Melhor maneira de toca Sax no teclado ! Ajuda!

Autor Mensagem
rudriskeyboard
Veterano
# jun/11


Ai galera do fazendo um arranjo ..em cima de uma musica.....do dire straits .................colocando um sax no fundo .....para treinar...usando o pitch bend e tals....to precisando de toques....de qual as tecnicas para tocar um sax.......no teclado para sair bem original ....e real .......valeu aguardo sugestoes

expedifer
Veterano
# jun/11
· votar


rudriskeyboard
Não é melhor maneira de tocar, mas sim qual o MELHOR teclado pra tocar. Há teclados que tem timbres péssimos e funções falhas ou falta opções pra bom desempenho. Pra tocar bem qualquer metal (apesar que alguns não o consideram metal por causa das palhetas), há algumas necessidades mínimas num teclado como teclas adequadas, sensíveis, aftertouch, excelente poder de edição mas principalmente excelentes timbres. Eu prefiro a Korg, considerada mundialmente a melhor que há em metais. Mas muitos gostam dos sax do Yamaha-Motif. Vai do gosto. Obs: o perform (técnica) de tocar, vai da habilidade do usuário.

rudriskeyboard
Veterano
# jun/11 · Editado por: rudriskeyboard
· votar


Ate que to desenvolvendo bem
Tenho uns timbres otimos de sax Tenho um Juno stage teclado e muito bom.
Tipo to com duvida mais na hora de usar os bends mesmo .

Marcos Martini
Veterano
# jun/11 · Editado por: Marcos Martini
· votar


Timbre de sax?
Eu prefiro:
Sax-Sop: Yamaha W/EX/Motif
Sax-Alto: Korg W01, trinity e tritons
Sax-tenhor : Roland jv/xp

rudriskeyboard

Qual é o sax em questão?
Se for tenor a roland costuma fazer ótimos.

Marcos Martini
Veterano
# jun/11 · Editado por: Marcos Martini
· votar


expedifer
Eu prefiro a Korg, considerada mundialmente a melhor que há em metais. Mas muitos gostam dos sax do Yamaha-Motif.

Aqui um exemplo do pq eu prefiro os yamaha quando este sax é o soprano.

Neste video um trinity com timbre de sax-Sop onde todos sabem que até os psr e s03 fazem um timbre melhor.

Apartir dos 08 segundos


Aqui um psr dando um show de Sax-Soprano:
apartir dos 36 segundos:


Obs: o perform (técnica) de tocar, vai da habilidade do usuário.

Grande verdade!
ponto!

rudriskeyboard
Veterano
# jun/11
· votar


Alto sax que chama o timbre.

rudriskeyboard
Veterano
# jun/11 · Editado por: rudriskeyboard
· votar


bonito mesmo.

rudriskeyboard
Veterano
# jun/11 · Editado por: rudriskeyboard
· votar


Vo faze um arranjo na musica romeo e julieta do dire straits..jogando um alto sax de fundo e piano eletrico.

rudriskeyboard
Veterano
# jun/11
· votar


Indicam uns bons saxofonista ai ......
seria legal. que voces gostam?

expedifer
Veterano
# jun/11
· votar


Marcos Martini
Cara, onde vc viu que essa intro é de um sax? O modo combi dos Korgs fazem um mundo de coisa. Não sei que raio de mistura o cara fez (ou edições). Simples: chame o korgman e que diga o que é isso. Cara, nunca mostre um video onde se toca uma marca, sem se apresentar nitidamente o que se toca ou o que se fez. Quando falo de um timbre ou marca, falo dos timbres originais, acessíveis a QUALQUER um, tanto em demos como na própria loja. É disso que falo e não de criações de alguém (alias, nunca podemos julgar qualquer marca que for pelo que um dono faz no teclado, nem pra um PSR, nunca mostre ou julgue por ele, não faça mais isso cara). Procure os originais e ai venha com criticas, se ver algo. Isso pra Yamaha, Roland ou Korg.

expedifer
Veterano
# jun/11 · Editado por: expedifer
· votar


Este exemplo é de um distribuido KORG, de algum lugar do mundo (como a Pride). Este PODE e DEVE confiar (belíssimo sax num PA2X, muito superior ao desse PSR3000 que apresentou, que na verdade esse PSR controla um software-player, no som dele, como se ve no monitor em tela grande-youtube). Ja que mostrou um arranjador, veja o PA2X:
http://www.youtube.com/watch?v=5j_hiPtl99k

Ou deste artista conhecido que usa o sax do PA1X:
http://www.youtube.com/watch?v=URbB8qedjEQ

fernando tecladista
Veterano
# jun/11
· votar


Marcos Martini
o video tem edição, a primeira vez que o tecladista aparece está com 3 teclados de frente e uma stay que passa dessa altura o teclado de cima está quase na altura dos ombros do tecladista
no final, já é outra imagem, que deve ser a do show, não dá pra notar a stay e pela altura do teclado de cima que está pela barriga

também rolou uma edição de áudio nesse clip ai, a intro tem timbre de sax e piano e o tecladista está com a esquerda no bend
para mim pegaram algum PSR no estudio e editaram o solo

Edson Caetano
Veterano
# jun/11
· votar


Só por curiosidade, o Sax não é metal, é Madeira, e numa orquestra ele está no grupo das madeiras, ele não é classificado por seu material de construção e sim pelo método de execução, no caso do Sax e dos Clarinetes, Palheta Simples

Continuando na curiosidade, o Sax por ser do naipe de madeiras tem muito mais haver com o Oboé e Fagotes (palhetas duplas) e tambem com as Flautas do que os metais como trompetes, trompas, tubas, como poderíamos imaginar

Marcos Martini
Veterano
# jun/11
· votar


expedifer
Cara, onde vc viu que essa intro é de um sax?

Se vc ja´tocou num trinity sabes que este é um dos timbres de sax-sop!

Cara, nunca mostre um video onde se toca uma marca, sem se apresentar nitidamente o que se toca ou o que se fez.

Se esta é a sua linha de pensamento eu a respeito.

Quando falo de um timbre ou marca, falo dos timbres originais,

Aqui vemos como nós pensamos diferentes, EU VEJO JULGO PELO TODO ( com edições tbm) até pq tem muito teclados que ótimos mas só depois de edições como é o caso dos roland RS's e juno's em geral e tbm korg LE e TR.

E sobre os teus videos:
Desculpe mas apenas achei os timbres com mais peso, porem menos reais do q os psr.

Resumindo: Respeito sua opinião mas continuo com a minha!

não faça mais isso cara)
onde vc viu que essa intro é de um sax?
Não sei que raio de mistura o cara fez
Cara, nunca mostre um video

É minha impressão ou vc está um Nervoso?
Cuidado "colega" pelo respeito que tenho por vc EU Ñ USARIA a forma que vc uso para me responder, Ao responder um pergunta sua ou indagação.

Marcos Martini
Veterano
# jun/11
· votar


fernando tecladista
o video tem edição, a primeira vez que o tecladista aparece está com 3 teclados de frente e uma stay que passa dessa altura o teclado de cima está quase na altura dos ombros do tecladista
no final, já é outra imagem, que deve ser a do show, não dá pra notar a stay e pela altura do teclado de cima que está pela barriga


Hum sinceramente ñ sei o qte dizer.
acho que isso se dev tbm pq os demais videos ele um pouco toca sentado e um um poco de pé.

UM FATO ESTRANHO:
em baixo tem um SP88 que ele não usa. Nem para controlar e nem ser controlado (usar o timbredo sp-88)

para mim pegaram algum PSR no estudio e editaram o solo
Hum!
Já tive varios psr e nenhum dos tive tinha um sax - sop tão ruim nem o psr-620.

Shadad
Veterano
# jun/11
· votar


Puta que pariu!

Achei perefeitos os noises do 1º sax que o expedifer postou!

rudriskeyboard
Veterano
# jun/11
· votar


galera vcs estao fugindo um pouco do foco do topico estao discutindo mais timbragem do que forma para se tocar um sax no teclado
qual a maneira correta de usa o pitch band num solo de sax no teclado

rudriskeyboard
Veterano
# jun/11
· votar


galera uma duvida essa bateria de acompanhamento q o cara ta tocando sax ...como consigo ela ?
é sampleada ....ele esta usando o programa sonar ne?

rudriskeyboard
Veterano
# jun/11
· votar


pode ser um midi com tudo mutado usando so a bateria ne

Artref
Veterano
# jun/11 · Editado por: Artref
· votar


Não querendo ser do contra mas já sendo, eu ODEIO fazer sax no teclado num show ao vivo. Não sei, pra mim nunca fica realmente bom, e mesmo que fique, o sax é um instrumento muito visual, performático. Qualquer pessoa ao ouvir som de sax, procura o músico no palco. Se não encontra, fica aquele clima de "é gravado", ou o leigo não entende o que tá acontecendo, enfim, eu sou contra.

Acho muito mais interessante o tecladista substituir o sax por outro timbre que fique bacana, como um organ ou um lead, sei lá, porque aí fica mais performático e nexo, dá mais personalidade ao solo e ninguém vai falar que "tá gravado" ou vai fazer aquela cara de cachorro quando escuta assovio, tombando pro lado.

Conversei com os donos da banda onde toco e concordaram comigo, agora todos os solos de sax (graças a Deus são poucos) são feitos em lead, organ ou etc, e aí eu consigo fazer cara de performance, fica uma apresentação melhor com mais minha cara, mais do meu instrumento e etc.

Mas, em último caso de fazer com sax, é importante respeitar a tessitura do instrumento, e analisar o timbre no teclado, onde ele fica fiel. Tem timbre que mente no grave, outros no agudo, se puder evitar a região ou fazer um split pegando o melhor de cada um, ótimo. Pitch bend não pode usar muito também, porque denuncia que é teclado, tem que saber usar. O ideal é conversar com um saxofonista e falar pra ele fazer o solo, conhecer mais o instrumento, ver as técnicas próprias dele e adaptar para o teclado.

expedifer
Veterano
# jun/11 · Editado por: expedifer
· votar


Marcos Martini
De jeito nenhum cara, tenho o maior respeito por vc também. Se reler tudo, verá que falei com vc como "de irmão pra irmão". Releia. Gde abç

fernando tecladista
Veterano
# jun/11
· votar


qual a maneira correta de usa o pitch bend num solo de sax no teclado

eu programei o after touch do meu pra até meio tom abaixo, porém com pouca sensibilidade, então dá um efeito interessante

fiz a mesma coisa com o timbre de guitarra solo

no sax também deixei programado o reverb pra controlar pelo value, cada lugar que se toca tem uma ambiencia diferente que regulo pelo value

Matheus Constantino
Veterano
# jun/11
· votar


expedifer
PSRs têm sons originais de Sax, que eu saiba...

El_Cabong
Veterano
# jun/11 · Editado por: El_Cabong
· votar


Nesta música da nossa banda (ela toca quando abre o nosso palco Mp3) tem no início um solo que eu fiz no Yamaha Motif XS7, com aquele sax rouco dele. Eu achei que ficou muito legal.
Ele soa rouco no toque forte, e soa suave no toque leve.

palcomp3.com/adotados

Obs.: Nos solos de sax eu faço o seguinte:
- Quando eu vou tocar uma nota aguda, antes de tocá-la eu firo rapidamente a nota abaixo.
- Quando eu vou tocar uma nota grave, antes de tocá-la eu firo rapidamente a nota acima.
Dá uma sensação de bend. Isso acontece muito em solos de sax reais, mas não a toda hora (faço isso só de vez em quando).

caioscattini
Veterano
# jun/11
· votar


rudriskeyboard
cara se eu fosse vc não usava pitch bend para sax
usava o portamento.
aliás os timbres de sax no JS já vem com portamento ativado.
para usa-lo, basta pressionar a nota de origem primeiro, depois a nota de destino, e então soltar a primeira.

abraço

expedifer
Veterano
# jun/11 · Editado por: expedifer
· votar


Matheus Constantino
PSRs têm sons originais de Sax, que eu saiba...

Não cara, quando eu tinha tua idade também achava. Sons ORIGINAIS, ou seja timbres gravados com "naturalidade", só existem em forma de samples por sampleamento. Nenhum PSR (nem Tyros ou Motif) tem algum sample interno de fábrica. Hoje (graças a Deus), muitos sinth e arranjadores 2011 estão saindo com samples internos, como o PA3X, RD700GX, Jupiter, Kornos, SV1, etc, fora os que já haviam como o CP1, V-Piano, etc. Tomara que isso chegue nos menores como GW8, PSR, PA500, etc. Mas estes só tem timbres patch, sons sintétizados artificiailmente e não "naturais", apesar que patchs de hoje, como os do Motif XF, beiram a realidade, superando samples de teclados dos anos 90, por estes terem amostras de inferior qualidade (comprimidos em memórias pequenas de ate 10Mb ou 20Mb, contra os patch do XF em ROM de quase 500Mb). Pesquise mais sobre patch e samples e aprenderá muito.

Matheus Constantino
Veterano
# jun/11
· votar


expedifer
Artificiais mesmo com toda aquele realismo do Tyros 4? Os efeitos e tal?

Sei não, em?!

El_Cabong
Veterano
# jun/11 · Editado por: El_Cabong
· votar


Enfim !!

Eu acho que o sax só ficará perfeito no teclado se plugarmos no lugar do pedal de expressão aqueles controladores de expressão que o tecladista sopra enquanto toca.
Aí a expressão da nota ficará conforme a força de sopro do tecladista.

Alguém já usou estes controladores de expressão com sopro ???

Mestre Duarte
Veterano
# jun/11
· votar


É fundamental evitar:

- excesso de trinados;
- polifonias;
- rastros (sustain);
- elevações súbitas de intensidade;
- impacto de notas em graus disjuntos.

tiagoalvez2010
Veterano
# jun/11
· votar


Olhem esse com breath controller...

http://www.youtube.com/watch?v=cvMoexF-0eA

e essa demonstração no Motif Es...

http://motifator.com/index.php/videos/view/bc3_breath_controller_and_v l_board

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Melhor maneira de toca Sax no teclado ! Ajuda!