【FIXO】 Explicação sobre o uso de sinais Mono/Stereo, Balanceado/Desbalanceado e o uso do Direct Box

Autor Mensagem
Thallyz
Veterano
# mai/15 · Editado por: Thallyz
· votar


MSTOOL 08

No seu caso: para ambos Keys (a depender do sistema de som)
Saídas L/MONO de cada um para o DI. Do DI para cada canal do misturador (mesa).
O cabo da saída do key de duas vias. Da saída do DI de três vias.
Nesse caso NÃO mexa no knob PAN. Ele tem que estar centralizado.
OBS: se no manual constar que as saídas são balanceadas desconsidere os cabos de duas vias e os DI's.

Thallyz
Veterano
# mai/15
· votar


Como dito acima, dependendo da igreja que vcs tocarem não vai adiantar mandar sinais stereo porque o som não vai sair legal.
Por isso os músicos são os primeiros a chegar né? Em qualquer evento.
;-)

rodolfo1982
Veterano
# jan/16 · Editado por: rodolfo1982
· votar


Thallyz
Cara, muito obrigado por esse tópico. Assim como outros, lí ele mas gostaria de fazer umas perguntas.

Estou querendo comprar um mixer para ligar meus dois teclados, e levar o sinal do mixer até a mesa principal (como muitos disseram que fazem).
Assim, pretendo comprar cabos de 3m TS (não balançeados) para ligar as saídas dos teclados (L+R) no mixer (pretendo comprar o Mackie Mix8).

Agora vem minha dúvida, sobre como levar o sinal do mixer para a mesa principal: a saída master da mesa de som que quero comprar é BAL/UNBAL, ou seja, acredito que suporte balanceado ou não.
Neste caso, preciso do DI para levar o sinal até a mesa principal ?
Se a saída da minha mesa já é balanceada, e eu conseguir ligar em uma entrada da mesa principal (do técnico de som) também balanceada, o DI tem alguma função ?

Caso não, pensei em fazer o seguite: ter sempre comigo 2 cabos TRS (de 6m ) e 2 cabos TRS/XLR (6m). Assim, se a entrada estéreo da mesa principal for balanceada, eu ligo direto meu mixer nela com os 2 cabos TRS (tendo assim o sinal balanceado). Se não for, eu uso os 2 cabos TRS/XLR e peço 2 canais balanceados da mesa principal (também tendo assim o sinal balanceado).
Isso faz sentido?

E ainda, uma última pergunta: se eu usar sempre cabos TRS para ligar a saída main out da minha mesa na mesa principal, e as entradas da mesa principal não forem balanceadas, isso pode prejudicar o sinal ou mesmo danificar a minha mesa de som ?

Se isso que falei funciona, imagino que, tendo meu próprio mixer com saída main out balanceada, basta eu carregar sempre comigo cabos TS para ligar os teclados na minha mesa, e cabos TRS<->TRS ou TRS<->XLR para ligar da minha mesa para a mesa principal. Assim, se a mesa do técnico de som não tiver canais balanceados, ou se tiver apenas XLR balanceados, ou se a entrada estéreo (P10 TRS) for balanceada, com essa combinação de cabos eu sempre conseguirei conectar.


Key01 TS<->TS (x2) Mackie Mix8 \
Key02 TS<->TS (x2) Mackie Mix8 | TRS<->(TRS ou XLR) (x2) Mesa principal

rodolfo1982
Veterano
# jan/16
· votar


Up !

Alguém mais poderia me dar u ma dica neste caso ?
Uma mesa analógica (mixer) com sinal MAIN OUT balanceado substituíria uma Direct Box ?

Thallyz
Veterano
# jan/16
· votar


Rodolfo1982

Quais os modelos de seus teclados?

rodolfo1982
Veterano
# jan/16
· votar


Thallyz
Olá Thallyz, tenho hoje um Korg Kross 61 e um Piano Digital Roland FP-4. Nenhum dos dois tem saídas balanceadas.

Thallyz
Veterano
# jan/16
· votar


Então a composição dos cabos seria:

Key 01 P10 (TS) x 02 nos canais 3/4 respeitando as saídas de seu key e as entradas da mesa L/R;
Key 02 P10 (TS) x 02 nos canais 5/6 respeitando as saídas de seu key e as entradas da mesa L/R.

Saída da mesa:

P10 TRS nas duas pontas x02;
P10 TRS em uma ponta e XLR na outra x02;

Sempre conecte nas entradas em nível de linha LINE IN na mesa, nunca MIC IN.

O manual de sua mesa ensina a compor os plugues P10 TRS pra XLR.

Se você conectar os cabos citados acima em uma entrada que não possua balanceamento, não haverá alteração na qualidade de seu som. Haverá captação de ruídos externos pelos motivos já explicados aqui. Não há necessidade de DI pra vc se montar assim.

rodolfo1982
Veterano
# jan/16 · Editado por: rodolfo1982
· votar


Thallyz
Obrigado pelo retorno. Era o que eu havia imaginado.

Sempre conecte nas entradas em nível de linha LINE IN na mesa, nunca MIC IN.
Você se refere à conexão entre a saída MAIN OUT do meu mixer para a mesa do técnico de som ?
Mas isto apenas quando eu usar o conector TRS, certo ? As entradas com conector XLR não são sempre identificadas como MIC ?

Thallyz
Veterano
# jan/16 · Editado por: Thallyz
· votar


Entradas MIC IN são entradas de alto ganho.
Entradas LINE IN são entradas de nível de linha, ou seja, feitas para entradas de sinais pré-amplificados, por isso não há pré-amplificação nessas entradas nas mesas sejam de quais tipos de conexão tiverem.

Como seu teclado tem pré amplificação, SEMPRE conecte-o em entradas LINE IN.

Porque não posso ligar meu teclado em entradas MIC IN?
Porque o sinal de áudio JÁ SAI amplificado de seu instrumento, daí ele seria NOVAMENTE amplificado NO CANAL DE ENTRADA MIC IN da mesa pra depois ser processado no MASTER da respectiva mesa.

Você vai QUEIMAR o circuito do canal MIC IN ou o A SAÍDA DE SEU INSTRUMENTO se no canal da mesa tiver uma chave PHANTOM power e algum inteligente aciona-lá.

Faça o seguinte teste: ligue seu instrumento a entrada de qualquer mesa no canal MIC IN com o volume de ambos em torno de 10%.
O som já vai sair alto e com distorção. Na medida em que vc aumenta o volume da saída de seu instrumento em algum lugar na mesa próximo da entrada do canal vai começar a esquentar.
Isso pode variar. Em mesas menos eficientes geralmente queima direto.

Se você chegar em algum lugar e o responsável pela mesa ligar na entrada MIC IN dizendo que dá "mais som", mande ele a pqp porque ele não tem do de seu instrumento nem da mesa que ele opera e nem deve ser o dono dela... :-)

Você se refere à conexão entre a saída MAIN OUT do meu mixer para a mesa do técnico de som ? SIM

Ao ligar a MAIN OUT de sua mesa ( que já é balanceada [vide pág. 12 do manual]) na entrada da mesa do técnico de som, desconsidere os conectores e vá sempre pela legenda LINE IN. Por isso vc vai ter que andar com os dois pares citos acima!

Thallyz
Veterano
# jan/16
· votar


ADENDO aos colegas FCC-t:

Minhas explicações são feitas em LINGUAGM simples porque nós tecladistas queremos mesmo é tocar né?
Mas infelizmente temos que discutir - e digo isso com ênfase - com os mesarios principalmente nas igrejas porque o sujeito quer "cuidar do som" pelo status que dá ( sim, é mais comum que imaginam) mas não querem aprender a ser um técnico realmente.
Uma vez quando reuni os jovens para ensina-los a operar mesa de som novinha que havia chegado na Igreja e fui explcar sobre tipos de conexões e como funcionam e sobre balanceamento de sinais e ainda sobre sinais de áudio sobraram apenas eu e o Pastor.
Tenho um amigo que tocava nas missas e procissões da Renovação Católica e ele passou por isso também. Daí ele desistiu de tocar na Igreja e só toca nas procissões...

rodolfo1982
Veterano
# jan/16
· votar


Thallyz
Obrigado pelo retorno.

Mas acho que me expliquei mal... minha dúvida é sobre a interligação entre a saída do meu mixer (que terá meus dois teclados ligados) e a mesa de som principal.

Acredito que vou usar a saída MAIN OUT do meu mixer, que é balanceada, porém TRS. Neste caso, esta saída será ligada em dois canais (caso for estéreo) da mesa de som principal. Se eu usar entradas XLR da mesa de som principal, as entradas XLR não são sempre descritas como "MIC" ? Ou existem duas entradas com conectores XLR, uma para linha e outra para mic ?

Thallyz
Veterano
# jan/16 · Editado por: Thallyz
· votar


Em 99% das mesas a entrada MIC IN é com conexão XLR.
Não se esqueça de mover o knob PAN da entrada para a posição R e L conforme as saídas de sua mesa.

Existem mesas mais básicas que as duas entradas MIC e LINE são padrão P10 normalmente desbalanceadas.

rodolfo1982
Veterano
# jan/16
· votar


Num post do início deste tópico, está escrito isto:
O DIRECT BOX recebe o sinal desbalanceado de seu Teclado e o envia BALANCEADO via conexão XLR. Isso porque o DIRECT BOX tem embutido em seu interior o tal AMPLIFICADOR DIFERENCIAL. E a mesa também. Ela recebe o sinal em sua entrada XLR ou TRS ( na entrada XLR geralmente está escrito MIC e na TRS está escrito LINE.

O DirectBox é então sempre ligado na entrada XLR/MIC.

No meu caso, a saída da minha mesa MAIN OUT balanceada com conector TRS, eu posso ligar, com um cabo TRS<->XLR, diretamente na entrada XLR da mesa principal que estiver escrito MIC ?

Cara, desculpa a quantidade de perguntas, mas é que acho que ainda não conseguí explicar em detalhes essa minha última dúvida.

Thallyz
Veterano
# jan/16
· votar


No SEU caso SOMENTE em entradas LINE IN.

rodolfo1982
Veterano
# jan/16
· votar


Thallyz
Ok. Então, me parece que na verdade cabos TRS<->XLR não teriam muita serventia para o meu caso, pois eu não poderia usá-los, já que não sei se alguma mesa tem entrada XLR com impedância de entrada e ganho compatível com entrada de linha.

O DirectBox então casa as impedâncias e ganho dos instrumentos para níveis compatíveis com os de microfone, para poder utilizar as entradas XLR. Era esta parte que eu não havia entendido.

Agora entendí melhor. Ainda assim, então, seria recomendável eu ter um DirectBox para utilizar no caso de um técnico de som cuja mesa não tenha entrada de linha balanceada, apenas entradas MIC/XLR balanceada.

yanandrade
Membro Novato
# jan/16 · Editado por: yanandrade
· votar


acabei comprando o kit (Yamaha Go44 e Monitor Behinger MS20) o cara me deu de brinde um P10>RCA pra ligar da placa para o monitor, tem duas entradas INPUT na placa, seriam dois cabos P10? (entrada R e L do sintetizador nessas duas INPUT) e uma outra pergunta: ele me falou que preciso de um cabo firewire não sei bem pra que serve, me deu uma placa firewire pra instalar no pc, diz que passam os dados mais rapidamente do que firewire>USB, não entendo kkk vou começar a mexer agora nessas coisas.
ah e essa placa vem tudo balanceado? o monitor é ativo

Clev
Membro Novato
# nov/17
· votar


Estou em dúvida sobre a melhor forma de ligar um par de monitores Yamaha HS7 a uma interface Presonus Audiobox USB. Segundo as especificações, cada um dos monitores tem duas entradas: "XLR3-31 type (balanced), PHONE (balanced)". Já a interface PreSonus tem as saídas descritas assim:
Type
¼"
Balanced Output Impedance
51Ω

Ou seja, a interface só tem saídas p10. Pensei em adquirir dois cabos XLR/p10, mas um conhecido me falou que pode dar problema de impedância e sugeriu cabos p10/p10. Ocorre que, ao pesquisar cabos p10/p10, não encontro cabos mono e balanceados ao mesmo tempo e não sei se é seguro comprar cabos estéreo e balanceados, na verdade as especificações do monitor e da interface não dizem se os conectores são mono ou estéreo, dizem apenas que são balanceadas. Se eu comprar cabos estéreo, tenho receio que o plugue não encaixe nos conectores.

Auxílo por favor ?

fernando tecladista
Veterano
# mai/18
· votar


gostei desse video



Thallyz
Veterano
# mai/18
· votar


fernando tecladista
Sou inscrito nesse canal.
Esse video exemplifica grande parte do que foi dito aqui até agora ;-D

Agora convencer o sonoplasta da igreja é outra coisa...

Matheus D
Membro Novato
# ago/18
· votar


Bora ressuscitar o tópico hehe, li algumas vezes aqui, e me ajudou muito, porém ainda tenho alguns problemas com toda essa história dos cabos, queria saber se existe o que estou pensando ou como monto, vamos lá:
**Contextualizando
Comprei um privia px5s e sinto que n tiro nem perto de tudo que ele pode, toco já faz um bom tempo, porém nunca liguei muito na parte que foge a "somente tocar" tanto na parte de montar o sistema de som, quanto a mexer com timbres e tals, mas ai fica pra próxima, eu cuido do som lá da igreja tbm, porém nunca deu pra mexer muito coisa, ai agora que a liderança deu a permissão, vou mudar tudo lá, e então não quero montar nada errado ou desnecessário, começando pelo meu teclado.
**Dúvida
O teclado não possui saidas balanceadas e quero usar ele estéreo coisa que faço raramente... no caso dele para a mesa, eu usaria dois cabos monos simples, ai começa as dúvidas, uso um DI em cada cabo, logo 2 canais na mesa, e distribuo o pan lá, ou tem algum DI que eu ligue os dois monos e saia um estéreo? ai eu ligaria no canal estéreo da mesa. ocupando um canal a menos, porém acho q esse daria mais transtorno na hora de tocar em outros lugares. ou ainda vi falarem sobre um Y. Quanto ao DI vi muitas opniões sobre o passivo ou ativo, mas ainda n me decidi, mas estou mais pro passivo, isso sem ter ouvido nenhum ainda... e já me recomendaram esse DI:http://www.waldman-music.com/audio-dj-iluminacao/duopass-di-2ps/
o que acham?

Musical_Bel
Membro Novato
# ago/18 · Editado por: Musical_Bel
· votar


Boa noite! Estou aprendendo a tocar o teclado e comprei o psr-f51, pois era o mais em conta para minha família. Acontece que eu meio que não sei mexer direito e queria tentar aprender por aqui. Aliás, como se liga as teclas de acompanhamento??

Thallyz
Veterano
# ago/19
· votar


Bora ressuscitar o tópico hehe, li algumas vezes aqui, e me ajudou muito, porém ainda tenho alguns problemas com toda essa história dos cabos, queria saber se existe o que estou pensando ou como monto, vamos lá:
**Contextualizando
Comprei um privia px5s e sinto que n tiro nem perto de tudo que ele pode, toco já faz um bom tempo, porém nunca liguei muito na parte que foge a "somente tocar" tanto na parte de montar o sistema de som, quanto a mexer com timbres e tals, mas ai fica pra próxima, eu cuido do som lá da igreja tbm, porém nunca deu pra mexer muito coisa, ai agora que a liderança deu a permissão, vou mudar tudo lá, e então não quero montar nada errado ou desnecessário, começando pelo meu teclado.
**Dúvida
O teclado não possui saidas balanceadas e quero usar ele estéreo coisa que faço raramente... no caso dele para a mesa, eu usaria dois cabos monos simples, ai começa as dúvidas, uso um DI em cada cabo, logo 2 canais na mesa, e distribuo o pan lá, ou tem algum DI que eu ligue os dois monos e saia um estéreo? ai eu ligaria no canal estéreo da mesa. ocupando um canal a menos, porém acho q esse daria mais transtorno na hora de tocar em outros lugares. ou ainda vi falarem sobre um Y. Quanto ao DI vi muitas opniões sobre o passivo ou ativo, mas ainda n me decidi, mas estou mais pro passivo, isso sem ter ouvido nenhum ainda... e já me recomendaram esse DI:http://www.waldman-music.com/audio-dj-iluminacao/duopass-di-2ps/
o que acham?


Ressuscitando "novamente"...

Prefiro os DI's ativos.
Faça a montagem sempre com conectores P10. Porque?
Não é em todos os lugares que existem misturadores com entradas Stereo.
Esse modelo de DI que você tem duas entradas e duas saídas. Logo, pode-se usá-lo apenas. Mas você perderá uma saída para retorno, coisa que o Behringer DI100 tem.

fafaschiavo
Membro Novato
# ago/19
· votar


balanceado
Pra quem ta com dúvida aí de como usar cabo balanceado (se fica estero ou mono), fica ai a dica:

https://magroove.com/blog/pt-br/cabo-balanceado/

je_lais
Membro Novato
# out/21
· votar


Pessoal, bom dia!
Tenho um teclado REVAS KB-330, só tem saída de fone.
Na igreja, que eu saiba, usamos tudo em mono.
Atualmente uso um cabo p10-p10 mono ligando a saída do fone na medusa. Estou fazendo algo errado ou pode ser assim?
Agradeço a atenção.

sereanes
Membro Novato
# out/21
· votar


je_lais

Você disse que "uso um cabo p10-p10 mono ligando a saída do fone na medusa. Estou fazendo algo errado ou pode ser assim".

Bem, se você não tiver muito apresso pelo seu Revas KB-330 (equipamento razoável), pode ser assim, sim; mas, se você tiver algum apresso ao seu teclado, eu recomento que você utilize um cabo Y (cabo "insert"), onde uma ponta é um P10 TRS ("stereo"), para ligar na saída de "phone" e a outra ponta P10 TS (mono) liga na medusa; e a ponta P10 TS que sobra... bem, eu ia sugerir o que fazer, mas, deixa pra lá, kkkk.

Abraços.

je_lais
Membro Novato
# out/21 · Editado por: je_lais
· votar


Bom dia.
O som da Igreja é mono, por isso uso cabo mono (na verdade não sabia quando comprei, mas depois soube que o som era mono e por isso nunca troquei).
O cabo estéreo saindo do teclado com duas pontas p10 mono ligadas na medusa é apenas para mandar o sinal completo do teclado pra lá, isso? O resultado final será mono pois a Igreja é mono. Por gentileza me corrija se eu tiver entendido errado.

Por que não bastaria uma saída p10 estéreo no teclado e uma saída p10 mono na medusa?

Se eu for tocar em outros lugares onde é estéreo:
a) uso um cabo com 01 pino estéreo em cada ponta
b) ou do lado da medusa precisa ser dois pinos estéreos
c) Ou sempre será p10 estéreo no teclado e dois p10 mono na medusa - independente de ser mono ou estéreo na Igreja?

Obrigada.

je_lais
Membro Novato
# out/21
· votar


Outro quesito a observar: se você possui um teclado que tenha somente a saída PHONES, é quase certo que, se você conectar um plug TRS nele e na outra ponta tiver outro igual e você conectá-lo em UMA SÓ ENTRADA da mesa, cubo etc., será transmitodo apenas UM sinal.
Faça o teste: conecte como descrito acima e gire a chave PAN de seu instrumento para a direita ou esquerda. Observe que em um dos casos não sairá som! ! !
Isso ocorre porque, embora seu instrumento transmita o sinal stereofonico, na outra ponta o seu cubo, mesa etc. a entrada recebe sinal mono, a não ser que vc faça o chamado CABO Y. Uma ponta (a que vai no seu instrumento) fica o plug TRS e na outra DOIS PLUGS TS. Se observar bem, a malha é comum às duas pontas, mas o fio não. É pelo fio que o sinal é transmitido.


Lendo esse comentário do Thallyz, entendo que preciso do cabo estéreo na saída do fone e duas pontas p10 mono na medusa apenas para não perder sinal, correto?

Como o som da Igreja é mono, o resultado final será mono, mas sem perder sinal do meu teclado, isso?

Agradeço desde já.

sereanes
Membro Novato
# out/21
· votar


je_lais

Com relação à "O cabo estéreo saindo do teclado com duas pontas p10 mono ligadas na medusa é apenas para mandar o sinal completo do teclado pra lá, isso?", a resposta é: não. Se você vai ligar uma ou duas pontas na mesa, é com você e o sonoplasta da Igreja.

Já em relação à "Por que não bastaria uma saída p10 estéreo no teclado e uma saída p10 mono na medusa?", esta foi a minha sugestão. E a resposta acima, complementa esta.

Na questão de múltipla escolha, pode ser (a) ou (c). Nunca (b).

Já na colocação "Lendo esse comentário do Thallyz, entendo que preciso do cabo estéreo na saída do fone e duas pontas p10 mono na medusa apenas para não perder sinal, correto?", você está parcialmente correto. A explicação elegante e simples (sem envolver conceitos de eletro-eletrônica e danos certos ao teclado) foi dada pelo Thallyz, no segundo post deste excelente tópico, lá em Ago/2010 e que reproduzo abaixo:

"MONO: sinal de audio transmitido por meio de UM canal, podendo ser Balanceado ou Desbalanceado.

STEREO: sinal de audio transmitido por meio de DOIS canais, podendo ser Balanceado ou Desbalanceado.

P10 ou 1/4": padrão de pinagem de áudio, dividido em dois tipos: P10 TS e P10 TRS.
DIFERENÇA: TS soldam-se DOIS fios nesse tipo de plug.
TRS soldam-se TRÊS fios nesse tipo de plug."


Observe, je_lais, o quesito "DIFERENÇA", acima; nele reside toda a diferença. Desculpe, não resisti ao trocadilho.

Abraços.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Explicação sobre o uso de sinais Mono/Stereo, Balanceado/Desbalanceado e o uso do Direct Box