Pianos Acusticos - duvidas em geral

    Autor Mensagem
    tecnicodepianos
    Veterano
    # jan/11


    Oi Gente, me chamos carlos e sou afinador e técnico de pianos com 30 anos de experiencia, nesse tempo venho prestando serviços para empresas como a Casa Levy, Casa bevilaqcua, Casa Manon, entre outras. Me coloco á disposição dos usuários do forum cifraclub para quaisquer duvidas relacionadas a pianos, como marcas, assuntos técnicos, ferramentas, fornecedores de peças, etc.
    OBS1.: Se alguem precisar ou quiser confirmar minhas referencias por favor entrem em contato com o pessoal da casa Levy através do formulário de contato no site deles www.casalevydepianos.com.br
    OBS2.: Não avalio valores comerciais de pianos. Qualquer outro assunto, é só perguntar que eu respondo.
    OBS3.: Não façam perguntas via MP, somente responderei perguntas postadas no forum para que assim, todos os usuários tenham acesso á elas.

    Artref
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Hmm, interessante você compartilhar seu conhecimento conosco, obrigado!

    Minha dúvida é com a afinação dos pianos, vocês fazem tudo no ouvidão mesmo? E como é exatamente essa "afinação stretch"? (Aliás, qual o nome disso em português, tem?). Um abração!

    Darlan Felix
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Existe cursos de afinação ?

    Buhbor
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Hmm, interessante você compartilhar seu conhecimento conosco, obrigado![2]

    Meu avô tambem afinava piano. Mas nao vivia disso... ele so afinava o dele mesmo.
    Tambem tenho essa dúvida do Artref. Acho que antes era no ouvidão mesmo neh?... mas e hj?... existe algum equipamento pra ajudar?

    Michelle G
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    tecnicodepianos
    Depois de 8 anos sem tocar, vou voltar a estudar piano, e pretendo comprar um piano acústico no próximo ano. Você me aconselha alguma marca em especial?

    tecnicodepianos
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: tecnicodepianos
    · votar


    Minha dúvida é com a afinação dos pianos, vocês fazem tudo no ouvidão mesmo? E como é exatamente essa "afinação stretch"? (Aliás, qual o nome disso em português, tem?). Um abração!

    Oi Gente, um piano tem em média 230 cordas, sendo que nos Agudos e Médios são 3 cordas por nota, Graves tem 2 cordas por nota, e Gravissímos 1 corda por nota.
    Se voce pegar um piano e afinar corda por corda usando um afinador cromático e respeitando os intervalos natuarais entre as notas, a afinação nâo vai ficar Ok, nos pianos as cordas interagem fisicamente através de harmonicos, alterando o som que se ouviria em uma corda isolada.

    O Termo Afinação Stretched foi criado pelas empresas de pianos digitais e eletronicos para dizer que é uma afinação alterada para cima da "afinação digital matemática".

    Em ingles Stretched quer dizer Esticada/Alongada, a relação de frequencia padrão matemática entre oitavas é 2:1, na alongada seria á partir de 2.01:1 , nos pianos isso é quase que padrão, pois a a expessura das cordas + a tensão + interação harmonica resultam em uma falha harmonica,que pode ser corrigida aumentando levemente cada intevalo.

    tecnicodepianos
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: tecnicodepianos
    · votar


    tecnicodepianos
    Depois de 8 anos sem tocar, vou voltar a estudar piano, e pretendo comprar um piano acústico no próximo ano. Você me aconselha alguma marca em especial?


    Depende do que você pretende investir, como na maioria das coisas, a relação custo X qualidade é diretamente proporcional, alem disso é muito importante tambem verificar a relação Custo X Benefício.

    Me passe a base de valor que pretende investir que eu lhe passo algumas sugestões.

    tecnicodepianos
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Meu avô tambem afinava piano. Mas nao vivia disso... ele so afinava o dele mesmo.
    Tambem tenho essa dúvida do Artref. Acho que antes era no ouvidão mesmo neh?... mas e hj?... existe algum equipamento pra ajudar?


    Existem afinadores eletronicos sim capazes de temperar a afinação do piano, normalmente são bastante caros e dificeis de serem encontrados no brasil e praticamente nenhum afinador usa.

    o Normal é afinar de ouvido e usar afinadores comuns apenas como se fossem diapasões, para achar uma nota ou outra.

    tecnicodepianos
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Existe cursos de afinação ?

    No Brasil pode se tentar um estagio na Pianofatura Paulista ou fazer um curso particular com um técnico aqui de SP chamado Josué de Mesquita, se quiser consigo o telefone dele.

    Se você falar ingles existem inumeros livros bem úteis, no site
    http://www.lojasdepianos.com.br/ voce acha os mais famosos.

    Michelle G
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Me passe a base de valor que pretende investir que eu lhe passo algumas sugestões.
    Bom, como só comprarei um piano no próximo ano, neste estou mesmo estudando e juntando dinheiro.
    Achei uma casa de pianos usados aqui em BH, e tem vários Fritz e Essenfelders por 6000, 7000...
    E também tem lojas aqui que vendem pianos da Yamaha novos por uns 14000.
    O que compensa mais comprar?

    camiloaquino
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Michelle G
    Olá Michelle...tb sou de BH. Estes pianos usados q vc achou são pianos de cauda?

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    tecnicodepianos

    O que um leigo deve fazer ao avaliar um piano usado para não comprar algo muito ruim ou muito caro?

    1 - Na caixa do piano, o que deve ser verificado com relação a sua estrutura;
    2 - Como avaliar se é mesmo necessário reparo no acabamento?E que tipos de vernizes e celadoras ou ceras devem ser utilizadas?;
    3 - Com as cordas, como saber se ainda estão utilizáveis? Pode se passar WD40 nelas para proteger contra oxidação?;
    4 - Nas teclas, as vezes uma apresenta uma ação diferente da
    outra, existe como saber se é simples consertar?;
    5 - Existe um "ranking" relativo a qualidade das marcas e preços de pianos normalmente encontrados no mercado?;
    6 - Uma simples avaliação sobre que tipo de manutenção é necessária para o conserto do piano tem custo?;
    7 - Qual seria o valor médio para uma afinação completa em um piano de armário? e de cauda?

    Michelle G
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    camiloaquino
    Olá! Bom, achei uma casa de pianos, onde há usados verticais e de cauda. Ainda não fui lá dar uma olhada, mas quando liguei, um funcionário me disse que eu poderia verificar toda a estrutura do piano, ele me mostraria o interior, eu poderia levar alguém de confiança... E segundo ele, os pianos já vem com tratamento anticupim (se não, um piano com cupim poderia passar pra outro), me pareceu um lugar bom. Acho que em novembro passarei lá pra conferir.
    Este é o site, se quiser: http://casadepianos.com.br/index.php
    Os produtos estão desatualizados, por exemplo, o essenfelder da página dos usados já foi vendido. Mas é só ligar que eles te dão uma informação sobre o tipo de piano que você quer e o preço médio ;D

    El_Cabong
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    tecnicodepianos

    Uma dúvida.
    Tem alguns pianos que as 3 cordas por notas soam perfeitamente uníssonas, e tem outros pianos que elas soam como se tivessem umas pequenas diferenças de microafinação em torno da frequência certa da nota, soando como se tivessem um efeito chorus no som.
    Por exemplo: um LÁ com a frequência de 440Hz, as 3 cordas ficam afinadas com 439,5Hz; 440Hz; e 440,5Hz.

    É de costume deixar esta pequena diferença extremamente pequena entre as notas, para deixar este efeito chorus no som do piano ??
    Ou quando se nota este efeito chorus é porque o piano já está ficando desafinado ??

    higorsm
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Olá, estou na duvida entre os modelos Yamaha ju 109, Fritz dobbert m-112 e suzuki au 100, todos novos.

    Confesso que o que mais me atraiu foi o Yamaha ju 109, todavia, constatei que o mesmo é fabricado na indonésia e não no japão, onde grande parte da yamaha é fabricado. Então este yamaha ju 109 é confiável por ser da indonésia? e entre esses modelos (ou outros se puder indicar nessa faixa), qual o MELHOR (assistencia técnica, SOM, durabilidade, "marca" .. ) Obrigado.

    expedifer
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: expedifer
    · votar


    Alguém sabe me dizer se este pianos (GB1) é bom, ou pelo menos chega "perto" de um C7 já que é da mesma marca? (falo em "perto" mas pode ser 5km, ou 100km.....rrssrsr)

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-173347472-piano-yamaha-gb1-_JM

    El_Cabong
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    tecnicodepianos

    A minha dúvida !!!???

    mazza
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    bom , o ultimo tópico do cara foi em janeiro... acho que ele desistiu.

    Arte do Piano
    Membro Novato
    # nov/18
    · votar


    Boa tarde, sou técnico afinador de pianos, e estou vendo várias pessoas querendo saber como afinar um piano.

    Bom, a afinação de um piano é extremamente complicada, existem técnicas, e exige um ouvido muito apurado, mas qualquer um que tenha um treinamento adequado e se dedique muito, conseguirá ser um bom afinador de pianos.

    Eu dou curso de afinação de pianos, passo a passo, caso alguém tenha interesse, favor entrar em contato.

    Tel: (31) 98562-0059 (whatsapp)

    Arte do Piano
    Membro Novato
    # nov/18
    · votar


    tecnicodepianos

    Uma dúvida.
    Tem alguns pianos que as 3 cordas por notas soam perfeitamente uníssonas, e tem outros pianos que elas soam como se tivessem umas pequenas diferenças de microafinação em torno da frequência certa da nota, soando como se tivessem um efeito chorus no som.
    Por exemplo: um LÁ com a frequência de 440Hz, as 3 cordas ficam afinadas com 439,5Hz; 440Hz; e 440,5Hz.

    É de costume deixar esta pequena diferença extremamente pequena entre as notas, para deixar este efeito chorus no som do piano ??
    Ou quando se nota este efeito chorus é porque o piano já está ficando desafinado ??



    Boa tarde!

    Respondendo sua pergunta: Não, todas a cordas envolvidas no tricorde tem que estar na frequência 440Hz.

    A parte principal (escala central) do piano, dever estar com a afinação perfeita, para que a partir dela você faça o restante da afinação com precisão.

    É um trabalho que exige muita concentração, e dedicação.

    Mas é possível aprender, desde que estude com alguem que saiba e domine essa arte!

    Casper
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    Caro Arte do Piano:

    Porque existe tanto mito em torno da
    afinação de um piano?

    Explico:

    Ok, piano tem muito mais cordas que uma guitarra.
    Mas existem afinadores para ambos.
    Os dois funcionam.

    Ok, o do piano é mais caro porque tem um
    mercado mais restrito, isso eu consigo entender.

    Vou ilustrar a parada:

    http://www.stevespianoservice.com/Online-Piano-Parts-Catalog/peterson- tuning-meter.htm

    Esse cara acima tem resolução de 0.001 Hz.
    Elimina o ruído da sala. Tem todas as tabelas
    necessárias internamente. Não tem como competir
    com isso. Nenhum ser humano consegue ter
    essa resolução no áudio.

    Então pergunto (e não se ofenda):

    -Porque todo afinador de piano
    acha que é impossível afinar com
    um afinador eletrônico?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pianos Acusticos - duvidas em geral