Qual o melhor par para um Korg M50/61?

Autor Mensagem
macba
Veterano
# abr/11


Preciso de ajuda mesmo, depois de testar esse key, gostei muito dele mesmo, mas quero ele com mais alguma coisa.

Na negociação que estou fazendo na loja que costumo comprar e sempre sou bem atendido em Campinas o Juno Stage ficou muito caro, para grana que tenho disponível, então me sobraram três hipóteses:

1. Juno Gi
2. Kurzweil SP76 II
3. GW8

Cada um tem seus prós e contras, qual desses poderia fazer o melhor par com o M50. Inclusive está por ordem de preço, do mais caro para o mais barato, pra mim na negociação que estou fazendo é bom frizar.

Obs: todos novos 0km.
Help me

Jonathas Lacerda
Veterano
# abr/11
· votar


Acho que o Juno e GW8 não acrescentariam em nada no seu set. Fica com o SP76 II, que pelo menos você ganha 76 teclas.

Mas se for pra incorporar um piano no set, vai de P95 da Yamaha, que custa menos que esse SP76-II.

R Palma
Veterano
# abr/11
· votar


O M50 com "mais alguma coisa", mas essa "mais alguma coisa"seria prá suprir o que?

Se for arranjador, GW8. Se for teclas, SP76. O Juno Gi seria pra quê? Sampler (alias, no G eu sei q tem sampler, não sei no Gi).

Enfim, qual a tua necessidade em ter outro teclado?

Abs!

fernando tecladista
Veterano
# abr/11
· votar


1. Juno Gi
se pensa em usar aquele lance dele de gavador, do resto já vai ter tudo no M50

2. Kurzweil SP76 II
se pensa em deixar um teclado dedicado pra piano enquanto que o resto dos timbres usa o M50

3. GW8
se pega uns trampos de festa, baile, aniversário, churrascaria.... então fica este para usar ritmos e o M50 para timbres de solo

tudo depende de como trabalha

se trabalha muito com solos de fritação, é de se pensar em pegar algo do tipo: microkorg, nord, Ax-synth, jp 8000

macba
Veterano
# abr/11
· votar


Jonathas Lacerda
É verdade, o P95 é mais barato, mas fora o piano, os outros timbres dele são pelo menos comparáveis com o Sp 76 II?

Se for arranjador, GW8. Se for teclas, SP76. O Juno Gi seria pra quê? Sampler (alias, no G eu sei q tem sampler, não sei no Gi).

Realmente, essa é minha maior dúvida, cada um tem uma aplicação, e de certa forma poderia usar todas. Tipo, um Juno Gi ajudaria a registrar algumas idéias de composição. Já o Gw8, facilita testar levadas e estilos pra uma composição. Mas de todos o Sp76 penso ter melhores timbres pra somar ao M50

tudo depende de como trabalha

Então Fernando, penso que prioritariamente seria algo pra facilitar as composições, embora seria legal ter um segundo teclado de palco que não apanhe muito do M50

R Palma
Veterano
# abr/11
· votar


macba
Tipo, um Juno Gi ajudaria a registrar algumas idéias de composição.

Uai....mas o M50 não tem sequencer? E outra, se a ideia é registrar as ideias em audio, não sei q o sequencer do Gi permite isso. E se permitir, não vejo tanta necessidade assim (pelo menos pro meu uso).

Amigo, na boa mesmo, mas os 3 equipos q vc mencionou são radicalmente diferentes um do outro. Seria algo como vc estar em dúvida entre um carro off-road, úm sedan e uma pick-up.

Se vc quer facilidade nas composições, e se o uso é em casa/estúdio, faz tudo num DAW. Se vc quer adicionar timbres, talvez o GW8, q tem timbres razoáveis e é aranjador ............caraca, até eu já tô ficando confuso..hahaha

Abs!

macba
Veterano
# abr/11 · Editado por: macba
· votar


R Palma
..........caraca, até eu já tô ficando confuso..hahaha


Pra você ver meu dilema. Pretendo ficar um bom tempo com esses equipamentos mesmo, até porque se futuramente querer maior qualidade, realmente vou partir pra VST, tenho uma interface USB M-AUDIO, e Note, até hoje só não curti usar ao vivo nem estudar. Mas pensando em uso ao vivo mesmo, creio que seria o Kurz não?

brunoamaral
Veterano
# abr/11
· votar


Para uso ao vivo, com banda, eu não teria dúvidas em pegar o Kurzweil. Vai ganhar nas teclas e no piano, além de outros bons timbres. Só a pegada das semipesadas para o piano, pelo menos pra mim, já faz uma enorme diferença. E, pensando assim, na minha opinião ele seria o que tem mais a acrescentar pra você.

macba
Veterano
# abr/11
· votar


Alguém conhece de testar o Juno Gi?? Os timbres são bons para PA, parecidos com do Juno Stage e melhores que o Gw8?

R Palma
Veterano
# abr/11
· votar


Cara, esse negócio de "peso" no PA é relativo prá car***lho! Canso de ouvir neguinho falar q principalmente os teclados da Roland não rolam legal ao vivo.

Tenho um XP50 que nunca me deixou na mão nesse quesito,

A questão é: o cara da mesa sabe regular bem o sinal de entrada? E sabe mandar da mesa do palco pro PA do público? O cara do PA do público sabe que existe um tecladista na banda e que aquele som que sai daquelas teclas tem que aparecer?

Não foi uma nem duas vezes que eu já vi show em que no palco o som tá maravilha, e no gargarejo o teclado nem sai direito. Comigo aliás já aconteceu isso (eu sei pq gravo os shows no palco, com a ambiência, e também direto da mesa - 2 gravadores, claro)

Além do mais, teclado é como qualquer outro instrumento: na hora do solo tem que dar um boost, ou mesmo determinados timbres tem que ter uma regulagem diferenciada, principalmente equalização.

Portanto, isso vai da percepção de cada músico e da capacidade do operador de som.

Prá mim, eu só iroa de SP76 se eu FIZESSE QUESTÃO de 76 teclas semi pesadas. Fora isso, não vejo razão, especialmente levando em conta a quantidade reduzida de timbres desse equipo.

O GW8, se não tem timbres lá tão interessantes (não sei pq nunca ouvi), pelo menos tem o arranjador, e de timbres vc já tá bem servido com o M50.

O Gi......pow....acho q tu vai estar com um equipo bem parecido (eu disse parecido) com o M50.

Portanto EU (se fosse eu, q fique bem claro) iria de GW8.

Abs!

macba
Veterano
# abr/11
· votar


Gostaria de ver mais opiniões, as que já vi tem me ajudado a refletir.
Queria saber se alguém já tocou no Juno Gi ou outro Juno e no Gw8 para saber se o Gw8 perde muito.

petu_ce
Veterano
# abr/11
· votar


macba

Se você quisesse adquirir somente o gravador de áudio, eu te indicaria o Boss BR-800, que é praticamente o gravador digital que a Roland colocou no Juno Gi (porém no teclado, há menos recursos). Já testei o BR800 e o achei muito prático, bem construído, além de ser também uma ótima interface de áudio.

Nunca toquei no Juno-Gi, mas já tive Juno-G e GW8. Em relação aos dois últimos, no que se pode comparar (timbres e teclas, por exemplo), não há perda. Por isso, eu acho que o GW8 pode ser um bom complemento ao M50 porque tem bons styles internos (e que podem ser editados ou criados do zero na Versão 2 deste teclado), lê arquivos de áudio - MP3, WAV ou AIFF, a partir do pendrive que podem disparar suas trilhas feitas em casa com VSTs, tem outros timbres (semelhantes aos do Juno-G e SonicCell) e é mais barato que outros citados (SP76II ou Gi).

macba
Veterano
# abr/11
· votar


petu_ce
Olha estou quase me convencendo que o Gw8 é a melhor opção, principalmente agora com esse feedback que o Juno G e o GW8 em relação a sons internos são praticamente a mesma coisa.

Alguém tem opinião diferente

petu_ce
Veterano
# abr/11 · Editado por: petu_ce
· votar


macba

Eu já tive 4 produtos dessa linha Roland com timbres derivados do Fantom X: Juno-G, GW8, SonicCell e Juno-Di. Todos eles possuem a mesma base sonora, inclusive com vários timbres iguais e com o mesmo peso de som. Os modelos se diferenciam por detalhes. Por exemplo, o Juno-G tem sampler, o GW8 tem styles, o juno Di tem vocoder e o SonicCell tem 2 slots para placas de expansão SRX, além de ser uma interface de áudio.

Mas voltando às opções do tópico, se você for gravar ao vivo, eu acho que o Juno-Gi pode ser também uma boa opção. Como citei noutra postagem, o gravador interno do Juno-Gi é derivado do BOSS BR-800, inclusive possui os efeitos pra guitarra e voz. A diferença maior entre os gravadores é que o BR800 tem mais efeitos internos, grava até 4 canais simultâneos, além de ter outros recursos interessantes para guitarristas; por outro lado, o Juno-Gi grava 2 canais ao mesmo tempo.

Em relação ao GW8, vai pesar o fato de não ter que ficar programando tudo para tocar sozinho. Os styles facilitam muito as apresentações individuais. Outra questão é o preço. Nesse momento, há várias promoções de GW8 em lojas grandes na internet com preços tentadores. Já o vi até por menos de R$ 2500,00 à vista.

Reveja as suas prioridades antes de comprar e boa sorte!

macba
Veterano
# abr/11
· votar


petu_ce
Aproveitando o seu conhecimento nesses equipamentos, tenha uma pergunta sobre o Sonic Cell.

É possível ligar na entrada de aúdio um outro teclado, e tocar os sons do teclado e do proprio módulo na saída dele? Como no Motif XS por exemplo que você liga um microfone, ou qualquer outra coisa, na entrada auxiliar, e o som desse novo equipamento sai juntamente com o som do teclado pelas saídas do próprio teclado?

petu_ce
Veterano
# abr/11
· votar


macba

Alguns recursos do SonicCell só funcionam quando o mesmo estiver conectado a um computador, como por exemplo, a entrada de microfone/áudio, que exige o funcionamento do módulo como interface de áudio.

Portanto, quando o SonicCell estiver sendo utilizado como módulo de som, você terá a opção de ligá-lo diretamente na mesa de som ou no input do teclado (se houver). Contudo, o inverso só será possível (ligar o teclado no input do SonicCell) quando o módulo estiver sendo usado como interface de áudio, ou seja, conectado a um computador.

Só para complementar, no caso do Motif XS que possui audio input, você poderia ligar o SonicCell nele para utilizar apenas uma conexão à mesa de som. Daí, pelo cabo midi, você determinaria no teclado se o áudio que sairá na mesa será do teclado + módulo de som ou apenas um deles.

macba
Veterano
# abr/11 · Editado por: macba
· votar


petu_ce
Obrigado pelo esclarecimento, realmente queria saber isso.

Incrível como muitas vezes gostaríamos que os equipos tivessem algumas funções simples que existem em outros e ajudaria bastante e não tem.

Ex: M50 poderia ser player de Mp3 como os juntos, lendo direto do cartão.

A entrada do Sonic Cell poderia mandar audio pra saída junto com o som do módulo.

O M50 e o Juno Stage poderiam ter teclas com aftertouch.

E por aí vai.

pomtwo
Veterano
# abr/11
· votar


eu com certeza usaria um sp76 ll pra juntar com meu m50... ja tive o pc3 e os timbres de ambos sao iguais.. (de fabrica)

os pianos eletricos do m50 apesar de bons sao fracos perto desses do sp76ll , e o piano acustico nao precisa nem falar .. o sp eh leve , teclas boas (ja testei um por um tempo) efeitos sensacionais ...

assim que arrumar uma grana com certeza vou tentar adquirir um desses ... na verdade o que me fez optar pelo m50 foi o fato dele ser synth e eu precisar de sequencer no proprio teclado , do contrario estaria com o sp76ll

Rick Santos
Veterano
# abr/11
· votar


pomtwo

Eu tb, ano que vem acho que já vou comprar um SP 76II, para complementar meu set com o M50-61, ele vai combrir os únicos pontos fracos do M50.




Abraços

Rick Santos

petu_ce
Veterano
# abr/11
· votar


Incrível como muitas vezes gostaríamos que os equipos tivessem algumas funções simples que existem em outros e ajudaria bastante e não tem.

Ex: M50 poderia ser player de Mp3 como os juntos, lendo direto do cartão


Concordo. O interessante é que, dependendo do fabricante, alguns recursos são oferecidos desde o entry/mid-level, já outros só aparecem nos tops. Por exemplo, o M50 não tem o audio player, que só estará disponível no M3 (top); já o recurso de vocalist está presente tanto no PSR-S900 (mid-level da linha de arranjadores Yamaha), quanto no Tyros (top da linha de arranjadores Yamaha). Mas voltando ao assunto do "audio player", a Roland decidiu padronizar o acesso via pendrive em seus modelos a partir do entry-level.

Quando a gente está com a grana contada, só mesmo com muita pesquisa para montar o set "ideal".

Alguns colegas do forum lhe recomendaram o SP76-II. Mas afinal, considerando o seu orçamento e o seu teclado atual, você precisa mais de que? Teclas, timbres ou recursos?

macba
Veterano
# abr/11
· votar


petu_ce
Na verdade esse segundo teclado, creio que usaria num primeiro momento pra registrar idéias, tipo um GW8 pode ajudar a registrar essas ideais num Sonar da vida, agregando voz, violão e outros instrumentos se necessários para deixar essas composições gravadas. Justamente pelos Styles.

Pesquisando no you tube, achei uma demo do Juno GI, da Roland, onde demonstra o cara montando um canal de bateria, juntando partes de patterns pre gravados, com intro, viradas, levadas e Ends. Puxa achei bem legal essa parada que praticamente já mata essa parte como disse nada definitivo, apenas pra registrar idéias, aliás, o BR800 tem algo muito parecido, pesquisei também.

Só que num segundo momento seria legal ter um segundo teclado com qualidade pelo menos similar ao M50, que acho bem legal. Alguns vão querer me matar, mas tenho um MOTIF XS6, porque que vou usar na troca, mas porque decidi mudar?

Final de semana passado fui tocar em outra cidade, três dias, mais de 10 minutos pra carregar o sampler, 1gb, mesmo usando o Bag, somando cabos + pedal, ía pra quase 17 Kg. Fui colocar no ombro o bag e me deu um hematoma parece que apanhei de cacetete. Um dia todo mundo ficou esperando o teclado carregar, e no último dia, desisti de usar samples, mas isso meio que me prejudicou pois tinha vários timbres que utilizavam. Fiquei frusrtrado pra caramba e me decidi a fazer isso. Quero algo simples e leve que resolva sem passar vergonha.

O M50 pude testar só essa semana, faz tempo que venho namorando, e sempre quis ter um KORG, o M3, é caro e tão pesado quanto, o PC3 é também, inclusive a volta que daria a mais dava pra pegar um PC3, mas carregar aonde? carro pequeno e ainda mais pesado.

Decidi pelo mais fácil, pouco peso, bons timbres no geral, e algo que fosse versátil pra compor e registrar idéia e servir como um plus de segundo teclado.

O SP76 II só entrou na onda por medo de precisar de um piano melhor mesmo e tavez ter o bônus de ter 76 teclas em alguma ocasião mais especial.

Só que na igreja temos um S90es, assim, de repente em algo muito especial, posso até pegá-lo e dar aquela boa impressão no palco né. rsrsrs.

Creio que seja isso. Por isso pendo mais entre o Gw8 e o Juno Gi. Isso confiando que o M50 não me decepcionará embora tenha testado. Mas creio que ele responde bem no palco. Quem já usou me diz se ele fica tímido.

macba
Veterano
# abr/11
· votar


Alguém sabe se o Roland Gw8 vem com o sonar LE free no pacote?

Buhbor
Veterano
# abr/11 · Editado por: Buhbor
· votar


macba

Vi no site da Korg que o KRONOS 61 pesará somente 12 kg.
Derrepente você espera um pouco e ao invés pegar o M50 pega logo o KRONOS.

Eu to pensando seriamente em pegar um final desse ano pra início do outro.

Mas se isso estiver fora de cogitação, pelo título do tópico ja pensei logo no SP4-7. Mas como você quer algo pra registrar suas ideias inclusive usando outros instrumentos o Juno Gi é uma boa.

E acredito que ele deva até se sair um pouco melhor que o M50 nos timbres de instrumentos acústicos no geral como Piano Ac, violao, etc. Esse teclado tem sido pouco comentado aqui no forúm, mas ele tem timbres muito bons.

Eu acho o Juno Gi um teclado legal. Mas o que desvaloriza ele é aquela construção de plastico parecida com o Di e aquelas teclas levinhas tambem. Se tivesse pelo menos a construção e teclas iguais as do Juno Stage com capacidade de expansão a história dele seria outra.

viktor 999
Veterano
# abr/11
· votar


macba
cara por que vc não pega um juno g nem falo pelo sampler não mas sim por ter entrada pra placa SRX, cara essas placas são top mesmo, os timbres são muito bons mesmos, tive um korg tr61 muito bom em organs depois eu peguei um juno g + SRX07 ,vixi fiquei surpreso os organs da placa era melhor que os do TR e o efeito de leslie do juno g e muito mais realista que do TR;
o gravador do juno G e muito bom também dá até para vc montar faixas de musicas e fica até legal, gravei umas coisinhas para uns amigos meus gravei voz, guitarra , violão , baixo só a bateria e o piano eram do juno o audio não saiu nem um pouco saturado fico muito bom, e também tem os samples que vc baixa na net tem muita coisa mas eu não uso;cara no palco ele e bom sim;
mas se fosse vc compraria um yamaha cp33

viktor 999
Veterano
# abr/11
· votar


macba
por em vez de pegar um M50 + algum desses vc não pegar um Korg m3 ou até mesmo um korg Kronos , depois vc compra um controlador acho que fica legal.

macba
Veterano
# abr/11 · Editado por: macba
· votar


viktor 999
O lance do Kronos é meio que sonho, como disse o
Buhbor pesa só 12 kilos, mas imagino que chegue aqui por uns 9.000, bem mais do que quero investir no momento, esse é um sonho bem futuro por enquanto. O Korg M3 é bom, mas é equivalente ao Motif XS, e tão pesado quanto, cairia no mesmo problema, ou seja locomoção e transporte. Mas confesso que o Kronos hoje seria o ideal. Tudo em um.

To com uma dúvida sobre o Gw8, aliás duas, quem sabe o
petu_ce possa responder. O Gw8 serve de controlador? e o Gw8 vem com o sonar?

expedifer
Veterano
# abr/11
· votar


Já usei o GW8 mas lembre-se que um arranjador. Tem mais timbres que qualquer juno mas perde um pouco em edições e não faz partes multi-timbrais como os JGi-JS, seus pontos fortes e o que faz peso no palco. Eu iria ate Juno G que tem sampleador. Mas as vantagens dos junos é justamente se pôr placas SRX, muitas são belas e vc ganha centenas de timbres a mais. Eu já consegui montar os timbres do XP80 nele, além de ter o kit da linha XV/JV. E legal é vc pôr 512Mb de memória nele e carregar samples (já carreguei samples do Steinway e Bosendorfer entre outros. No GW8 vc não faz nada disso. Se puder pegar o Juno Stage, melhor por causa das 76 teclas, mas lhe falta sampler. E nem pense pegar algum módulo, dá dor de cabeça e vc não consegue programar nada nele atraves de um teclado (nem procurar timbres dependo do controlador e marca diferente do módulo - caia fora)

macba
Veterano
# abr/11
· votar


expedifer
Obrigado pelos toques.
O chato dos junos é que precisa usar aqueles adaptadores que se usa com compact flash que são difíceis de achar e não muito funcionais, outro ponte ruim é o tempo pra carregar samples, demora um tempo razoável que nem sempre se tem ao vivo.

Buhbor
Veterano
# abr/11
· votar


macba

Ja que você tem interesse no Sonar Le, o Juno Stage vem com ele. E talvez ainda venha com alguma SRX de brinde.

E tambem ele é um ótimo controlador com teclas excelentes em minha opinião.

expedifer
Veterano
# abr/11 · Editado por: expedifer
· votar


Bom, se vc prefere não usar samples, mesmo assim pegue ele no lugar do GW8 que nem igualaria, pois vc pode deixar programado centenas de timbres/perform montados que se carrega num segundo, ainda com 16 partes multitimbrais e efeitos, seu ponto forte além do aftertouch e placas SRX (obs: ele já vem de fábrica com centenas de amostras montadas, muitas maravilhosas). E quem disse que só funciona com compact-flash? Eu tive o JG e carreguei nele um SD, com adaptador, facilmente encontrado no ML.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual o melhor par para um Korg M50/61?