Autor |
Mensagem |
whitewash Veterano |
# set/11
Galera, eu gostaria de fazer uns improvisos mais incrementados, saindo dos acordes maiores basicos, se por exemplo, eu quero fazer um improviso em D, quais acordes sem ser maiores eu posso usar??? como por exemplo, diminutos, com sétima, nona, de qlqer jeito, obrigado gente a minha duvida é essa, porque eu tenho noção do basico, mais não sei como saber incrementar meus improvisos, se alguém puder me responder com uma resposta concreta.
|
J.Dionatan Veterano |
# set/11
· votar
eu quero fazer um improviso em D, quais acordes sem ser maiores eu posso usar???
Boa pergunta, você já está saindo do lugar comum e abrindo a mente para o verdadeiro estudo da harmonia musical. Vamos lá: Primeiro que a resposta correta é: Estude sobre harmonia e improvisão, e se possível com um bom professor. Mas vou tentar passar um pouco apenas para saciar a sede instantânea.
a escala de Ré Maior natural que é o tom em questão é composta das seguintes notas: Ré - Mi - Fá# - Sol - Lá - Sí - Do#. Os acordes que se tiram desta escala seriam: D7M, Em7, F#m7,G7M,A7,Bm7,C#m7(b5)
Improvisa utilizando os acordes e notas acima citados. Lembre-se isto é apenas um pouquinho do que as escalas oferecem, de forma muito resumida, e não substitui em nada um bom estudo e um ótimo professor.
|
whitewash Veterano |
# set/11
· votar
Humm, é que no momento não to disponivel pra fazer aulas, to tendo que me virar na net... ja tive aulas de teclado e piano antes, gostaria de saber como sei os acordes do determinado tom... sera que vc poderia me explicar pelo menos a maneira de eu saber os tons, pq dai o o resto eu descubro sozinho...
|
Edson Caetano Veterano
|
# set/11
· votar
whitewash toda escala responde por um campo harmonico, o maior que é o seu exemplo funciona exatamente igual ao que o J.Dionatan colocou acima, é sempre assim, então fica fácil saber que acordes pode usar em determinado Tom
I grau - Maior II grau - Menor III grau - Menor IV grau - Maior V Grau - Maior VI Grau - Menor VII Grau - Menor
Como perguntou quais acordes vocë pode usar em D, o amigo colocou a sequencia completa, como não quer acordes maiores, basta usar os graus II, III, VI e VII
Se quiser saber outro Tom, basta substituir as notas da escala na lista que o amigo colocou lá em cima, escreve aí então quais acordes podem ser usados no campo harmonico de C maior
Estou tentando simplificar ao máximo, tem muita coisa no meio ainda hehe, uma dica seria comprar um bom livro de teoria geral da música, tem que estar afiado nisso para poder encarar Harmonia com facilidade
Aguardando
|
whitewash Veterano |
# set/11 · Editado por: whitewash
· votar
Certo, entendi direitinho, porém restou uma unica duvida, como posso deixar minha melodia rica, utilizando acordes com sétima, diminutos que acho mto bonitos, nona, em que acordes posso fazer essas coisas, tem uma regra??? ou todos podem ser diminutos e etc...?
formação de acordes eu ja sei, por exemplo, um acorde maior precisa de 2,5 tons da Tonica para a terça, ja um acorde menor, precisa de 2,0 e sucessivamente..
|
Bruno_guitar123 Veterano
|
# set/11 · Editado por: Bruno_guitar123
· votar
quanto a acordes diminutos, vc pode usar eles como prepação Ex: se tu tiver em D e for para Em7 coloca um diminuto de passagem assim -> D Eb°| Em7
para usar nona, sétima ... vc tem q conhecer a escala do campo harmônico e ver que intervalos tu pode usar.
Ex:no campo harmônico maior de D, a escala é: 1º - 2º - 3º - 4º - 5º - 6º - 7º D - E - F# - G - A - B - C#
pode-se usar sobre o D : D7M -> D - F # - A - C# D9 -> D - F # - A - E D6-> D - F # - A - B D7M/9-> D - F # - A - C# - E Dsus-> D - F # - G etc...
aí vc tem que ver para cada acorde do campo harmônico
pode-se usar também intervalos que não estão na escala, vai da criatividade ,do conhecimento e do ouvido de cada um...
|
whitewash Veterano |
# set/11
· votar
Humm, entendi, muito obrigado mesmo vou estudar isso no tom de D, depois vou partir para outros tons...
|
J.Dionatan Veterano |
# set/11
· votar
Legal, bons estudos. Vai perceber como fica mais prazeroso tocar teclado utilizando as técnicas citadas.
|
Matheus Constantino Veterano |
# set/11
· votar
Mas, para que as notas de determinada escala seja usada em três acordes, o último não deve ser Diminuto?
|
bravo57 Veterano |
# set/11
· votar
whitewash J.Dionatan Edson Caetano Bruno_guitar123
Pois é rapaziada... Belíssimo tópico. Muito bom ver discussões/ assuntos sobre teoria ou estudos.
Abraço
|