50% Músico + 50% Instrumento

Autor Mensagem
AGCC
Veterano
# jun/11


Bom dia, meu povo!

Estou acostumado a tocar em piano, no momento possuo um yamaha p95, 88teclas pesadas, som acústico perfeito.

Na igreja onde toco, uso um SP2 teclas "semi"pesadas, que no meu ver são piores que as teclas leves, pois não te dão precisão nenhuma.

Quando vou tocar o meu som acabo ou ficando estridente por causa de muita "força" e não consigo fazer certos movimentos que necessitam de um piano "pp" ou "p", muito menos fazer um vibrato, ou slidedown...

Isso acontece com vocês?

_BLACKMORE_
Veterano
# jun/11
· votar


Esse negócio de teclas é realmente algo um tanto complicado ... mas eu penso que vc deve estudar para apurar sua técnica em todos os tipos de teclas possíveis a você, resumindo controlar a sua força mesmo.
Uma outra possibilidade que vejo é vc mudar nas config do SP2 o tipo de curva de sensibilidade das teclas, claro se o SP2 tiver essa config, então com isso mesmo com teclas leves, ou semi-pesadas ou waterfall vc conseguirá melhorar o ataque e ter uma certa estabilidade na performance.

Artref
Veterano
# jun/11
· votar


caio_albertassi, o problema é que as teclas do SP2 não são muito boas, também tenho dificuldade em tirar som em SP2, SP76 e etc, pois o mecanismo não é aquelas coisas.

Mesmo que elas fossem legais, talvez você esteja sofrendo do mal que eu também tenho, que é preferir sempre as pesadas e não gostar de nada que não seja, hahaha. Isso de pegar outro mecanismo sempre dá uns probleminhas mesmo.

Mas tem um negócio, que é o tempo de adaptação ao instrumento. Você nunca reparou que pianistas quando vão fazer um concerto num piano diferente sempre tocam por um tempo antes da apresentação? Isso é para se adaptar ao instrumento, sentir a mecânica e ir "se acostumando". Esse tempo é algo em torno de 10 ou 30 minutos, depende do que você tá tocando e de você mesmo. Pra mim, geralmente 15 minutos já dá pra se acostumar e amenizar vários problemas de dinâmica e expressividade.

Quanto ao estudo, eu penso um pouco diferente do
_BLACKMORE_, pra mim você tem que estudar em teclas pesadas, as melhores que tiver, pois vão ajudar a construir a sua técnica. E quando for tocar em outro instrumento você toca um pouquinho nele antes para se adaptar.

Eu estudo com um CP-33 o pouco que consigo, mas quando vou fazer um show de 5 horas com o M3 (teclas leves, que eu odeio), só lá na terceira seleção é que eu me conformei, hahaha. Ao final do serviço, quando já me adaptei, me dá desespero, porque aí quando volto para o CP-33 preciso do tempo pra me acostumar de novo. Ainda bem que a Korg acabou com o meu problema e lançou o Kronos 73 com teclas pesadas, yeah!

Então, em resumo, pra você, eu tentaria tocar um pouquinho antes do serviço na igreja, pra ir acostumando, isso já ajuda bem.

_BLACKMORE_
Veterano
# jun/11
· votar


Artref

pra mim você tem que estudar em teclas pesadas, as melhores que tiver, pois vão ajudar a construir a sua técnica. E quando for tocar em outro instrumento você toca um pouquinho nele antes para se adaptar

eu entendo sua opnião e respeito, mas para algumas pessoas essa adaptação ou o tempo para acostumar não é um pouquinho, e por isso que hoje eu defendo que a pessoa tem que estudar o quanto for necessário em vários tipos de teclas possíveis ... ok?
abraço!

AGCC
Veterano
# jun/11 · Editado por: AGCC
· votar


_BLACKMORE_
Artref

Entendo a opnião dos dois. Não sei se vocês connhecem o Yamaha P95 mas as teclas são ótimas, estava pensando em comprar um outro teclado que tenha um piano tão bom quanto o P95.

Alguma sugestão de teclado com bons pianos? Até R$1500,00. Não quero aquele monte de timbre, só pianos.

Pensei no NP-30 da Yamaha!

Artref
Veterano
# jun/11
· votar


Cara, se você gosta das teclas do P-95 acho que você ia chorar de emoção tocando num teclado com mecanismo GH, tipo o P-140, P-155, CP-33, etc.

Cara, nesse valor aí eu não sei não, viu.

AGCC
Veterano
# jun/11
· votar


Artref
Pois é... tipo, neste valor de R$1500,00 é pra comprar um teclado, lógico, sem teclas pesadas rsrs, só com pianos legais pra aprender a me soltar mais.

Ah, o que é mecânismo "GH"? Algum tipo de hormônio do crescimento pra teclado kkkk?

_BLACKMORE_
Veterano
# jun/11 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


neste valor de R$1500,00 é pra comprar um teclado, lógico, sem teclas pesadas

depende ... se for usado ... tem P85 e Privia PX130 no ML ... agora novo são outros quinhentos ... eu até queria comprar um, maaaas...

AGCC
Veterano
# jun/11
· votar


_BLACKMORE_
Hehehe ia ser legal ter um P85 pois eu já tenho o P95 kkk...

Tipo quero algo com no máximo 6/8 pois o P95 é praticamente intransportável rs ainda mais com o case.

Eu tinha comentando o NP-30, mas ninguém falou nada.

_BLACKMORE_
Veterano
# jun/11
· votar


caio_albertassi

legal ter um P85 pois eu já tenho o P95 kkk
dãããã ... kkkk
mas eu apenas quiz mostrar que é possível comprar um bom piano com 1500dilmas! :P

AGCC
Veterano
# jun/11
· votar


_BLACKMORE_
UAhaUKHA...

Mas diz aí, conhece o NP-30?

ThiagoMafra
Veterano
# jun/11 · Editado por: ThiagoMafra
· votar


Concordo com o _BLACKMORE_

Acho q cada tipo de teclas permite técnicas diferentes, e q isso faz diferença em determinados níveis de performance. Tb concordo que as teclas pesadas são importantes até pq estou pagando o preço de excesso de teclas leves... Mas vc acaba desacostumando com as técnicas q só vão fluir tranquilamente nas leves.

Artref
Veterano
# jun/11 · Editado por: Artref
· votar


ThiagoMafra, eu penso diferente. Se o cara estudar sempre com waterfall, ou teclas leves, e depois pegar teclas pesadas, vai estranhar bastante o peso e não vai conseguir tirar som. Se o cara estudar com teclas pesadas, a transição para as leves é bem mais tranquila. Na minha opinião. Pra mim, estudar diariamente em teclas leves acaba mais atrapalhando do que ajudando, parece que muda tudo, e quando pego as pesadas, parece que perdi toda a força. Conversando com amigos, dizem o mesmo. Mas se o cara acha e sente que estudar todo dia com tecla leve ajuda, mesmo na hora de pegar as pesadas, manda ver e seja feliz.

Ah, o que é mecânismo "GH"? Algum tipo de hormônio do crescimento pra teclado kkkk?
É um mecanismo mais elaborado, com mais qualidade e mais realismo que a Yamaha tem em vários modelos. Quer dizer "Graded Hammer", ou seja: ação graduada de martelo. O que tem no seu P-95 é o "GHS".

AGCC
Veterano
# jun/11
· votar


Artref
É um mecanismo mais elaborado, com mais qualidade e mais realismo que a Yamaha tem em vários modelos. Quer dizer "Graded Hammer", ou seja: ação graduada de martelo. O que tem no seu P-95 é o "GHS".

Hum... comecei a sacar, vou dar uma lida melhor sobre isso.

Mas voltando ao assunto... o meu problema é que com as teclas pesadas eu consigo expressar exatamente o que quero, por exemplo fazer um solo rápido, começando das graves, e terminar bem "smooth" nas agudas, saca?

tmurback
Veterano
# jun/11
· votar


Artref
caio_albertassi

Eu acho que o ideal é estudar com o instrumento com o que você vai se apresentar. Sempre que possível, eu levo meus instrumentos. Assim, não tenho surpresas. Eu acho essa questão do costume com as teclas algo fundamental para a interpretação, não dá pra arriscar. Algo que era pra ficar super legal, de repente fica muito inseguro e chato.

_BLACKMORE_
Veterano
# jun/11
· votar


caio_albertassi

Mas diz aí, conhece o NP-30?
não velho ... infelizmente :\

Cleber Vaz
Veterano
# jun/11
· votar


Eu acho que o ideal é estudar com o instrumento com o que você vai se apresentar.

Era o que eu ia dizer hehe

Assim como o Artref eu também gosto muito de teclas pesadas mas não gosto de carregar o piano digital pela falta de praticidade, espaço no carro e etc daí a solução que encontrei foi comprar um teclado 5/8 para poder deixar o piano em casa porém nas primeiras vezes ensaiei no piano e me apresentei com o outro!!! Caí do cavalo!!!!

Desde então toco no piano digital sempre que vou estudar e/ou me divertir mas para ensaiar com a banda deixo o piano quietinho e toco naqueles que vou usar no show, funciona bem...mesmo ficando louco para tocar nas teclas pesadas ;)

Mas por consequência disso acabo por fazer o que o _BLACKMORE_ sugere e toco em mais de um tipo de teclas, não por que goste mas por que se fez necessário ao meu ver...tem lógica se acostumar com vários tipos de teclas e evita muitos transtornos mas quando tenho a chance de tocar num piano acústico não desperdiço a oportunidade e opto pelo método do Artref, ou seja, uma aquecidinha e BUM rsrs

_BLACKMORE_
Veterano
# jun/11 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


caio_albertassi

agora uma coisa ... 50% Músico + 50% Instrumento ... a proporção não é esta não viu ... pelo menos eu não acredito que seja.


Cleber Vaz

quando tenho a chance de tocar num piano acústico não desperdiço a oportunidade e opto pelo método do Artref, ou seja, uma aquecidinha e BUM rsrs
é aí onde está a diferença ... quando vc estuda com o máximo de teclas possíveis tua técnica aumenta ... dae a aquecidinha faz toda a diferença! pelo menos eu percebo isso.

_BLACKMORE_
Veterano
# jun/11 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


flood ...

AGCC
Veterano
# jun/11
· votar


_BLACKMORE_
Cleber Vaz
É... tô vendo que o jeito vai ser treinar com dois tipos de teclas: pesadas e leves.

Embora eu ache estranho rs ter dois teclados, vou começar analisar essa variável e já abro aqui a discussão:

Qual teclado comprar com R$1500,00.
Necessito de pianos e EPs.

Valeu, minha gente!

Cleber Vaz
Veterano
# jun/11
· votar


_BLACKMORE_

é aí onde está a diferença ... quando vc estuda com o máximo de teclas possíveis tua técnica aumenta ... dae a aquecidinha faz toda a diferença! pelo menos eu percebo isso.

É verdade sim, lembro do tempo que só tinha um PSR e dei de cara com um piano de cauda e ao tocar senti que não tinha força nos dedos, depois de tocar por um tempo num órgão eletrônico as coisas já mudaram um pouco, depois com o piano digital a coisa rendeu mais ainda...

Cleber Vaz
Veterano
# jun/11
· votar


caio_albertassi


vou começar analisar essa variável e já abro aqui a discussão:

Qual teclado comprar com R$1500,00.
Necessito de pianos e EPs.


Como disse o _BLACKMORE_, os usados tem mais probabilidade de te atender, nessa faixa de preço só assim mesmo, talvez um KORG mais antigo...01W?

ThiagoMafra
Veterano
# jun/11
· votar


Artref
ThiagoMafra, eu penso diferente. Se o cara estudar sempre com waterfall, ou teclas leves, e depois pegar teclas pesadas, vai estranhar bastante o peso e não vai conseguir tirar som. Se o cara estudar com teclas pesadas, a transição para as leves é bem mais tranquila. Na minha opinião. Pra mim, estudar diariamente em teclas leves acaba mais atrapalhando do que ajudando, parece que muda tudo, e quando pego as pesadas, parece que perdi toda a força. Conversando com amigos, dizem o mesmo. Mas se o cara acha e sente que estudar todo dia com tecla leve ajuda, mesmo na hora de pegar as pesadas, manda ver e seja feliz.


Mas eu disse isso até pq eu sou um exemplo perfeito disso q vc postou. Sempre teve na minha igreja o XP-80, e agora estou tomando uma surra das teclas pesadas. Uma vez, qdo eu fazia aula de piano a professora disse q qeu não tinha musculatura de pianista nas mãos, em outras palavras, não tinha força e controle da técnica pra tocar num teclado mais "pesado". Agora, só tocar em teclas pesadas faz com q vc se desacostume com as 'facilidades' das teclas leves q acabam permitindo coisas q são mais difíceis nas teclas pesadas. Por exemplo: as teclas leves exigem mais que vc acerte o meio da tecla, exigem um controle maior do q vc está fazendo, pois um esbarrão pode significar um erro. Nas pesadas não adianta esbarrar tem q afundar a tecla com vontade, se não, não sai som.

ThiagoMafra
Veterano
# jun/11
· votar


_BLACKMORE_

Já te adicionei, cara. qdo consigo te encontrar on no msn?

_BLACKMORE_
Veterano
# jun/11
· votar


ThiagoMafra

Já te adicionei, cara. qdo consigo te encontrar on no msn?
cara ... neste momento estou na rua ... mais a noite (umas 21 em diante) estarei lah ... ok?
no aguardo, abraço!

AGCC
Veterano
# jun/11
· votar


Acho que é consenso geral dizer que treinar em vários tipos de teclas é o ideal, né?

Quando eu comecei a frequentar o fórum há uns muitos anos atrás o pessoal disse o contrário rsrs que o ideal era estudar em teclas pesadas, acho que as idéias mudam hehehe...

Artref
Veterano
# jun/11
· votar


caio_albertassi, respeito quem pensa diferente, mas a minha não mudou não, hahaha. Eu só me ferro se estudo com tecla leve, rs.

Gus79
Veterano
# jun/11
· votar


Concordo com o Artref, se eventualmente você vai pegar teclas pesadas, é melhor estudar com teclas pesadas.

Ir de teclas leves a pesadas, quando você está desacostumado, é um pesadelo.

Mas se você só toca em teclas leves e sempre toca com o seu próprio instrumento, então o mais sensato é continuar estudando com o seu próprio instrumento.

tmurback
Veterano
# jun/11
· votar


Eu acho que a gente tá confundindo alguma coisa aqui... Se é pra estudar TÉCNICA, aí as pesadas são imprescindíveis. Agora, se é pra estudar para uma APRESENTAÇÃO em geral, é melhor estudar com o instrumento que você vai usar na hora.

Concordo que, em geral, é muito melhor estudar nas teclas pesadas que nas leves, pois a adaptação pesadas -> leve é bem mais fácil que leve -> pesadas. Porém, não dispenso estudar nas leves aquilo que vou fazer numa apresentação, principalmente porque, como o ThiagoMafra falou em cima, nas leves corre-se muito o risco de esbarrar os dedos e perder totalmente a dinâmica/interpretação em virtude de empreender força demais, por estar acostumado com as teclas pesadas.

ThiagoMafra
Veterano
# jun/11
· votar


_BLACKMORE_


melhor vc me dizer q horas do dia eu vou conseguir te encontrar pq minha rotina é meio embolada... aí qdo eu estiver livre esse horário eu te mando uma msg, ou então eu deixo uma msg off line pra vc...

E qto ao tópico:

Eu tb me ferro Artref. E acho q o grosso do treino de técnica TEM q ser em pesadas. Mas algumas técnicas só acontecem nas leves, então não adianta treinar em pesadas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 50% Músico + 50% Instrumento