Ajuda com Determinado Tipo de Efeito

    Autor Mensagem
    M.André
    Membro Novato
    # nov/18 · Editado por: M.André


    Prezados...
    Preciso de uma ajuda com um efeito bem comum em várias músicas por aí... Não sei o nome do mesmo, mas ele se parece com um "copo enchendo" (numa descrição bem tosca)... kkkk

    Aqui tem dois exemplos dele:
    Uptown Funk (começa em 00:58)


    It's My Life (começa em 00:27)


    Inicialmente, pensei em fazer isso utilizando o portamento configurado com um valor baixo de transição entre as notas, mas quero disparar este efeito pressionando apenas uma tecla. Não sei configurar desta forma. Atualmente, disparo ele pressionando a tecla da nota onde o efeito começa e mantendo-a pressionada, teclo a nota final (onde o efeito irá acabar).

    Além do portamento, existe alguma outra maneira de fazer isso?

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/18 · Editado por: Edson Caetano
    · votar


    M.André
    na música do bon jovi o efeito é um vocoder... o efeito é feito com a voz dele, o primeiro é um synth lead que você altera algum filtro, mas aqui longe do meu equipamento vou ficar te devendo, mas definitivamente não é nada com portamento, vou procurar pra vc

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/18
    · votar


    consegui algo bem similar pegando um saw lead e deixando o cutoff fechado, voce abrindo ele vai dar o efeito de 'enchendo copo', que equipamento você tem ai para saber as possibilidades, alterando envelopes vai resolver tambem, mas estou usando um synth analogico aqui, Sunrizer app, algumas soluções podem não ser viáveis

    Casper
    Veterano
    # dez/18
    · votar


    Pitch Wheel

    M.André
    Membro Novato
    # dez/18
    · votar


    Edson Caetano
    O vocoder é aquele "wah wah" que ele faz com a boca no caninho, né? O efeito que me refiro não é esse... é um que fica no fundo, logo depois. Me parece ser algo relacionado ao portamento sim (o resultado soa mais próximo).
    Tentei utilizar um saw com o cuttof conforme a indicação, mas fica bem diferente. Estou utilizando um Yamaha S30 (esse disco aí do Jovi foi gravado com um S80), mas também posso utilizar um Alesis Ion. De qualquer forma, obrigado pela ajuda. ;-)

    Casper
    Tá aí uma coisa que não havia pensado ainda... O bom é que posso configurar ranges diferentes de pitch para cada timbre, o que não compromete os que não precisam desse efeito. Valeu pela dica!!

    Ramsay
    Veterano
    # dez/18 · Editado por: Ramsay
    · votar


    M.André
    Não é nada disso cara, o efeito que vc relata é tipo um "whooooo" em que a frequência vai crescendo paulatinamente.
    Esse efeito só pode ser conseguido usando-se um VCF (Voltage Controlled Filter) no qual girando-se um potenciômetro a frequência do som vai subindo e ocasionando o efeito.
    Então, para obter o efeito vc precisa de um pedal dedicado pra isso, tipo os dos links das imagens abaixo:
    http://files.effectsdatabase.com/gear/pics/oberheim_vcf-200_001.jpg

    https://media.sweetwater.com/api/i/q-82__ha-1363dc8743f5e767__hmac-fb0 76da1d76387f53ff4c4c816d8d727f1b016b0/images/items/750/MF101-large.jpg

    Edit:
    Os circuitos de VCF não são muito complicados e, se vc entender um pouco de eletrônica e soldagem de componentes, pode perfeitamente construir um.
    Inclusive eu já montei um VCF há muito tempo atrás, mas, o que eu montei tinha uns 4 potenciômetros que controlavam parâmetros muito diversos e eu acabei me perdendo e abandonei o projeto, apesar de que ele funcionou.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com Determinado Tipo de Efeito