Duvida sobre acordes de um determinado tom

    Autor Mensagem
    whitewash
    Veterano
    # set/11


    Galera, eu gostaria de fazer uns improvisos mais incrementados, saindo dos acordes maiores basicos, se por exemplo, eu quero fazer um improviso em D, quais acordes sem ser maiores eu posso usar??? como por exemplo, diminutos, com sétima, nona, de qlqer jeito, obrigado gente a minha duvida é essa, porque eu tenho noção do basico, mais não sei como saber incrementar meus improvisos, se alguém puder me responder com uma resposta concreta.

    J.Dionatan
    Veterano
    # set/11
    · votar


    eu quero fazer um improviso em D, quais acordes sem ser maiores eu posso usar???

    Boa pergunta, você já está saindo do lugar comum e abrindo a mente para o verdadeiro estudo da harmonia musical. Vamos lá: Primeiro que a resposta correta é: Estude sobre harmonia e improvisão, e se possível com um bom professor. Mas vou tentar passar um pouco apenas para saciar a sede instantânea.

    a escala de Ré Maior natural que é o tom em questão é composta das seguintes notas:
    Ré - Mi - Fá# - Sol - Lá - Sí - Do#.
    Os acordes que se tiram desta escala seriam:
    D7M, Em7, F#m7,G7M,A7,Bm7,C#m7(b5)

    Improvisa utilizando os acordes e notas acima citados. Lembre-se isto é apenas um pouquinho do que as escalas oferecem, de forma muito resumida, e não substitui em nada um bom estudo e um ótimo professor.

    whitewash
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Humm, é que no momento não to disponivel pra fazer aulas, to tendo que me virar na net... ja tive aulas de teclado e piano antes, gostaria de saber como sei os acordes do determinado tom... sera que vc poderia me explicar pelo menos a maneira de eu saber os tons, pq dai o o resto eu descubro sozinho...

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/11
    · votar


    whitewash
    toda escala responde por um campo harmonico, o maior que é o seu exemplo funciona exatamente igual ao que o J.Dionatan colocou acima, é sempre assim, então fica fácil saber que acordes pode usar em determinado Tom

    I grau - Maior
    II grau - Menor
    III grau - Menor
    IV grau - Maior
    V Grau - Maior
    VI Grau - Menor
    VII Grau - Menor

    Como perguntou quais acordes vocë pode usar em D, o amigo colocou a sequencia completa, como não quer acordes maiores, basta usar os graus II, III, VI e VII

    Se quiser saber outro Tom, basta substituir as notas da escala na lista que o amigo colocou lá em cima, escreve aí então quais acordes podem ser usados no campo harmonico de C maior

    Estou tentando simplificar ao máximo, tem muita coisa no meio ainda hehe, uma dica seria comprar um bom livro de teoria geral da música, tem que estar afiado nisso para poder encarar Harmonia com facilidade

    Aguardando

    whitewash
    Veterano
    # set/11 · Editado por: whitewash
    · votar


    Certo, entendi direitinho, porém restou uma unica duvida, como posso deixar minha melodia rica, utilizando acordes com sétima, diminutos que acho mto bonitos, nona, em que acordes posso fazer essas coisas, tem uma regra??? ou todos podem ser diminutos e etc...?

    formação de acordes eu ja sei, por exemplo, um acorde maior precisa de 2,5 tons da Tonica para a terça, ja um acorde menor, precisa de 2,0 e sucessivamente..

    Bruno_guitar123
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Bruno_guitar123
    · votar


    quanto a acordes diminutos, vc pode usar eles como prepação
    Ex: se tu tiver em D e for para Em7 coloca um diminuto de passagem
    assim -> D Eb°| Em7


    para usar nona, sétima ... vc tem q conhecer a escala do campo harmônico e ver que intervalos tu pode usar.

    Ex:no campo harmônico maior de D, a escala é:
    1º - 2º - 3º - 4º - 5º - 6º - 7º
    D - E - F# - G - A - B - C#

    pode-se usar sobre o D :
    D7M -> D - F # - A - C#
    D9 -> D - F # - A - E
    D6-> D - F # - A - B
    D7M/9-> D - F # - A - C# - E
    Dsus-> D - F # - G
    etc...

    aí vc tem que ver para cada acorde do campo harmônico

    pode-se usar também intervalos que não estão na escala, vai da criatividade ,do conhecimento e do ouvido de cada um...

    whitewash
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Humm, entendi, muito obrigado mesmo vou estudar isso no tom de D, depois vou partir para outros tons...

    J.Dionatan
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Legal, bons estudos. Vai perceber como fica mais prazeroso tocar teclado utilizando as técnicas citadas.

    Matheus Constantino
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Mas, para que as notas de determinada escala seja usada em três acordes, o último não deve ser Diminuto?

    bravo57
    Veterano
    # set/11
    · votar


    whitewash
    J.Dionatan
    Edson Caetano
    Bruno_guitar123

    Pois é rapaziada... Belíssimo tópico. Muito bom ver discussões/ assuntos sobre teoria ou estudos.

    Abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida sobre acordes de um determinado tom