M-AUDIO Fast Track versao II com Latencia 5 ms - Ajuda

Autor Mensagem
jefeblacksoul
Veterano
# jan/11 · Editado por: jefeblacksoul


E ae pessoal

Eu tenho muito experiência com placas onboard tanto de notebook quanto as de desktop.

E quando comprei essa placa a M-AUDIO Fast Track versao nova, Essa aqui no link:

[url=null]null[/url]M-AUDIO Fast track

eu me deparei com uma coisa. Na placa onboard que tinha no notebook era o Driver High Defenition Realtek HD, com o Windows 7, no Forte VST eu tinha com ela 3 Milésimos de latencia.

Tava bom pra caramba, pra mim que toco rapido e preciso de precisão. Mas nao tinha muito peso na saida dessa onboard. Entao compensava no Cubo aqui da igreja regulando a equalizaçao.

Mas quando comprei a Fast track, detalhe genti, NÃO é a PRO, é a versao nova da Fast Track, eu pensei que iria sair toda latencia e melhor o som nos graves e agudos. Praticamente em tudo imaginei e que iria ter uma coisa de ponta. Ok

Testei e beleza, tem peso e placa legal, mas na latencia eu só consegui colocar no máximo 5 Milésimos, ou seja no driver ASIO da própria M-AUDIO que é 256 Samples, se eu colocar nos 128 Samples, ela já penca e fica rachando de latência.

Isso que uso os mesmos programas e plugins VST quando usava a onboard. E mesmo assim ela penca nisso.

Tentei várias formas de regula pra menos latencia mas ela só funciona bem em 256 Samples.

Alguém pode me dar um luz? Preciso de menos latência possível para essa placa.

Eu uso o Brainspawn forte Ensemble host de VST
Meu set e config do NOTE:

Processador i3 (2.1ghz 3mb cache)
3 Gb de RAM DDR3
HD 320 sata
Windows 7 Ultimate BR
Brainspawn forte Ensemble host de VST

Set:
The Grand II
Acoustic Pianos
Virtual Pianos
LUXONIX Purity
Halion 3.5 Com a biblioteca
Hypersonic 2.0
Sonik Synth 2 com oa biblioteca
Vsampler 3.5
Sampletank com biblioteca
Edirol Hiper Canvas
M-AUDIO Key Rig
KORG Legacy Collection
Wavestation
Samples Yamaha MOTIF


Tá ae...Me ajudem por favor que nao quero descartar a M-AUDIO Fast Track.

Edson Caetano
Veterano
# jan/11
· votar


O Windows 7 é chatinho com os Drivers Asio, já tentou, se a M-audio tiver disponível, o Driver WDM, minha Audiobox dá presonus tem, e fica perfeito

Estou usando o Forte 2.0, logo ns tela de configuráçoes da para optar por ele se estiver disponivel no seu sistema

Até

jefeblacksoul
Veterano
# jan/11
· votar


Edson Caetano

Mesmo no Windows XP eu testei, não faz diferença nao.

Até no Windows 7 fica mais rapido ainda.

Edson Caetano
Veterano
# jan/11
· votar


Pior que eu to aqui e abri a tela de config do Forte, está mostrando 3ms para mim, que estou usando WDM, 48000, os buffers ta no automático

Mas não to sentindo a latencia, acredito que estes valores indicados seja para valores máximos, e não uma constante

Você está percebendo a latencia aí??

_BLACKMORE_
Veterano
# jan/11
· votar


mas na latencia eu só consegui colocar no máximo 5 Milésimos, ou seja no driver ASIO da própria M-AUDIO que é 256 Samples, se eu colocar nos 128 Samples, ela já penca e fica rachando de latência

hhahaha .... só rindo mesmo ...
meu irmão rodava o BFD completão ... e 14milisegundos de latência não era perceptível ... e gente reclamando de 5 milisegundos ... haha ... vai entender ...

tmurback
Veterano
# jan/11
· votar


Cara, latência de 5ms é igual a latência zero; além disso, de 3ms para 5ms é praticamente impossível perceber a diferença. Conselho de amigo: desencana!!!

marcusVinicius
Veterano
# jan/11
· votar


Então _BLACKMORE_, concordo com você. Eu tenho 9ms de latência e não noto nada... será que o colega não está sendo extremista?

_BLACKMORE_
Veterano
# jan/11
· votar


marcusVinicius

será que o colega não está sendo extremista?
extremista? sei não ... talvez sem noção mesmo ... e tem grana para gastar

jefeblacksoul
Veterano
# jan/11
· votar


Desculpa genti mas pra quem toca rapido percebe na velocidade que não responde as vezes.
Desculpa a expressão ae de todos que estou reclamando de 5 ms, mas em fim, eu consegui resolver e era o driver.

Eu coloquei o driver do Windows XP versão antiga da M-audio que tinha no CD no Windows 7 e funcionou agora com 2 MILÉSIMOS......

URULLL CONSEGUI ..COM o Driver do Windows 7 que tinha no site da M-audio eu nao conseguia ter esses milésimos a menos.

Entao tive que instala um antigo do CD que veio junto com a M-audio e ainda por cima driver do Windows XP.

Incrível

2,67 milésimos gostei agora da pra faze muita coisa

Valeu galera. Para quem quizer ensino como fazer.

Daniel Orp.
Veterano
# jan/11
· votar


Eu uso 14 milésimos e cara, como não sou muito virtuose, tanto na guitarra quanto no teclado, nem percebo, só quando ligo o microfone...

Edson Caetano
Veterano
# jan/11
· votar


jefeblacksoul
Sempre é driver hehe
Mas olha, não sei você, mas ontem tava testando o Forte para ver como te ajudar, mas tava com o Note na posição entretenimento, ou seja tava no Msn, tava com o Torrent, Antivirus ligados, Blue Toth com o Play 3 conectado, Wi-fi, alguns gadegts hehe, aí se eu reclamar que tava dando 5ms vá se catar né hehe

E nos 5ms, se tocar, muiiiito rápido mesmo, alguns VSTs mais pesados, como os de piano, dava para perceber poucas falhas, mas tinha, com o Super Wave fiz um teste de brincadeira e toquei exercicios do Hanon em velocidade mega rápida e nada de falhar

Mas que bom que resolveu aí e esta contente

Até mais

jefeblacksoul
Veterano
# jan/11 · Editado por: jefeblacksoul
· votar


Edson Caetano

Beleza cara kkkkkkkkkkkkk, da pra ve. Vo testa isso tambem hahaha

abraço

A e outra isso de 2,67 milesimos to usando no forte com pianos pesados pra caramba. E vai que é uma beleza. Tudo aberto ao mesmo tempo. Parece que to tocando num módulo ate.uadhuadhu

Prometherion
Veterano
# jan/11 · Editado por: Prometherion
· votar


Huauhauhahua essa foi boa. Você realmente sente a diferença de um atraso de 5ms para 2,67ms?!?!

Grava um vídeo ae mostrando toda essa velocidade.

jefeblacksoul
Veterano
# jan/11
· votar


Prometherion


Um dia vo grava.....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

petu_ce
Veterano
# jan/11
· votar


jefeblacksoul

Com essa interface (sem midi), você liga o seu teclado diretamente na porta USB do computador ou utiliza alguma interface específica para Midi?

jefeblacksoul
Veterano
# fev/11
· votar


petu_ce

Entao eu utilizo direto no PC, USB do teclado mesmo. eu tenho até o M-audio Uno MIDI USB, mas nao utilizo neste caso por que tenho o direto do teclado entendi?
falo

expedifer
Veterano
# fev/11
· votar


Acho que sou de outro mundo: Tô bem fora disso.
Alguém poderia me explicar como se mede essas latências que citam aí em cima, nesses vários milisegundos? Algum software diz isso? Porque de ouvido é impossível medir.

Edson Caetano
Veterano
# fev/11
· votar


expedifer
Na configuraçao do Forte, onde seleciona os drivers de audio, mostra os milissegundos, que é o programa que estamos usando neste post, mas aí ser o valor real é outra coisa

Porque realmente quando o forte indicava seus 5 e poucos ms, eu sentia latencia sim, de ouvido quantificar valor é impossível, mas dá para perceber sim se estou ou não com latencia elevada a ponto do ouvido perceber

Até

expedifer
Veterano
# fev/11
· votar


Falo isso porque eu uso só o Sonar, o melhor que há junto com o cubase pra isso. E não marcam nada de latência geral. Nem pode, pois um software não pode medir, em segundos, os resultados da saída de som, ou seja, pode apenas medir cálculos que o chip do computador faz (desempenho), e não quanto tempo leva pro controlador acionar as teclas e o sinal chegar ao chip, ou depois de processado nele e enviado à placa de som, em quanto tempo essa placa o emite na saída, etc. Lembremos que um software é rodado pelo chip do computador e não nos interfaces ou placas de som. SE (e só nesse SE) houver sobrecarga no chip, como excessos de programas na memória, como antivirus, dispositivos de impressora, plugins de pdf, utilitários, agendas, cookies, rastradores, softwares online, etc, aí nem um i7 de 10mil Mhz vai ficar sem latência, e anesse caso o chip mede seu fraco desempenho (bastando ele fazer um cálculo com todo esse peso de sobrecarga).

Fora isso, ele medir a resposta do controlador, inteface e placa de som, isso é impossível. Só por um "ouvidômetro". Daí a eu o perguntar (e desconsidere esse "brinquedo-medidor" do Forte, o próprio Pc te avisa do seu desempenho no "meu computador-propriedades" nas versoes novas do windows).

dgsoul
Veterano
# fev/11
· votar


Ontem estava fazendo uma brincadeira em casa:

*Levei o MM6 da igreja pra casa
*Instalei o MM6 Driver para W7 (64 "bitch's")
*Plugei o cabo USB do MM6 para o Note (na verdade é laptop, mas o Brasil adora batizar algumas coisas...e pessoas).

Instalation OK!

instalei o Forte Esemble e... Não Funfou! (as exigências eram: Ter um controlador e/ou Audio Interface conectados).

FAIL :(

Então eu coloquei outro host de VST chamado: "VSThost" (dããã!!!).

Baixe o Mr.Ray 22 e o Mini Moog VA (monstros em sonoridade, por um momento esqueci de Nord e afins...por um momento).

Funfaram mas tinha uma latência absurda (parece que ele te força a tocar devagar e isso me irritou um pouco). Não era muita coisa, mas era algo em torno de uns 300ms. Será que uma placa resolve este problema pra mim!?

Outra coisa, qual programinha usar para "preparar" o Windows pra rodar só VST's e afins!? (tenho um programa chamado "Game Booster" que aumenta o desempenho do PC fechando programas e janelas que possam entrar em conflito com o desempenho do Jogo ou Player de Filme. Este serve!? Alguém conhece!?)


UMA OBSERVAÇÃO:


O que está acontecendo aqui neste tópico é uma pequena confusão de medidas de tempo.

1 ms = 0,001 segundo, logo 4ms ou até 30ms não seriam (ou seriam díficilmente percebidos pelo ouvido humano (nem se o cara estivesse tocando Getaway a milhão, solando todos os vocais do E.W.F na direita juntamente com os metais e leads na mão esquerda).

Por isso eu digo: jefeblacksoul, You is the Man!!!

marco (boicatolico)
Veterano
# fev/11
· votar


dgsoul

I am
You ARE
He/She/It IS

então ficaria You ARE the Man =]

Brincadeiras a parte, concordo com dgsoul. O que nosso colega jefeblacksoul deveria ter era um outro problema no qual uma falha no drive gerava pequenas intermitencias na reprodução do audio em sua "excução virtuosa". Vai saber!

Edson Caetano
Veterano
# fev/11
· votar


dgsoul
instalei o Forte Esemble e... Não Funfou! (as exigências eram: Ter um controlador e/ou Audio Interface conectados).
Instala aí o driver Asio4all que o Forte vai funfar, ele é chato com drivers, tem que ser específicos para Audio, ele funcionou tambem com o Asio e WDM da Presonus na minha Audiobox, já nas Realtek Hds, apenas com o 4all

Este é um host muiiito bacana, vale a pena fazer ele funcionar, e mesmo com uma placa onboard, com o Asio4all a latencia vai ser bem baixa, se não for imperceptível

Outra coisa, qual programinha usar para "preparar" o Windows pra rodar só VST's e afins!?
Nunca usei nada a não ser ir no executar e digitar Msconfig, e por para abrir apenas o essencial, me parece ser uma boa alternativa que venho pesquisando, montar uma partição extra, super enxuta podendo colocar até outro SO, mais leve como o XP, para quem tem problemas com maquinas mais modestas

Roda aí este Game Booster, e veja se a latencia mudou, se sim funcionou hehe

dgsoul
Veterano
# fev/11
· votar


marco (boicatolico)


Malditos verbos "to be", rsrsrsrsrs!!!!

Thank's for correct me, brother!!!

Edson Caetano

Ele até instalou mas não rodou. Antes de iniciar ele pede o controlador e/ou a Interface, ai existem duas opções: HDK (acho que é isso) e a outra é justamente o ASIO (eu achei que ele tinha instalado o ASIO e que mesmo assim não iria funcionar por conta de não haver uma placa de audio externa).

Vou testar mais tarde e, dependendo (muito mais da Latência, claro), já vou usar essa pequena "experiência" ao vivo no sabadão (dia de Santa Ceia do Senhor, o melhor evento de minha igreja, tirando o Aniversário do Ministério do Louvor que esse ano promete, hehehe. Juro que vou tentar gravar todas as músicas).

OBS: UCA202 não ajuda muito na latência não, né (temos uma lá na ig, por causa da XENIX 2222)!?

ZiMiZ.
Veterano
# fev/11
· votar


para né gente, 0,005 eh muito! qm eh q n nota essa latencia! fala serio....

:]

Abraços!

Edson Caetano
Veterano
# fev/11
· votar


Se vocês lerem o post do Expedifer logo acima vão entender, que o programa usado, não deve estar fazendo os calculos reais, portanto indicando valores errados, abrindo possibilidades para perceber latencia

Se o cara fala que ele está percebendo latencia, deve estar ué, porque ele vai mentir, sem querer defender hehe, o que deveria ser levado tambem em consideração os valores encontrados e o programa usado

dgsoul
Veterano
# fev/11
· votar


finalmente consegui!!!!!

Estou neste exato momento usando o Note com Placa on-Board+MM6 com latência praticamente imperceptível!!!.

agora só levar pro Show, hehehehe!!!!

Só que anda dando uns cliques esquisitos no som, umas mudanças meio fantasmagóricas, como se fosse um LP ou coisa parecida...o que será?!

_BLACKMORE_
Veterano
# fev/11 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


dgsoul

Só que anda dando uns cliques esquisitos no som, umas mudanças meio fantasmagóricas, como se fosse um LP ou coisa parecida...o que será?!

velho ... isso aconteceu comigo qdo eu estava utilizando um note dual core ... e rodando coisa tipo o MrRay ... o MinimoogVA ... e um de piano bacana ... bem leve tb ...
mexendo no driver de som (Asio4All), dah uma mexida nos samples que isso ajuda na latencia e na qualidade sonora.
Eu tinha cerca de 16ms e já não se percebia na zoreba ... mas as vezes a mudanças fantasmagóricas aconteciam tb.
A alguns meses eu estava mei desanimado e decidido a comprar algo novo, por necessidade comprei um note i3 ... pronto ... acabaram todos os problemas sonoros, latência e mudanças fantasmagóricas.

dgsoul
Veterano
# fev/11
· votar


_BLACKMORE_

Então, Bro...eu mexi nas configurações da ASIO e reduzi para 64 samplers (segundo um blog do FlavinhoVST, reduzindo pra esquerda seria igual a menos latência). Por conincidência o meu note tbm é um i3 (LG).

Não sei onde dá pra ver a numeração de latência por aqui.

Voltando um pouco sobre essa barrinha como funciona: menos latência=menos qualidade de audio!?

_BLACKMORE_
Veterano
# fev/11
· votar


não vi qual o host q vc esta utilizando ... mas no reaper ( reaper.fm ) vc tem acesso a varias informações ... como frequencia trabalho ... samples ... e nele mesmo mostra a quanto de latência seu ajuste vai "causar" no sistema.
A quantidade de samples é que vai melhorar ou piorar a qualidade sonora. mais samples melhor qualidade, menos samples pior qualidade.

petu_ce
Veterano
# fev/11
· votar


Outra coisa, qual programinha usar para "preparar" o Windows pra rodar só VST's e afins!?

Pois é, colegas. Eu estava pensando exatamente isso hoje. Qual é a melhor maneira de configurar o Windows num notebook modesto (dual core c/ 3 ou 4 gb de ram) para uso exclusivo de VSTs? A idéia é deixá-lo o mais próximo possível de um módulo de som. Além disso, gostaria de saber se já existe algum netbook capaz de fazer isso também, devido a vantagem do peso/tamanho.

A minha dúvida consiste em relação ao sistema operacional que poderia até ser outro (mas aí tem o problema de ter drivers e VSTs compatíveis). Obviamente haveria uma interface de áudio externa para reduzir a latência.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a M-AUDIO Fast Track versao II com Latencia 5 ms - Ajuda