Conectar controlador midi com Teclado

    Autor Mensagem
    manasses.ss
    Veterano
    # out/10


    Bom dia tenho teclado ROLAND e-09 estou pesando em comprar um CONTROLADOR MIDI para conectar no roland. quero saber como faço para usar os dois, se é só conectar o midi out do roland no midi in do controlador ou precisa configurar, se posso editar os timbres no controlador, se posso tocar e mudar os timbres dos dois teclados simultaneamente? Não quero informações como conectar no PC somente no TECLADO. Agradeço a quem puder colaborar.

    manasses.ss
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Ninguém teve essa esperiência para compartilhar comigo não?

    italosapo
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Cara, é pq acho que esse seu interesse é meio enganado...
    Afinal, pq conectar um controlador à um E-09? A proposta dos teclados controladores é que eles sejam conectados ao PC e rodem VST, emulando assim timbres de diversos instrumentos, de várias marcas, enfim...
    Acho tb q num tem possibilidade de fazer isso q vc quer até pq o controlador terá que ser digamos, "reconhecido" como um emulador de timbres, coisa q, axo eu, o sistema do E-09 num faz...
    Mas axo q compreendo o q vc quer... Se vc quizer emular os timbres do E-09 num segundo teclado é mais fácil que vc use um PC com esses timbres... Axo q num dah pra fugir do PC =/

    Essa experiência q vc pede temo q ninguém tenha tido mesmo =O

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    manasses.ss
    Ligar um teclado controlador em um teclado é tranquilo, e voce até já sabe como fazer, simplesmente conectando o cabo midi

    Mas o teclado vai fazer a vez de rack e o controlador vai usar os timbres existentes no E-09, nada de novidade, o que vai ser bom é o aumento de teclas novas disponiveis, e se configurar direitinho os canais midis, enviar timbres diferentes para ambos os equipamentos

    Mas infelizmente, não posso te ajudar ainda a configurar os canais midis, porque inclusive eu, tenho um tópico aberto em que precisava de uma solução para isso, e ainda não consegui, mas é ler muito manual e meter as caras no equipamento


    italosapo
    Reveja o que escreveu, não tem nada haver, da para fugir sim de um PC, um controlador não é obrigado a ficar conectado em um PC Ok

    manasses.ss
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Edson Caetano "o controlador vai usar os timbres existentes no E-09"
    Tem como mudar alguma coisa nos timbres original do E-09, no controlador midi (tipo algum reverb, dual, ressonancia, atack, etc). Quais moldelos de controlador tem mais opções de ajuste, com menor custo?
    Agradeço a colaboração

    Cleber Vaz
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    manasses.ss
    Ninguém teve essa esperiência para compartilhar comigo não?

    Faço isso diariamente, não tinha visto esse tópico antes...

    Afinal, pq conectar um controlador à um E-09? A proposta dos teclados controladores é que eles sejam conectados ao PC e rodem VST, emulando assim timbres de diversos instrumentos, de várias marcas, enfim...

    A proposta dos controladores é CONTROLAR, sejam módulos, teclados ou computadores... é um conceito bem aberto e não restrito aos computadores...

    Mas o teclado vai fazer a vez de rack e o controlador vai usar os timbres existentes no E-09, nada de novidade, o que vai ser bom é o aumento de teclas novas disponíveis, e se configurar direitinho os canais midis, enviar timbres diferentes para ambos os equipamentos

    Exatamente, o controlador vai fazer seu papel e o resto dependerá do E-09, o canal padrão para o teclado do E-09 deve ser o canal 1 e por isso se
    colocar outro canal no controlador cada jogo de teclas terá um timbre diferente...de acordo com as limitações do E-09, é claro.

    Agora tem um detalhe:
    se é só conectar o midi out do roland no midi in do controlador ou precisa configurar,
    É justamente o contrário, o MIDI IN do Roland vai ligado ao MIDI OUT do controlador, isso é muito importante.

    italosapo

    Amigo, veja bem
    até pq o controlador terá que ser digamos, "reconhecido" como um emulador de timbres, coisa q, axo eu, o sistema do E-09 num faz...

    Essa frase não tem sentido algum, controlador não é "emulador de timbres" é só CONTROLADOR mesmo, os timbres são coisa do aparato que vai ligado ao controlador.
    Axo q num dah pra fugir do PC =/
    Claro que dá pra evitar o PC, nesse video aqui tem um exemplo do que o manasses.ss quer fazer, um controlador UMX61 controlando os timbres do Roland Juno-D, aos 1:43 aparece de perto os teclados.

    Tem como mudar alguma coisa nos timbres original do E-09, no controlador midi (tipo algum reverb, dual, ressonancia, atack, etc).

    Tudo isso depende do E-09.

    Quais moldelos de controlador tem mais opções de ajuste, com menor custo?
    O Behringer UMX61 e/ou UMX610 tem o menor custo da categoria, tem suas desvantagens, é claro, mas possuem várias opções de controle.

    manasses.ss
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Já mudei de teclado mas ainda tenho a mesma ideia de usar um controlador conectado no meu teclado (Yamaha So3) até poder comprar um módulo de timbres. Tenho ainda algumas dúvidas sobre esse procedimento: 1º Pode acontecer de eu ligar o controlador no meu teclado e ele não funcionar nada por alguma imcompatibiliade; 2º Os timbres que o controlador vai usar são só os GM do Yamaha So3 ou também os timbres preset e user; 3º Todas as funções que vem disponível em um controlador (botões de controle, split, dual, choros e etc) pode ser acessado ou também varia dependendo do modelo do teclado; 3º Estou interessado num modelo da Keyblack KBC 61, principalmente porque dos mais baratos ele é que tem um visor numérico, isso influencia muito na configuração.
    Obrigado pela colaboração

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    manasses.ss
    1- díficil, mas sempre pode acontecer... Mas basta colocar no global que o controlador pega todos os 16 canais, nunca tive algo que nao funcionou

    2- o controlador controla tudo, GM, presets e User, tudo

    3- varia de acordo com o modelo, as vezes é só as teclas e olha lá, apenas Keys com configs bem avançadas aceitam configurações neste nivel

    4- comtrolar soft de computador é uma coisa, tem midi learn, tem vastas configs, muito mais maleável, agora controlar outro equipo é bem diferente, tem limitações de hardware e de soft, no caso o teclado todo

    Não é porque meu controlador tem 9 faders que vou ligar no meu e66 e transforma-lo em um hammond... Aí tem que estudar muito bem seu s03, mas adianto que o que quer nao vai rolar

    manasses.ss
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Edson Caetano

    Não é porque meu controlador tem 9 faders que vou ligar no meu e66 e transforma-lo em um hammond... Aí tem que estudar muito bem seu s03, mas adianto que o que quer nao vai rolar

    Isso significa que quanto melhor e mais caro for o controlador, a possibilidade de poder usar mais recursos é maior, ou num teclado melhor e mais moderno?

    André Luiz Keys
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Segue algumas dicas:

    Os canais MIDI principais do E-09 são organizados assim:

    Parte MAIN (principal) - Canal MIDI 4
    DUAL - Canal MIDI 6
    SPLIT - Canal MIDI 11

    A conexão ficaria assim:

    MIDI OUT controlador > MIDI IN E-09

    Ao usar um destes canais MIDI no controlador, a parte relacionada àquele canal MIDI toca (MAIN, DUAL ou SPLIT).

    Agora por outro lado, o E-09 não é um teclado com tantos recursos para ser controlado, logo as possibilidades seriam pequenas.

    Se você não usar os ritmos do E-09 seria interessante você pensar num teclado mais avançado ao invés de ficar com dois equipamentos intermediários.

    Ainda na linha de teclados arranjadores da Roland, o BK-5 já é bem mais avançado em termos de edição e aí sim seria mais facilmente controlado.

    manasses.ss
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    André Luiz Keys

    Obrigado pelas dicas, mas agora estou com o Yamaha So3, o que você me diz sobre ele?

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    manasses.ss
    As possibilidades tem que estarem disponíveis no equipamento que vai ser controlado...

    Por exemplo o apro, se eu o conecto no E66 só vai rolar as teclas e os controles de modulação e pitch... Nada mais, porém se eu faço o mesmo mas no Kronos posso assinalar a todos os 44 controles qualquer coisa

    Então alem do controlador ter os recursos que necessita, o equipamento que vai ser controlado precisa se comunicar corretamente, no seu caso o SO3

    manasses.ss
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Edson Caetano
    André Luiz Keys

    Obrigado pelas dicas valiosas dicas!

    naty pires
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Eu estou fazendo uso de um kme kurzweil ligado via midi no controler apró
    eu consigo endereçar cada timbre para um canal especifico que eu escolho.
    Mas queria deixa-los assim,quando desligar e ligar eles estivessem endereçados no canal escolhido,alguem sabe responder se é possivel salvar essas mudanças?

    manasses.ss
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Comprei um controlador para usar conectado ao meu So3, com tinha ditao anteriormento, só que ainda não conseguir acessar os timbres do So3, se alguem tiver alguma dica para me dar, me ajude por favor mesmo que seja a princípio para poder tocar alguns timbres e o restante com o tem eu vou aprendendo, mesmo que seja um exemplo com outro controlador ou teclado, já ajuda pra me dá uma base.

    Leo Vaz
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    manasses.ss

    Confira se temos Midi IN no Yamaha e Midi OUT no Controlador;

    Confira se o Yamaha tem uma chave traseira para seleção MIDI ou USB / PC232

    Se não der certo, terá de pesquisar na área de configuração MIDI dele, para saber se ele está habilitado para ser controlado por MIDI (Eu não conheço o Yamaha)

    Veja se o controlador está no Canal 1, ou talvez seja 4 o que controla a Upper 1 (Ele é arranjador? Se for, é bem provável que seja canal 4)

    Leo Vaz
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    naty pires

    Não encontrei na internet referência sobre esse controlador "apró". Você está abreviando o nome dele?

    Se o seu controlador gravar performance, é possível ter esse e outros "estados" gravados para quando ligar o equipamento ter tudo disponível. Caso contrário, só usando um PC no meio do caminho.

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Leo Vaz
    É o A-pro 800 da Roland que ela tem...

    Sim este controlador grava até 19 mapas mídis, de fácil acesso para troca de perfis, tem que entrar no editor e gravar o que precisa ou pelo próprio equipamento

    Mas como no caso do manasses cada equipamento se comporta de uma maneira, o mais fácil é deixar todas as configs prontas no teclado controlado, para no controlador ir por program change

    manasses.ss
    Conferiu as conexões midi? O cabo é invertido heim, in no controlado e out no controlador, parece bobo mas já engripei muito com isso

    manasses.ss
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    O problema está na configuração, pois eu conectei o cabo mas não saiu som, já tentei vê esses canais um por um e não deu certo. Eu queria pelo menos os primeiro passos, após ligar o controlador, pra eu ter uma base, de endereçamento, mesmo que seja um exemplo com modulo ou outro modelo de controlador.

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    manasses.ss
    Entao, isso varia para cada equipamento, no Kronos por exemplo plugou o cabo o controlador toca o que estiver selecionado, não precisa fazer nada mais

    Este key, se você afirma ter feito a conexao física corretamente, deve ter algum comando para liberar ser controlado, isso só no Manuel ou com alguém que tiver este exato modelo

    André Luiz Keys
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    naty pires
    Mas queria deixa-los assim,quando desligar e ligar eles estivessem endereçados no canal escolhido,alguem sabe responder se é possivel salvar essas mudanças?

    Você está usando o A-PRO para controlar o KME ou controlando um software?

    Caso queira, envie sua dúvida no suporte da Roland que poderei lhe ajudar melhor:

    http://www.roland.com.br/suporte/questions

    manasses.ss
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Já estou conseguindo controlar o Yamaha So3, pelo meu controlador, ficou muito legal, tive que ir na configuração MIDI do Yamaha para poder deixar pronto e no modo Mult para poder escolhar qual timbre cada canal vai tocar, gostei desse controlador para o preço que eu paguei valeu a pena. Obrigado a todos pela colaboração

    naty pires
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Estou usando o controlador para controlar o kme kurzweilAndré Luiz Keys
    Membro Novato


    jaissera
    Membro
    # ago/14
    · votar


    tenho um roland JUNO Gi e um behringer umx610, alguém sabe quais os canais devo deixar para cada um, ou de que forma faço isso... estou usando o umx com pc, mas ai é mais tralha pra ficar carregando pra todo lado, sendo q o juno já tem os timbres q preciso, ligaria ele no juno e boas...

    elnobre
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    Resgatando o tópico através do vídeo

    elnobre
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    O autor fez um outro vídeo mostrando como fazer isso com um celular android. Muito bom mesmo!

    elnobre
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    Ainda na linha de teclados arranjadores da Roland, o BK-5 já é bem mais avançado em termos de edição e aí sim seria mais facilmente controlado.

    André Luiz, boa tarde! Vc é o endorser Roland que fez o video demo do RD2000 e do XPS-10?

    Já que mencionou o BK-5, tenho essa dúvida de controle em relação ao mesmo. Se eu ligar um controlar edirol pcr-800 nele terei controles em tempo real como ressonância, cut-off, attack, decay e release por meio do pcr-800?

    Quanto a enviar dúvidas para o suporte roland, ainda aguardo resposta da última que enviei já fazem mais de 3 semanas.

    Att.

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    Na MIDI Implementation Chart que vem no final do manual (pag 151 do manual em inglês)
    Tem a lista dos parametros em CC que recebem comandos


    Bank Select
    Modulation
    Portamento Time
    Data Entry
    Volume
    Panpot
    Expression
    C1
    Hold 1
    Portamento
    Sostenuto
    Soft
    Hold 2
    Resonance
    Realease Time
    Attack Time
    Cutoff
    Decay Time
    Vibrato Rate
    Vibrato Depth
    Vibrato Delay
    Portamento Control
    Effect 1 Depth
    Effect 3 Depth
    NRPN LSB, MSB
    RPN LSB, MSB

    Só endereçar os botões do controlador para enviar esses comandos

    elnobre
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    Acabei partindo logo pra um xps-10 porque gostei do banco de timbres world. A ideia do controlador vai ficar pra um futuro a médio prazo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Conectar controlador midi com Teclado