. Escalas eu até sei sim, quinta alternadas eu não sei ... Entao eu tirarei as músicas como o tecladista toca. Mas para tirar de ouvido as músicas existe algum pradão na escala ou de acordo com os acordes da cifra ? Estou tocando músicas gospel ( evangélicas ).
    Gostaria de te agradecer pelos esclarecimentos ! Muito obrigado ! Abração ! DEUS abençoe tremendamente

    lipe_pe
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Também gostaria de perguntar sobre a mão esquerda. Qual a melhor coisa, ou a coisa mais freguente que os tecladistas usam nela? Só o baixo com a 5ª ou acorde ? Muito obrigado

    kevinmoore
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Mas para tirar de ouvido as músicas existe algum pradão na escala ou de acordo com os acordes da cifra ?

    Sempre facilita se vc souber escalas, pq a maioria das músicas seguem uma escala, e tratando-se de pop, elas ficam praticamente o tempo todo em no máximo 2 escalas!
    Então fica fácil prever os acordes... pq há poucos acordes em uma escala, e músicas mais pops usam acordes mais básicos, tornando essa gama de possíveis acordes menor ainda!
    Mas a melhor "técnica" é tirar várias músicas, com o tempo vc vai ficando bom...
    Mas no começo é difícil mesmo! Mas go on!

    Também gostaria de perguntar sobre a mão esquerda. Qual a melhor coisa, ou a coisa mais freguente que os tecladistas usam nela? Só o baixo com a 5ª ou acorde ?

    Se vc usar ela na região mais grave do teclado ( oq é o mais usual ) é melhor vc usar o dedinho e o dedão fazendo o baixo do acorde em oitavas, ou até pegar a quinta e os dois baixos...
    Depende do instrumento!
    Fazer acordes na esquerda não é mto bom, pq fica mto embolado o som, perde a definição do acorde da esquerda e do da direita!

    EU prefiro usar o baixo, ou o baixo oitavado ou o baixo + quinta + baixo uma oitava acima!

    Mas teste aí as coisas, e v o que mais te agrada...

    Mario Umetsu
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    lipe_pe
    Vc sabe ler clave de fá??
    Aprender,que é uma boa..lá está o que vc tem que fazer com as duas mãos,e vc incrementa o que vc quiser...
    Espero ter ajudado.
    Deus a bençoe vc tbm.
    Um abraço

    GIANCARLO TARDELLI
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Mario Umetsu
    Vc sabe ler clave de fá?? (2)

    Mario Umetsu
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    GIANCARLO TARDELLI
    Digamos que.. Sim
    Na minha aul de teclado,eu aprendi Clave de Sol e acordes.
    Qnd terminei,depois de uns tempos me veio a vontade de estudar tudo de novo,só que com clave de fá.
    Eu estou estudando a parte.
    Tenho livros e uns negocios,estou cada dia melhor...qnd der entro prum conservatório.
    Abraços.

    GIANCARLO TARDELLI
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Mario Umetsu

    É isso aí!

    Eu só uso a Clave de fá. É raro eu usar oitavados, mas quando uso, tento diferenciar, inventar, e gosto de usar mão cheia(tento usar todos os dedos)

    Acho uma boa você querer entrar num conservatório.

    Abraços.

    Mario Umetsu
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    GIANCARLO TARDELLI
    Mais preciso de quase 100 reais por mês (Convertidos em,mais ou menos,80 saquinhos de pipoca) pra pagar uma aula de piano..pra depois mais uma grana pra comprar um piano,pq o teclado ja esta pequeno pra mim.
    Abraços.

    GIANCARLO TARDELLI
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    (Convertidos em,mais ou menos,80 saquinhos de pipoca)

    Ahahahahahahaha.

    Abraços.

    kevinmoore
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    e gosto de usar mão cheia(tento usar todos os dedos)

    usar a mão esquerda com todos os dedos é horrível... é impraticável!

    espero de coração que vc esteja falando não simultaneamente!

    GIANCARLO TARDELLI
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Stratopower

    É... se eu naum for útil aqui na empresa, naum será mesmo depois de ser demitido

    Concordo plenamente.

    Fique com Deus.

    kevinmoore
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    mas é um otário amador mesmo...

    meus pêsames!

    kevinmoore
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Mario Umetsu

    não liga... ele é retardado mesmo! vive citando o nome desse outro usuário qdo ele fica sem resposta... deve ser o parceiro sexual dele! ele é idiota!

    GIANCARLO TARDELLI
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Alguém falou em usar a"MÃO ESQUERDA", por aí?

    Eu também não entendi essa. acho que o cara Bebeu, ahahaha.

    kevinmoore
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    GIANCARLO TARDELLI

    qualquer idiota que leu o tópico sabe que isso não é quote de lugar nenhum... sinto mto mas, tente denovo!

    tadinho...
    ah... já arrumou os 1300 desse mês?

    hauahuahuah

    Mario Umetsu
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Editado,pq nao quero me meter em encrenca

    GIANCARLO TARDELLI
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Mario Umetsu

    Respeito sua opinião!

    Esse usuário só gosta de "DESVIRTUAR".

    É eu postar, já vem ele ironisar.

    É lamentável.

    Abraços.

    yuri_slash
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    hgahahahahhahaha

    Mario Umetsu
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    GIANCARLO TARDELLI
    Novamente,não quero opinar.
    Abraços.

    lipe_pe
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Kevin, gostaria de te agradecer grande por td ! brigadao msm !!
    Poxa, qto a clave de fá sei ler sim, mas o que isso me ajudaria numa cifra, por exemplo ?
    Fiquem com o SENHOR ! Mto obrigado pelas ajudas

    kevinmoore
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    lipe_pe

    Aconselho vc à não ficar se apegando muito à cifras, tente tirar as músicas do jeito que elas são, com as inversões corretas de acorde ( vc sabe que um acorde pode ser tocado de inúmeros jeitos né? )
    Só se vc não conseguir de jeito nenhum tirar um acorde, procure a cifra, ela te ajudaria nesse ponto, mas não é legal se prender em cifras!
    Mas volto à dizer, teste várias opções de baixos na mão esquerda e veja o que soa melhor, e tb teste várias inversões de acordes!

    querido GIANCARLO TARDELLI... ngm aqui desvirtuou tópico nenhum, volte e leia, e pare de falar bobagem ( vc é profissional nisso )

    Tudo começou qdo vc disse que gosta de usar todos os dedos da mão esquerda, e eu disse que isso era impraticável se vc se referia à usar isso simultaneamente, pois qualquer não-amador sabe que usar acordes em notas graves se perde a definição do acorde, portanto está dentro do assunto do tópico!
    Tente outra vez ;)

    GIANCARLO TARDELLI
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: GIANCARLO TARDELLI
    · votar


    todos os dedos da mão esquerda

    Tem gente que está lendo demais. Quando eu me referi á isso, eu quis dizer, ambas ás mãos.

    Eu não faço com alguns, que faz oitavados, usa 3 dedos na MÃO ESQUERDA, ou usa só 2 dedos na MÃO ESQUERDA.

    No meu caso, eu quis disser que eu uso "QUASE", todos os dedos das mãos. Eu disse QUASE.

    kevinmoore
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Tem gente que está lendo demais. Quando eu me referi á isso, eu quis dizer, ambas ás mãos.

    É raro eu usar oitavados, mas quando uso, tento diferenciar, inventar, e gosto de usar mão cheia(tento usar todos os dedos)

    Eu disse QUASE

    acho que estou cego!

    Aliás eu perguntei na boa logo abaixo:

    espero de coração que vc esteja falando não simultaneamente!

    Vc não respondeu... veio com mais uma de suas coisas de otário!

    mas deixa pra lá, vc tem um PSR... quem sou eu para discutir com um profissional de "mão cheia" como vc? ahuauah

    gostei destes "á" e "ás"... bem interessante! o "disser" tb!
    coisa de ""PROFICIONAL""(robô),sem qrer ""IRONISAR",ok,abrassos!

    Enfim...

    lipe_pe
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Kevin, sei sim quanto as inversões. Muito obrigado mesmo pela ajuda. Vou fazer isso sim ! Como que você faz para pegar as músicas de ouvido? Você usa algum programa para abaixar o som da música e só pegar o teclado ( se é que isso existe ) ? ou presta muita atenção a música mesmo e tira a partir dela ? Muito obrigado por tudo mesmo. DEUS abençoe ! Grande abraço

    kevinmoore
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    lipe_pe

    Então, sabendo sobre as inversões, sabendo sobre escalas, vc já está com meio caminho andado, do outro meio caminho que sobra temos metade o ouvido ( tem gente que tem o ouvido mais treinado, e já reconhece mais facilmente ) e a outra metade a prática ( que vai acostumar teu ouvido )!
    Eu naum uso nenhum programa, procuro prestar atenção bem fundo na música e perceber o básico do teclado, tiro o básico, mais ou menos como vc encontraria nas cifras, depois faço um processo iterativo...
    Vou melhorando, tirando um detalhe aqui, outro ali, me adequando mais ao que realmente o cara está tocando! Descobrindo as inversões, os baixos...

    Qto ao programa para isolar só o teclado, infelizmente isso não existe ahuauah
    As músicas que eu curto normalmente têm o teclado bem na cara, qdo não o teclado fica na caixa direita e a guitarra na esquerda, e coisas do tipo!
    Isso facilita bem!
    Mas no caso de música gospel, creio eu que sejam mais fáceis e mais pops, vc vai ter que achar o teclado no mix! Mas pela simplicidade ( outra suposição ) fica relativamente fácil de tirar!
    Mas tenha isso em mente, vc nunca vai conseguir tirar perfeitamente de primeira, é um processo iterativo...
    Tente começar tirando músicas simples, tipo Imagine do John Lennon...
    Músicas com o "teclado" mais audível, para ir acostumando-se com o negócio!
    Tire os acordes, depois os baixos, depois as inversões corretas, depois os arranjos/passagens e notas adjacentes!
    Mas como eu disse, tem que treinar, no começo é difícil mesmo!
    Mas naum tenha medo de arriscar...

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    começou de novo... :(

    cara... tenta tirar igual ao original. Estude e faça adaptações, improvise qdo tiver mais segurança e experiencia...

    lipe_pe
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Muito obrigado mesmo kevin ! :D
    Grande abraço ! Agradeço por td mesmo ! DEUS te abençoe muito ! Farei isso sim !

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas sobre melodia