Relação acorde-melodia

    Autor Mensagem
    Elton K
    Veterano
    # out/04


    oi! Bom, estou com uma dúvida teórica... alguém pode explicar por que numa melodia X se usa um acorde Y??

    Sei que tem um conjunto básico de acordes para uma determinada escala (ex: Escala C -> Acordes: C(Maior) D(menor) E(menor) F(Maior) G(Maior) A(menor) B(diminuto) )
    Mas e depois? Por que numa melodia X usa acorde Y???

    Alguém responde ae que tah meio embaçado heehehe

    Ken Himura
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Hehehe não entendi muito bem a pergunta, mas vou tentar explicar...

    Por que numa melodia X usa acorde Y???
    Tem vários motivos... pode ser porque o acorde Y faz parte do campo harmônico do tom da música, o Y pode ser o acorde do tom da música, pode fazer parte do campo harmônico da nota que está sendo tocada etc...

    Se ficou meio complicado, pergunta aê

    SaintFerio
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Se eu bem entendi ele quis perguntar pq a melodia está dentro do acorde ou coisa assim...

    Bom, geralmente a melodia das músicas (principalmente rock, pop e estilos do gênero) as notas da melodia ficam dentro do acorde, ou seja, se vc está em C, a primeira nota provavelmente C, depois vc vai usar um D ou um B na melodia... Geralmente é assim, a não ser que vc esteja falando dos Bruce Dickinson da vida, mas mesmo ele não canta melodias fora dos acordes, não muito... Pq da um impacto, as vezes da impressão de estar fora do tom...

    SoldierOfFear
    Veterano
    # out/04
    · votar


    É uma dúvida que eu sempre tive. Se eu pego a melodia de "parabéns pra você", qual os acordes que eu tenho que botar e por quê?

    kevinmoore
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Cara é tipo assim!
    Se você tá tocando um acorde de dó por exemplo:
    Vc não vai botar um C# na melodia... senão sai tudo fora!
    Cada acorde define uma "escala" ou campo harmônico que você "pode" usar!
    Mas você pode sair também dessa "regra"!

    É uma dúvida que eu sempre tive. Se eu pego a melodia de "parabéns pra você", qual os acordes que eu tenho que botar e por quê?

    Você tem que colocar os acordes que o cara pois!
    Pq você pode colocar trocentos acordes lá!
    Isso que chama fazer o "arranjo" da música! Entende?
    Você faz o arranjo como quiser ( inversões de acorde, colocar sétima e por aí vai! )

    E o esquema das melodias usarem as notas do acorde é porque assim fica mais "comum"... tipo se vc ouve notas fora das do acorde fica um poko desconfortável ( só algumas )!
    Se você ouvir bandas de Progressivo, vc acha uma merda a música... depois que você ouve umas 6 vezes vc começa à curtir! Pq eles usam notas diferentes e "inesperadas"!
    Mas cara...
    Teoria é teoria... o negócio é fazer o que você acha melhor ;)

    kevinmoore
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Complementando:
    Pega teu teclado e faz o acorde:
    D F# A ( acorde de ré maior )
    Vai experimentando as notas!
    Você vai ver ( ouvir ) que as notas D E F# G A B C caem mto bem! Pq? pq é acorde de ré maior! e essa escala é ré maior!
    Mas se você colocar um E não fica tão bom quanto colocar um D ( a tônica do acorde )! Experimente outras notas... você vai ver que mesmo notas foras da escala cabem tb!
    Mesmo pq com acorde de ré vc tem a escala C# D E F# G A B tb!
    Tem várias!
    Mas é tudo gosto! ;)

    Elton K
    Veterano
    # out/04 · Editado por: Elton K
    · votar


    Opa! Valeu todos ae! Deu pra tirar a dúvida! Valeu mesmo!

    Então, por exemplo, quer dizer que normalmente numa parte da música com acorde C ou Dm ou Em ou F ou G ou Am ou Bo (campo harmônico de C) a melodia vai ter notas da escala C, não é? ... e que muitas vezes a relação foge desse padrão, correto? (dando sensação de dissonância, né?) ... e que se pode arranjar (colocar acordes) numa melodia "inventada por mim" (exemplo) do jeito que quiser, desde que siga todas as relações citadas neste tópico e que fique agradável, não é? (sendo que no caso "Parabéns pra você" precisa usar os acordes que o cara inventou, senão fica diferente, né?)

    Bom, acho que entendi :P ... valeu ae!

    Elton K
    Veterano
    # out/04 · Editado por: Elton K
    · votar


    Ah, vocês fazem aula para manjar teoria? Ou vocês usam algum livro??

    kevinmoore
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Cara a melhor coisa é experimentar!
    Não tenha medo, vai improvisando que você vai tirando suas conclusões! Se apegar a teoria não leva à nada!
    Eu aprendi isso aí de ficar improvisando e fuçando!
    Então você também pode aprender assim!
    Melhor que ficar seguindo livrinhos, que só vão te levar até onde já foram ;)

    SoldierOfFear
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Minha dúvida é o oposto. Como por acordes em uma melodia?

    kevinmoore
    Veterano
    # out/04
    · votar


    SoldierOfFear

    Pega a escala e coloca acordes pertencentes à essa escala!
    Exemplo:
    Escala de Dó Maior: C D E F G A B
    Acordes: qualquer acorde que use essas notas e nenhuma fora ( porém você pode usar notas fora dela )

    O melhor é você esperimentar!

    Pega a melodia e tenta encaixar só o baixo do acorde!
    Aí dpois monta o acorde ;)

    kevinmoore
    Veterano
    # out/04
    · votar


    esperimentar com S foi triste :P
    é com X

    SoldierOfFear
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Eu conheço a teoria de campo harmônico. Mas minha pergunta é se é se, além disso, é só no chuitômetro mesmo ou tem mais teoria atrás?

    Dill Maestro
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Olha os acordes são formados por escalas diatônicas, mas a melodia não se relaciona com os acordes, porque temos tambem o temperamento da musica, como?, vc pode harmonizar uma musica que tenha tons tristes e ao mesmo tempo transformala em alegres, muito maestro rearmoniza outras composições para trabalhar como se fosse uma obra unica, e se vc estudar escalas ocidentais ou mesmo orientais vera mais facilmente a diferença, quem comanda a melodia é o compositor da musica, então estamos livres para criar e rearranjar qualquer composição, vc escolhe a escala dentro do seu bom senso, por isso algumas musicas são denominadas comerciais e outras não,
    também temos as musicas de propaganda que são aquelas que de alguma forma esta relacionada com o produto, e o ponto forte é a pisicologia da harmonia, pois a musica possui inicio, evolução e fim, se vc por exemplo analizar uma musica classica, podera sentir o dialogo dos instrumentos, como um violão cello triste, ou uma conga alegre e pergunta e resposta, como se fosse uma ópera, a musica tem muitos fins, e realmente a melodia não tem a ver com escalas, as escalas existem para se improvisar e para denominar a procedencia e regionalidade da composição.
    Fuiii
    Dill

    kevinmoore
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Eu conheço a teoria de campo harmônico. Mas minha pergunta é se é se, além disso, é só no chuitômetro mesmo ou tem mais teoria atrás?

    Cara, eu sou completamente contra essas babozeiras de teoria!
    Pô! Música é expressar sentimentos! Como vc vai expressá-los seguindo regras?
    Faz o que vem na cabeça e tá bom!
    Agora... para improvisar é bom saber essas coisa básica que eu te disse! Senão você começa a viajar muito! E no improviso não é muito bom sair de escala, à não ser que você tenha a habilidade rara de bolar uma melodia na cabeça e tirar na hora exata que está tocando! ( eu até faço isso... mas pequenos licks, não melodias inteiras! )

    ziotti
    Veterano
    # out/04
    · votar


    kevinmoore
    Pô! Música é expressar sentimentos! Como vc vai expressá-los seguindo regras?
    as regras são pra te auxiliar kra, ñ precisa segui-las na risca

    kevinmoore
    Veterano
    # out/04
    · votar


    ziotti
    Com certeza... porém acho que cada um já nasce com uma certa teoria feita ( lógico que depende do que a pessoa ouviu enquanto crescia )!
    Tipo... todo mundo sabe quando você bate uma nota fora da escala... aquele som feio! Qualquer um percebe!
    Eu acho né... hehehe pra mim foi sempre assim! :P
    Mas é... teoria básica é importante! O resto é baboseira eu acho!

    Lord Wakeman
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    Pessoal, estou começando agora me perdoem...é por que queria entender como alguns tecladistas harmonizam tão bonito. Tipo eu tenho que fazer o que? Já li que tem as notas guia mas não sei como encontrá-las ou como usá-las. Por favor alguem me ajude....

    Eu li que elas tem que ficar na ponta do acorde, mas aí desse jeito eu vou ficar saltando na música inteira..

    Lord Wakeman
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    Ninguem amigos??...

    Ken Himura
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Lord Wakeman
    Pegue livros de harmonia e estude. Condução de vozes (ou em inglês, voicings) é tema recorrente neles.

    Lord Wakeman
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    Ken Himura

    Obrigado amigo, eu até entendo algumas coisas sobre voicings, aberturas mas tenho dificuldade para encadear, deixar bonito, qual usar primeiro e qual usar em seguida...

    Muitas vezes tbm não aproveito nada do que eu sei pois toco cover do skank, jota quest, natiruts, barão vermelho e não escuto nada disso nas harmonias das musicas. Não consigo evoluir mais...estou pensando em desistir.

    soruji
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Lord Wakeman

    Amigo, não desista.

    Acredito que, em primeiro lugar você precisa "acostumar" seu ouvido a esse tipo de sonoridade, que raramente você encontrará em músicas pop/rock ainda mais nacionais. rsrs. Para isso, procure ouvir outros estilos e linguagens que contam com uma harmonia bem mais trabalhada, como o Jazz, Soul, Bossa Nova, MPB. A principio é isso.

    Depois, a parte harmônica é calcada em alguns elementos e ferramentas. Entre elas temos o uso de inversões de acordes, distribuição das notas nas duas mãos, uso de extensões (acordes 4, 9, 11, 13), cadências II - V - I maior e menor. Estudando isso já se tem uma boa bagagem para criar harmonias mais sofisticadas e complexas, mas procure ouvir os estilos citados acima para ter mais referências. Não desista, também estou trilhando esse caminho, pois gosto muito de estudar harmonia. Recomendável procurar um professor para acompanhar sua evolução e te auxiliar. Não sou professor, mas se precisar de alguma coisa, dica, auxílio, estarei por aqui. rsrs

    Lord Wakeman
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    soruji

    uso de inversões de acordes, distribuição das notas nas duas mãos, uso de extensões (acordes 4, 9, 11, 13), cadências II - V - I maior e menor



    Agradeço bastante sua dedicação em me responder, amigo. Tenho um conhecimento bastante razoável do que vc citou mas ainda sinto que toco diferente dos bons. Uma vez vi um video do Ivan Lins no jô, e quando ele jogava os acordes tinha uma leveza, um encadeamento suave...ele parecia saber escolher o que fica bonito de cada acorde pois não parecia não usar todas as notas...muito lindo mesmo...

    Enfim, gostaria de chegar nesse nivel...aqui não tem professores. Mas obrigado, só em eu poder discutir o assunto com alguem que teve professor já é muita coisa.

    Lord Wakeman
    Membro Novato
    # set/14 · Editado por: Lord Wakeman
    · votar


    Interessante por que nos discos antigos dele, vc escuta aquela coisa mais marcada e os acordes mais fieis, rigidos, mais clássicos entende...acho que até ele evoluiu muito rsrs

    soruji
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Então, amigo, respondendo sobre o Ivan Lins. Na realidade, a forma de você tocar se adapta a sua situação. No Jô, com certeza ele estava sozinho, então o piano dele ganhou mais evidência e espaço, e por isso foi necessário preencher com mais acordes, digamos. Quando se está tocando numa formação um pouco maior, como uma banda, por exemplo, o trabalho fica bem mais distribuído, de modo que esses acordes são "diluídos", fragmentados entre o baixista, guitarrista, pianista. Bom, pelo menos é o que eu percebo. rsrs

    Meu professor vem me explicando que o segredo da harmonia está na distribuição das notas e na ausência de notas repetidas. Isso que faz o som ficar mais complexo. Quanto a leveza, o segredo está em espalhar os dedos e não tocar um acorde na sequencia. Um exemplo é um acorde Dm7/9/11. Na posição fundamental toca-se nessa sequencia: D - F - A - C - E - G. Se você tocar isso no piano vai sentir um som cheio, denso. Agora experimente fazer esse mesmo acorde, mas espalhando as notas assim:

    Mão esquerda: D - A - E
    Mão direita: F - C - G

    O som fica mais leve, porém continua sendo um Dm7/9/11. Também tenho algumas dificuldades em aplicar essas técnicas por já ter aprendido a tocar sozinho e tudo mais. Porém, agora estou tendo aulas e aprendendo muitas coisas diferentes e importantes sobre harmonia. No que eu puder auxiliar, me coloco à disposição, mas vamos seguindo que a estrada é longa e eu tenho muito o que aprender e aplicar também, todo dia. rsrs

    Lord Wakeman
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    amigo soruji, te mandei uma msg ontem vc viu? o acorde é muito bonito...de fato, existe muita coisa a aprender. vc encadeia ele como, no casos com os acordes V e I.

    freitas_silva
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Vejo que emcadear acordes e conduzir harmonia são coisas extremamentes subjetivas e que devem ser encaradas mais como interpretação, personalidade do músico, do que com formalidade, rigidez, forma.
    É comum no jazz vermos isso. O cara dificilmente vai tocar a harmonia do mesmo mesmo jeito. O acorde bruto vai estar lá, igualzinho e no mesmo lugar, mas a forma ritmica pode mudar ou notas auxiliares podem ser acrescidas. Enfim, é algo bastante particular.
    Eu mesmo, na maratona de shows opto por acordes abertos, que deixem minha mão espalhada. Me sinto confortável com minha mão praticamente deitada sobre as teclas. Passeio exaustivamente entre nonas, sextas e sétimas maiores como notas auxiliares, para tornar a harmonia mas dinâmica, mas nem semore cabe.
    Penso em cada acorde, ou cadência, como mini improvisos, daí me sinto na liberdade de antes da mudança de acorde realizar jogos ritmicos entre as notas, tanto as do acorde quanto as auxiliares.
    Enfim, não é só o estudo da harmonia que vai te trazer bons resultados, na realidade ele só te diz que notas você pode ou não tocar e quando. É necessário também escutar muito o estilo, afim de captar padrões, muitas vezes ritmos, que vão te ajudar na hora de costurar os acordes.
    Por outro lado, deve-se pensar também pelo lado interpretativo, onde você pode (e deve) criar seu próprio jeito de conduzir. Estude, escute e esperimente!

    soruji
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Lord Wakeman

    Na realidade existem n formas de encadear essa progressão II - V - I. Comprei um e-book que fala sobre isso. Manda seu email inbox que eu te passo esse e-book.

    Vi seu email sim, ainda não tive tempo de adicioná-lo no Face, mas não se preocupe, hoje mesmo te adiciono.


    freitas_silva

    Na realidade não existe mesmo o certo ou errado na harmonia. Existe aquilo que é mais conveniente, que cai melhor. Um estudo se faz necessário no que diz respeito a estrutura, fundamentos da harmonia funcional, modal, enfim, mas de fato a grande ideia é ouvir vários pianistas em trabalhos solos e em trabalhos com trios, quarteto, quinteto, voz e piano, junto com orquestra, pra poder assimilar melhor as diversas formas que uma harmonia pode tomar dependendo da situação.

    Na minha opinião os dois caras que souberam abrir bastante a mente da galera com relação a harmonia foi o Bill Evans e o McCoy Tyner e hoje em dia um cara que gosto muito de ouvir é o Robert Glasper. Fora eles, curto também as harmonias da galera do gospel americano, que é o que eu pretendo estudar, posteriormente.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Relação acorde-melodia