Demorou mas comprei meu primeiro teclado um MOX8

Autor Mensagem
cidhancock
Veterano
# set/11
· votar


catamilho,

Compartilho da mesma euforia e emoção! O meu MOX8 esta a caminho e provavelmente chegará nesta semana.

Assim que chegar posto aqui no forum as minhas impressões sobre o mesmo.

A propósito sempre acompanhava de longe as postagens do forum e decidi agora fazer parte desta família, sendo esta minha primeira postagem!

Abrçs!

catamilho
Veterano
# set/11
· votar


cidhancock,

que bom, assim você vai poder me contar os segredos dele.

Eu estou usando o danado como um piano, você acredita.

Assim que desvendar os segredos de como ele funciona conta para mim.

Eu estou igual o Tiririca, (quando chegar La eu conto o que se faz), eu cheguei no mox8 e ainda não descobri como se faz RS.

Abraços a todos.

cidhancock
Veterano
# set/11
· votar


Colegas,

O teclado é fantástico! A sonoridade incrível!! Usei neste fim de semana numa gig que toco e me surpreendi com a qualidade dos timbres. Fiz uma lista dos timbres de fabrica mesmo (visto que ainda não tive tempo de editar timbres) através do recurso Master que possibilita acesso fácil aos recursos do MOX8.
O piano tem muita qualidade e peso; Rhodes são muito bons (alem de muita fartura); órgãos pesados e sintys violentos...
Usei o vocoder e fiquei impressionado com a facilidade da configuração do mesmo. Tocamos algumas músicas dos anos 80 e ele caiu como uma luva.
Um ponto negativo que percebi foi com os cortes na mudança de timbres (apesar de no meu caso uso outro teclado para compensar - ou seja alterno a mudança de um e de outro teclado). Ainda não descobri uma solução para isso... acho que não tem... enfim, outro problema é a utilização de timbres com muitas vozes; a polifonia cai consideravelmente.
A vasta opção de arpejos nele é muito legal. É muito útil pra gigs pequenas sem bateria (quase usando ele como workstation) e pra gigs grandes. Já estou usando alguns performances como intro e mais pra frente pretendo syncar no PC.
No mais o teclado superou minhas espectativas!
Nesta semana tenho mais alguns eventos e prometo postar outras impressões minhas!!

Catamilho,
Conforme já foi dito aqui, no link abaixo a yamaha disponibiliza o manual em portugues: http://www.yamaha.co.jp/manual/portuguese/result.php?div_code=emi
Me ajudou bastante.

Abração!

catamilho
Veterano
# set/11
· votar


cidhancock,

o manual em portugues veio com o meu teclado em papel mesmo.

Meu problema não é o manual, é o basico mesmo, sabia andar de bicicleta e comprei um moto de 600cc, tenho que descobrir as primeiras noções o basico mesmo porque so sei me equilibrar pra não cair.

Mas deixa pra la, com o tempo acabo descobrindo para que serve a alavanca de marcha e como se solta a embreagem para a moto não morrer, e qual o volume de acelerador para não dar tranco da 1 para 2 marcha...

Abraços a todos..

mauropsouza
Veterano
# set/11 · Editado por: mauropsouza
· votar


Um ponto negativo que percebi foi com os cortes na mudança de timbres (apesar de no meu caso uso outro teclado para compensar - ou seja alterno a mudança de um e de outro teclado). Ainda não descobri uma solução para isso... acho que não tem.

Olá galera tem solução para os cortes do timbre sim...Deixa eu tentar explicar, vamos trabalhar com os botões AF1 e Af2 e trocar os timbres por eles...só da pra usar 3 timbres...isso no modo voice....
voce tem que pegar um voice como o Monopiano por exemplo e colocar no edit para quando voce apertar o Af1 da off nos nesses canais 1, 2 3 etc.. ai coloca um String por exemplo em outra element são 8 que pode usar dai coloca para ele entra quando Af1 da on dai quando apertar o AF1 vai entrar o timbre de String e cortar os elemnte de piano por ex....sem corte, pode botar o AF2 para entrar outro timbre um brass por ex. em elemnet 7 e 8 pox exemplo, com on no Af2....
No Motifator tem timbres prontos assim para o Motif Xs só não sei como carrega-loe para o Mox.entenderam????

mauropsouza
Veterano
# set/11
· votar


acho que da pra fazer isso eu fazia no motif Xs......

catamilho
Veterano
# set/11
· votar


mauropsouza,

ja esta anotado para quando eu estiver esperto usar...

Abraços a todos.

mauropsouza
Veterano
# set/11
· votar


Vai no "manual de parametros do sintetizador" página 5 explica ...na parte do xa control voce pode usar o Af1 e Af 2 para fazer o som sumir ou aparecer ....da pra fazer sim

macba
Veterano
# out/11
· votar


Alguém que tem esse teclado ou testou bem pode me dar uma opinião boa sobre o piano desse teclado tocado com as teclas GHS. Comparado com outros como o proprio Motif, ou um Stage Piano como um RD300 da vida?

teokeyboards
Veterano
# out/11
· votar


olá!! sou novo aqui no forum!!! hoje testei o MOX8 aqui na minha cidade e respondendo a pergunta do MACBA. O piano do MOx8 é Bom não chega ser um Baita piano mas da pra se usar depois de uma boa editada!! as teclas me decepcionaram por demais! esse mecanismo não te dá uma respota bacana nos pianos mas para comparação,essas teclas, na minha opnião são melhores que as do pc3 que també testei hj já os pianos nem chegam perto
!

24levita
Veterano
# abr/12
· votar


Pessoal só agora consegui comprar o meu MOX8 estou super satisfeito , teclas , ele tem sim um baita de piano a resposta . para mim esta tudo beleza . só tem esse problema de corte , como eu toco na Igreja eu não preciso de muitos timbres , são só uns 20 daria por enquanto . eu tendo que ter um Piano & String , Piano & Pad . e alguns Str , e Pad , Violino Etc : agora estou atraz disso ai , fazer um tipo de não cortar , eu vi falar que pode transportar os timbres para aquele banco de dados " SONG" porque esse Banck . ele não corta , e eu foi tentar , fazer e não sei o que eu fisso mais consegui colocar só um timbre , não consigo colocar mais , mas eu vi falar que tem jeito . o negocio agora é fuçar , e trocar idéias . rssssssss

J.Dionatan
Veterano
# abr/12
· votar


24levita
a questão de cortes de timbre envolve também meu Motif XS, muito parecido com o Mox neste quesito. O que acontece é que o modo Voice é um modo aonde voce prepara seu som para usar ele no performance ou no modo song. No modo voice cada timbre está usando um efeito específico dele, dentre as dezenas de efeitos existente e milhares de combinações este roteamento de efeitos é que causa o corte do som quando voce troca o timbre. No modo performance ou modo song o teclado carrega todos os efeitos de uma só vez, dentro de seu limite. Por exemplo no XS6 no modo Song voce pode carregar 16 timbres, porém fica limitado a apenas 8 inserts de efeitos. Os outros timbres são afetados apenas pelo MASTER EFFECT que pode ter reverb, chorus, equalizer, etc. Portanto fique tranquilo que tanto no Song, quanto no Perform não há cortes de som, basta estudar como mudar as pistas no song, ou a criação de Perform. Dica, leia TODO o manual. Eu ainda tenho 340 páginas para ler do meu...

kokada
Veterano
# abr/12 · Editado por: kokada
· votar


24levita
Eu tenho o MOX6, e pelo pouco que fuçei, no modo Pattern tb dá pra fazer essa gambs de não deixar cortar o som. Mas o MOX como é um teclado mid level, pelo modo Pattern só consegui colocar 3 inserts nas 12 trilhas. 3!!!!!!!

Acho que pro modo Song deve ser o mesmo esquema de 3 inserts tb.

Obs: no modo Song, pelo que eu imagino só dá pra configurar cada canal pra 1 timbre, tipo não dá pra juntar 2 timbres e tocar os 2 ao mesmo tempo, como no modo Performance.

Pra vc colocar os outros timbres no modo SONG, vc tem que clicar no botão "Mixing", depois se não me engano tem a opção no visor "Voices", onde vão aparecer 16 trilhas. Depois é só mudar com o cursor para as outras trilhas e setar o timbre - pode selecionar pelo botão category search - o default fica na 1a.

Pergunta pra quem souber: usar Insert seria como deixar igual ao timbre original dele? Pq só dá pra usar 3 inserts?

J.Dionatan
Veterano
# abr/12
· votar


usar Insert seria como deixar igual ao timbre original dele?
Sim amigão, ele pega o timbre identico ao modo voice, sem nenhuma diferença, e voce pode sim utilizar mais de um timbre ao mesmo tempo no modo song, basta endereçar o mesmo canal midi para os timbres que quiser, ex piano channel midi 1 e organ channel midi 1 e ambos em trilhas distintas ok. Dêem uma olhada no grupo do facebook MOTIFEIROS que eu criei que tem vários vídeos do Sidinho Leal e outras dicas sobre estes assuntos para o XS6 e que servem também para o MOx, como voce mesmo disse a diferença é o número de inserts, porque isto consome processamento e hardware ok. Aí que cada modelo tem uma quantidade compatível com o equipamento.
https://www.facebook.com/groups/305903842805216/

24levita
Veterano
# abr/12
· votar


Resolvido meu problema no modo voices Consegui transferir todos os timbres que eu queria para modo SONG , Piano & Str , Violino , Str já tenho timbres beleza no Banco de dados SONG, sem cortes , agora só não resolvi o problema do Modo Perform . que até ,agora não consegui transferir para modo SONG. tipo o MOX não veio com um Piano & Pad . eu fisso uma edição de um muito lindo , eu uso muito Piano & Pad eu preciso agora colocar um Piano & Pad , sem cortes, ão lado de um Pad , eu fisso uma edição tipo desse link
do Youtube http://www.youtube.com/watch?v=cOa7DNv3zwI .
como eu nunca tive teclado da Yamaha , só fãzinha edição no Roland , eu estou estranhando os nomes , munda muita coisa , mais estou babando nas teclas e nos sons da Yamaha . rsssssssssssssss

como vocês resolveram o problema de corte no modo Perform ?

24levita
Veterano
# abr/12
· votar


J.Dionatan , pois é agora vou ver no modo Performa o que eu fasso , porque o meu esta cortando tudo , esse Piano com Pad que fisso , eu usei o back Voice para fazer quando foi gravar foi para Performa . dai ele corta e não consigo passar ele para o back Song

24levita
Veterano
# abr/12
· votar


pessoal vou deixar aqui logo 2 duvidas , para ver se vocês tem como mim ajudar , sobre algum botão , para chamar um Lead , quem já tem o MOX . tem como você quando esta tocando no modo Voceis ou performa , chamar o som de Lead , em sima daquele timbre sem sair , e também , nos teclados Roland , geralmente a versão do Firmware , mostra quando liga o teclado , no Mox não achei , nem no nome Utilit , que nos teclados da Roland é Menu . porque meu teclado chegou agora , mais eu tive no site da Yamaha . eles lançaram um Firmware, eu que ver se o meu veio com versão nova

kokada
Veterano
# abr/12
· votar


24levita
Pressiona em "Utility" e em seguida no botão "Job", que vai aparecer o firmware. O meu consta V1.01.

Quando estiver no modo Voice, experimente pressionar o botão "Layer" - ele junta outro timbre em cima do atual, e passa automaticamente pro modo Performance.

J.Dionatan
Valeu pela dica de juntar timbres no modo Song, não sabia disso! Agora, sobre o insert, no modo Song parece que não está copiando os efeitos originais do DX-7 II AS1, do banco Pre1 D09. No modo Voice o timbre fica bem melhor, no seu acontece o mesmo? Será que estou inserindo os efeitos da maneira correta? Eu vou em: Mixing > Effect > aba INS SW > e seto ON no canal 1. É assim que se copia os efeitos automaticamente ou tem outro processo manual?

24levita
Veterano
# abr/12
· votar


J.Dionatan

Eu não copiei os meus timbres para back SONS . igual o mano falou , eu fisso assim : pequei os timbres do back Voceis os que eu queria salvei no Favoritos , para ficar mais fácil . dai apertei tecla Song , escolhe o numero 1 e junto tem que ficar acessa a luz do botão SONG - Nº 1 "TRACK" depois disso você aperta a tecla favorito , ele vai continuar mostrando AS luzis do 'Favorito , Song o numero 1 do Back do Song , e o Track , dai aperta " STORE" e ENTRA para gravar , quando você for gravar o segundo a mesma coisa pega do favorito . mais antes de tudo você tem que apertar a teclado 2 do SONG . para você ir buscar o timbre no favorito

24levita
Veterano
# abr/12
· votar


Eu não transferi como kokada falou , eu vi essa opção , mais valeu , nesse modo que eu copiei eles ficaram originais , agora vou ver a versão do meu Firmware , porque meu teclado chegou a semana passada , e no site da yamaha , tem uma versão lançada no mês de Janeiro . obriga galera .

24levita
Veterano
# abr/12
· votar


estou escrevendo "BANK" errado desculpa galera . é BANK e não BACK

J.Dionatan
Veterano
# abr/12
· votar


kokada
Sim, é assim mesmo, os effects tem que soar iguais, e tem que deixar apenas 3 ativos claro. Será que não é alguma configuração Master da Song que está descaracterizando o timbre? Resete sempre um song antes de passar timbres para ela, e tenta conferir depois os ajustes de effect na tela song mesmo de cada timbre. Eu nunca tentei ver isto mas acho que deve sim conseguir enxergar as configurações de cada efeito.

P.S o meu é o Motif XS, mas acho que é bem parecido e que funciona em ambos.

24levita
Veterano
# abr/12
· votar


J.Dionatan
Como eu fasso para Resetar um song , antes de copiar o timbre ? no Mox8

evillyn.priscylla
Veterano
# mai/12
· votar


Bom dia galera, estou muito feliz, consegui comprar meu Yamaha MOX8 até que emfim!kkkkk... O Grande problema agora é que eu sai de um PSR para uma maquina e tanto, e não sei pra que serve aquele tanto de botões que tem no teclado, se vocês puderem me dar umas dicas legais, ensinar algumas coisas que podem serem feitas no teclado eu agradeceria muito.

Edson Caetano
Veterano
# mai/12
· votar


evillyn.priscylla
1 - Dica Legal : Leia o Manual

Primeiro para identificar os recursos que seu teclado tem
Segundo para saber quais realmente te interessam
Terceiro para não ficar perdendo tempo com questões obvias

Parabêns pelo Teclado, realmente tem muita coisa aí para se aprender...

kokada
Veterano
# mai/12 · Editado por: kokada
· votar


evillyn.priscylla
Troca comigo, com o meu Yamaha MOX6 - os botões são os mesmos mas pelo menos tem menos teclas! rsrsrs brincadeirinha.

Se bem que tô de olho num MOX8 - sinto falta de mais teclas e pesadas quando uso timbre de piano! :-(((

J.Dionatan e Edson Caetano
Demorei pra responder, mas pra deixar o timbre igual no modo song ou pattern faltava adicionar o chorus e reverb manualmente. Valeu! Mas esse detalhe de ter só 3 inserts é um pouco frustrante! Coisa de mid level...

fulaneto
Veterano
# mai/12
· votar


Ola galera, tambem sou um novo propriatario do MOX8. Tenho aqui algumas duvidas estou tentando salvar uma Performace com 4 timbres de forma que apenas o primeiro timbre fique ativo e os demais possam ser acionados pelos botoes Part Select para tocar simultaneos, seria possivel? A mesma duvida no modo Song, seria possivel ? Já setei 2 timbres no mesmo canal mas não rolou, so toca um por vez, isto é normal? Aceito outras sujestão de outras alternativas.

J.Dionatan
Veterano
# mai/12
· votar


kokada
E veja como um detalhezinho mata o timbre né! Mas é assim mesmo, fuçando, lendo, descobrindo... fuçando, lendo , descobrindo e por aí vai.

kokada
Veterano
# mai/12
· votar


fulaneto
No modo performance é fácil.

Considerando que vc já está com a sua Performance criada com os 4 timbres, é só apertar o botão "Mute", aí é só mutar as partes que vc não quer usar e vice-versa.

Inicialmente os 4 canais do Part Select estão acesos.

No modo Song não sei, não tentei ainda...

evillyn.priscylla
Veterano
# mai/12
· votar


Bom dia galera, mauropsouza será que teria como você fazer um vídeo e postar no youtube, explicando o processo para evitar esse corte de som na troca de timbres?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Demorou mas comprei meu primeiro teclado um MOX8