Smartphone/Tablets qual auxiliaria melhor o Tecladista?

Autor Mensagem
Edson Caetano
Veterano
# jun/11


Sei que estas perguntas do tipo qual é o melhor, é muito chato, e complicado de responder, mas quando se trata de uma nova tecnologia, alias uma nova ferramenta para o nosso instrumento de trabalho, vale a pena trocarmos uma idéia...

Vamos lá, direto ao ponto, meu celular foi para o saco, já venho sapeando faz tempo estas novidades, agora chegou a hora, vou queimar entre 1,5k a 2,5k neste novo gadget

1 - dúvida - Smartphone ou Tablet, um tem área mais ampla, outro mais discreção e portabilidade... (iPad, Galaxy Pad)

2 - dúvida - Android ou iOS - o primeiro o sistema mais aberto, o outro mais centralizado, e agora ??

3 - Qual dos equipamentos tem mais possibilidades de conexóes com nossos controladores

Entre as principais vantagens, seja qual for a escolha final vejo
- porta partituras, nada mais de se preocupar com folhas voando, com pastas perdidas, basta digitalizar os arquivos e a colinha vai estar lá (ponto para o tablet)
- sampler portátil, nada melhor do que coletar timbres diretamente da fonte, e jogar em algum soft (ponto para o Smart)
- Hosts e Vsts - tem tanta coisa nesta área, qual dos equipamentos tem as melhores oportunidades

Qualquer que seja o gadget, Iphone, Ipod, Ipad, Galaxy, tem inúmeras qualidades, mas temos que considerar apenas e exclusivamente a aplicação para teclados

Por exemplo, um controlador da Akay muito interessante tem uma baia para Ipod, e náo para ser tocador de Mp3 e sim para ser o cerebro do teclado

É isso aí
Até mais pessoal

Jeferson Fernandes
Veterano
# jun/11
· votar


Eu sou defensor do Android, justamente por ser aberto com relação a aplicativos, configurações, internet e interface... No entanto sabemos que as plataformas Apple são fechadas por ter desenvolvimento exclusivo em tudo!!! Sabemos que tudo que tem certo crivo tem certo resultado... O Iphone funciona melhor que a maioria dos Androids mais acessíveis (salvo Galaxy S/SII, Atrix, Milestone 2)...

Estes dias estava vendo que a Yamaha desenvolveu 4 aplicativos exclusivos para Ipad para controle, configuração, interação com o MOTIF XF:
http://www.yamahasynth.com/jp/library/motif_xf/ipad/soon.html

Jonathas Lacerda
Veterano
# jun/11
· votar


Eu gosto do iOS e do Android (tenho um Smartphone com Android).

Mas o mercado escolheu a plataforma da Apple para aplicações de audio. É só procurar qual fabricante de keys e VSTis que faz algo pra Android. Não tem nenhum. Se olhar para o iOS (iPad em especial), tem aos montes. Yamaha, Korg, Alesis... etc, etc, etc.

Edson Caetano
Veterano
# jun/11
· votar


Jonathas Lacerda
Mas será que a industria nao deu preferencia "inicialmente" a ao iOS devido ter aparecido primeiro no mercado, sendo que agora os desenvolvedores para android estao lançando tambem para este SO

Porque pelo que sei, a Aple Store canaliza tudo via Itunes e cobra bem mais por esta exclusividade

E realmente tudo que vi agora em relaçao a controladores foi com o Iphone / Ipod 3 ou 4 compatíveis

Dureza hehe nunca é tão fácil como pensamos

só por curiosidade a Oi, está comercializando o Iphone e o Galaxy no plano Oi220 por 15x 194,00, depois disso só o plano que custa 74,00, Os tablets saem ligeiramente mais caros, mas no final da tudo na mesma, os preços estao bem equivalente

silvG8
Veterano
# jun/11
· votar


Edson Caetano
Comprei um iPad terça-feira! Ainda não chegou (comprei pela AppleStore online e vai demorar até dia 28 mais ou menos para chegar)...

Enfim, procurei saber sobre alguma coisinhas como por exemplo o uso de controladores... não existe muita dificuldade, mas precisa comprar o kit para ligar sua câmera no iPad (para ele "ter" uma entrada USB) e isso custa mais ou menos R$110 (um tanto quanto caro!).

Por enquanto estou pensando em pegar o iMS20 e o MorphWiz assim que meu iPad chegar, mas não pretendo usar controladores tão cedo, é mais uma brincadeira mesmo.

Fiquei curioso sobre o controlador da Akai que você falou, vou até procurar saber!

Valeu!

Edson Caetano
Veterano
# jun/11 · Editado por: Edson Caetano
· votar


silvG8
http://www.akaipro.com/synthstation49

olha seu brinquedo aí

Vai falar que não vai ser legal ter um controlador assim para você...

Por isso e outras que criei este tópico, o que é mais valido atualmente encarar

Por exemplo
http://www.akaipro.com/synthstation

Olha que legal...

TG Aoshi
Veterano
# jun/11 · Editado por: TG Aoshi
· votar


Edson Caetano
1 - dúvida - Smartphone ou Tablet, um tem área mais ampla, outro mais discreção e portabilidade... (iPad, Galaxy Pad)
Eu sei que você sabe, mas, como citou que o seu cel. bateu as botas, um tablet não substitui um smartphone. A não ser que o último dos seus intuitos seja fazer ligações telefônicas.

2 - dúvida - Android ou iOS - o primeiro o sistema mais aberto, o outro mais centralizado, e agora ??
Se é aberto ou centralizado, pode ter certeza que não vai fazer quase diferença nenhuma pra você que é usuário final. Melhor mesmo se concentrar na oferta de aplicativos pra cada plataforma. Além de pegar as dicas que o pessoal já está dando, também acho uma boa você mesmo criar um cadastro e ir fuçando a iTunes store e a Android store.

- porta partituras, nada mais de se preocupar com folhas voando, com pastas perdidas, basta digitalizar os arquivos e a colinha vai estar lá (ponto para o tablet)
Por melhor que seja a tela do smartphone, pode ter certeza que você não vai querer usar um como leitor de partituras.
Tenho usado o iBooks no iPad, como leitor de PDF e tem sido ótimo. A tela poderia ser um pouco maior, mas não prejudica em nada a leitura da partitura. A única coisa ruim tem sido uns "engasgões" com os PDFs mais pesadões, mas acho que tem outros programas mais indicados pra esse fim (eu é que tenho preguiça de procurar).

ThiagoMafra
Veterano
# jun/11
· votar


Galera minha dúvida é meio perdida então decidi postar aqui. Quero algo onde possa colocar minhas cifras, acessar a internet (leia-se navegar e usar apps como plataformas forex), e que tenha um excelente som num bom fone de ouvido(leia-se q atenda às chatices de um tecladista ao ouvir um dreamtheather e ou de Beethoven a chick corea). E ainda fosse prático pra carregar pra cima e pra baixo.

com de 1,5k a 3k na mão o q seria mais jogo? note? ipad? ou Iphone 4?

e outra pergunta seria sobre a qualidade de som qual é mais claro e definido em fone de ouvido (intra-auricular), Sony, Apple, samsumg, nokia, motorola?

Edson Caetano
Veterano
# jun/11
· votar


ThiagoMafra
Pelo que vim pesquisando atualmente digo ...

Net book - esqueça, oferece o mesmo ou menos que um tablet, porem com muito mais peso e menos autonomia, é bom só para quem náo dispensa um mini teclado, mas mesmo assim eu como náo tive chance na época de escolher tenho um Acer one, paguei 1200 hoje deve estar uns 750

Note Book - este sim deveria ser a máquina principal de trabalho, que aguenta rodar as mais pesadas aplicaçoes, antes de tudo, focar em um bom Note DAW book, vale a pena

Tablets - com a grande tela, fica ótimo para PDFs, que era a sua funçao inicial, ou seja ler partituras vai ser o máximo aqui, mas estes pads, por suas dimensóes viram tambem grandes superficies de controle, o que é ótimo

Smarts - se o teu problema é com foto e com telefone, mas ainda que mexer com apps de audio, este é o seu negócio, e é claro, pelas dimensóes, o mais portatil e discreto que tem

Marcas a se considerar
Como tops hoje, apenas Apple I PHone 4 ou I POd Touch ou Ipad2 ou o Sansaung Galaxy S ou Pad

Sony - muito focado em fotos e player mp3
Nokia - mesmo caminho

SO - o IOS tem que pagar no itunes, no android tem por aí, mas nem tudo é certificado, acho que a opiniáo do colega em cima é a melhor , pesquisa nas stores de cada empresa para ver se tem algo que interessa

TG Aoshi
Veterano
# jun/11 · Editado por: TG Aoshi
· votar


Marcas a se considerar
Como tops hoje, apenas Apple I PHone 4 ou I POd Touch ou Ipad2 ou o Sansaung Galaxy S ou Pad


No Brasil a oferta é meio escassa mesmo. Só tiraria o Galaxy Tab da lista e colocaria o Xoom da Motorola no lugar.
Só acho legal ressaltar, pelo menos pra quem tá considerando comprar um Android, que a geração dos smarts dual-core talvez chegue logo no Brasil, vide Galaxy SII, LG Optimus e muitos outros. Também, além do Xoom, os primeiros concorrentes do iPad (o Galaxy Tab não dá nem pra considerar como competidor) podem chegar logo. O Galaxy Tab novo (10.1) por exemplo, na melhor das hipóteses também não tardará a chegar por aqui.


SO - o IOS tem que pagar no itunes

Os apps renomados ou de grandes empresas são pagos, mas tem bastante coisa boa de graça por lá. Dá pra ficar horas e horas garimpando nas stores.


Net book - esqueça, oferece o mesmo ou menos que um tablet, porem com muito mais peso e menos autonomia, é bom só para quem náo dispensa um mini teclado, mas mesmo assim eu como náo tive chance na época de escolher tenho um Acer one, paguei 1200 hoje deve estar uns 750
Sei lá como está a oferta de netbooks por aqui, mas a grande vantagem deles ainda é o multitasking, que é um "lixo" em TODOS smarts e tablets hoje no mercado. As janelinhas do Windows ainda são milhões de vezes mais rápidas e práticas!

EDIT.: Falando no Galaxy SII acabei de ver no site da Samsung Brasil que o lançamento é dia 28 desse mês!

TG Aoshi
Veterano
# jun/11
· votar


Só não vou recomendar nada, porque saindo do ramo das partituras eu já não manjo nada do que vocês querem... =p

Bob Wilson
Veterano
# jun/11
· votar


já viram isso?



ThiagoMafra
Veterano
# jun/11
· votar


Vlw pelas respostas. realmente deram um direcionamento na minha dúvida. Mas faltou um que não foi citado: o motorola com o conjunto lapdock. o q vcs acham dele? outra coisa: tenho lido alguma coisas pela net e começo achar q é elhor investir num fone de ouvido do que num bom player. Ou vcs acham que o player é tão importante assim?

vlw.

Ismah
Veterano
# jun/11
· votar


como celular o tablet perde feio, mas como vc vai usar ele para mto mais coisas do que telefonar eu voto num tablet android

Maestro Mittmann
Veterano
# jun/11
· votar


Vcs já repararam que esse site é idêntico ao da Alesis?

http://www.akaipro.com/synthstation49

Sabia que a Numark tinha comprado a Alesis mas n sei de nada com a Akai.

TG Aoshi
Veterano
# jun/11 · Editado por: TG Aoshi
· votar


ThiagoMafra
Mas faltou um que não foi citado: o motorola com o conjunto lapdock. o q vcs acham dele?

Cara, não ouvi falar muito bem dele não... Sei que era por causa do desempenho, mas não me lembro direito. Se quiser, procuro pra você mais tarde.

outra coisa: tenho lido alguma coisas pela net e começo achar q é elhor investir num fone de ouvido do que num bom player. Ou vcs acham que o player é tão importante assim?

O fone realmente é mais importante, mas não quer dizer que o player deve ser deixado em segundo plano.

A propósito, quando você fala em qualidade sonora, só acho que tem que você tem que responder (a si mesmo) duas perguntas. A primeira é se você só quer ouvir música com (muito) boa qualidade, ou se é realmente um audiófilo, até porque tem um mundo de diferença nisso.

A outra é onde você vai usar o player: não adianta nada ter o player e fones mais fodas do mundo pra escutar música no meio do metrô.

ThiagoMafra
Veterano
# jun/11
· votar


TG Aoshi

Achei interessante a idéia do lapdock, mas tb tive essa dúvida se ele cumpre o q promete.

qual a diferença entre querer ouvir música com muito boa qualidade e ser audiófilo?

Quanto ao lugar eu devo passar por dia de 4 a 6hs em transporte público. O único q não costumo usar é a barca... mas existe a possibilidade... Fora que ando bastante na rua tb. Mas tb tem aquela hora sozinho na cama com a luz apagada pra ouvir até os cof, cofs nas gravações de orquestra...

A parada é que eu tenho o sony w705 q tem aquela tecnologia do baixo e estéreo claros. Além do meu estéreo ser muito bem definido, o grave é soberbamente definido e esses detalhes me permitem ouvir claramente o q os tecladistas estão fazendo na música. Meu problema é ouvir aqueles timbres q os tecladistas usam e q só aparecem pra vc depois de várias audições e num fone foda. quero escutar o q tá rolando no porão da parada. Por isso postei aqui, acho q os tecladistas vão entender melhor essa minha necessidade de escutar música...

Sei q o fone é importante pq ao invés de usar o fone original, usei um philips de umas 70, 80 pilas e não deu a mesma definição.

O meu cel já não atende mais tão bem a tudo q eu faço com ele, então estou pensando em evoluir, mas não queria ter q regredir nesse quesito som...

silvG8
Veterano
# jun/11
· votar


Acabei de receber o meu iPad 2 e estou aqui descobrindo o que fazer com ele. Estou escrevendo nele agora!
Assim que eu comprar os aplicativos que quero eu volto a comentar alguma coisa aqui com vocês. Por enquanto só posso falar que é uma ferramenta muito legal! Vou comprar o iMS-20 da Korg...é caro mas pelo menos parece ser muito completo! Talvez pegue o MorphWiz também...

Valeu!!

Edson Caetano
Veterano
# jun/11
· votar


silvG8
o iMS-20 é baseado no Synth Analógico MS-20, alias, é um recriação, não vi, mas deve ser que nem o MS-20 do pacote Legacy que tenho aqui, muito legal mesmo

30 doleta do ms20 + 10 do morph, já vai morrer com 70 mango hehehe

Manda bala depois nas dicas heim

Até mais

OverZakk
Veterano
# jun/12
· votar


Gente qual a configuração de um tablet para rodar uns VSTS como Omnisphere?

Edson Caetano
Veterano
# jun/12
· votar


OverZakk
Tablet nenhum roda o omnisphere, o iPad roda uma superfície de controle para o vst, mas os timbres e áudio é todo do computador, o app é gratuito

Tears Of Fire
Veterano
# jun/12
· votar


windows 8 pro

Tears Of Fire
Veterano
# jun/12
· votar


windows 8 pro

Tears Of Fire
Veterano
# jun/12
· votar


ele sim vai rodar

Edson Caetano
Veterano
# jun/12
· votar


Tears Of Fire
Explica melhor sua afirmação ...

OverZakk
Veterano
# jun/12
· votar


Edson Caetano
Não entendi o Ipad e um tablet. como o Ipad roda e um Tablet não roda?

Edson Caetano
Veterano
# jun/12
· votar


OverZakk
O iPad é um tablet só que da Apple, para música, ainda não tem nenhum concorrente, os programas são feitos pata lojas diferentes, o que tem para iOS não quer dizer que vai estar disponível para andróid e demais

E com tablet é diferente do que com note, nao vamos por config e modelo, vamos pelo os ... Na Apple é facil, só tem 2 modelos e no andróid que sao milhares?

Resumindo... Vai mecher com áudio iPad na cabeça

Tears Of Fire
Veterano
# jun/12
· votar


Edson Caetano
a microsoft lançara dois tablets.. um com w8 RS (processador ARM) e com windows 8 PRO (com processador em x86 ou x64, não lembro), este ultimo aceita os aplicativos feitos para PC...

OverZakk
hoje o iPad pode trabalhar com canais MIDI com velocidade suficiente para usa-lo como modulo... os outros tablets não, porque utilizam sistemas e hardwares diferentes...

Edson Caetano
Veterano
# jun/12
· votar


Tears Of Fire
A sim.. VAI LANÇAR.. não lançou, especulação pura... a pergunta é para hoje... ou vou ter que ficar esperando algo ser lançado para ver se vai ou não rodar algo... e quem disse que no final das contas a spectrasonics vai lançar uma versão compatível... está muito longe, concorda?

E sua explicação com midi está muiiiiito equivocada... nada haver, canais midi e daí, são apenas controles, o que o iPad já faz é ter o CoreMidi que manipula áudio em tempo real tranquilamente

Isso vai mudar, sim com certeza, vão superar o ipad, sei lá... o que é fato é que a apple como era para os artistas gráficos antigamente, hoje é para os músicos, a concorrencia vai até fazer, mas até agora o único tablet que faz bonito na nossa área é o Ipad

Tears Of Fire
Veterano
# jun/12
· votar


Edson Caetano
daqui uns dias lançam... acho que até agosto... vou esperar para comprar o Ipad até lá... a Microsoft quer lançar os dois com um preço para concorrer com o New iPad... se o PRO tiver até uns 1800 eu levo :D

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Smartphone/Tablets qual auxiliaria melhor o Tecladista?